Como fazer uma tenda

Autor do artigo:Gabriel Silva

Uma tenda tradicional das planícies (também conhecida como tipi) é uma estrutura espaçosa e durável, grande o suficiente para abrigar uma fogueira e várias pessoas confortavelmente. É habitável em climas quentes ou frios e, depois de reunir os materiais necessários para construí-la, é relativamente fácil de montar, desmontar e mover para outro lugar, o que a torna ideal para um estilo de vida nômade. Se quiser construir uma tenda para recreação, novidade ou porque deseja viver em uma estrutura alternativa, continue lendo para saber por onde começar.

Etapas

Reunindo os materiais necessários

  1. Etapa 1: Pegue uma lona.
    Obtenha um pouco de lona. Tradicionalmente, as tendas eram feitas de peles curtidas de búfalo ou veado, que eram resistentes à água e maleáveis. Como a pele de búfalo é relativamente difícil de adquirir atualmente, a maioria das tendas modernas é feita com lona. É difícil fazer fogueiras em tendas menores, portanto, se você for construir uma, é melhor construir uma de tamanho significativo.
    • Para uma tenda de tamanho confortável, você precisará de um pedaço de lona de aproximadamente 15 x 30 pés.
  2. Etapa 2 Prepare alguns postes de alojamento.
    Prepare alguns postes de alojamento. Os dois requisitos básicos para a tenda são algum tipo de cobertura (a lona) e varas, cerca de um metro a mais do que a largura da lona de cobertura. Você precisará de cerca de doze delas para uma tenda realmente sólida. Quanto mais lisas, melhor; o ideal é que tenham vários centímetros de espessura e sejam feitas de pinho.
    • A maneira mais fácil de adquirir esses postes é comprá-los comercialmente. Derrubar madeira também é uma opção, mas você precisa ter certeza de que está colhendo madeira legal, o que pode ser uma proposta complicada. Por segurança, compre-as de um revendedor para garantir que sejam resistentes e legais.
    • Para preparar as varas para uso, alise as partes ásperas com um canivete e uma lixa e trate-as com uma camada de uma mistura 50/50 de óleo de linhaça e terebintina. Isso garantirá que as varas fiquem protegidas contra os elementos e durem muitos anos.
  3. Etapa 3 Corte o padrão da tenda da tela.
    Corte o padrão da tenda na lona. Se você não tiver uma tela pré-cortada feita para uma tenda, precisará cortar a sua própria tela. Traçar um padrão na tela primeiro é a melhor ideia, mas o corte básico é um semicírculo com metade da largura do comprimento, com entalhes cortados em cada extremidade no lado plano do semicírculo e com abas cortadas no meio do lado plano, para uso como 'abas de fumaça', e um orifício para a porta. Você também precisará guardar lona suficiente para cobrir o buraco da porta quando estiver dentro da casa.
  4. Etapa 4 Obtenha 13,7 m (45 pés) de corda de manilha ou palha.
    Obtenha 13,7 m de corda de manilha ou palha. A corda sintética não é uma boa ideia para a construção de tendas, pois ela tem problemas para segurar os postes como as cordas naturais, causando deslizamento.
    • Também é bom ter cerca de 12 a 15 estacas para fixar a parte inferior da lona no chão, bem como os materiais para fazer uma fogueira. Se você quiser uma tenda autêntica, obtenha algumas penas de porco-espinho ou outros pinos longos para fixar a parte aberta da cobertura de lona ao montá-la.

