Como fazer um arco e flecha

Autor do artigo:Gabriel Silva

Outrora a arma escolhida por todos, desde os caçadores nativos americanos até os exércitos turcos, o arco é uma das ferramentas de caça (e de luta) mais antigas da Terra. É também uma das armas mais simples que uma pessoa pode usar. Embora não seja páreo para o armamento moderno e agora você possa encontrar arcos muito mais sofisticados, um arco primitivo ainda pode salvar sua vida se você tiver que caçar para sobreviver na natureza. Ou isso pode ser muito útil se você for um entusiasta dos Jogos Vorazes e gostaria de ser a Katniss Everdeen, porque quem não gosta? Além disso, elas são simplesmente legais e incríveis para mostrar aos seus amigos!

Etapas

Construção do arco

  1. Etapa 1 Escolha um pedaço longo de madeira para o arco.
    Escolha um pedaço longo de madeira para o arco. Há algumas coisas a considerar ao selecionar a madeira bruta para seu arco:
    • Encontre um pedaço de madeira de lei seca e morta (mas não cinza ou rachada) (como carvalho, limoeiro, nogueira, teixo, gafanhoto preto, teca, freixo, zimbro ou madroño) com cerca de 6 pés (ou 1,8 metro) [ou a sua altura] de comprimento. A madeira deve estar livre de nós, torções ou galhos, e seria útil se o galho fosse grosso em seu centro.
    • Esse pedaço de madeira deve ser um pouco flexível, como zimbro ou amoreira. Você pode até usar uma haste de bambu ou cana, mas tome cuidado para que ela não seja muito grossa. Para isso, você pode usar bambu jovem, que é forte e flexível.
    • A madeira verde (madeira viva que você corta de uma árvore ou muda) pode ser usada se for absolutamente necessário, mas deve ser evitada porque não fornece a mesma potência que a madeira seca.
  2. Etapa 2 Determine a curva natural da vara.
    Determine a curva natural da vara. Todo pedaço de madeira terá uma curva natural, por menor que seja. Ao construir o arco, essa curva determinará onde você colocará suas principais características. Para encontrar a curva, coloque a madeira no chão, com uma mão segurando-a no lugar na parte superior. Com a outra mão, pressione levemente contra o meio. Ela girará de modo que a barriga natural fique voltada para você e a parte de trás para fora.
  3. Etapa 3 Determine o suporte de mão e os membros.
    Determine a alça de mão e os membros. Essas partes são essenciais para o processo de modelagem. Para encontrar a empunhadura, faça marcas três polegadas acima e abaixo do ponto central do arco. Qualquer coisa dentro dessas marcas é a empunhadura, acima delas é o membro superior e abaixo é o membro inferior.
  4. Etapa 4 Dê forma ao arco.
    Molde o arco. Coloque a extremidade inferior do arco em seu pé e uma mão sobre o arco. Com a outra mão, pressione para fora, com a barriga voltada para você. Use esse exercício para catalogar onde o arco é flexível e onde não é. Usando uma faca ou ferramenta semelhante, raspe a madeira dos pontos inflexíveis somente na barriga, até que os membros superiores e inferiores se curvem de forma semelhante. Verifique seu progresso com frequência. Quando os dois membros estiverem mais flexíveis e forem imagens espelhadas um do outro em termos de curva e diâmetro, você estará pronto para a próxima etapa.
    • Você quer que o arco seja mais forte (mais grosso) na empunhadura.
    • Tenha cuidado para esculpir somente a partir da barriga. Uma quantidade excessiva de pressão é exercida na parte de trás do arco, e até mesmo o menor dano à sua estrutura pode promover a quebra.
  5. Etapa 5 Corte entalhes para prender a corda do arco.
    Corte entalhes para segurar a corda do arco. Use sua faca para cortar entalhes que comecem nas laterais e se curvem em direção à barriga do arco e em direção à alça de mão. Deve haver um de cada lado a cerca de 2,5 a 5 cm de cada extremidade do arco. Lembre-se de não cortar sua parte traseira e não faça os entalhes profundos o suficiente para comprometer a resistência das pontas. Faça-os apenas com profundidade suficiente para manter a corda no lugar.
  6. Etapa 6 Selecione uma corda de arco.
    Selecione uma corda de arco. A corda não deve ser elástica, pois a força vem da madeira, não da corda. Se você estiver isolado na natureza, pode ser difícil encontrar uma corda adequada, e talvez seja necessário experimentar vários materiais antes de encontrar uma que tenha a resistência necessária. Algumas possibilidades de materiais para cordas de arco são
    • couro cru
    • corda de náilon fina
    • corda de cânhamo
    • linha de pesca
    • fios de algodão ou seda de lagartas
    • barbante comum
  7. Etapa 7 Amarrar o arco...
    Amarrar o arco. Você precisará fazer um laço frouxo com um nó bem seguro nas duas extremidades da corda do arco antes de passá-la pelo membro inferior e, em seguida, pelo membro superior do arco. Deixe a corda um pouco mais curta do que o comprimento do arco não flexionado, de modo que tanto o arco quanto a corda fiquem esticados.
  8. Etapa 8: Movimente o arco.
    Afine o arco. Pendure-o de cabeça para baixo pela alça de um galho de árvore ou algo semelhante para que você possa puxar a corda para baixo. Puxe para baixo lentamente, verificando se os membros se dobram uniformemente e cortando a madeira conforme necessário, até que você possa puxá-lo para baixo até a distância entre sua mão e sua mandíbula (braço totalmente estendido para fora do ombro).

