Como fazer uma mesa de shuffleboard

Autor do artigo:Gabriel Silva

As mesas de shuffleboard podem ser um ótimo complemento para qualquer casa. Como podem ser muito compridas e são normalmente feitas de madeira de ácer cara, comprar uma pode ser uma despesa irrealista. Construir a sua própria mesa pode não só poupar dinheiro, mas também ser um projeto gratificante de que se poderá lembrar durante anos. Use suas habilidades de carpintaria, use um pouco de graxa de cotovelo - ou cera - em sua mesa de shuffleboard, e jogue na conveniência de sua própria casa.

Passos

Planear a construção

  1. Passo 1 Determine o tamanho que pretende para a sua mesa.
    Determine o tamanho que pretende para a sua mesa. O tamanho de uma mesa de shuffleboard pode variar entre nove pés e vinte e dois pés. Tenha em conta a quantidade de espaço de que dispõe para a construir e armazenar. Não é aconselhável construir uma mesa de 3 metros de comprimento num barracão de 3 metros. Lembre-se de que precisa de pelo menos dois pés de espaço adicional em cada extremidade da mesa para jogar.
    • O tamanho que decidir irá afetar as dimensões e os planos que utilizar para a superfície de jogo, a cama e as pernas.
  2. Passo 2 Planear ou encontrar as dimensões para cada parte da mesa.
    Planeie ou encontre as dimensões para cada parte da mesa. Pode encontrar as dimensões das mesas de shuffleboard online. Estas podem poupar tempo e ajudá-lo a evitar erros. Procure planos detalhados que indiquem exatamente o comprimento da mesa, a largura da caixa e a altura das pernas. Se fizer os seus próprios planos, indique as dimensões de cada tábua que utilizar.
  3. Passo 3 Decida o tipo de madeira para a superfície de jogo.
    Decida o tipo de madeira para a superfície de jogo. Embora o ácer ou o carvalho proporcionem a mesa mais duradoura, estes materiais podem ser demasiado caros. Para algo com um preço mais moderado, considere usar contraplacado e pavimento de bambu para a superfície, que pode ser igualmente bom depois de ser selado e polido. Use mogno para o acabamento, se quiser um toque clássico.

