Como fazer um skate

Autor do artigo:Gabriel Silva

Fazer um skate não é, surpreendentemente, tão difícil como a maioria das pessoas pensa. Fazer o deck, ou tábua de madeira, requer apenas um conhecimento básico de carpintaria, uma serra de recortes, um molde de skate e uma prensa a vácuo, mas mesmo estes podem ser feitos em casa com um pouco de paciência. Embora pranchas com aparência profissional sejam difíceis sem equipamento profissional, qualquer um pode construir uma prancha e começar a andar com 1-2 dias de trabalho.

Passos

Formando e prensando a madeira

  1. passo 1 entenda que os skates são feitos de 6-9 camadas de madeira compensada prensada.
    Entenda que os skates são feitos de 6 a 9 camadas de madeira compensada prensada. Para resistir ao stress e aos danos, os skates não são feitos apenas de uma peça de madeira. Em vez disso, várias camadas finas de madeira compensada e folheado são colocadas em camadas, coladas e depois prensadas juntas por várias horas para fazer um deck. O padrão é de 7 peças de contraplacado, embora algumas pranchas usem 9.
    • Alterar a espessura das folhas ou o número de peças na prancha afectará o seu peso, flexibilidade e propriedades de condução.
    • A maioria das pranchas tem uma espessura final de cerca de 10 mm.
  2. passo 2 compre 6-7 peças de 30x10 plywood.
    Compre 6-7 peças de contraplacado de 30 'x10'. Deve ter cerca de 1/17 de polegada de espessura. Isso formará a base de um deck básico. No entanto, pode comprar diferentes tipos de madeira e empilhá-las adequadamente para obter uma tábua mais profissional. A maioria dessas madeiras especiais são difíceis de encontrar em grandes lojas, então você pode precisar ir a uma loja especializada para encontrar Bétula Báltica ou Bordo Canadense fino o suficiente para usar.
    • O bordo duro é ótimo por causa de seus folheados incrivelmente finos.
    • Compre duas peças de 'face' de madeira dura para a parte superior ou inferior em mogno ou bordo para uma madeira resistente e bonita. A espessura deve ser a mesma, 1/17 de polegada.
    • Pode comprar bétula ou bambu para a madeira do 'núcleo', uma vez que é mais estável do que o contraplacado normal. A espessura deve ser a mesma.
    • As camadas transversais são duas peças específicas no interior da placa onde o veio da madeira corre para cima e para baixo ao longo da espessura da placa, e não ao longo da face. Se puder comprar contraplacado de banda cruzada, compre duas folhas para o centro para aumentar a resistência da tábua.
  3. passo 3 fixe as tábuas com cola para madeira espalhada uniformemente.
    Fixe as tábuas com cola de madeira uniformemente espalhada. Pegue em cada peça de madeira e utilize um rolo de pintura para espalhar uma camada fina de cola para madeira na parte inferior da peça de face e na parte superior da primeira peça de madeira do núcleo. Empurre ligeiramente as duas peças uma contra a outra. Repita este processo para colar as sete peças de contraplacado. Não basta revestir um lado e colá-lo ao outro - é necessário espalhar cola uniformemente em ambos os lados do contraplacado.
    • Se estiver a construir uma prancha profissional, terá de encomendar a madeira da forma correcta para obter os melhores resultados. A ordem padrão para a madeira é:
      • Folha de rosto (a sua melhor madeira)
      • Folha de núcleo
      • Folha de fita cruzada
      • Folha de núcleo
      • Chapa de cruzeta
      • Folha de cerne
      • Folha de rosto
  4. passo 4 coloque o baralho sobre o molde e cole-o com fita adesiva.
    Coloque o baralho sobre o molde e cole-o com fita adesiva. Utilize fita adesiva para aderir ligeiramente a placa a um molde de esferovite. Se estiver a utilizar uma prensa profissional, pode simplesmente colocá-la no molde e passar para o passo seguinte.
    • Dois pedaços de fita adesiva, enrolados à volta da tábua mesmo antes de esta começar a curvar-se para cima, devem funcionar bem.
