Como fazer uma armadilha

Autor do artigo:Gabriel Silva

No meio da natureza, saber fazer uma armadilha pode ser a diferença entre comer e passar fome. Embora a maioria destas armadilhas esteja reservada para situações específicas de sobrevivência, saber fazê-las é uma competência valiosa para apanhar caça menor, aves e peixes. Só não as pratique na natureza sem verificar os regulamentos de caça do seu município - na maioria das áreas do mundo, usar essas armadilhas para matar um animal é ilegal.

Passos

Fazendo uma armadilha para caça pequena

  1. Passo 1 Aprender as várias partes e funções de uma armadilha para caça menor.
    Aprenda as várias partes e funções de uma armadilha de caça pequena. Cada uma começa com um motor, que é uma árvore jovem que se liga ao laço que apanha a caça menor. A armadilha é composta por um laço que está ligado a um pau de gancho, que está ligado a um pau de base no chão através de um entalhe. A vara de gancho está também ligada ao ramo do motor através de um fio condutor ligado ao seu topo. Quando o animal passa pelo nariz, as varas soltam-se e a linha de guia puxa o laço para cima, prendendo o animal.
    • A ligação entre as duas varas é designada por gatilho do gancho.
    • A tensão entre o braço do motor que puxa para cima a linha de guia e a vara da base que mantém a vara do gancho firme é o que mantém a força que puxa o animal para cima usando o laço.
  2. Passo 2 Encontre uma árvore jovem e forte perto de sinais de atividade animal.
    Encontre uma árvore jovem e forte perto de sinais de atividade animal. A árvore funcionará como o motor, por isso escolha uma que seja jovem e forte, mas não tanto que não possa dobrar-se. Dê um passeio pelos locais potenciais e procure abrigos, pegadas, arranhões e outros sinais de atividade animal.
    • Escolha uma árvore suficientemente forte para manter a sua caça no ar até a encontrar.
  3. Passo 3 Seleccione 46 a 61 cm (18 a 24 polegadas) de material para o laço.
    Seleccione 46 a 61 cm de material para o laço. Se possível, utilize arame para artesanato, arame para pendurar quadros ou fios de cobre. Se utilizar outro material, certifique-se de que é suficientemente flexível para se apertar rapidamente quando puxado para cima, mas suficientemente forte para manter a caça pequena no ar.
    • Materiais alternativos incluem cordões de sapatos, fio dental e linha de pesca.
    • Se vai estar no meio do mato sem qualquer preparação, utilize materiais naturais para o laço, como a cana-de-açúcar, a serralha e a urtiga.
  4. Passo 4 Atar um laço com o material escolhido.
    Atar um laço com o material escolhido. Crie uma dobra em forma de 'U' (também conhecida como curva) com a abertura do lado esquerdo. Crie outra curva no final da primeira, dobrando-a na direção oposta para criar uma forma de 'S'. Coloque a extremidade do material por baixo das 3 pernas e enrole a extremidade sobre elas - continue este movimento pelo menos mais 6 vezes. Certifique-se de que a parte superior do segundo feixe está a sair por cima da volta mais alta para formar um laço. Passe a extremidade livre do material através do laço formado pelo segundo feixe, da frente para trás.
    • Certifique-se de que as três pernas do 'S' estão paralelas.
    • Aperte cada volta, uma a uma, à medida que as vai fazendo.
    • Pode fazer mais de 7 voltas, mas use sempre um número ímpar para poder terminar o nó corretamente.
    • Termine o nó puxando para baixo a extremidade direita do nó criado pela primeira volta para o apertar.
  5. Etapa 5 Crie um laço numa das extremidades da linha do leader com o diâmetro de um lápis.
    Crie um laço numa das extremidades da sua linha de guia com o diâmetro de um lápis. Se estiver a utilizar arame, crie o laço formando um círculo com uma extremidade e, em seguida, torcendo a extremidade livre sobre si mesma várias vezes. No caso do fio, dobre a extremidade livre sobre si mesma e dê um nó de mão. Depois de criar um laço, pegue na outra extremidade livre do material e passe-a pelo laço.
    • Faça um nó de mão agarrando a extremidade do material do laço a 5,1 a 7,6 cm da extremidade. Passe o material por cima da ponta que está a segurar (chamada a parte de pé) e enfie-o dentro do laço do outro lado. Puxe-o para fora através do laço na sua direção. Agora, puxe as duas extremidades uma da outra para apertar.
  6. Passo 6 Afie a extremidade de uma vara de base de 0,61 m (2 pés).
    Afie a extremidade de um pau de base de 2 pés (0,61 m). Encontre um pau que seja de uma espécie de madeira dura, como freixo, carvalho, nogueira, ácer ou osage. Incline uma faca ou uma ferramenta de corte, como um machado ou uma serra, a 45 graus em direção ao pau e dê pequenos golpes uniformes longe de si. Continue a remover tiras do pau, rodando-o até obter uma extremidade pontiaguda.
    • Certifique-se de que a ponta é suficientemente afiada para penetrar no solo.
  7. Passo 7 Encontre um pau de gancho que seja ligeiramente mais curto do que o pau de base.
    Encontre um pau de gancho que seja ligeiramente mais curto do que o pau de base. A vara de gancho vai ser presa ao laço numa extremidade e ao motor líder na outra. Para além disso, o seu entalhe vai fixá-la à vara de terra.
    • Tente encontrar uma vara que tenha uma espessura tão próxima quanto possível da vara de base.
  8. Etapa 8 Faça um entalhe na ponta de cada vara.
    Faça um entalhe na ponta de cada pau. Comece por marcar as linhas do entalhe com uma faca. Certifique-se de que cada entalhe tem cerca de 5,1 a 7,6 cm (2 a 3 polegadas) de comprimento e começa a cerca de 5,1 a 7,6 cm (2 a 3 polegadas) da ponta dos paus.
    • Quando tiveres terminado, liga os paus através dos seus entalhes. Certifique-se de que pode puxá-los em direcções opostas quando estiverem ligados sem que se separem.
  9. Etapa 9 Amarre a extremidade livre do laço na parte inferior do gancho.
    Amarre a extremidade livre do laço na parte inferior do gancho. Ligue a extremidade livre ao local da vara do anzol, mesmo junto ao entalhe que a liga à vara da base. Depois de amarrar o laço no anzol, puxe a corda para cima e para baixo no anzol para garantir que ele não saia.
    • Certifique-se de que ata o laço à vara o mais firmemente possível.
  10. Etapa 10 Ligue o anzol ao motor utilizando a linha de guia.
    Ligue o anzol ao motor utilizando a linha de guia. Verifique novamente se o nó do gancho está atado mesmo acima do entalhe. Agora, amarre a linha de guia à extremidade livre do gancho e, em seguida, amarre a extremidade livre da linha de guia à árvore que seleccionou como motor. Dê o nó a cerca de 15 a 30 cm do topo do ramo da muda e, em seguida, puxe o anzol para baixo até à base da vara para se certificar de que consegue alcançá-la.
    • Teste a muda para garantir que ela é resistente o suficiente para se conectar à peça de base. Se estiver demasiado solta, corte o fio mais pequeno. Se estiver demasiado apertado para alcançar a peça de base sem partir o ramo, retire o fio condutor e crie outro mais comprido.
  11. Passo 11 Arme a armadilha ligando os entalhes da vara do gancho à vara da base.
    Arme a armadilha ligando os entalhes da vara do gancho à vara da base. Certifique-se de que o rebento está dobrado num ângulo de 90 graus depois de ligar as varas. Certifique-se de que o laço está no chão à sua frente e que o laço está aberto para que possa apanhar a sua presa.
    • A sua armadilha está pronta! Teste-a colocando um pau dentro dela para acionar o gatilho.
    • Para desarmar a armadilha, separe a vara do gancho da vara da base.

