Como fazer um punho

Autor do artigo:Gabriel Silva

Fazer um punho pode parecer uma coisa fácil de fazer, mas se não o segurar de uma forma relativamente precisa, pode acabar por danificar a sua mão quando a usar para golpear. Ensine a si mesmo a maneira correta de fazer um punho e pratique essa técnica até que ela se torne uma segunda natureza para você.

Passos

Fazendo um Punho

  1. Passo 1 Estenda todos os quatro dedos.1Estenda todos os quatro dedos. Segure sua mão reta e naturalmente estenda todos os quatro dedos. Pressione firmemente todos os quatro dedos juntos, deixando o polegar solto.
    • A sua mão deve ficar direita como se a estivesse a estender para um aperto de mão.
    • Aperte os dedos uns contra os outros com pressão suficiente para os transformar numa massa sólida. Não devem doer ou parecer rígidos, mas não devem existir espaços ou falhas entre eles.
  2. Passo 2 Enrolar os dedos.2Curvar os dedos. Dobre os dedos na palma da mão, enrolando-os para baixo até que a ponta de cada dedo toque na base correspondente.
    • Durante este passo, está a dobrar os dedos na segunda articulação. As unhas devem estar bem visíveis e o polegar deve permanecer solto ao lado da mão.
  3. Passo 3 Curvar os dedos dobrados para dentro.3Curvar os dedos dobrados para dentro. Continue a enrolar os dedos na mesma direção, de modo a que os nós dos dedos inferiores fiquem para fora e as articulações dos dedos fiquem para dentro.
    • Durante este passo, vai realmente dobrar a terceira articulação e a articulação mais externa dos seus dedos. As suas unhas devem desaparecer parcialmente na palma da mão.
    • O polegar deve continuar solto durante este passo.
  4. Passo 4 Dobrar o polegar para baixo.4Dobrar o polegar para baixo. Dobrar o polegar para baixo de modo a que caia sobre as metades superiores dos dedos indicador e médio.
    • A colocação exacta do polegar não é muito crucial, mas deve estar dobrado por baixo e nunca deve ficar solto.
    • Se pressionar a ponta do polegar contra a dobra da segunda articulação do dedo indicador, pode minimizar o risco de danificar os ossos do polegar.
    • Enfiar o polegar por baixo do indicador e do dedo médio funciona bem e é uma tática mais comum, mas deve certificar-se de que permanece relaxado enquanto golpeia. Um polegar tenso puxará os ossos da base da mão para baixo e para fora, o que pode aumentar o risco de desenvolver uma lesão no pulso.

Testar o punho

  1. Passo 1 Pressionar no espaço.1Pressione no espaço. Utilizando o polegar da mão livre, faça pressão no espaço criado pela dobra interior dos segundos nós dos dedos. Este teste pode ajudá-lo a determinar o quão apertado está o seu punho atualmente.
    • Certifique-se de que utiliza o polegar e não a unha do polegar.
    • Não deve conseguir pressionar o espaço com o polegar, mas o esforço não deve causar qualquer dor.
    • Se conseguir entrar no espaço do punho com o polegar, o punho está demasiado solto.
    • Se pressionar o punho causar uma dor considerável, o punho está demasiado apertado.
  2. Passo 2 Aperte lentamente o punho.2Apertar lentamente o punho. Um segundo teste que pode utilizar para avaliar o aperto do seu punho requer que aperte gradualmente o punho cada vez com mais força. Utilize este teste para ter uma ideia de como deve ser um punho bem formado.
    • Faça um punho e coloque o polegar contra as articulações dos dedos indicador e médio.
    • Aperte um pouco o punho. Os dois primeiros nós dos dedos devem apertar-se um contra o outro, mas o punho ainda deve estar um pouco solto. Esta é a sensação mais apertada que o punho deve ter ao bater com ele.
    • Continue apertando o punho até que o polegar alcance a junta do dedo anelar. Deve sentir a primeira junta do seu dedo indicador enfraquecer e o seu dedo mindinho vai apertar-se para dentro de forma a fazer com que a junta se feche para dentro. Neste ponto, a estrutura do seu punho está muito distorcida para ser eficaz ou segura para usar enquanto golpeia.

