Como fazer um fogão de acampamento de lata (fogão Hobo)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Uma forma rápida e fácil de transformar uma lata grande, vazia e limpa num fogão simples para cozinhar ao ar livre, quer esteja a acampar, a viver ao ar livre a tempo inteiro ou num país em desenvolvimento.

Passos

  1. Passo 1 Obter uma lata grande, com alguma altura e largura.
    Arranje uma lata que seja grande, um pouco alta e larga. Uma lata de café, particularmente uma lata de café de três libras, ou uma lata de comida comercial de um galão seriam perfeitas. A largura é particularmente importante se pretender utilizar um recipiente para cozinhar na sua lata em vez de apenas grelhar nela.
  2. Passo 2 Decida se quer...
    Decida se quer que o seu fogão tenha um fundo, um topo, ambos ou nenhum (sendo essencialmente um anel com alguns orifícios à volta do topo e do fundo).
    • Se o seu fogão tiver um fundo, pode carregá-lo com combustível e depois colocá-lo na sua posição final. Se o seu fogão não tiver fundo, terá de o carregar na sua posição final ou colocá-lo sobre uma pilha de materiais de combustão no chão e não o deslocar à medida que adiciona combustível.
    • Se o seu fogão tiver uma tampa, pode cozinhar diretamente como um grelhador e a fuligem não se acumulará tanto nos utensílios de cozinha. Se o seu fogão não tiver tampa, será mais eficiente com panelas, frigideiras e outros recipientes de cozinha, porque os gases quentes tocarão diretamente neles e não estarão isolados por uma caixa de ar. Também se pode aquecer perto dele sem a tampa; deve irradiar mais eficazmente, embora com menos força, do que um fogo aberto, porque não é arrefecido por uma quantidade excessiva de ar puxado para baixo. (Não se queime nem exponha a cara ao fumo que sobe, que pode conter faíscas de vez em quando).
    • Se quiser que o seu fogão tenha um fundo e uma tampa, encontre um que tenha um fundo e uma tampa sólidos, e não uma tampa que se descole como algumas latas de café, e retire o seu conteúdo original não abrindo uma extremidade, mas fazendo um furo no lado perto de uma extremidade (o que é mais fácil se o conteúdo original for líquido ou granulado). Este buraco será alargado para formar a porta de combustível. Escolher a extremidade junto à qual fazer o furo, designando-a por fundo, é o que se segue.
  3. Passo 3 Retire os rótulos da lata e lave-a bem.
    Retire os rótulos da lata e lave-a bem. Não deixe papel inflamável ou cola na lata. (Certifique-se de que a lata tem uma extremidade intacta e outra completamente removida (a menos que esteja a fazer um fogão com uma parte superior e uma parte inferior). Se necessário, termine de remover uma extremidade com um abridor de latas. Utilize o tipo de abre-latas mais comum, que deixa um rebordo liso e uma tampa afiada, e não o tipo que deixa o rebordo enrolado na tampa e torna a lata afiada.
  4. Passo 4 Cortar o combustível...
    Corte a porta de combustível/abertura inferior, um orifício retangular na parte lateral do fundo, com cerca de um quarto da altura e um sexto da circunferência da lata. Um bom toque final seria prolongar os cortes um pouco para além do orifício e enrolar as extremidades para dentro e para trás, para reduzir as arestas afiadas (utilize um alicate).
    • Se estiver a fazer um fogão com uma tampa, abra na parte inferior: Vire a lata ao contrário, de modo a que a extremidade aberta fique para baixo. Corte um retângulo da lata, atravessando o rebordo. Retire e deite fora o retângulo.
    • Se estiver a fazer um fogão com fundo, abra-o por cima: Faça o buraco no fundo ou muito perto dele. Utilize um prego (um prego de moldura grande) ou um punção para fazer o(s) furo(s) inicial(ais) e, em seguida, termine o corte com um alicate de corte, um cortador diagonal ou algo semelhante.
    • Se estiver a fazer um fogão com um fundo e um topo: Proceda como se estivesse a fazer um fogão com um fundo, depois de decidir qual a extremidade que quer que seja o fundo do fogão (e drenar o conteúdo através de um buraco que fez perto dele). Se fizer da extremidade com o rebordo (normalmente a parte de cima de uma lata) o fundo, então a parte de cima não terá rebordo nem costuras, o que pode ser bom para grelhar. Se fizer da extremidade sem rebordo (normalmente o fundo de uma lata) o fundo, então a parte de cima terá um rebordo, o que seria bom para cozinhar com latas mais pequenas (embora essa prática seja ineficiente; utilize um fogão sem rebordo com um recipiente para cozinhar).