Criar uma armadilha para peixes

  1. Passo 1 Retire a parte superior de uma garrafa de refrigerante de 2,0 L com uma faca.
    Retire a parte superior de uma garrafa de refrigerante de 2,0 L com uma faca. Qualquer tipo de garrafa de plástico serve para esta armadilha. Insira a faca horizontalmente na garrafa, no ponto em que a curva se endireita. Segure a garrafa com firmeza e mova a faca para dentro e para fora, puxando-a com firmeza à volta da circunferência da garrafa.
    • Certifique-se de que segura a garrafa num ponto afastado da linha de corte para não se cortar.
  2. Passo 2 Introduzir a parte superior da garrafa no corpo.
    Insira a parte superior da garrafa no corpo. Segure a abertura da garrafa para cima. Vire a tampa de modo a que a ponta fique virada para baixo e para dentro da abertura. Empurre-a suavemente para baixo até encaixar bem na garrafa.
    • Se a tampa estiver um pouco solta depois de a inserir na garrafa, não se preocupe - pode fixá-la depois com parafusos.
  3. Passo 3 Introduza 2 parafusos nos lados da garrafa, onde esta se encontra com a parte superior.
    Introduzir 2 parafusos nos lados da garrafa onde esta se encontra com a parte superior. Depois de inserir a tampa, segure a garrafa de lado numa superfície plana. Coloque a ponta de um berbequim elétrico nos locais dos furos dos parafusos, num ângulo de 45 graus para baixo. Segure a garrafa com firmeza e faça os furos. Em seguida, introduza os parafusos nos orifícios e tape-os com porcas para fixar a parte superior da garrafa ao fundo.
    • Se possível, utilize pequenos parafusos de aço inoxidável 304 M3*8 (3 mm x 6 mm) com porcas M3.
    • Se não tiver um berbequim elétrico, utilize um alicate para fazer os primeiros furos. Depois, pressione os parafusos com as mãos ou com uma chave de fendas.
  4. Passo 4 Deite pequenas pedras e comida de peixe na garrafa.
    Deite pequenas pedras e comida de peixe na garrafa. Deite alguns seixos ou pequenas pedras através da abertura. Não a encha demasiado - apenas o suficiente para que a armadilha se fixe no chão do lago. Depois, adicione alguns pequenos pedaços de isco, insectos ou comida de peixe para atrair os peixes.
    • Utilize isco de peixe como minhocas, larvas, cachorros-quentes ou cereais para obter melhores resultados.
  5. Passo 5 Coloque a garrafa em águas pouco profundas, como um lago.
    Coloque a garrafa em águas pouco profundas, como um lago. Depois de colocar a garrafa, é altura de esperar. Depois de os peixes nadarem através do buraco, não poderão nadar para fora. Continue a criar e a colocar armadilhas para aumentar as suas hipóteses de apanhar peixes.
    • Para utilizar a sua armadilha de forma portátil enquanto viaja, mergulhe-a em zonas densamente povoadas e arraste-a pela água. Faça isso periodicamente e você pode ter sorte!

