Como fazer um traje Ghillie caseiro

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um traje ghillie, originalmente projetado para caça e agora também usado em operações militares (para assassinatos ou reconhecimento) é, sem dúvida, o melhor tipo de camuflagem vestível; ele não apenas se mistura ao seu habitat, mas também integra itens naturais, como folhagem, galhos e folhas, para desfazer seu perfil. Para fazer um traje ghillie, siga estas instruções.

O que você deve saber

  • Comece com uma base de camisa, calça e chapéu verdes ou marrons. Use linha transparente, como linha de pesca, para costurar a malha em toda a base do traje.
  • Rasgue pedaços de serapilheira para a folhagem falsa e tinja-os de verde ou marrom com corante RIT e deixe-os secar ao ar livre por algumas horas.
  • Use linha transparente para amarrar pedaços de fibra de serapilheira à rede do traje, distribuindo-a uniformemente e cobrindo o material subjacente. Amarre folhas ou galhos para dar um toque especial.

Etapas

Construção de seus materiais

  1. Etapa 1 Selecione um traje utilizável para iniciar seu traje ghillie.
    Selecione um traje utilizável para começar seu traje ghillie. Embora seja mais fácil começar com um traje de camuflagem, você pode fazer um traje camuflado com roupas normais usando tinta spray e/ou remendos de tecido que combinem com o ambiente.
    • É possível comprar um traje caro que já tenha uma boa quantidade de camuflagem incorporada. Ele provavelmente se parecerá com uma camuflagem básica com uma aba.
    • Também é possível comprar trajes mais baratos que apenas desfazem seu contorno (sem camuflagem, apenas com uma cor sólida), mas com alguns galhos e outros itens do ambiente ao redor, ele pode se misturar muito bem.
    • É possível comprar trajes básicos de ghillie que consistem em um poncho de rede com abas presas a ele. Esse é um ótimo começo, pois divide seu contorno e oferece muitos locais para prender itens nele.
    • Trajes militares de voo e BDUs (Battle Dress Uniform) funcionam muito bem.
    • Você pode reutilizar um traje de mecânico durável ou uma roupa de trabalho semelhante.
    • Sempre escolha cores básicas que combinem com o terreno em que está tentando se esconder. Em um ambiente desértico, um traje verde pesado de floresta se destaca quase tanto quanto uma pessoa vestida de cidade.
  2. Etapa 2 Aplique a tela em seu traje.
    Aplique a tela em seu traje. Costure os nós da rede de malha no tecido com linha transparente, como linha de pesca. O fio dental, embora branco, funciona muito bem e não desfia. Aplique uma gota de cola para aumentar a resistência. (A cola de sapato funciona melhor).
    • Outra maneira de aplicar a malha é colá-la no traje. Pegue uma rede de malha que tenha aproximadamente o mesmo tamanho do traje e aplique cola para sapatos nos cantos da rede a cada dois centímetros. Deixe secar. Com uma tesoura, corte a malha ao redor do traje, tomando cuidado para não cortar acidentalmente partes do traje propriamente dito. Quando terminar, a rede de malha não deve se elevar do traje mais do que 5,1 cm (2 polegadas) em nenhum ponto.
  3. Etapa 3 Decida qual será a juta.
    Decida qual será sua juta. A juta é uma fibra vegetal que forma a maior parte da camuflagem externa de um traje ghillie. Você pode comprar barbante de juta na maioria das lojas de suprimentos ou pode simplesmente comprar um saco de serapilheira e fazer a juta você mesmo. Veja como:
    • Corte um retângulo grande (~2'x5') de um saco de estopa. Faça um corte ao longo da costura superior ou inferior para que o material de serapilheira esteja pronto para ser solto. Sente-se, prenda as laterais da serapilheira com os dois calcanhares e comece a puxar as fibras da serapilheira que estão na horizontal em relação a você.
    • Puxe tecido horizontal suficiente até que o tecido vertical restante tenha aproximadamente o mesmo comprimento do tecido horizontal que você já puxou. Quando isso acontecer, pegue uma tesoura e corte as fibras do saco. Coloque-as junto com o restante das fibras que você retirou do saco.
    • Procure deixar os fios de serapilheira com cerca de 7' a 14' de comprimento.
  4. Etapa 4 Tingir a juta, se ela não estiver tingida't already dyed (optional).
    Tinja a juta se ela ainda não estiver tingida (opcional). Se decidir usar um saco de serapilheira barato como juta, você deverá tingir a serapilheira da cor do ambiente. Identifique verdes, marrons e até cinzas no ambiente em que usará o traje ghillie e combine-os com cores específicas de tinta. Siga as instruções nos pacotes de corante para tingir os fios de juta.
    • Quando os fios de juta estiverem tingidos, passe-os por água fria até que a água comece a sair clara. Coloque os fios para secar ao sol.
    • Não se assuste se as cores ficarem mais escuras logo após a tintura. Enquanto ainda estão úmidas, a tintura tende a parecer mais escura. À medida que seca, a cor fica mais clara. Deixe a juta secar completamente antes de tomar uma decisão sobre a cor.
    • Se achar que a cor está muito escura e não é realista, você pode submergir o tecido em uma solução de água diluída com alvejante. Comece com uma proporção de 1:10 de alvejante para água e ajuste a partir daí.