  5. Passo 5 Faça as aberturas para o fumo.
    Faça as aberturas para o fumo. Vire a lata para o lado oposto ao seu retângulo. Na metade superior, perto da parte superior fechada do seu fogão/lata, faça muitos furos, utilizando um martelo e um prego bastante grande. Prenda a lata de forma segura em algum lugar que não envolva as suas mãos (por exemplo, contra um degrau de betão, cravando-o na diagonal). Faça tantos furos quantos couberem, com cerca de 1,5 a 2,5 cm de distância, na metade superior da parte de trás do seu fogão. Se estiver a fazer uma lata sem tampa, evite distorcer a lata batendo nela. Pode apoiar a lata em algo inanimado e robusto, como um tronco, estendido sobre ela para que não tenha tendência a achatar-se.
  6. Etapa 6 Para um fogão...
    Para um fogão sem tampo, pode querer instalar algum tipo de suporte para um recipiente de cozedura (um pequeno, tal como uma lata ligeiramente mais pequena do que o fogão) de modo a que possa ficar acima do fogo mas ligeiramente dentro do aro para estabilidade. Um tipo de suporte poderia ser algumas hastes metálicas paralelas, como peças de cabide, passadas através de orifícios a um determinado nível, um pouco abaixo do topo, e dobradas nas extremidades para ficarem no lugar.
    • Um design muito eficiente, embora complicado de fazer, pode ter um fundo e um topo no qual é feito um buraco para envolver uma lata/ recipiente de cozedura mais pequeno, que é apoiado fora do fogo, mas não exatamente no topo da lata grande, de modo a ficar rodeado de fumo quente, cujo calor tem uma grande área e muito tempo para conduzir. Se fizer algo deste género, não se esqueça de enrolar as arestas afiadas.
  7. Passo 7 Para utilizar o seu...
    Para utilizar o seu fogão, faça uma fogueira no interior do fogão (ou, se não tiver fundo, na terra por baixo do fogão) utilizando fósforos e gravetos. Faça a fogueira num pedaço de chão sem relva ou outro material inflamável. Limpe também um espaço à volta da fogueira. Não deve haver nada para além de terra nas proximidades da fogueira. Reúna uma quantidade de galhos para alimentar o fogo. Depois, quando o fogo estiver aceso, coloque o fogão sobre o fogo. O retângulo dá-lhe uma entrada para soprar sobre o fogo ou para lhe dar galhos, enquanto o fumo deve sair pelos buracos na parte de trás.
  8. Etapa 8 Para grelhar algo num fogão com tampo, teste primeiro o seu calor, deitando gotas de água no tampo.
    Para grelhar algo num fogão com uma tampa, teste primeiro o seu calor atirando gotas de água para a tampa. Quando estas saírem do vapor, tente fritar um ovo ou aquecer algo na superfície do seu fogão.
  9. Passo 9 Para ferver algo num fogão sem tampa, coloque um recipiente em cima do fogão.
    Para ferver algo num fogão sem tampa, coloque um recipiente em cima do fogão. Estes fogões são pesados, por isso não ferva uma grande quantidade, utilize um recipiente alto ou com uma pega comprida para reduzir o risco de cair e de se queimar se cair. Uma lata ligeiramente mais larga, cujo fundo ondulado tende a mantê-la no lugar, ou uma panela com um fundo curvo ou áspero seriam boas opções.
    • Se colocar suportes, coloque uma pequena lata nos suportes.
  10. Passo 10 O calor pode ser elevado e irregular.
    O calor pode ser elevado e irregular. Provavelmente marcará e poderá danificar a superfície dos utensílios de cozinha. Não utilize tachos e panelas sofisticados. Consequentemente, o calor não será nivelado pelos utensílios de cozinha. Pelo menos no início, não tente fazer sopas grossas ou outras coisas que possam queimar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Quero fazer um fogão portátil, possivelmente com combustível de carvão, que possa ser usado para cozinhar peixe para um almoço na praia. Qual seria a minha melhor opção?
    A opção mais prática seria um pedaço de chapa metálica com a altura que desejar; eu recomendaria pelo menos 8' de altura por 20' de comprimento. Depois, dobrava as extremidades de modo a que pudessem ser facilmente enganchadas (ou simplesmente usava uma lata de café de metal) e partia pedaços de carvão vegetal ao meio. Deixe um pouco de espaço no fundo, talvez cerca de 1,5 cm para a circulação. O fogo fará com que o carvão fique branco, o que indica que está pronto para ser usado.