Fazer a caixa e as pernas

  1. Passo 1 Corte tábuas para os lados.
    Corte tábuas para os lados. Os lados da caixa devem ser resistentes e, se puder comprar madeira maciça, é melhor, mas pode usar muitos tipos de madeira. Coloque a tábua em cima de um cavalete de serra para que o corte seja feito perpendicularmente ao local onde se encontra. Prenda uma régua de metal ou uma tábua reta para usar como guia. Passe cuidadosamente a serra circular sobre a área que pretende cortar.
    • Lembre-se de que vai precisar de espaço para as caleiras. A caixa deve ser 15 cm mais comprida em cada extremidade e vários centímetros mais larga do que a superfície.
    • Uma vez que as tábuas fazem o quadrado da caixa, tenha muito cuidado ao cortá-las. A adição de tábuas cortadas incorretamente resultará numa superfície de jogo irregular.
  2. Passo 2 Fixe as tábuas umas às outras.
    Fixe as tábuas umas às outras. Alinhe as tábuas ao longo das extremidades umas das outras para criar uma estrutura de caixa. Faça previamente furos, se estiver a utilizar uma madeira mais macia como o pinho. Isto evitará que a madeira se parta. Utilize parafusos para madeira à volta das extremidades da caixa para as fixar.
  3. Passo 3 Adicione suportes aos lados.
    Adicione suportes aos lados. Como a sua mesa será longa, é importante apoiar o comprimento da caixa com tábuas adicionais para evitar que a madeira se dobre. Reforce os lados colocando tábuas perpendiculares ao comprimento da caixa. Espace as tiras de tábua a cerca de 30 cm de distância e coloque-as na direção da parte de baixo da caixa. Fixe-as com parafusos para madeira ao longo dos lados.
  4. Passo 4 Adicione contraplacado à caixa.
    Adicione contraplacado à caixa. Utilize folhas de contraplacado cortadas com as dimensões correctas para colocar sobre os suportes. Fixe o contraplacado com placas de emenda. Perfure parafusos para madeira através do contraplacado e de alguns dos suportes. Não é necessário furar todos os suportes. Utilize apenas parafusos suficientes para fixar o contraplacado.
  5. Passo 5 Colocar a alcatifa na caixa.
    Coloque a alcatifa na sua caixa. A alcatifa na caixa terá um aspeto agradável quando a superfície de jogo for colocada e irá apanhar e amortecer o impacto dos discos durante um jogo animado. Corte o tapete em pedaços para o fundo e para cada lado. Agrafe-o para o fixar à madeira.
    • Tente utilizar uma pistola de agrafos potente para este trabalho.
    • Procure pistolas a pilhas, que podem agrafar um pouco mais forte do que as manuais.
  6. Passo 6 Corte as pernas da mesa com o comprimento correto.
    Corte as pernas da mesa com o comprimento correto. O topo da superfície de jogo deve estar a cerca de um metro do chão. No entanto, lembre-se de que o resto da mesa estará assente sobre as pernas. Ajuste o comprimento das pernas às dimensões correctas de toda a mesa e corte-as em conformidade.
    • Se estiver a construir uma mesa com cerca de 2,5 metros ou mais, serão necessárias pernas adicionais para suportar o peso.
  7. Passo 7 Utilize tábuas para ajudar a fixar as pernas da mesa.
    Utilize tábuas para ajudar a fixar as pernas da mesa. Em vez de aparafusar as pernas diretamente no fundo da caixa, fixe-as primeiro em tábuas separadas. Isto irá estabilizar ainda mais a sua mesa de shuffleboard. Você pode usar pedaços de madeira de pinho cortados na largura da sua caixa para cada par de pernas. Perfure os parafusos nas tábuas para as fixar às pernas.
  8. Passo 8 Aparafusar as tábuas à caixa.
    Aparafusar as tábuas à caixa. Depois de fixar as pernas às tábuas separadas, pode simplesmente fixar as tábuas à parte de baixo da caixa. Posicione onde pretende que as pernas fiquem na caixa e perfure as tábuas para as fixar.