Montagem da estrutura

  1. Etapa 1: Coloque o tripé.
    Disponha o tripé. A tenda começa com a formação de um tripé simples com três de suas varas. Coloque dois deles no chão, um ao lado do outro, e coloque outro sobre eles, criando um ângulo agudo no topo de cerca de 30 graus. As duas varas próximas uma da outra serão as varas de canto, enquanto a vara transversal atuará como a 'vara da porta'.
    • Para obter uma medida precisa, coloque a lona e monte os postes em cima. Com os topos dos dois postes de base no centro da tela, apontando para o centro do lado plano, coloque o outro poste sobre ele de modo que a extremidade do lado curvo do semicírculo fique a cerca de 1/3 da borda. Esse deve ser um ângulo de aproximadamente 30 graus.
  2. Etapa 2 Amarre o tripé...
    Amarre as varas do tripé com um engate de cravo. Use cerca de 1,5 m de sua corda para amarrar as varas usando um nó de cravo. Você deve ter cerca de cinco pés restantes no lado curto e 12,2 m (40 pés) ou mais no lado longo. Não corte a corda. Com a extremidade curta, enrole várias vezes ao redor dos postes e, em seguida, faça outro nó de cravo com a corda restante. O restante da corda será útil mais tarde. Mantenha-a enrolada e fora do caminho.
  3. Etapa 3 Levante a tenda.
    Levante a tenda. No local onde deseja montar a tenda, levante as varas da extremidade articulada puxando a corda. Peça aos ajudantes que fiquem com os pés na extremidade inferior das varas para evitar que arrastem o tripé.
    • Nesse ponto, ele deve se parecer mais com um bipé. Quando ele atingir o ápice, separe os dois postes da base que estavam próximos um do outro, a aproximadamente 2,7 m um do outro. Eles serão os cantos 'traseiros' da tenda, enquanto o poste de cruzamento será o 'poste da porta'. Não deve ser, estritamente falando, simétrico, mas mais como um triângulo isósceles. Os postes dos cantos traseiros devem funcionar como um berço para o poste da porta, com cerca de 30 cm a mais de espaço entre cada poste de canto e o poste da porta do que entre cada poste de canto.
    • Verifique se todos os cantos do tripé estão firmes puxando a corda para baixo enquanto estiver no centro do tripé, diretamente sob o ponto de união.
  4. Etapa 4 Coloque os postes.
    Coloque as varas. Separe a vara mais resistente para atuar como vara de 'elevação'. Você adicionará varas movendo-se em um círculo no sentido anti-horário ao redor do tripé, começando diretamente à direita da vara da porta. Os lados do tripé entre a vara da porta e cada vara de canto devem ter cinco varas cada. O lado 'traseiro', entre os dois postes de canto, deve ter quatro postes, mais o poste de elevação.
    • Deixe espaço para a vara de elevação no centro da parte de trás da tenda. Deve haver quatro postes nesse lado, com um espaço no meio para o poste de elevação. Isso será usado posteriormente para colocar a cobertura na tenda.
    • Apoiando cada poste na base com o pé em uma linha em arco com os postes dos cantos e o poste da porta, deixe a parte superior do poste repousar suavemente no V criado pelos dois postes dos cantos.
    • A distância entre todos os postes, uniformemente espaçados, deve ser de cerca de 0,9 m (3 pés).
  5. Etapa 5 Enrole as varas.
    Enrole as varas. Usando a extremidade longa da corda, passe a corda ao redor da junta de cruzamento de todos os postes cerca de 4 vezes. Deixe o restante da corda pendurado em um dos postes de canto.