    • Se não tiver um molde de esferovite, coloque a madeira entre dois decks de skate velhos para imitar a sua forma. No entanto, é preciso ter a certeza de que os dois decks têm a mesma forma.
  5. passo 5 feche a madeira e o molde num saco de vácuo.
    Feche a madeira e o molde num saco de vácuo. Coloque um pedaço de rede por baixo da bomba de ar para permitir que o ar saia facilmente à medida que o aspira. Se a válvula estiver mesmo por cima da madeira, sem rede, pode não conseguir retirar todo o ar, pois a madeira veda o orifício.
    • Este saco tem de ser perfeitamente hermético ou a tábua não se moldará.
  6. passo 6 aspirar o máximo de ar possível com o aspirador.
    Aspire o máximo de ar que conseguir com o aspirador. Tenha um amigo por perto para ajudar a evitar que o saco seja acidentalmente puxado entre as camadas de madeira ou o molde, pois isso irá deformar sua placa. Pense no vácuo como uma prensa - o topo do saco está a moldar a madeira para encaixar no molde de esferovite, e qualquer coisa que se meta no caminho irá moldar saliências ou fendas na madeira.
  7. passo 7 deixe a prancha a prensar durante 8 horas antes de a remover.
    Deixe a tábua a prensar durante 8 horas antes de a retirar. Deixar a tábua a moldar durante todo o dia. É necessário verificar a cada 2-3 horas para se certificar de que o saco ainda está hermético, e pode ser necessário aspirar mais ar de vez em quando.
  8. passo 8 retire cuidadosamente a madeira.
    Retire a madeira com cuidado. Muitas vezes, é aqui que as pessoas rasgam o saco do aspirador, tornando-o inútil para futuros decks. Abra o saco para deixar entrar algum ar e, em seguida, deslize lentamente a tábua para fora, tirando o saco de vinil do caminho. Depois, retire o molde.
  9. passo 9 trace a forma de uma tábua antiga na sua madeira prensada.
    Trace a forma de uma tábua antiga na sua madeira prensada. Este será o seu guia para cortar a tábua com a forma correcta. Se não puder usar uma tábua velha, pegue num pedaço grande de papel e dobre-o ao meio. Desenhe a forma de metade da sua tábua - curvada na parte superior e inferior, plana ao longo dos lados - a partir da borda dobrada do papel. Em seguida, recorte o contorno - uma vez que dobrou o papel ao meio, desdobrar o seu recorte levará a um contorno perfeitamente simétrico. Trace este desenho na sua madeira.
    • A cauda da tábua é geralmente um pouco mais estreita do que a ponta ou o nariz.
  10. passo 10 utilize uma serra de recortes para cortar a tábua com a forma correcta.
    Utilize uma serra de recortes para cortar a tábua com a forma correcta. Corte ao longo do contorno para criar a tábua em bruto. Se tiver uma serra de fita ou uma serra de rolagem, esta pode ser uma forma mais fácil de obter bons cortes. Se não tiver nenhuma destas, pode utilizar uma serra de corte, embora seja mais difícil.
  11. passo 11 lixe toda a borda da tábua com uma lixadeira de cinta, de modo a que fique ligeiramente curvada para baixo.
    Lixe toda a borda da tábua com uma lixadeira de cinta, de modo a que fique ligeiramente curvada para baixo. Pretende que a borda da tábua se curve em direção às rodas, normalmente não mais do que 4-5 mm. Para o fazer, trabalhe com a parte superior da tábua virada para cima e, em seguida, incline a borda da tábua para baixo à medida que a passa na lixadora.
    • Em seguida, utilize uma lixadora manual e uma lixa fina para alisar os rebordos. Utilize lixas de grão progressivamente mais alto, tente ir até 400 ou mais, para alisar todo o rebordo num lado bonito e uniforme.
  12. passo 12 pinte, manche ou desenhe a sua tábua a seu gosto.
    Pinte, manche ou desenhe a prancha a seu gosto. Agora que a tábua está totalmente trabalhada, é altura de a tornar sua. Depois de a lixar, pode adicionar um verniz, pintar gráficos ou usar um queimador de madeira para fazer da prancha o design personalizado com que sempre sonhou.
  • Folha de rosto (a sua melhor madeira)
  • Folha de núcleo
  • Folha de fita cruzada
  • Folha de núcleo
  • Folha de fita cruzada
  • Folha de cerne
  • Folha de rosto

