Como fazer uma corda de pular

Autor do artigo:Gabriel Silva

As cordas de saltar são muito divertidas e uma óptima forma de fazer exercício. Saltar à corda desenvolve os músculos e a resistência, e é um ótimo exercício cardiovascular. É muito mais barato do que comprar uma inscrição no ginásio e pode levar uma corda de saltar para qualquer lado. Você pode fazer sua própria corda de pular e projetá-la do jeito que quiser em menos de uma hora com apenas alguns materiais.

Passos

Criar a sua corda de saltar

  1. Passo 1 Seleccione a sua corda.1Selecione sua corda. Pode escolher entre uma variedade de materiais que podem funcionar como corda. Pode obter uma corda real na sua loja de ferragens local, ou pode usar cordas feitas de couro, PVC ou elástico.
    • Os diferentes tecidos terão um efeito na velocidade, durabilidade e versatilidade da sua corda. Por exemplo, as cordas de couro são óptimas para a velocidade, mas podem parecer um chicote quando atingem a pele, pelo que o couro não é uma boa escolha para as crianças.
    • Se tenciona utilizar a corda de saltar em superfícies duras, como o betão ou o asfalto, é preferível utilizar materiais relativamente resistentes para evitar que se partam. O nylon entrançado é uma boa escolha e duradoura.
  2. Passo 2 Cortar a corda.2Cortar a corda. Meça o comprimento desde o topo do seu peito até aos seus pés. Multiplique esse valor por 2. O número total dar-lhe-á um bom comprimento para cortar a corda.
    • Se não estiver a fazer a corda de saltar para si próprio, terá de obter essas medidas junto da pessoa para quem vai fazer a corda de saltar.
    • Se não conseguir obter uma medida, pode simplesmente utilizar uma corda de 7 pés (aprox. 2 m) para a maioria das crianças. Para pessoas entre 1,57 e 1,68 m de altura, pode utilizar uma corda de 2,45 m. Para as pessoas com uma altura entre 1,68 e 1,88 m, pode utilizar uma corda de 2,8 m. E para as pessoas com mais de 1,91 m de altura, pode utilizar uma corda de 3 m.
    • Pode sempre ajustar os nós para encurtar a corda mais tarde, por isso é melhor ter um pouco mais de comprimento para começar.
    • É melhor usar uma corda muito mais comprida se planear fazer saltos duplos holandeses. Uma corda de 12 pés (3,7 m) será suficiente para um saltador e adicione 2-4 pés (0,6-1,2 m) para cada saltador adicional.
  3. Passo 3 Seleccione as pegas.3Seleccione as pegas. As pegas terão um grande impacto no desempenho da sua corda de saltar. Pode comprar algumas pegas numa loja de artigos desportivos ou fazê-las você mesmo utilizando objectos da sua casa.
    • Para fazer algumas pegas em casa, pode cortar 2 pedaços de tubo de PVC de 1/2 polegada (1,3 cm) em comprimentos iguais de 4-8 polegadas (10-20 cm), dependendo da sua preferência. Faça um furo nas tampas das extremidades do PVC de 1,3 cm que seja suficientemente largo para a corda.
    • Também pode cortar uma cavilha de madeira em comprimentos semelhantes. Faça um furo que seja largo o suficiente para a sua corda através do centro da cavilha.
    • Se estiver a fazer uma corda de saltar para crianças, vai querer que a pega seja pequena e leve o suficiente para uma criança a segurar facilmente.
    • Se estiver a fazer uma corda de saltar como peça de equipamento de exercício, obterá mais benefícios se utilizar pegas com mais peso. Isto irá desafiar mais os músculos dos braços durante o exercício.
  4. Passo 4 Considere adicionar contas.4Considere adicionar contas. As contas de corda de saltar servem vários objectivos diferentes. Tornam a corda de saltar mais visível, o que é desejável para espectáculos e mais seguro para as crianças. As contas também fazem um som mais alto quando batem no chão, o que ajuda alguns saltadores a manter um bom ritmo. As missangas também podem adicionar um pouco de peso a uma corda, o que pode alterar a sensação e o desempenho. Ajudam também a proteger a corda.
  5. Passo 5 Acrescentar alguns toques pessoais.5Adicione alguns toques pessoais. Pode pintar as pegas da sua cor favorita. Acrescentar algumas borlas nas extremidades das pegas pode tornar a corda de saltar ainda mais excitante para as crianças. Pode até encontrar missangas com letras para personalizar a corda.