Colocação da cobertura

  1. Etapa 1 Coloque a vara de elevação no centro da cobertura.
    Coloque a vara de elevação no centro da cobertura. Com a lona no chão, coloque a vara no centro da cobertura, com a ponta apontada para o centro do lado plano do semicírculo. Se você tiver comprado a lona pré-cortada, deverá haver uma pequena 'aba de poste salva-vidas' no centro da lona com a qual você fixará a lona no poste.
    • É importante amarrar a lona com muita firmeza à vara de elevação. Se a aba do mastro deslizar alguns centímetros, a lona se enrugará e fará com que a tenda fique irregular e solta, perdendo alguns de seus valiosos benefícios de aquecimento. Para ter certeza de que ela não escorregará, passe uma tachinha de 2,5 cm de comprimento pelo nó e pela aba do mastro de elevação.
  2. Etapa 2 Enrole a lona.
    Enrole a lona. Enquanto a lona ainda estiver no chão e agora que o mastro de elevação está fixado, enrole as bordas em direção ao mastro. Enrole um pouco de cada vez, como se estivesse dobrando uma bandeira, para que a lona possa se desenrolar fácil e uniformemente quando você levantar o mastro de elevação.
    • Levante o pacote inteiro no ar e coloque-o no espaço que você deixou na parede traseira da tenda para o mastro de elevação.
  3. Etapa 3 Desenrole a lona.
    Desenrole a lona. Quando a vara estiver posicionada, desenrole a lona ao redor da estrutura de varas da parede traseira até a vara da porta inicial. Certifique-se de que as abas de fumaça da lona também estejam desenroladas para fora e amarre-as. Nesse ponto, a tenda deve parecer quase pronta.
  4. Etapa 4 Prenda as abas com alfinetes.
    Prenda as abas com alfinetes. A maioria das tendas comerciais tem furos embutidos nas abas de abertura, mas se você mesmo cortou a lona, precisará usar os alfinetes que juntou para fazer furos na cobertura e prender o lado aberto da lona.
    • Os espinhos de porco-espinho podem funcionar e eram usados tradicionalmente, mas os pequenos alfinetes de madeira são uma opção mais durável e disponível. Eles podem ser encontrados em qualquer lugar que também venda varas de pinheiro para alojamentos. Não é necessário usar espinhos se você preferir não usá-los.
  1. Etapa 1 Fixar a tela.
    Fixe a lona. É inteligente fixar a lona no chão usando estacas de metal tradicionais para barracas, para que ventos fortes não transformem sua tenda em um paraquedas. Quando estiver pronto para entrar, fixe a porta do lado de fora e você estará pronto para acampar no estilo das planícies.
    • Se quiser fazer uma fogueira na tenda, precisará abrir as abas de fumaça, caso contrário, a tenda ficará quente e correrá o risco de pegar fogo. Coloque estacas no lado da porta da tenda para fixar as cordas quando você as abrir, para evitar que elas se fechem novamente enquanto o fogo estiver aceso.
    • Tenha muito cuidado se quiser acender uma fogueira durante o tempo frio. Será uma ótima fonte de calor e sua barraca ficará quentinha em pouco tempo, mas certifique-se de que ela esteja posicionada no centro, sob as abas de fumaça, e mantenha-se atento a ela o tempo todo.
  2. Terminou. Bom trabalho!

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Qual deve ser o comprimento dos postes da barraca?
    Pelo que li, as varas do alojamento devem ser três pés mais longas do que a altura da lona. Por exemplo, se a lona tiver 12 pés de altura, os postes devem ter 15 pés de comprimento.
  • Pergunta
    O que está acontecendo com o uso de espinhos de porco-espinho para fixar a tipi na frente? Isso é ridículo. Moro em uma reserva onde os tipis são uma antiga moradia tradicional e estou escrevendo um livro sobre tipis.
    O design do tipi varia de tribo para tribo. É possível que as penas de porco-espinho tenham sido usadas por outra tribo que não aquela de onde você vem. Qualquer generalização sofre por não ser aplicável a circunstâncias individuais, portanto, talvez você possa fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre as variantes do tipi e informar um pouco mais este artigo; todos são livres para editar este site, para aumentar o conhecimento.
  • Pergunta
    Quanto custarão os materiais?
    Depende do tipo de material que você deseja usar e de onde você o compra, mas eu esperaria gastar pelo menos algumas centenas de dólares por uma tenda grande e de alta qualidade. É provável que você possa fazer uma versão mais barata por menos de US$ 100 se fizer compras inteligentes.

Dicas

O que você precisará

  • 12 a 15 varas de pinheiro
  • Folha de lona de 15 x 13, ou cobertura pré-cortada do padrão da tenda
  • Pinos de madeira ou outros para manter a lona fixa
  • 13,7 m (45 pés) de corda de manilha ou palha natural
  • Faca afiada ou machadinha
  • Fita métrica