Construir um molde de skate

  1. passo 1 construa um molde de esferovite para moldar o seu skate numa prensa de vácuo.
    Construa um molde de isopor para moldar seu skate em uma prensa a vácuo. A menos que queira um skate plano, precisa de pressionar a madeira num molde, permitindo-lhe curvar a sua prancha profissionalmente. Para fazer isso, você precisará de um pedaço grande de isopor (pelo menos do tamanho da madeira compensada), um aspirador de pó com mangueira e um saco de vácuo grande o suficiente para caber o molde e o skate.
    • Você provavelmente precisará empilhar e colar vários pedaços de isopor para obter uma espessura de 4-5' polegadas.
    • O isopor deve ter uma classificação R de 9 ou mais para suportar a pressão de fazer uma prancha.
    • Pode comprar esferovite na maioria das lojas de artigos para o lar, na secção de isolamento.
  2. passo 2 corte um pedaço de papel do tamanho da espessura da esferovite.
    Recorte um pedaço de papel do tamanho da espessura da sua esferovite. Vai precisar dele para fazer um contorno da forma da sua placa. Depois de o cortar com a forma desejada, pode utilizá-lo para se certificar de que corta os dois lados da esferovite de forma uniforme.
  3. passo 3 corte o seu papel de contorno na forma desejada da sua prancha.
    Corte o papel de contorno na forma desejada para a sua prancha. A maioria das pranchas curva-se para cima 5,1-10 cm em cada extremidade e é plana ou côncava no meio. Para simplificar, use uma régua para fazer uma linha reta no meio da tábua e, em seguida, curve-se suavemente para cima nos últimos 7,6 a 10 cm, de modo a que as extremidades da tábua fiquem 1,5 a 2,5 cm mais altas do que o meio.
    • Esta é a forma do perfil da sua prancha, não o topo da mesma.
    • Pegue num velho deck de skate e trace a sua forma no seu contorno para obter uma forma profissional.
  4. passo 4 transfira o contorno para o esferovite.
    Transfira o contorno para a esferovite. Trace o desenho em ambos os lados. A parte inferior plana do seu contorno deve estar na parte superior do bloco de esferovite. Usando uma régua, desenhe uma linha ligando os pontos onde a tábua se curva para cima através do topo do isopor. Quando terminar, deve ter um contorno em ambos os lados da espuma e duas linhas horizontais na parte superior da placa.
  5. passo 5 corte a esferovite de acordo com o contorno.
    Corte a esferovite de acordo com o contorno. Quando terminar, a esferovite parecerá uma colina de topo plano, curvada para cima em cada extremidade. Para fazer isso:
    • Mede a distância entre o teu contorno e o topo do bloco de esferovite em 5 sítios. Marca onde mediste e a altura que encontraste em cada ponto. Digamos que a primeira marca que fizeste, no início da curva, é 1⁄2 polegada (1,3 cm) do topo da espuma até ao contorno.