Construção das flechas

  1. Etapa 1 Selecione as varas para as flechas.
    Selecione as varas para as flechas. As flechas devem ser feitas com as varas mais retas que você puder encontrar. A madeira deve estar seca e morta. Cada flecha deve ter aproximadamente a metade do comprimento do arco ou o comprimento que o arco pode puxar para trás. Não é bom ter flechas que não possam ser puxadas para trás de acordo com o potencial do arco. Considere também esses itens:
    • A madeira verde funciona se você puder dar a ela um tempo extra para secar naturalmente, pois a seiva pode pegar fogo se for colocada sobre o fogo para secar.
    • Algumas plantas fortes e retas para flechas são goldenrod e Mullen . Elas podem ser encontradas nos campos.
  2. Etapa 2 Dê forma às flechas.
    Dê forma às flechas. Você precisará cortar a madeira suavemente ao redor da circunferência da flecha. Você pode endireitar uma flecha aquecendo suavemente a haste sobre brasas - não queime a madeira - e, em seguida, mantendo a flecha reta enquanto a madeira esfria. Faça um pequeno entalhe na ponta traseira de cada flecha para acomodar a corda do arco. Isso é chamado de nock.
  3. Etapa 3 Afie a ponta da flecha.
    Afie a ponta da flecha. A ponta de flecha mais simples é simplesmente uma ponta esculpida na frente da haste da flecha. Você pode talhar essa ponta com uma faca e depois endurecê-la no fogo aquecendo-a suavemente em brasas (novamente, tome cuidado para não queimar ou queimar a madeira).
  4. Etapa 4 Construa uma ponta de flecha...
    Construa uma ponta de flecha se possível. (Isso é opcional). Você pode fazer isso com metal, pedra, vidro ou osso. Com cuidado, use uma pedra pequena ou um martelo para lascar o material em uma ponta e prendê-lo à ponta da flecha. Você pode fazer isso entalhando a madeira, inserindo a ponta da flecha no entalhe e, em seguida, amarrando a ponta da flecha à madeira com algum tipo de corda ou cordão.
  5. Etapa 5 Faça fletchings (opcional).
    Faça fletchings (opcional). Embora os fletchings melhorem o voo da flecha, eles não são necessários para uma arma que possa ser usada em campo. Encontre algumas penas para fazer os fletchings e cole-os (se possível) nas extremidades traseiras das flechas. Você também pode dividir a parte de trás da flecha, deslizar a pena para dentro e enrolar firmemente um fio fino (possivelmente obtido de suas próprias roupas) ao redor do fletching. Se você usar esse método, poderá usar praticamente qualquer coisa como fletching.
    • Os fletchings agem de forma semelhante aos lemes de um navio ou avião pequeno, guiando a flecha pelo ar para uma precisão exata.
    • Eles também têm um efeito semelhante ao de um planador, pois melhoram muito o alcance de voo de uma flecha.
    • No entanto, são um pouco difíceis de aperfeiçoar. Se sua arma for destinada à sobrevivência, isso não é uma prioridade.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Qual deve ser a espessura do arco?
    Você deve ter como objetivo cerca de uma polegada. Não seja muito grosso porque você quer que ele tenha uma leve curvatura, mas se for muito fino, ele se quebrará. As florestas são ótimas para encontrar um bom arco.
  • Pergunta
    Por que tenho de aquecer a vara?
    Se você estiver se referindo à flecha, é para endurecer a ponta da coisa toda. Se você estiver se referindo ao arco, o princípio é o mesmo, é para torná-lo mais duro e durável.
  • Pergunta
    O que mais pode ser usado para fletching?
    Fita adesiva, peles de animais, penas e até serpentinas podem ser usadas.

Vídeo

Dicas

  • Tente obter madeira lisa. A madeira áspera fará com que suas mãos fiquem arranhadas e danificará as penas, fazendo com que ela saia um pouco fora do lugar e você não acerte o alvo.
  • Você pode obter uma curva mais acentuada se molhar o arco e depois curvá-lo até que goste da curva. Não se esqueça de deixá-lo secar.
  • Lembre-se de não fazer o arco muito grande - se fizer isso, você não conseguirá segurá-lo.

Avisos

  • O arco e a flecha detalhados aqui são temporários e não terão vida longa. Quanto mais você usar o arco, maior a probabilidade de ele quebrar. Troque de arco a cada 3 a 5 meses para evitar isso.
  • É melhor levar uma corda de arco com você quando for acampar, pois é difícil fazê-la do zero.
  • Se estiver atirando com outras pessoas, sempre espere que todos terminem de atirar para recolher as flechas.
  • O arco e a flecha são uma arma letal. Tenha cuidado ao usá-los e nunca mire em algo que não pretenda matar.
  • Tenha muito cuidado ao trabalhar com ferramentas afiadas.
  • Mantenha o arco e as flechas fora do alcance de crianças pequenas.
  • O arco e a flecha não são fáceis de usar com eficácia. Se você se encontrar em uma situação em que precise caçar para sobreviver, talvez seja melhor construir armadilhas ou uma arma mais fácil de usar.

Coisas de que você precisará

  • Uma vara de madeira dura: Com cerca de 1,80 metro de comprimento. As madeiras comuns incluem osage, teixo e carvalho. Deve ser o mais reto possível e ter cerca de 5 cm de diâmetro
  • Corda não elástica: Linha de comedor de ervas daninhas, corda de náilon para arco, catgut, tendão, barbante etc.
  • Ferramentas de corte de madeira: Um machado, uma faca de estilete, plainas (pequenas e grandes), um conjunto de limas e lixas
  • Galhos retos para flechas: Cerca de 0,80 m (3 pés) de comprimento.
  • Penas (opcional)
  • Materiais para a ponta da flecha: Pederneira, metal, plástico, etc. (opcional)
  • Lã de aço (opcional)