Criar a superfície

  1. Passo 1 Faça uma estrutura de suporte para colocar a superfície.
    Faça uma estrutura de suporte para colocar a superfície. Pode precisar de algo para segurar a superfície de jogo. Pode utilizar porcas, parafusos e calhas para fazer flutuar o tabuleiro de jogo. Faça furos em cada extremidade da caixa a partir do fundo. Corte a alcatifa com uma lâmina de barbear antes de perfurar. Aparafuse um parafuso a partir do fundo, de modo a que fique visível através da caixa. Coloque uma calha ou uma barra de suporte em cima do parafuso e fixe-a com parafusos.
  2. Passo 2 Certifique-se de que a sua superfície é lisa e nivelada.
    Certifique-se de que a sua superfície é lisa e nivelada. Qualquer que seja a madeira que decida utilizar para a superfície, inspeccione-a para verificar se tem quaisquer saliências, deformações ou imperfeições na superfície. Utilize o seu nível para determinar se está nivelada. Lixe todas as áreas problemáticas até a superfície ficar lisa.
  3. Passo 3 Junte as peças da superfície.
    Junte as peças da superfície. Uma vez que é improvável que a madeira venha numa peça enquanto precisar dela, terá de colar folhas para o tabuleiro de jogo. Junte duas folhas, cortando primeiro as extremidades com uma máquina de cortar biscoitos. Prepare um biscoito, cubra-o com cola e coloque-o entre as bordas cortadas. À medida que seca, a cola expande-se, dando-lhe uma ligação sólida onde as extremidades se encontram.
  4. Passo 4 Reforce a junção.
    Reforce a junção. Evite que a área que juntou se destaque, reforçando-a com tábua na parte inferior da superfície. Pode utilizar qualquer tábua que tenha à mão para este efeito. O pinho é barato. Vire a sua superfície ao contrário, corte uma tira de tábua da largura da sua superfície, cubra a costura onde a superfície se junta e fure a tábua.
  5. Passo 5 Pintar ou pintar a superfície de jogo.
    Pinte ou manche a superfície de jogo. A escolha entre pintar ou tingir depende muito do tipo de madeira que escolheu. Se se aventurou a trabalhar com uma superfície tradicional de bordo maciço, vai querer utilizar uma tinta. Se optar por MDF, use uma tinta opaca à base de óleo para ajudar a torná-la mais durável. Use uma tinta à base de água ou à base de óleo na madeira compensada.
  6. Passo 6 Pintar ou desenhar o tabuleiro de jogo.
    Pinte ou desenhe o seu tabuleiro de jogo. Considere desenhar o seu tabuleiro de jogo utilizando uma caneta de feltro ou outra ferramenta de desenho fina. As mesas de shuffleboard permitem frequentemente vários tipos de pontuação: linhas no jogo normal e círculos nas regras do curling. Decida se quer jogar com ambos os sistemas de pontuação. Certifique-se de que a tinta na superfície está seca antes de desenhar nela.
  7. Passo 7 Selar com poliuretano.
    Selar com poliuretano. Terá de selar a superfície para a proteger e permitir o jogo. Existem muitos tipos de vedantes de poliuretano. O tipo de tinta que utilizou e o tempo de que dispõe podem indicar-lhe a direção certa.
    • Um poliuretano à base de óleo demora mais tempo a secar, mas pode ser mais duradouro.
    • Não utilize uma tinta à base de óleo sobre uma superfície branca, porque pode amarelar com o tempo.
    • Um poliuretano à base de água seca rapidamente, mas não pode ser utilizado sobre tinta à base de óleo.
  8. Passo 8 Coloque e fixe a superfície na caixa.
    Coloque e fixe a sua superfície na caixa. Deve poder colocar a sua superfície sobre a estrutura de carris que construiu na caixa. Para um apoio adicional, utilize mais parafusos, porcas e cavilhas em áreas discretas.
  9. Passo 9 Encerar e pulverizar a superfície com silicone.
    Encerar e pulverizar a superfície com silicone. Os discos de shuffleboard devem deslizar sobre a superfície da sua mesa. Encere-a com lustra-móveis e lustre-a com um pano macio. Utilize silicone em spray para prolongar a vida útil do seu trabalho de enceramento e selar ainda mais a mesa.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Tenho de ser bom a construir ou a criar para poder fazer isto com algum sucesso?
    Pode construir uma mesa de shuffleboard sem experiência e ser bem sucedido, mas esteja preparado para dedicar tempo e esforço ao seu projeto.
  • Questão
    Quanto custa o material?
    Os materiais custarão cerca de $500, se já tiver as ferramentas essenciais, como uma serra circular, uma lixadora e um marceneiro de biscoitos.
  • Questão
    Devo selar a parte inferior da tábua?
    Sim, sobretudo se utilizar a mesa de shuffleboard numa cave. Se selar apenas um lado, o outro lado continuará a estar vulnerável à humidade do ar, o que permitirá a ocorrência de deformações. Dito isto, um acabamento mais leve deve ser suficiente na parte inferior.

Vídeo

Dicas

Coisas que vai precisar

  • Serra circular
  • Contraplacado ou MDF
  • Arruelas, parafusos e porcas
  • Tinta
  • Canetas
  • Poliuretano
  • Níveis
  • Pistola de agrafos
  • Berbequim elétrico
  • Martelo
  • Borda reta
  • Fita métrica
  • Cavalo de serra
  • Lixadeira orbital aleatória
  • Marceneiro de biscoitos
  • Biscoito
  • Lâmina de barbear
  • Placas de reparação