Como fazer a manutenção de uma espingarda

Autor do artigo:Gabriel Silva

Toda vez que você dispara uma espingarda, resíduos se acumulam em suas partes móveis. Esse acúmulo de resíduos pode causar mau funcionamento da arma, falta de confiabilidade e imprevisibilidade do disparo, cujas consequências podem ser prejudiciais e até mesmo letais. Felizmente, esses problemas de funcionamento podem ser evitados mantendo sua espingarda adequadamente limpa, conservada e armazenada. A manutenção adequada da arma é uma obrigação para qualquer proprietário de arma responsável e, além de garantir a segurança, prolongará a vida útil da arma.

Etapas

Descarregamento

  1. Etapa 1 Aponte a arma para longe de você.
    Aponte a arma para longe de você. Sempre comece apontando a arma em uma direção segura, longe do seu corpo e de qualquer outra pessoa no ambiente. Se possível, limpe a espingarda em momentos em que possa fazê-lo sozinho, sem ninguém por perto.
    • Mantenha o dedo fora do gatilho enquanto aponta a arma para longe de seu corpo.
  2. Etapa 2 Pressione o botão de liberação do ferrolho em uma espingarda de ação de bomba.
    Pressione a liberação do ferrolho em uma espingarda de ação rápida. O destravamento do ferrolho geralmente está localizado na frente ou atrás do guarda-mato. Quando você puxar a trava para trás, a arma esvaziará um cartucho. Faça o ciclo da ação da bomba e repita até que não haja cartuchos visíveis no tubo do carregador ou na câmara.
    • As espingardas de ação de bomba têm um cano, mas o tubo do carregador pode conter vários cartuchos, portanto, certifique-se de verificar cuidadosamente.
  3. Etapa 3 Puxe para trás e solte a alça do ferrolho em uma espingarda de carregamento automático.
    Puxe para trás e solte a alça do ferrolho de uma espingarda de carregamento automático. Ao puxar para trás e depois soltar, a arma esvaziará um cartucho. Continue repetindo essa ação até que não haja cartuchos visíveis no tubo do carregador ou na câmara.
    • Certifique-se de verificar novamente o tubo do carregador, que pode estar armazenando vários cartuchos.
  4. Etapa 4 Abra a dobradiça em uma espingarda de ação interrompida. A dobradiça está localizada entre o receptor e a coronha.
    Abra a dobradiça de uma espingarda de ação interrompida. A dobradiça está localizada entre o receptor e a coronha. Remova o cartucho (a maioria das espingardas de ação interrompida só pode carregar um cartucho por vez) da extremidade da câmara do cano e, em seguida, feche a dobradiça novamente.
    • Se a sua espingarda de ação interrompida for uma arma de fogo de cano duplo, certifique-se de verificar se há cartuchos em ambas as câmaras.
  5. Etapa 5 Remova todos os cartuchos e coloque-os em um local seguro.
    Remova todos os cartuchos e coloque-os em um local seguro. Certifique-se de colocar os cartuchos longe de onde estiver trabalhando - algumas pessoas até recomendam colocar a munição em outro cômodo enquanto estiver limpando a arma, apenas por segurança absoluta.
    • Verifique novamente para confirmar que você removeu todos os cartuchos do carregador/tubo.
    • Coloque o botão de ação do ferrolho de volta no lugar para ter certeza de que não há mais munição na arma.

