Como fazer pontas de flechas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Este artigo aborda tudo o que você precisa para transformar uma pedra grande em uma ponta de flecha. Para sua primeira tentativa, é recomendável começar na Parte 2 para que você possa começar a moldar uma ponta de flecha com materiais fáceis de encontrar. Você pode até usar a base de uma garrafa de cerveja!

Etapas

Quebrar um pedaço de rocha para moldar

  1. Passo 1 Procure o tipo certo de rocha.
    Procure o tipo certo de rocha. Ela deve ser quebradiça, de granulação fina (sem grandes padrões ou estrias), de textura uniforme e sem fraturas. Jaspe, calcedônia, quartzito, obsidiana e qualquer tipo de chert ou sílex são excelentes opções.
    • A obsidiana é a mais distinta, um vidro preto muito brilhante, mas só ocorre em determinadas áreas. No entanto, mesmo que você não consiga identificar nenhuma delas, ainda há maneiras de testar se uma pedra é útil:
    • Bata na pedra com outra pedra e ouça o som. De modo geral, quanto mais alto o tom, melhor é o núcleo.
    • Bata nela uma vez com uma pedra mais dura. Se for deixada uma impressão em forma de cone e fragmentos afiados se quebrarem, essa pedra é boa para modelagem.
    • O vidro e a porcelana também funcionam, mas, a menos que você tenha uma peça excepcionalmente grande, provavelmente passará direto para as instruções para moldá-la em uma ponta de flecha.
    • Se não conseguir encontrar a pedra certa em sua região, você pode usar uma base de garrafa de cerveja e pular direto para as instruções de modelagem de uma ponta de flecha.
  2. Etapa 2 Selecione uma rocha grande do tipo certo.
    Selecione uma rocha grande do tipo certo. Esse será o seu núcleo e, quanto maior ele for, mais chances você terá de quebrar um bom pedaço. No entanto, ela deve ser pequena o suficiente para ser segurada com firmeza entre uma mão e sua perna.
  3. Etapa 3 Selecione uma pedra dura ou outra ferramenta.
    Selecione uma pedra dura ou outra ferramenta. Se estiver usando obsidiana, vidro ou outro material especialmente frágil, você pode escolher uma pedra mais macia. Uma ferramenta especializada chamada tarugo também funciona.
    • A pedra deve ser mais ou menos redonda, fácil de segurar e mais dura do que o material selecionado. Isso é chamado de pedra de martelo.
    • Um tarugo é um objeto cilíndrico duro tradicionalmente feito de chifre de alce, osso ou madeira muito dura.
    • Os martelos e tarugos macios são usados em núcleos mais macios e para uma descamação mais precisa, pois 'prendem' o material do núcleo e permitem que você direcione a força com mais precisão.
    • Você só precisa de uma ferramenta, mas experimentar várias permitirá que você teste qual delas funciona melhor para o tamanho e o tipo de rocha que você escolheu.
  4. Encontre ou crie uma superfície de impacto. Isso é chamado de 'plataforma' e deve estar localizado próximo a uma borda da rocha com um ângulo agudo (menos de 90 graus).
    • Se a sua rocha não tiver uma plataforma adequada, quebre uma das bordas arredondadas com um martelo grande e duro.
    • Uma plataforma mais plana será mais fácil de bater, mas o ângulo da borda é mais importante. Uma plataforma áspera melhorará à medida que você a martelar.
  5. Use suas ferramentas para quebrar os flocos de sua plataforma. Pode ser necessário praticar até que você consiga formar flocos adequados de forma confiável.
    • Sente-se com as pernas afastadas e segure o núcleo firmemente contra a perna usando a mão esquerda (se você for destro). Mantenha a plataforma orientada sobre o espaço entre suas pernas.
    • Golpeie a borda da plataforma com um golpe de relance controlado, vindo de cima e seguindo por baixo do núcleo.
    • O floco ideal é longo e bastante fino, mas não tão fino que possa se quebrar. Grande é bom, portanto, golpeie a plataforma com bastante força se estiver produzindo apenas pequenos fragmentos.
  6. Prepare a superfície entre os golpes. Deixe de lado o floco que acabou de ser criado e esmerilhe pequenos fragmentos da borda da superfície de impacto. Isso fortalece a plataforma e reduz a chance de quebras indesejadas. Você pode usar a pedra do martelo, qualquer pedra macia ou uma lixa de unha.
    • Isso não deve exigir muita força.
    • Isso também é chamado de 'escovação' ou 'abrasão' da rocha.
  7. Etapa 7 Selecione um floco.
    Selecione uma lasca. Depois de remover pelo menos alguns flocos, decida qual(is) deles será(ão) moldado(s) em uma ponta de flecha. Uma lasca ideal para essa finalidade é longa, relativamente fina e convexa em ambos os lados.

