Como fazer uma escalação de beisebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Tradicionalmente, preencher uma escalação de rebatidas para sua equipe é geralmente uma questão de carregar o topo da escalação com seus rebatedores mais fortes e preencher os espaços restantes (ou 'buracos') com os melhores seguintes até chegar ao final. Se isso funcionará melhor para a sua equipe depende muito do talento e dos pontos fortes e fracos pessoais de cada jogador. No entanto, usar o método tradicional como base para começar o ajudará a identificar as lacunas onde pode fazer mais sentido trocar os rebatedores.

Etapas

Começando forte

  1. Etapa 1 Comece com alguém rápido.1Comece com alguém rápido. Preencha seu primeiro espaço com um de seus três melhores rebatedores. Para decidir entre eles, priorize a velocidade no chão em vez da potência no bastão. Guarde o cara que acerta mais home runs para quando as bases estiverem carregadas. Mas não escolha um rebatedor fraco só porque ele é o corredor mais rápido, pois é provável que o seu rebatedor principal venha a bater com mais frequência! Procure esses pontos fortes para determinar quem deve ocupar o primeiro lugar:
    • Velocidade
    • Batida
    • Roubo de bases
    • Chega à base com frequência
    • Faz contato regular com a bola
    • Raramente faz strike out
  2. Etapa 2 Preencha a posição nº 2 com alguém confiável.2Preencha o segundo lugar com alguém confiável. Novamente, escolha entre um de seus três melhores rebatedores. Como o mais rápido dos três já foi escolhido como o nº 1, decida entre os dois restantes. Escolha aquele que apresentar o desempenho mais consistente, em vez das rebatidas mais potentes, para garantir que o seu líder tenha a chance de chegar à segunda ou terceira base. Escolha o jogador que for melhor em:
    • Bunkts de sacrifício
    • Bater e correr
    • Chegar à base
  3. Etapa 3 Coloque o último de seus três primeiros no espaço nº 3.3Coloque o último de seus três primeiros no espaço nº 3. Leve seus rebatedores nº 1 e nº 2 para casa (ou pelo menos para mais perto dela) selecionando seu melhor rebatedor geral para rebater logo depois deles. Baseie sua decisão na potência e na consistência. Escolha o jogador capaz de enviar as bolas mais longe para o campo externo. No entanto, priorize uma média alta de rebatidas em vez de potência pura. Se isso significar carregar todas as três bases em vez de levar o nº 1 até a casa, faça isso. Seu rebatedor nº 3 deve, idealmente:
    • Estar à vontade para rebater todos os tipos de arremessos.
    • Ter um alto índice de corridas impulsionadas (RBI).
    • Ser capaz de fazer home runs e rebatidas duplas ocasionalmente, se não com frequência.
    • Ter uma média alta de rebatidas.
  4. Etapa 4 Reconsidere suas escolhas nº 2 e nº 3.4Reconsidere suas escolhas nº 2 e nº 3. Observe que quem começar como seu segundo rebatedor provavelmente virá ao bastão com mais frequência. Esteja ciente de que algumas pessoas consideram que isso significa que é mais sensato elevar sua escolha nº 3 (que é seu melhor rebatedor geral) em uma posição. Pense se você deseja ou não fazer o mesmo.

Preenchendo o meio com rebatedores potentes

  1. Etapa 1 Escolha seu rebatedor mais potente para a posição #4.1Escolha seu rebatedor mais potente para a posição #4. Essa posição é conhecida como 'limpeza', portanto, escolha o jogador com maior probabilidade de fazer exatamente isso: limpar as bases dos corredores. Escolha o jogador com maior probabilidade de acertar home-runs ou, se isso não for possível, de mandar a bola para bem longe no campo externo. Force a defesa de seus adversários a perder tempo perseguindo a bola e passando-a de volta para o campo interno. Dê a seus rebatedores nº 1, nº 2 e nº 3 o máximo de tempo possível para chegar em casa.
  2. Etapa 2 Preencha o quinto lugar com seu segundo melhor limpador.2Preencha o quinto lugar com seu segundo melhor limpador. Como ele pode ter uma média de rebatidas abaixo do ideal, espere que seu rebatedor nº 4 faça um strike out ocasionalmente. Quando isso acontecer, use o próximo rebatedor mais potente. Dê aos seus três primeiros rebatedores outra chance de chegar ao home plate. Ou, se o nº 4 foi bem-sucedido no bastão, dê a ele a chance de alcançar a próxima base também.
  3. Etapa 3 Reconsidere suas escolhas para o nº 3, nº 4 e nº 5.3Reconsidere suas escolhas para os números 3, 4 e 5. Entenda que o método tradicional de fazer uma escalação é usar seus melhores rebatedores para as três primeiras vagas e, em seguida, preencher as vagas restantes com o quarto melhor rebatedor, depois o quinto, o sexto e assim por diante. Entretanto, esteja ciente de que há algum debate sobre isso. Considere o seguinte:
    • Como é provável que o 3º rebatedor venha a rebater mais vezes em um jogo do que o 4º e o 5º, a lógica tradicional sustenta que é melhor preencher essa posição com o rebatedor potente que tem a maior média de rebatidas.
    • No entanto, mesmo que o 4º e o 5º tenham menos oportunidades de rebater em um jogo, é mais provável que o façam com mais de uma base carregada.
    • Por esse motivo, algumas pessoas acreditam que a atitude mais inteligente é reservar o rebatedor mais consistente para a quarta ou quinta posição.

