Como fazer a manutenção de uma pistola (arma de mão)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Manutenção adequada de uma arma de fogo é uma etapa óbvia para qualquer proprietário de arma e é absolutamente necessária para a segurança e a eficácia ideais! Realizar a manutenção é a melhor chance que o proprietário tem de inspecionar a pistola e seus componentes quanto a desgaste excessivo ou quebra interna. Armas de fogo com manutenção inadequada ou sem manutenção tornam-se cada vez menos confiáveis. A falta de confiabilidade pode ter consequências prejudiciais se você tiver um mau funcionamento ao usar a arma em qualquer circunstância.

Por fim, se for feito de forma adequada e consistente, todo o processo de limpeza aprimora suas técnicas de manuseio seguro de armas, que lhe servirão bem em todas as situações. Certifique-se de ler o manual do proprietário para saber como desmontar e remontar corretamente a marca e o modelo específicos de sua arma.

Passos

Descarregue sua arma de mão com segurança

  1. Etapa 1 Manuseie sua arma de fogo...
    Manuseie sua arma de fogo com segurança. Sempre mantenha o cano apontado em uma direção segura, trate a arma de fogo como se estivesse carregada e mantenha o dedo fora do gatilho.
  2. Etapa 2 Ejete o carregador.
    Ejete o carregador.
  3. Etapa 3 Esvazie a câmara.
    Esvazie a câmara.
    • Puxe a corrediça para trás e verifique visual e fisicamente (enfie o dedo lá dentro) se não há nenhum cartucho no compartimento do carregador ou na câmara.
    • Certifique-se de que sua arma de fogo está descarregada. Você não quer uma explosão inesperada ao descarregar a arma de fogo.
  4. Etapa 4 Certifique-se de remover toda a munição da área, de preferência para outro cômodo, enquanto limpa a arma.
    Certifique-se de remover toda a munição da área, de preferência para outro cômodo, enquanto limpa a arma.

Desmontagem da arma de fogo

  1. Etapa 1 Desmonte a arma de fogo com segurança.
    Desmonte a arma de fogo com segurança. Em muitos modelos modernos, esse é um processo relativamente simples. Desencaixe o martelo (ou o percussor) e puxe as abas de desmontagem. Depois de puxar em direção à parte traseira da armação, a corrediça deve poder se mover livremente para fora da parte frontal da arma de fogo.
    • O processo real pode variar muito, dependendo do modelo da arma de fogo que você está desmontando.
    • Usuários de Glock e Steyr: Certifique-se de que sua arma de fogo esteja descarregada, pois você deve puxar o gatilho da arma de fogo para iniciar o processo de remoção de campo.
  2. Etapa 2 Identifique as peças que você está limpando.
    Identifique as peças que você está limpando. Há quatro peças principais em cada pistola semiautomática (embora elas possam ser fixadas de maneiras diferentes).
    • Estrutura: é a coronha (ou 'empunhadura') da arma de fogo. O conjunto do gatilho geralmente está embutido na armação e o compartimento do carregador está localizado dentro da coronha.
    • Corrediça: a peça de metal na parte superior da arma de fogo; ela mantém a câmara selada, compensa o recuo (em muitas semiautomáticas) e abriga o pino de disparo (e alguns outros componentes). Se você tiver uma armação de polímero, é nela que está 70% (ou mais) do peso da arma.
    • Cano: o conjunto do cano é o cano e a câmara. Tenha cuidado com a extremidade do cano e com o início do estriamento (dentro do cano), pois esses são os dois aspectos mais importantes que afetam a precisão e podem facilmente afetá-la negativamente se forem danificados.
    • Haste de guia e mola de recuo: geralmente são uma peça única. A haste guia guia a corrediça à medida que ela recua e a mola de recuo puxa a corrediça de volta para o lugar após o disparo da bala.

