Como fazer um abrigo na natureza

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você estiver na natureza, não precisará de uma barraca para criar um abrigo confortável. Você pode aproveitar os materiais encontrados na natureza para construir um local confortável para passar a noite ou ficar seco durante a chuva. Seu abrigo será ajustado de acordo com o número de pessoas que estão acampando com você, o local onde você está e se você tem outros materiais com você. Felizmente, há várias maneiras diferentes de criar uma cobertura para você.

Etapas

Criação de uma barraca improvisada

  1. Etapa 1 Tenha os materiais certos.
    Tenha os materiais certos. Para construir uma barraca improvisada, você precisará de uma corda ou linha de algum tipo para amarrar entre duas árvores, uma lona ou poncho para pendurar na corda e algo para ancorar a lona no chão. Se não tiver corda ou barbante, você pode usar um galho forte apoiado entre as duas árvores, vários metros acima do solo.
    • Se estiver usando um galho em vez de uma corda, precisará de alguma forma de mantê-lo firmemente preso às árvores, como um entalhe na árvore.
  2. Etapa 2 Encontre um bom local.
    Encontre um bom local. Para montar uma barraca improvisada, você precisará de duas árvores resistentes, localizadas a alguns metros de distância uma da outra. As árvores devem estar distantes o suficiente para que você possa se deitar confortavelmente entre elas, mas não tão distantes que não seja possível amarrar a corda entre elas sem se esgotar.
    • Você se deitará com a cabeça em uma árvore e os pés na outra - não com os ombros entre as árvores.
  3. Etapa 3 Amarre uma linha entre as duas árvores.
    Amarre uma linha entre as duas árvores. A engate de cravo é um bom nó para prender a corda em cada árvore e evitar que escorregue. Certifique-se de que a corda esteja esticada e rente ao chão. Você quer o mínimo de espaço possível sob a lona para ajudar a manter o calor.
    • Se estiver usando uma vara ou galho, certifique-se de prendê-lo à árvore o mais baixo possível em relação ao solo para reter o calor.
    • Se estiver em um inverno com neve, você pode prender a corda um pouco mais alto na árvore para criar paredes mais íngremes na barraca. As paredes mais íngremes permitirão que a neve caia mais facilmente. A neve acumulada é pesada e sua barraca pode desmoronar se houver acúmulo excessivo.
    • Certifique-se de que a corda não esteja causando nenhum dano duradouro à árvore.
  4. Etapa 4 Pendure a lona sobre a linha.
    Pendure a lona sobre o cabo. Sua barra de apoio (a corda ou o galho) deve estar baixa o suficiente para que a lona alcance o solo em ambos os lados. Certifique-se de esticá-la bem para manter o ar extra fora do seu espaço de dormir.
    • Afaste as bordas o máximo possível para manter a lona esticada.
  5. Etapa 5 Prenda as bordas da lona.
    Prenda as bordas da lona. Certifique-se de que a lona esteja presa ao chão. Objetos pesados, como pedras grandes ou troncos, devem ser suficientes para mantê-la no lugar. Se você tiver corda adicional e algumas estacas (ou alguns gravetos afiados), poderá usar esses itens para prender uma lona com ilhós. Passe um pouco de corda por cada ilhós para puxar a lona ensinada e prenda-a ao redor das estacas que você fincou no chão.
    • Se não tiver corda, você pode enfiar as estacas diretamente nos ilhós.