Utilizar o punho

  1. Passo 1 Gire o pulso.1Vire o pulso. Vire o pulso de modo a que a palma da mão e o polegar dobrado fiquem virados para o chão. Os terceiros nós dos dedos exteriores do punho devem estar virados para cima.
    • Se tiver feito o punho com a mão em posição de aperto de mão, terá de o rodar cerca de 90 graus quando se preparar para o golpear.
    • Certifique-se de que a estrutura e a tensão do seu punho permanecem consistentes à medida que o roda.
  2. Passo 2 Estenda o punho num ângulo reto.2Estenda o punho num ângulo reto. O seu pulso deve permanecer direito enquanto bate com ele, de tal forma que a frente e o topo do seu punho devem formar um ângulo reto.
    • O seu pulso tem de permanecer firme e estável enquanto bate com o punho. Se o seu pulso se inclinar para trás ou se torcer num ângulo, pode danificar os ossos e os músculos. Continuar a bater depois de o pulso ter sido danificado pode resultar em lesões permanentes no pulso ou na mão.
  3. Passo 3 Aperte o punho enquanto golpeia.3Aperte o punho enquanto golpeia. Aperte os nós dos dedos um pouco antes e durante o momento do impacto. Aperte todos os ossos da mão ao mesmo tempo.
    • Ao apertar o punho, os ossos podem reforçar-se uns aos outros e funcionar como uma massa sólida mas flexível. Se os ossos atingirem o alvo como um grupo de ossos pequenos e individuais, serão mais frágeis e propensos a lesões.
    • No entanto, evite apertar demasiado a mão. Isso pode fazer com que os ossos da sua mão se dobrem e caiam com o impacto. Se a forma do seu punho ficar distorcida quando aperta os nós dos dedos, pode estar a apertar demasiado.
    • Note que deve apertar o punho o mais próximo possível do momento do impacto. Apertar o punho demasiado cedo pode atrasá-lo e pode tornar o soco menos eficaz.
  4. Passo 4 Confie nos seus nós dos dedos fortes.4Confie nos seus nós dos dedos fortes. Idealmente, deve fazer contacto com o seu alvo utilizando os dois nós dos dedos mais fortes: os dos dedos indicador e médio.
    • Em particular, é no terceiro nó exterior dos dedos indicador e médio que se deve concentrar.
    • Os nós dos dedos anelar e mindinho são mais fracos, pelo que deve evitar golpear com eles sempre que possível. Caso contrário, pode resultar em lesões e numa técnica de golpe ineficaz.
    • Se o seu punho estiver corretamente formado e se estiver a segurar o pulso da forma correcta, deve ser relativamente fácil fazer contacto com o seu alvo utilizando apenas os dois nós dos dedos mais fortes.
  5. Passo 5 Relaxe ligeiramente entre os golpes.5Relaxe ligeiramente entre os golpes. Entre cada golpe, pode relaxar o punho o suficiente para descansar os músculos da sua mão, mas não deve permitir que o dedo mindinho se solte em qualquer altura do processo.
    • Não continue a apertar o punho após o momento do impacto, especialmente durante uma situação de combate real. Apertar o punho após o momento do impacto pode tornar os seus golpes mais lentos e pode deixá-lo aberto a contra-ataques.
    • Relaxar o punho pode preservar os músculos da sua mão e melhorar a sua resistência.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaÉ legal bater numa mulher em legítima defesa? Sim. É legal defender-se de qualquer pessoa de qualquer sexo que mostre agressividade contra si.
  • PerguntaQuando faço com que o meu polegar fique virado para o chão, a superfície dos meus dedos (a parte da frente do punho) não fica completamente vertical, inclinando-se ligeiramente para cima. Isso é correto e, se não for, como posso corrigi-lo? Não há problema nenhum, desde que não afecte o murro. Os dedos de cada pessoa são diferentes, por isso, a posição é um pouco diferente para cada um.
  • PerguntaQuando tento golpear com os segundos nós dos dedos, isso magoa os meus dedos ao estalar as articulações. Como é que posso resolver isto? Faz com que o polegar toque no dedo médio à frente dos nós dos dedos. Isso cria um ataque muito forte.

Dicas