Limpeza da pistola

  1. Etapa 1 Limpe todos os componentes usando alguns panos, mas não é necessário usar um pano que não solte fiapos.
    Limpe todos os componentes usando alguns panos, mas não é necessário usar um pano que não solte fiapos.
    • Remova o máximo que puder do acúmulo de carbono espesso e endurecido criado pelo atrito do uso e pela queima de pó. Limpe também o óleo velho e todo o acúmulo de pólvora não queimada.
    • Limpe a parte interna do compartimento do carregador, o ejetor, os trilhos de guia e a área ao redor da câmara. Algumas áreas ficarão pretas com os panos/patches (limpe mais essas áreas).
    • Nesta etapa, não é necessário ter precisão; limpe rapidamente.
  2. Etapa 2 Aplique solvente (de preferência...
    Aplique solvente (de preferência projetado para ser seguro para entrar em contato contínuo com a pele, como o M-Pro 7) em todos os componentes possivelmente sujos.
    • A maioria dos fabricantes de armas de fogo projeta componentes (até mesmo o polímero) para serem usados com segurança com qualquer solvente, mas certifique-se de que não haja tipos de solventes contra os quais o fabricante adverte.
    • Não é necessária uma quantidade generosa de solvente.
  3. Etapa 3 Deixe o solvente agir por alguns minutos.
    Deixe o solvente agir por alguns minutos. Certifique-se de que todas as áreas com sujeira, acúmulo de carbono ou pó não queimado tenham o solvente absorvido.
  4. Etapa 4 Esfregue toda a pistola com uma escova (sem cerdas de metal; use algo como uma escova de dentes).
    Esfregue toda a pistola com uma escova (sem cerdas de metal; use algo parecido com uma escova de dentes). Isso age no solvente e solta o acúmulo de resíduos na pistola. Tente entrar em todos os cantos e fendas.
  5. Etapa 5 Limpe a pistola com um pano que não solte fiapos (você pode comprar um pano pré-cortado, mas uma camisa de algodão velha limpa ou meias também funcionam).
    Limpe a pistola com um pano que não solte fiapos (você pode comprar um pano pré-cortado, mas uma camisa ou meias de algodão velhas e limpas também funcionam). Vá para todos os lugares onde você colocou o solvente (deve estar praticamente em todos os lugares) e limpe-os até que fiquem limpos.
  6. Etapa 6 Limpe a...
    Limpe toda a pistola (por dentro e por fora) com um pano sem fiapos embebido em solvente e procure novamente por áreas que estejam escurecendo o pano e limpe-as.
  7. Etapa 7 Use a picareta para remover pedaços grossos de carbono ou acúmulo de pó, ou acúmulo em partes apertadas da pistola.
    Use a picareta para remover qualquer pedaço grosso de carbono ou acúmulo de pólvora, ou acúmulo em partes apertadas da pistola.
    • A área mais comum com depósitos de carbono é a câmara. O acúmulo ocorre nos cantos das peças de metal.
  8. Etapa 8 Utilize uma escova de furo para remover qualquer acúmulo do cano.
    Use uma escova de furo para remover qualquer acúmulo do cano.
    • Percorra todo o comprimento do cano pelo menos cinco vezes (mais se você tiver atirado muito desde a última limpeza).
    • Certifique-se de não inverter a direção com a escova no cano. Em vez disso, empurre-a até o fim e depois até o fim (deixando as cerdas mudarem de direção fora do cano).
  9. Etapa 9 Limpe o cilindro com um pano embebido em solvente.
    Limpe o cilindro com um pano embebido em solvente. Repita com panos limpos (ainda embebidos em solvente) até que um pano saia limpo. Em seguida, esfregue-o com um pano embebido em óleo. Essa camada de óleo protegerá o barril da oxidação (ferrugem).
    • Se a ferrugem estiver presente em pequenas quantidades, talvez seja possível removê-la com um pouco de limpador ou óleo para armas e uma boa escova abrasiva, usando esses itens para esfregar. No entanto, se estiver corroendo o metal, a arma provavelmente precisará de uma limpeza seguida de um novo acabamento.
  10. Etapa 10 Lubrifique todos os componentes que necessitam de lubrificação.
    Lubrifique todos os componentes que precisam de lubrificação. Muitas vezes, o manual da pistola apresenta áreas específicas que precisam de óleo, mas uma rápida olhada no desgaste da pistola lhe dará uma boa indicação de onde aplicar o óleo.
  11. Etapa 11 Após uma limpeza completa, a próxima etapa da manutenção da arma de fogo é lubrificá-la adequadamente.