Limpeza

  1. Etapa 1 Remova o cano.
    Remova o cano. Se você tiver uma espingarda de ação de bomba, torça a tampa da extremidade localizada na parte superior da bomba, bem ao lado do cano. Às vezes, o cano fica preso - se o cano estiver preso, deslize o braço da bomba totalmente para baixo e, em seguida, abra a abertura, o que liberará o cano.
    • Torça o cano para fora da arma.
    • Para espingardas de tiro único, retire o antebraço e, em seguida, remova o cano.
    • Para espingardas semiautomáticas, puxe o mecanismo de ação totalmente para trás. Desparafuse a tampa do antebraço e, em seguida, deslize o antebraço para fora.
  2. Etapa 2 Limpe todos os componentes com um pano limpo.
    Limpe todos os componentes com um pano limpo. Remova o acúmulo de carbono espesso e endurecido, criado pelo atrito do uso. Inspecione e limpe cuidadosamente para remover qualquer vestígio de óleo velho e todo o acúmulo de pó não queimado. Limpe bem todas as fendas.
    • Não se esqueça de limpar também o ejetor e a área ao redor da câmara.
    • Você perceberá que, depois de limpar certas áreas, seu pano ficará preto. Limpe mais essas áreas até que isso não aconteça mais.
  3. Etapa 3 Borrife o solvente livremente em todos os componentes.
    Borrife o solvente livremente em todos os componentes. É melhor borrifar mais solvente do que o necessário do que não o suficiente. Certifique-se de cobrir todas as áreas e concentre-se naquelas que estão visivelmente cobertas de sujeira e acúmulo. Depois de aplicar generosamente o solvente, deixe-o agir por 15 minutos para que a sujeira e o acúmulo sejam bem absorvidos.
    • Há muitos produtos solventes no mercado. Alguns são bastante tóxicos, portanto, leia as instruções e os avisos no frasco antes de usar.
    • Se recomendado pelo fabricante, use uma máscara facial para reduzir a inalação de substâncias tóxicas e use luvas.
    • Alguns produtos solventes são seguros para contato com a pele. Se possível, procure esses produtos e use-os para a limpeza de suas armas. O M-Pro 7 é um desses produtos.
  4. Etapa 4 Esfregue toda a superfície da pistola com uma escova de cerdas macias.
    Esfregue toda a superfície da pistola com uma escova de cerdas macias. Você pode comprar escovas especiais feitas para isso, mas uma escova de dentes com cerdas macias também funciona muito bem. Esfregue bem a superfície, trabalhando com o solvente, o que ajuda a soltar o acúmulo na pistola.
    • Seja minucioso e tente entrar em todos os cantos e fendas com a escova.
  5. Etapa 5 Limpe a pistola com um pano que não solte fiapos.
    Limpe a pistola com um pano que não solte fiapos. Nesse caso, um pano totalmente sem fiapos permite uma limpeza mais eficaz. Limpe toda a superfície da pistola, removendo toda a sujeira e o solvente. Concentre-se nas áreas que estão ficando pretas no pano e limpe até que não apareça mais nada preto.
  6. Etapa 6 Deixe a pistola de molho novamente no insolvente.
    Mergulhe a pistola novamente no solvente. Borrife o solvente em toda a pistola, da mesma forma que fez anteriormente, e limpe-a bem novamente. Concentre-se em todas as áreas que deixam o pano preto e esforce-se para entrar nos cantos e fendas.
    • Essa segunda limpeza deixará a superfície da sua pistola impecável.
  7. Etapa 7 Use um palito de limpeza de pistola para limpar qualquer acúmulo de carbono e pó.
    Use um palito de limpeza de pistola para limpar qualquer acúmulo de carbono e pólvora. Os palitos de limpeza de armas geralmente são feitos de polímero de alta resistência, que não arranhará a superfície da arma. A área mais comum para depósitos de carbono é a câmara, e a maneira mais eficaz de limpá-la é com um palito.
    • Os palitos de limpeza de armas são ferramentas com diferentes tipos de extremidades em forma de gancho e pontiagudas, projetadas para limpar as áreas realmente difíceis de alcançar de sua arma.
    • Eles se parecem muito com os palitos que o dentista usa durante a limpeza de rotina dos dentes.
    • Certifique-se de limpar também os cantos e as laterais do metal, pois há outras áreas em que o acúmulo ocorre com frequência.
  8. Etapa 8 Esfregue o cilindro com um pano limpo e embebido em solvente.
    Passe um pano limpo e embebido em solvente no cano. Use uma haste de limpeza para esfregar o pano no orifício. Repita essa ação com mais panos limpos e embebidos em solvente até que as roupas saiam sem nenhum resíduo visível. Em seguida, use um pano seco para limpar qualquer sujeira restante do cano.
    • Mergulhe outro pano limpo em óleo e esfregue o cano com ele, o que o protegerá da ferrugem.
    • Em vez de usar uma haste de limpeza e um pano para limpar o cano, experimente um cotonete de espuma reutilizável feito especialmente para a limpeza de armas. Ele se parece com um cotonete doméstico, só que muito maior, e você pode remover a ponta, lavá-la e reutilizá-la.
    • Para uma limpeza menos precisa em uma espingarda de ação de bomba, passe uma serpentina no cano. Esse é um bom instrumento para ser usado quando a arma não precisa de uma limpeza profunda, mas sim de um retoque rápido.