Montagem de uma corda de saltar

  1. Passo 1 Coloque as missangas antes das pegas.1Coloque as missangas antes das pegas. Se estiver a utilizar missangas, terá de passar a corda por elas primeiro e depois prender as extremidades com as pegas.
    • Experimente alternar as cores. Seleccione 2 cores diferentes de missangas. Coloque uma conta de uma cor e depois a outra cor. Repita até a corda estar cheia.
  2. Passo 2 Passe a corda pelas pegas.2Passar a corda pelas pegas. Pegue numa extremidade da corda e passe-a por uma pega. Em seguida, pegue na extremidade oposta da corda e passe-a pela outra extremidade da corda. Certifique-se de que as extremidades das pegas estão viradas para direcções opostas em cada extremidade da corda.
  3. Passo 3 Fixe as extremidades das cordas às pegas.3Prenda as extremidades das cordas às pegas. A forma de fixar a corda varia consoante a escolha da corda e da pega. Algumas cordas vêm com uma tampa que aperta ou franze à volta da corda para a prender à pega. Para a maioria dos materiais de tecido e elásticos, pode simplesmente dar um nó em cada extremidade da corda para que as extremidades não deslizem através das pegas.
    • Para atar a corda, segure-a à sua frente a vários centímetros da extremidade da corda. Com a sua outra mão, faça um laço num dos lados da corda, trazendo a extremidade para trás da maior parte da corda. Faça outro laço no outro lado da corda, trazendo a extremidade para a frente da corda. Em seguida, puxe a extremidade através do laço superior e aperte. Este nó manter-se-á seguro até o desatar.
  4. Passo 4 Alisar ligeiramente as pontas das cordas de tecido.4Cunhe ligeiramente as pontas das cordas de tecido. Utilize um isqueiro e introduza rapidamente as pontas da corda na chama. O tecido endurece e sela as pontas para evitar que se desfiem. Também pode mergulhá-las em cola para ajudar a selar as pontas das cordas.
  5. Passo 5 Experimente a corda de saltar para testar o comprimento.5Experimente a corda de saltar para testar o comprimento. Se a corda parecer demasiado comprida, pode ajustar a corda de saltar conforme necessário.
    • Ter uma corda mais comprida do que o necessário significa que a corda demorará mais tempo a rodar. Isto pode ser benéfico para os novos saltadores ou para as crianças. Por outro lado, se for um saltador experiente e estiver a tentar aumentar a sua velocidade, vai querer ter o mínimo de corda em excesso possível.
  6. Passo 6 Ajustar a corda.6Ajustar a corda. Puxe o comprimento de corda não desejado através da pega. Tente utilizar a corda novamente. Quando o comprimento parecer bom, dê novamente um nó numa das extremidades da corda e corte o excesso com uma tesoura. Se tiver clipes para as pegas, pode simplesmente ajustá-los e cortar o excesso.
    • Algumas pegas têm espaço extra, pelo que pode fazer um laço na corda para ajustar o tamanho e encaixar o laço no corpo da pega. Se as suas pegas tiverem espaço, considere utilizar este método para redimensionar a corda. É mais rápido e dá-lhe a possibilidade de adicionar algum comprimento à corda mais tarde, se quiser.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaNão tenho nenhuma loja de PVC ou de artigos desportivos perto de mim. Como é que posso obter pegas? Tenho 99% de certeza que a Amazon tem cabos. Verifique lá.

Dicas

Avisos

  • Tenha cuidado ao chamuscar as pontas da sua corda de pular. Só faça isso ao ar livre em uma área bem ventilada.

Coisas que você vai precisar

  • Uma corda
  • Pegas
  • Tesoura
  • Isqueiro