Acabamento do terno

  1. Etapa 1 Amarre pedaços de...
    Amarre pedaços de juta à rede com nós simples. Pegue cerca de 10 ou mais fios de juta, junte-os e, em seguida, amarre-os à rede de malha usando um nó simples. Lembre-se de escolher 3 ou 4 cores que sejam predominantes no ambiente em que você usará o traje ghillie.
    • Tente randomizar as cores para evitar a saturação excessiva de um tipo de cor em um único local. Trabalhe com grupos de uma única cor de cada vez e coloque-os da forma mais aleatória possível no traje.
    • Lembre-se de que quanto mais longos forem os fios, menos aparência de 'terreno natural' você terá.
  2. Etapa 2 Afofe o traje ghillie depois de usá-lo've done most of the jute tying to look for bald spots.
    Afofe o traje de ghillie depois de ter feito a maior parte da amarração da juta para procurar pontos carecas. Os pontos carecas são onde não há cobertura suficiente, fazendo com que o traje pareça menos realista. Levante o traje ghillie, agite-o levemente no ar e coloque-o no chão novamente. Adicione os tufos de juta necessários em todos os pontos calvos.
  3. Etapa 3 Coloque as teias (opcional).
    Use a cinta (opcional). Se você tiver feito um bom trabalho ao tingir a juta e amarrá-la ao traje, talvez não seja necessário fazer isso. Mas, no final das contas, não faz mal nenhum. Use a cinta arrastando-a atrás de um veículo, mergulhando-a na lama ou aplicando esterco. Isso ajudará a eliminar o odor humano, especialmente se o traje ghillie for usado para caça para fins de caça.
  4. Etapa 4 Faça um capuz para o ghillie (opcional).
    Faça um capuz de ghillie (opcional). Há basicamente duas maneiras de fazer um capuz para o ghillie. A maneira mais fácil é cortar um pedaço oval de rede de malha e simplesmente colocá-lo sobre a cabeça como um véu. (Isso tende a cair facilmente.) A segunda maneira é colar um pedaço oval de rede sobre um chapéu, da mesma forma que você prende a tela de malha ao traje.
    • Depois de decidir a forma do capuz, use a mesma abordagem para amarrar pedaços de juta ao terno que você usou nas etapas anteriores. Enfie um pouco de material orgânico, como arbustos, grama ou até mesmo gravetos na malha.
    • Certifique-se de que a quantidade de juta no capuz seja proporcional à quantidade de juta no traje. Coloque o capuz sobre o próprio traje e veja se a juta se mistura. Se parecer um pouco leve, adicione mais juta; se parecer um pouco pesado, retire um pouco.
  5. Etapa 5 Integre itens de seu ambiente para manter o melhor perfil.
    Integre itens de seu entorno para manter o melhor perfil. Faça isso toda vez que pretender usar o ghillie e gaste de 15 a 20 minutos entrelaçando material orgânico da área no tecido. Se estiver em uma área arborizada, por exemplo, prenda pequenos galhos e folhas na metade superior do traje e enfeite a parte inferior com itens como grama ou galhos.
    • Prenda mais itens na parte de trás do traje do que na frente; esgueirar-se em um traje ghillie geralmente envolve rastejar. Os itens na barriga ou no peito, quando você rasteja, provavelmente serão danificados ou farão barulho.
    • Prenda itens mais largos ao redor de sua cabeça e pescoço. A cabeça humana é a parte do corpo mais comumente identificada, e os ombros e o pescoço exageram a cabeça. Quando estiver parado, seu contorno deve ser quebrado para evitar uma identificação fácil.
  6. Etapa 6 Fique atento às mudanças em suas configurações.
    Esteja ciente de suas configurações à medida que elas mudam. Se for possível permanecer no mesmo tipo de terreno ao ir do ponto A ao ponto B, faça isso. Caso contrário, você terá de incorporar os materiais do novo cenário para o qual está se mudando à medida que avança.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Quanto tempo isso leva?
    Depende de quão detalhado você deseja que o traje seja. Você pode gastar três horas em um traje ou três semanas.
  • Pergunta
    Como se faz um traje de ghillie para neve?
    Siga as etapas acima, mas pinte o traje de branco em vez de verde.
  • Pergunta
    Posso fazer um para a arma?
    Sim, você pode fazer um traje Ghillie Suit para uma arma. É muito diferente, pois é necessário que ele envolva a arma e não cubra partes importantes da arma.