Lubrificação e armazenamento

  1. Etapa 1 Lubrifique os componentes que necessitam de lubrificação.
    Lubrifique os componentes que necessitam de lubrificação. Os componentes que necessitam de óleo variam de arma para arma, portanto, verifique o manual da arma para obter informações sobre as áreas específicas que precisam de óleo em sua arma de fogo específica. Se não tiver um manual, inspecione a arma para verificar as áreas que apresentam desgaste visível e aplique o óleo nesses locais.
    • O óleo ajuda na preservação da arma e deve ser usado com moderação.
    • Certifique-se de lubrificar os trilhos do ferrolho e o próprio ferrolho para evitar a oxidação.
    • Evite passar óleo ao redor do alojamento e do pino de disparo, o que pode causar mau funcionamento e impedir que a arma dispare.
  2. Etapa 2 Limpe a superfície com um pano limpo para remover o excesso de óleo.
    Limpe a superfície com um pano limpo para remover o excesso de óleo. Se acidentalmente houver óleo nas partes de madeira da espingarda, limpe imediatamente o óleo com um pano limpo e seco.
    • O óleo de arma pode amolecer a madeira, fazendo com que ela seja mais facilmente arranhada e amassada.
  3. Etapa 3 Abra a abertura e coloque o cano de volta.
    Abra a abertura e coloque o cano de volta. Gire a tampa da extremidade para trás e, em seguida, feche a abertura, recolocando totalmente o cano na espingarda. Inspecione visualmente o exterior para verificar se há áreas sujas remanescentes. Se encontrar alguma, limpe-a com um pano limpo e que não solte fiapos.
    • Sempre lave as mãos depois de manusear a arma e os materiais de limpeza.
  4. Etapa 4 Faça um teste rápido de funcionamento.
    Faça um teste rápido de funcionamento. Sempre faça isso antes de recarregar a arma. Abra e feche o gatilho, coloque a espingarda no ombro e mire-a em alguma coisa para ter certeza de que tudo está certo.
  5. Etapa 5 Armazene a arma em um estojo rígido em vez de um estojo de tecido.
    Guarde sua arma em um estojo rígido em vez de em um estojo de tecido. Os estojos de pano absorverão o óleo que você acabou de aplicar na arma, o que pode causar ferrugem.
    • Coloque um pacote de dessecante de umidade no estojo com a arma. Isso ajudará a reduzir o acúmulo de umidade enquanto a arma estiver sendo armazenada.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Tenho uma Beretta 20ga que não pega os cartuchos carregados no cano. Há alguma ideia para consertá-la?
    Com uma etiqueta de preço como essa, você deve levá-la a uma oficina. Você quer ter certeza de que não vai danificar uma arma de qualidade como essa.
  • Pergunta
    O que devo usar se não tiver óleo ou um pano que não solte fiapos?
    O óleo para pistola não é muito caro, portanto, tente conseguir algum; se não conseguir, use um óleo 3 em 1 ou WD-40. Toalhas de papel são bons substitutos para um pano.

Vídeo

Dicas