Como fazer uma armadilha para pássaros

  1. Passo 1 Retire a resina de pinheiro da casca do pinheiro.
    Retire a resina de pinheiro da casca do pinheiro. Use roupas velhas e luvas. Com uma faca pequena, retire a camada exterior de resina dos pinheiros locais. Depois de a remover, raspe-a para um frasco de vidro com uma faca de caça. Durante o tempo frio, pode ser necessário partir a resina em vez de a raspar.
    • Para remover a resina de pinheiro da sua pele, esfregue um pouco de gordura animal derretida na pele e depois lave-a com água e sabão.
    • Se não encontrar pinheiros, procure qualquer árvore que tenha uma resina saponácea na casca, também conhecida como breu.
  2. Passo 2 Forre o interior de um copo de plástico com a seiva de pinheiro.
    Forre o interior de um copo de plástico com a seiva de pinheiro. Arraste a sua faca ao longo do interior do seu frasco de vidro. Agora, esfregue a seiva de pinheiro ao longo do interior do copo de plástico com a sua faca. Continue esfregando até que haja uma fina camada de seiva ao redor do interior.
    • Utilize os copos Dixie para obter os melhores resultados.
  3. Passo 3 Polvilhe sementes de aves ou isco no interior da pinha.
    Polvilhe sementes ou isco para pássaros no interior do cone. Compre algumas sementes para pássaros ou outro isco, como amendoins, painço ou sementes de cártamo. Polvilhe-as generosamente no interior do copo. Cubra o topo do copo com a sua mão e agite-o. Continua a espalhar e a agitar as sementes até que haja uma camada de sementes ao longo do interior.
    • Espalhe as sementes ao longo do interior do copo com uma faca para garantir uma camada uniforme de isco.
  4. Passo 4 Coloque o copo de lado numa área aberta onde haja atividade frequente de aves.
    Coloque o copo de lado numa área aberta onde haja atividade frequente de aves. As regiões abertas perto de árvores e vegetação e as áreas com vista para pontos de observação - como árvores e linhas eléctricas - são ideais. Para além do chilrear e dos ruídos das aves, procure os locais comuns de empoleiramento, como ao lado ou por cima da área onde fazem o ninho.
    • Os machos cantam frequentemente para marcar os limites territoriais - marque estes locais no seu mapa e poderá determinar a localização do ninho.
    • As fêmeas costumam chamar os seus companheiros a caminho do ninho - ouça estes chamamentos para o ajudar a determinar o local de nidificação!

Perguntas e respostas de especialistas

Coisas que vais precisar

Como fazer uma armadilha para caça pequena

  • Material para o laço
  • Material do fio condutor
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Paus

Criar uma armadilha para peixes

  • Faca de caça
  • Garrafa de refrigerante
  • Berbequins eléctricos
  • Parafusos pequenos de aço inoxidável 304 M3*8 (3 mm x 6 mm)
  • Porcas M3

Construção de uma armadilha para pássaros

  • Resina de pinheiro
  • Copo de plástico pequeno

Pontas

  • Mantenha as iscas e os iscos em recipientes separados das suas armadilhas e das luvas que utiliza para as montar.
  • Procure rastos ao longo de porções finas de arbustos ou áreas arborizadas perto de lagoas, riachos e campos.
  • Se estiver a caçar em bosques mais densos, procure pegadas à volta de trilhos de caça e de ATV.