Dicas

  • Use serapilheira e rede de camuflagem para cobrir sua arma, rosto e botas! É uma pena ver trajes de camuflagem serem jogados fora por botas pretas que saem pela parte de trás.
  • Teste o traje dando um par de binóculos a um amigo e veja se ele consegue localizá-lo em uma área de floresta.
  • Fique longe de árvores e outros objetos que formam linhas naturais. Chamamos isso de câncer de árvore. Não parece natural ver um monte de lixo ao lado de uma árvore e você quer se misturar com o que está atrás de você, não na frente. Você será visto mais cedo se tiver a mentalidade de que, se se esconder atrás de algo, não será visto. Tente se mover diretamente em direção ao alvo em vez de se mover de um lado para o outro, pois é mais difícil para o alvo identificá-lo se você estiver se movendo diretamente em direção ao alvo. E fique nas sombras sempre que possível. Não coloque a grama com a raiz para cima, pois ela contrasta com a camuflagem de uma maneira muito ruim, pois não parece natural. E, por último, camufle-se 10 vezes e atire uma vez.

Avisos

  • Enquanto estiver usando um traje Ghillie, nunca faça nenhum movimento brusco; isso não só revelará sua posição, mas, se você estiver caçando, também poderá fazer com que alguém pense que você é um veado e atire em você.
  • Não pense que você é invisível quando estiver usando um traje ghillie. Muitas vezes, sua localização é tão importante quanto sua camuflagem.
  • Os olhos humanos (e os olhos da maioria dos outros mamíferos) são muito perceptivos ao movimento. Uma boa parte de ser sorrateiro (mesmo com um traje ghillie) é um movimento lento, constante e calculado.
  • Se você pretende usar o traje para caçar, esteja ciente das leis e de outros caçadores. Você não quer enfrentar uma multa pesada ou, pior, uma bala por causa de sua camuflagem.
  • Os trajes ghillie tendem a ser pesados e quentes. A temperatura dentro de um traje ghillie pode chegar a mais de 50 °C (120 °F) em climas moderados.
  • Os materiais de que são feitos os trajes ghillie (juta, serapilheira etc.) são bastante inflamáveis. Por segurança, aplique um retardador de fogo ao confeccionar seu próprio traje ghillie. (Se não conseguir encontrar um local para comprar retardante de chamas, vá até o corpo de bombeiros local e eles lhe darão os materiais adequados, bem como instruções sobre como usá-los). Isso é especialmente importante em um ambiente militar, onde granadas de fumaça, fósforo branco e incêndios são uma possibilidade.
  • Fique atento à iluminação e aos objetos brilhantes ao redor que possam revelar sua posição.
  • Evite usar hera venenosa ou outra vegetação venenosa que possa causar uma reação alérgica.
  • Em alguns países, usar um BDU é considerado uma ofensa.

O que você precisará

  • Traje básico
  • Cola
  • Linha de pesca e/ou fio dental branco
  • Tinta em spray
  • Juta ou serapilheira