Dicas

  • Tente fazer mais de um fogão. Mexa no design. Por exemplo, a entrada e a saída de ar podem precisar ser relativamente maiores se for desejado um fogo mais quente e rápido.
  • Se for cozinhar um ovo, o que funciona muito bem com este fogão, não se esqueça de untar um pouco a superfície antes, ou o ovo vai queimar e grudar. Pode demorar algum tempo a limpar.
  • A água ferve à mesma temperatura, quer esteja a ferver ferozmente ou a borbulhar lentamente - o processo de ebulição liberta energia e evita que a água fique mais quente. Portanto, uma vez que a comida esteja borbulhando, adicionar mais combustível apenas desperdiça combustível e aumenta a temperatura em pequenos pontos no fundo, tornando as queimaduras mais prováveis: ela não cozinha mais rápido.

Avisos

  • Ao fazer uma fogueira, tenha cuidado com os materiais que utiliza. As agulhas de pinheiro, por exemplo, fazem por vezes toneladas de faíscas de uma forma muito semelhante a um fogo de artifício natural, o que pode ser bonito, mas muito perigoso. Assuma sempre a posição padrão de proximidade do fogo quando estiver perto de uma fogueira, agachando-se sobre os calcanhares para que possa facilmente saltar para trás se o fogo se tornar perigoso. Usar sapatos fechados.
  • Não utilizar este aparelho perto de qualquer coisa inflamável.
  • Pode tombar ou partir-se (acabará por falhar devido ao calor e à corrosão, ou pode partir-se rapidamente), por isso não utilize grandes quantidades de líquido ou sente-se demasiado perto e arrisque-se a ser gravemente queimado por líquido a ferver se algo se derramar.
  • O metal cortado pode ser afiado, pelo que deve ter cuidado com os dedos mesmo depois de o ter feito. Além disso, as ferramentas podem ser afiadas. Tem cuidado enquanto cortas a lata.
  • Não utilize este ou qualquer outro fogão a lenha ou a carvão sem chaminé dentro de casa ou num espaço fechado. Pode, sem produzir necessariamente muito fumo, emitir quantidades de monóxido de carbono, um gás incolor, inodoro e venenoso.
  • Não brinque com o fogo! Tenha um balde de água à mão sempre que tiver um fogo aceso. Se não tiver água, desenterre alguma terra solta para atirar ao fogo se este se descontrolar. Ou mantenha um cobertor de fogo por perto. Quando alimentar o fogo, tenha cuidado. O fogo pode parecer manso, mas pode facilmente queimar-nos ou ficar fora de controlo.
  • Ter muito cuidado ao fazer isto. Usa proteção para os olhos. Utilizar ferramentas de corte de metal adequadas (um prego grande é suficiente para fazer os furos). Não utilize uma faca ou uma tesoura. Organize as coisas de modo a que, se uma ferramenta de corte escorregar, seja improvável que se magoe. Para fazer buracos na lata, apoie a lata entre objectos inanimados, como troncos, e não nas suas pernas.
  • A lata e tudo o que nela se encontra ficarão muito quentes. Apanhe-os cuidadosamente com a proteção adequada.
  • Não aquecer uma lata ou garrafa fechada. Ela pode explodir.

Coisas de que vai precisar

  • Uma lata grande, mais ou menos do tamanho das latas grandes de café moído embalado que se vêem no supermercado. Outro bom tipo de lata são as latas grandes que podem ser usadas na cozinha de um restaurante ou numa cafetaria para ingredientes enlatados.
  • Um cortador de metal adequado para uma lata, como um corta-latas. (Verifique cuidadosamente as lâminas depois de começar, para se certificar de que não as está a danificar).
  • Martelo
  • Prego(s)
  • Fósforos e gravetos.