Moldar um floco de rocha em uma ponta de flecha

  1. Etapa 1 Selecione um objeto adequado.
    Selecione um objeto adequado. Se tiver concluído a Parte 1, você já terá um objeto feito exatamente para essa finalidade. Caso contrário, um pedaço de vidro plano, como a base de uma garrafa de cerveja, é um material de fácil acesso para praticar. De qualquer forma, o restante das instruções se refere a isso como um floco.
    • Se estiver usando uma base de garrafa de cerveja, certifique-se de remover cuidadosamente os fragmentos de vidro pendurados com uma pedra antes de começar. As luvas são especialmente importantes para isso.
  2. Esmerilhe a borda do floco para remover os fragmentos mais fracos. Se você mesmo criou o floco, esse é o mesmo processo que usou no núcleo para fortalecê-lo entre os golpes. Você pode usar uma pedra macia ou uma lixa de unha.
    • Se houver saliências ou áreas muito finas para serem usadas, quebre-as ao esmerilhar.
    • ADVERTÊNCIA: Sempre prepare a borda abaixo da linha central da lasca (um plano imaginário que passa pelo centro horizontal da lasca). Se você bater acima da linha central, o floco se quebrará.
  3. Etapa 3 Selecione uma ferramenta de modelagem pequena.
    Selecione uma ferramenta de modelagem pequena. Isso é chamado de flaker de pressão: uma ferramenta flexível e durável, geralmente com uma ponta de chifre ou cobre. Você pode comprar uma ou fazê-la você mesmo com um prego de cobre preso em um pedaço de madeira dura.
  4. Etapa 4 Sente-se e prepare-se para começar a trabalhar.
    Sente-se e prepare-se para começar a trabalhar. Isso deve ser feito em uma área externa para que você não encha um espaço fechado com pó de rocha. Luvas e óculos de proteção evitarão cortes.
    • Segure firmemente o floco contra seu joelho. A próxima etapa exigirá uma quantidade razoável de força, portanto, você precisará mantê-la estável.
  5. Use a ferramenta para moldar uma borda ao redor de todo o objeto. Você trabalhará em ambos os lados do floco para reduzir o objeto a dois lados convexos com uma borda entre eles. Isso é chamado de criação de uma borda bifacial.
    • Empurre para baixo com o flaker de pressão abaixo da linha central (ponto médio do objeto) para empurrar um floco menor. Isso criará uma 'cicatriz de lasca'.
    • Vire o objeto e use a cicatriz da lasca para criar uma lasca semelhante no lado oposto.
    • Gire um pouco e repita. Eventualmente, você terá uma borda em toda a volta do floco, com cicatrizes de floco em ambos os lados.
  6. Etapa 6 Aplique mais material em ambos os lados da borda para criar a forma desejada.
    Aplique mais material em ambos os lados da borda para criar a forma desejada. Preste atenção onde está aplicando força ao fazer isso; você precisará remover mais material de partes do objeto para obter o formato de 'triângulo arredondado' ou 'lente' de uma ponta de flecha.
    • LEMBRE-SE: mantenha sempre o lado em que está trabalhando voltado para baixo. Empurrar a parte superior do objeto o quebrará.
    • Coloque sua ferramenta contra o 'vale' de uma cicatriz de lasca e empurre com força para o centro do objeto (não para baixo, como antes).
    • Mantenha essa pressão para dentro e empurre para baixo para remover uma longa lasca que se estenda o máximo possível em direção ao centro do objeto.
    • Movendo-se ao redor da borda em ambos os lados, repita esse processo até que os flocos que você está removendo atinjam o centro do objeto em ambos os lados e o formato de ponta de seta seja obtido. Pode ser necessário girar totalmente o objeto várias vezes.
    • Considere a possibilidade de mudar para ferramentas menores para fazer ajustes menores à medida que se aproxima de seu objetivo.
  7. Entalhe a ponta da flecha. Se quiser prender a ponta da flecha a uma haste de flecha, será necessário criar dois entalhes na base. Você pode usar uma ferramenta de entalhe especializada semelhante a uma chave de fenda de cabeça chata ou usar a mesma ferramenta de descamação por pressão usada anteriormente.
    • Usando a mesma técnica utilizada para iniciar a borda bifacial, descasque uma parte da base em ângulo em direção ao centro da ponta da flecha.
    • Vá trabalhando gradualmente na ponta da flecha até que o entalhe esteja longo e largo o suficiente para ser amarrado em uma haste de flecha. Continue virando o objeto para trabalhar em cada lado do entalhe em quantidades iguais.
    • Esmerilhe a borda interna do entalhe com uma lixa de unha.
    • Crie um segundo entalhe no lado oposto da base.

Vídeo

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como você prende o bastão à ponta da flecha?
    Faça um entalhe na ponta e insira a ponta da flecha. Prenda-a com cola ou envolva-a com barbante ou linha forte - ou, idealmente, com ambos. Para maior autenticidade, use tendão animal, alcatrão de bétula ou piche de pinheiro.
  • Pergunta
    Como posso controlar a pedra mais forte para que ela quebre a outra pedra perfeitamente?
    Bata na outra pedra em uma inclinação, de baixo para cima, de modo que a parte superior fique mais pontiaguda. Não bata com muita força nem com muita suavidade.
  • Pergunta
    Posso usar arenito?
    Não. O arenito é feito de sedimentos de areia e se quebra facilmente. Portanto, ele se quebraria ao entrar em contato com algo tão denso quanto um pinheiro ou mais duro.

Dicas

  • Para obter melhores resultados, procure atingir a plataforma em um ângulo de aproximadamente 50 graus da linha de quebra desejada.
  • A aplicação de calor no núcleo ou no floco pode facilitar o trabalho em detrimento da durabilidade. Certifique-se de conhecer as propriedades do seu material, pois materiais diferentes exigem temperaturas diferentes.
  • Criar os dois entalhes simultaneamente (flocos alternados) pode ajudá-lo a mantê-los simétricos.

Avisos

  • Esse processo cria muitas partículas minúsculas e afiadas. Use óculos de proteção para proteger os olhos e não trabalhe em um espaço fechado.
  • O núcleo se tornará extremamente afiado à medida que você desenvolver a borda. Você precisará de luvas extra grossas para proteger suas mãos.

O que você precisará

  • Luvas de couro resistentes ou um protetor de palma de couro
  • Óculos de proteção
  • Um local ao ar livre para sentar e trabalhar
  • Núcleo (se estiver começando na Parte 1)
  • Pedra de martelo ou tarugo (se estiver começando na Parte 1)
  • Flocos (se estiver começando na Parte 2)
  • Escamador de pressão
  • Ferramenta de entalhe (opcional)