    • Desenhe uma linha com uma régua da marca de 1/2 polegada de um lado da espuma até a marca de 1/2 polegada do outro lado.
    • Ajuste a lâmina do seu canivete para esta distância exacta, de modo a que a lâmina tenha apenas 1,5 cm de comprimento.
    • Corte horizontalmente ao longo da sua linha, fazendo um corte de 1⁄2 polegada (1,3 cm) de profundidade na espuma.
    • Corte diagonalmente para cima da espuma para remover um pedaço grande e retangular de 1,5 cm de toda a largura da espuma.
    • Repita o processo até ter toda a curva da tábua aproximadamente delineada.
  6. passo 6 lixe a tábua até obter uma curva simples e suave.
    Lixe a tábua até obter uma curva simples e suave. Utilize uma lixa de grão 100 para remover quaisquer pontos ásperos. A lixa remove rapidamente a espuma, pelo que pode utilizá-la para se certificar de que a espuma se ajusta perfeitamente ao contorno que desenhou na parte lateral da espuma. O contorno na lateral da espuma deve agora delinear o topo de todo o seu molde de espuma.
    • O produto final parecerá o inverso de um skate, em que uma prancha acabada se encaixaria confortavelmente no topo do molde.
  7. passo 7 experimente novos designs de pranchas.
    Faça experiências com novos designs de placas. A beleza dos moldes de espuma é que são facilmente personalizáveis e baratos, por isso, brinque com diferentes formas de quadros quando se sentir confortável a trabalhar com esferovite.
    • Como alternativa, pode simplesmente comprar uma placa em branco numa loja local e depois fazer o design você mesmo.
  8. passo 8 utilize uma tábua velha para fazer os furos para os camiões.
    Utilize uma tábua velha para fazer os furos para os camiões. Os camiões são as peças metálicas grandes que seguram as rodas no lugar. Basta colocar uma tábua velha sobre a tábua nova e utilizar um lápis para marcar a localização dos furos. Usando uma broca reta, faça cada furo diretamente através da tábua. Ficará com 8 furos - dois conjuntos de quatro em cada extremidade.
    • Se não puder utilizar uma tábua velha, terá de se certificar de que os camiões estão centrados. Para isso, use uma régua para medir pelo menos 5 pontos centrais na tábua. Se a tábua tiver 25,4 cm de espessura, esses pontos centrais estarão a 5' de cada borda. Utiliza a tua régua para ligar cada um destes pontos e desenhar a tua linha central. A partir daí, alinhe seus caminhões com a linha média para que os furos fiquem à mesma distância da linha, marque-os e fure a partir daqui.
      • Os camiões devem ficar na parte plana da prancha, começando logo após a curva do nariz e da cauda.
  • Os seus camiões devem ficar na parte plana da prancha, começando logo após a curva do nariz e da cauda.