Construção de um Lean-to

  1. Etapa 1 Procure um bom local de construção.
    Procure um bom local de construção. Um toldo é uma construção simples ao ar livre e requer apenas algo para que os galhos ou uma lona se 'apoiem'. Pedregulhos longos ou árvores caídas podem ser ideais para servir de suporte horizontal para apoiar outros galhos ou arbustos. Qualquer objeto grande e imóvel pode funcionar.
    • Se você tiver uma lona e uma corda, poderá fazer um abrigo entre duas árvores.
  2. Etapa 2 Encontre varas para se apoiar contra a escora horizontal.
    Encontre varas para encostar no suporte horizontal. Essas varas devem ser um pouco resistentes, pois formarão um lado do abrigo. Certifique-se de que haja espaço suficiente entre eles, a estrutura e o chão para que você possa se arrastar confortavelmente para dentro.
    • Deve haver espaço suficiente sob o suporte para que você e qualquer outra pessoa que esteja com você possam rastejar. Quanto mais espaço extra você tiver, mais difícil será manter-se aquecido.
    • Se possível, mantenha o perfil do abrigo baixo em relação ao solo. Isso ajudará a mantê-lo mais longe da linha do vento e não chamará a atenção. Isso é útil se você estiver tentando evitar ser detectado ou ficar fora de vista.
  3. Etapa 3 Empilhe pequenos detritos sobre a estrutura.
    Empilhe pequenos detritos sobre a estrutura. Você pode usar folhas, grama e musgo para construir uma parede na parte externa do seu puxadinho. Isso proporcionará mais isolamento e proteção contra os elementos. Quase todos os pequenos detritos florestais funcionam. Apenas certifique-se de embalá-los firmemente na estrutura da parede para que não sejam levados pelo vento com facilidade.
    • Você pode empilhar mais desses detritos no piso e no interior do abrigo para proporcionar isolamento adicional.
  4. Etapa 4 Cave um poço para a fogueira.
    Cave um poço para a fogueira. Outra maneira de ajudar a manter o calor sob o toldo é fazer uma fogueira. Cave um pequeno buraco para a fogueira no lado aberto do alpendre. Certifique-se de mantê-la a uma distância segura de qualquer arbusto e de seu abrigo.
    • Se fizer uma fogueira, fique de olho nela o tempo todo. Se quiser dormir, certifique-se de que alguém poderá ficar acordado para vigiá-la ou simplesmente apagá-la completamente.
    • Coloque um anel de pedras ao redor da fogueira para ajudar a controlá-la.