Completando a escalação

  1. Etapa 1 Avalie os jogadores restantes.1Avalie seus jogadores restantes. Você pode ter uma equipe sólida de jogadores muito próximos uns dos outros em termos de talento, ou a queda nas habilidades de rebatidas pode ser muito aparente de jogador para jogador. De qualquer forma, analise os pontos fortes e fracos de cada jogador como rebatedor. Pese essas preocupações em relação ao que você provavelmente precisará mais de um determinado buraco na parte inferior da sua escalação.
    • Tradicionalmente, da 6ª à 9ª posição é geralmente determinada pelo talento dos jogadores restantes e colocando-os em ordem decrescente, com o pior rebatedor por último.
  2. Etapa 2 Escolha seus próximos melhores rebatedores para a 6ª e a 7ª posição.2Escolha seus próximos melhores rebatedores para a 6ª e a 7ª posição. A menos que você seja abençoado com uma equipe de estrelas de rebatedores poderosos, espere que seus jogadores restantes sejam mais proficientes em rebater apenas simples. Portanto, caso tanto o primeiro quanto o segundo rebatedor sejam eliminados, preencha as próximas duas vagas de acordo com quem tem o melhor histórico de rebatidas. Aumente suas chances de levar os corredores de base para casa enquanto sua equipe ainda estiver no bastão.
    • Se o sexto e o sétimo melhores jogadores tiverem níveis de desempenho muito próximos, baseie sua decisão em quem é melhor em roubar bases.
    • Preencher a 6ª posição com um forte roubador de bases aumentará suas chances de levar esse corredor de base cada vez mais perto de casa, mesmo que a 7ª, a 8ª e a 9ª só consigam acertar rebatidas simples.
  3. Etapa 3 Decida quem deve ser o nº 8 e o nº 9.3Decida quem deve ser o nº 8 e o nº 9. Agora que você já tem os dois piores rebatedores, descubra onde você quer colocar o pior absoluto. Considere a queda de talento no meio de sua escalação. Descubra quais situações você provavelmente enfrentará quando a rotação de rebatedores se aproximar do fundo do poço.
    • Se tiver uma equipe forte que possa chegar ao final da escalação com apenas um eliminado, talvez seja melhor seguir o método tradicional de colocar o pior rebatedor por último. Dessa forma, se ele for eliminado, será imediatamente seguido por um de seus melhores jogadores.
    • Se você espera ter dois ou mais eliminados bem antes disso, pense no seu oitavo e nono rebatedores em termos de primeiro e segundo. Como eles provavelmente começarão a rotação no próximo inning, escolha quem será o primeiro de acordo com os mesmos critérios que você usou para escolher o primeiro rebatedor.
  4. Etapa 4 Considere alterar a escalação com base em sua oposição.4Considere alterar a escalação com base em seu adversário. Pesquise os arremessadores do outro time. Reveja todos os jogos anteriores que você possa ter jogado contra eles. Considere trocar seus rebatedores por buracos diferentes em sua escalação se achar que isso lhe dará uma vantagem. Por exemplo:
    • Se você tiver um número razoavelmente igual de rebatedores canhotos e destros, alterne entre os dois para representar um desafio constante.
    • Se o arremessador deles for canhoto, reavalie o desempenho de cada rebatedor contra esses arremessadores.
    • Analise os desempenhos anteriores de cada rebatedor contra arremessadores individuais. Por exemplo, se o seu sexto melhor rebatedor em geral se sair melhor contra um arremessador, considere a possibilidade de promovê-lo.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Sinta-se à vontade para alterar a posição de seus melhores rebatedores na escalação para distribuir o talento de forma mais uniforme, se necessário.
  • Uma dessas variações é preencher a segunda lacuna com seu quarto melhor rebatedor, a quarta lacuna com o quinto melhor e a quinta lacuna com o terceiro.
  • Não existe uma fórmula que garanta a melhor escalação.