Montagem de uma prancha personalizada

  1. passo 1 aprenda os componentes básicos de um skate.
    Aprenda os componentes básicos de um skate. Os skates, apesar das muitas inovações nos últimos 20 anos, são na verdade máquinas simples que podem ser personalizadas com apenas algumas peças.
    • Deck: Esta é a prancha de madeira. Ele tem griptape, que se assemelha a uma lixa.
    • Camiões: São as grandes peças de metal na prancha que alojam o eixo e prendem as rodas.
    • Rolamentos: Permitem que as rodas rolem suavemente. Existem em aço e cerâmica - o aço é o padrão, mas a cerâmica tem menos fricção e dura mais tempo, embora seja mais cara. São necessários 8 rolamentos.
    • Rodas: Há uma grande variedade de rodas disponíveis, cada uma para diferentes tipos de pranchas.
    • Ferragens: Isto é simplesmente uma coleção de 8 parafusos e 8 cavilhas necessárias para montar a sua prancha. Um pacote custa normalmente entre 2 e 5 dólares.
  2. passo 2 escolha um deck.
    Escolha um deck. Que tipo de prancha planeia fazer? As longboards são para cruzeiro e descida de colinas, enquanto as streetboards são o skate 'clássico' usado para saltos, grinding e deslocações pela cidade. Os materiais para um deck sozinho custam cerca de $10.
    • Largura: Quanto mais larga for a prancha, mais suave é a condução, mas mais difícil é fazer truques. O padrão é 7,5-8,5'.
    • Concavidade: Geralmente, se a prancha eh mais curvada para baixo (mais concave) ela eh mais estavel para andar. As pranchas mais planas são normalmente mais fáceis de fazer manobras, no entanto deves experimentar algumas pranchas para determinar o que gostas.
    • 'Base da roda:' Esta é a distância entre os dois conjuntos de rodas. Quanto maior for a base da roda, maior será o raio de viragem. Geralmente, as pessoas mais altas querem uma base de roda mais larga. Normalmente, é de 13'-15'.
  3. etapa 3 colocar a fita adesiva...
    Cole a fita de aderência. Basta descolar a fita adesiva e colocá-la sobre a tábua limpa, pressionando-a firmemente para a colar à madeira. Utilizando uma chave de fendas ou um instrumento de metal resistente, esfregue a fita ao longo da borda da tábua até que a fita faça um contorno branco ao longo de toda a borda. Utilize um x-ato ou uma faca para cortar o excesso de fita adesiva.
    • Se houver bolhas de ar, faça um furo nelas com a ponta da faca e pressione a fita na placa.
    • É muito mais fácil cortar a fita adesiva a partir do fundo.
  4. passo 4 escolha os seus camiões.
    Escolha os seus carros. Os trucks são as peças de metal que ligam a prancha ao eixo e às rodas, e são normalmente a parte mais durável de toda a prancha. Embora possam parecer padrão, diferentes trucks são usados para diferentes skatistas:
    • Os skatistas de longboard que planeiam usar rodas grandes podem precisar de risers que colocam mais distância entre a prancha e o chão. Eles também absorvem parte da força e da vibração nas aterragens.
    • Os utilizadores mais pesados precisam de um suspensor largo, que é o eixo que mantém as rodas mais afastadas. A maioria dos suportes chega a 1/4' das bordas externas das pranchas.
    • As buchas controlam a sensação de oscilação da prancha. Os ciclistas técnicos vão querer buchas mais duras, enquanto as pessoas que gostam de passear muito podem preferir buchas mais macias.
  5. passo 5 escolha as rodas certas para a sua condução.
    Escolhe as rodas certas para a tua condução. Existem muitos tipos diferentes de rodas, e deve falar com a sua loja de skate local para ver quais as rodas que funcionam melhor para si. Dito isso, as rodas de patinação padrão têm as mesmas propriedades gerais, independentemente do fabricante:
    • Uma boa 'roda de iniciante' é geralmente 52-55mm, 99A -- bem balanceada para a maioria dos terrenos.
    • Skatistas que fazem muitos truques geralmente querem rodas menores e mais duras, como 50mm, 101A
    • Skatistas que fazem muitas manobras querem rodas mais macias e maiores, como 70mm, 78B.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Que madeira se usa para fazer um skate?
    O ideal é procurar por Hard Maple, que tem lâminas muito finas. Por ser tão específica, pode ser um pouco difícil de encontrar em algum lugar como o Home Depot local.
  • Questão
    Devo comprar um longboard?
    Um longboard funciona muito bem se planeias andar de skate ou descer colinas. Se quiseres fazer saltos, grinds e truques, um skate de tamanho padrão funcionará melhor.
  • Questão
    De quantas camadas eu precisaria se fosse fazer um skate realmente grande?
    Precisarias de cerca de mais 13 camadas para o tornar muito maior e mais forte.

Dicas

  • Sê criativo quando o pintares e, se não gostares, podes lixá-lo e pintá-lo de novo
  • A fita adesiva custa $5,00 numa loja. Usar lixa estraga os sapatos.
  • Certifique-se de que o skate é bem construído para garantir a segurança. Experimente-o andando pelo seu bairro para testá-lo antes de ir para lugares como parques de skate.

Avisos

  • Se você não fizer a prancha corretamente, há o risco de ela quebrar.

Coisas que você vai precisar

  • 6-9 pedaços de madeira compensada dura.
  • Cola para madeira
  • Rolo de pintura
  • Esferovite
  • Faca utilitária
  • Régua e metro resistentes.
  • Aspirador
  • Saco de aspirador
  • Chave de fendas
  • Canetas e papel grosso e grande.
  • Rodas, camiões e fita-cola
  • Serra