Como fazer uma cabana de entulho

  1. Etapa 1 Encontre um bom local.
    Encontre um bom local. Você precisará de um toco de árvore ou de uma árvore com uma curva baixa na qual possa alojar confortavelmente um galho. Além disso, você precisará estar em uma área com muitos gravetos e detritos para cobrir sua estrutura.
    • Certifique-se de estar longe de galhos que caem ou de outros perigos. Sua cabana de entulho reterá o calor e o manterá aquecido, mas não o protegerá bem contra a queda de objetos.
  2. Etapa 2 Apoie um tronco ou uma vara contra o toco.
    Apoie um tronco ou uma vara contra o toco. Você precisará de um pedaço longo, provavelmente com cerca de 2,4 m (8 pés), que seja resistente o suficiente para suportar seu peso sem quebrar. O espaço embaixo desse galho, entre o local onde ele se apoia na árvore e o chão, deve ser grande o suficiente para que você possa se acomodar.
  3. Etapa 3: Monte as varas de reforço.
    Prepare as varas para as nervuras. Encontre varas longas para criar a estrutura, ou nervura, de sua cabana. Essas varas devem ser longas o suficiente para se apoiarem no galho horizontal. À medida que você se distancia do tronco da árvore, elas ficarão mais curtas. Essas varas só precisam ficar encostadas no galho, mas se você tiver corda ou barbante, poderá amarrá-las para dar um pouco mais de estabilidade.
    • Certifique-se de deixar espaço entre duas das costelas para a entrada de sua cabana.
    • As varas das nervuras precisam estar afastadas o suficiente para que você possa passar por baixo delas. Cerca de 15 cm de cada lado de seu corpo é uma boa regra a ser seguida. Além disso, elas devem ser íngremes o suficiente para permitir que a água ou a neve escorra.
  4. Etapa 4 Preencha a estrutura.
    Preencha a moldura. Depois de montar essa estrutura, adicione mais varas perpendicularmente em cima dessa estrutura de parede para criar uma treliça. Isso lhe dará algo para empilhar os detritos sem que eles caiam em cima de você enquanto dorme.
    • Se necessário, amarre as varas à estrutura com barbante.
  5. Etapa 5 Empilhe os detritos na estrutura.
    Empilhe os detritos sobre a estrutura. Trata-se de qualquer material natural que possa ser encontrado nas proximidades, como folhas, grama ou agulhas de pinheiro. O ideal é que sua camada de detritos tenha 0,91 m (3 pés) de espessura para proporcionar um isolamento sólido. Uma espessura maior é sempre melhor. Lembre-se de deixar uma entrada para que você possa entrar.
    • Depois de terminar a camada externa, construa outra camada de isolamento nas paredes internas da estrutura. Esse isolamento interno deve ter cerca de 15 cm de espessura.
    • É importante que seus detritos estejam o mais seco possível. Se você não tiver material seco suficiente para cobrir toda a cabana, certifique-se de que o material mais seco e macio esteja dentro da cabana, mais próximo do seu corpo.
    • Se estiver em um inverno rigoroso ou em um ambiente do tipo ártico, onde há poucos detritos, você pode empilhar neve grossa sobre a estrutura. A neve precisa permanecer fria para não derreter, podendo encharcar suas coisas ou desabar sobre você.
  6. Etapa 6 Adicione mais galhos na parte externa.
    Adicione mais galhos na parte externa. Depois de colocar os detritos firmemente na estrutura, coloque mais alguns galhos em cima da cabana. Isso ajudará a evitar que o material de isolamento seja levado pelos ventos fortes.
    • Novamente, se os galhos estiverem caindo, use barbante para prendê-los à estrutura. Você precisará passar o barbante pelas várias camadas da parede da cabana.
  7. Etapa 7 Bloqueie a entrada.
    Bloqueie a entrada. Quando estiver confortável dentro de sua cabana, certifique-se de fechar a entrada para minimizar a circulação de ar e reter o calor. Pode ser mais difícil juntar detritos adicionais atrás de você, portanto, considere algo como uma camisa recheada com folhas.
    • Outra boa alternativa é uma mochila de caminhada grande. Ela será grande o suficiente para bloquear a entrada, além de liberar espaço extra dentro da cabana.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é o melhor estilo de barraca?
    Uma barraca independente é melhor, especialmente se você estiver viajando em ambientes alpinos. Nesses tipos de lugares, nem sempre é possível contar com árvores ou outros suportes que possam ajudá-lo a estabelecer uma estrutura livre.
  • Pergunta
    Como posso fazer um repelente de insetos na natureza?
    Faça uma fogueira e jogue um pouco de madeira verde sobre ela quando estiver acesa. A fumaça manterá os insetos afastados.
  • Pergunta
    O que é necessário para fazer uma fogueira?
    Uma fogueira precisa ser um buraco raso sem nada dentro, exceto o fogo. Certifique-se de que ela esteja limpa e seca para garantir que queime adequadamente. Se possível, você pode cercar a parte externa com pedras para marcar melhor o local e evitar que outros itens caiam e peguem fogo.

Vídeo

Dicas

  • Em todos esses abrigos, certifique-se de ter algo para acolchoar o chão. Se você não tiver um cobertor seco ou uma almofada para dormir, use folhas secas e outros detritos. Isso o isolará do chão frio e o ajudará a se manter aquecido.
  • Considere todos os materiais disponíveis. As rochas podem ser um bom alicerce, proporcionar um quebra-vento ou ancorar os membros verticais da estrutura; o musgo e as folhas podem se tornar isolamento e acolchoamento; os galhos de pinheiro ou juncos podem formar um telhado ou uma parede.
  • É útil praticar a construção de abrigos antes de ir para a natureza selvagem, para que você tenha uma visão geral do processo e identifique possíveis problemas. Isso facilitará o processo de construção em uma situação de emergência.

Avisos

  • Antes de começar a construir, verifique a área. Evite áreas baixas que possam inundar ou acumular ar frio. Evite também arbustos e detritos, que podem esconder pedras ou vários bichos, como cobras, roedores e insetos.
  • Se você sabe que vai ficar na natureza, possivelmente durante a noite, certifique-se de deixar planos detalhados com pelo menos uma pessoa de confiança. Isso inclui quando você estará na natureza, onde e todas as atividades que fará. Comunique as mudanças, se possível. Siga seu plano e registre-se com um guarda florestal ou supervisor do local.