    Após uma limpeza completa, a próxima etapa da manutenção de sua arma de fogo é lubrificá-la adequadamente. A lubrificação é tão importante, se não mais, do que a limpeza. Para evitar o mau funcionamento de suas armas de fogo, a lubrificação adequada é essencial e a lubrificação adequada protege as peças metálicas contra a corrosão. Muitas pessoas usam o óleo Rem, mas existem outras opções mais eficazes. Ao decidir que tipo de lubrificação usar, é bom entender o que se está tentando realizar. Os principais objetivos são evitar o desgaste e a corrosão. Saber quais condições causam esses problemas nos ajuda a decidir o que usar para manter o bom funcionamento das armas de fogo. As armas de fogo produzem forças momentâneas elevadas quando são disparadas. Essas forças elevadas podem, muitas vezes, fazer com que uma camada de óleo entre duas peças seja espremida, resultando em esmerilhamento, o que causa desgaste. Para evitar que isso aconteça, as empresas adicionam sólidos microscópicos ao óleo, o que proporciona uma 'proteção de limite'. Basicamente, é mais difícil espremer sólidos microscópicos do que espremer um líquido. Os produtos que fornecem essa proteção de limite são conhecidos como aditivos 'antidesgaste' ou de 'pressão extrema' (AW/EP), portanto, procure-os em óleos para armas de fogo como o óleo Lubrikit FMO 350-AW. Esse óleo é excelente para penetrar em espaços apertados, mas é espesso o suficiente para permanecer onde você o coloca e fornece a proteção necessária para os limites.
    • Uma dica: ao lubrificar uma peça, coloque uma camada que cubra toda a peça, com espessura suficiente para deixar uma impressão digital distinta depois de tocá-la.
    • Lubrifique todos os componentes que necessitam de lubrificação. Muitas vezes, o manual da arma apresenta áreas específicas que precisam de óleo, mas uma rápida olhada no desgaste da arma lhe dará uma boa indicação de onde aplicar o óleo.
    • Certifique-se de lubrificar as áreas ao redor das peças rotativas, como a base do martelo ou o conjunto do gatilho.
    • Tente manter o óleo longe das aberturas do alojamento do pino de disparo (o óleo é um coletor de sujeira e acúmulo de pólvora, e o acúmulo ao redor do pino de disparo pode impedir que ele dispare).
  12. Etapa 12 Depois de lubrificar a arma de fogo, uma graxa leve deve ser usada nas partes deslizantes.
    Depois de lubrificar sua arma de fogo, uma graxa leve deve ser usada em suas partes deslizantes. O uso de graxa tem sido discutido com frequência on-line, mas, como é um conceito novo, muitos não o experimentaram. Armeiros reconhecidos estão recomendando seu uso, especialmente nos trilhos da armação de pistolas automáticas.
    • A graxa é melhor em peças deslizantes, pois esses tipos de peças tendem a perder óleo rapidamente. À medida que as peças deslizam para frente e para trás, o óleo é empurrado para fora do caminho, deixando o metal exposto. A graxa foi projetada para permanecer no lugar e as boas graxas, como a Lubriplate SFL-0, mantêm as peças deslizantes cobertas. O poder de permanência da graxa mantém as peças protegidas mesmo após o uso contínuo.
    • É importante certificar-se de que a graxa tenha uma base segura para os metais em que está sendo usada. Bases de graxa como alumínio e lítio são as melhores (compostos clorados não são aceitáveis).
    • Certifique-se de que a graxa seja fina o suficiente para não inibir a ação da arma (geralmente NLGI #0 é a melhor). Procure também boas características de trabalho a frio, resistência a ácidos/alcalinos e água (especialmente água) e, de preferência, que não manche (manchas pretas de graxa não são atraentes em sua camisa e calça).
    • Não se esqueça de lubrificar os trilhos-guia e as ranhuras nas quais eles se encaixam na estrutura e na corrediça.
    • Use um bom óleo antidesgaste e anticorrosão para aplicação geral e uma graxa leve à base de alumínio nas partes deslizantes de sua arma de fogo e você a manterá funcionando sem problemas por gerações.

Remontagem da pistola

  1. Etapa 1 Remonte a pistola e verifique se todas as peças estão funcionando corretamente.
    Remonte a pistola e certifique-se de que todas as peças estejam funcionando corretamente.
    • Um teste rápido para verificar a funcionalidade adequada é colocar a corrediça no suporte; certifique-se de que ela volte completamente para a bateria (até o fim). Se isso não acontecer, a mola de recuo pode não estar ajustada corretamente.
    • Certifique-se de que ela esteja descarregada (veja acima) e puxe o gatilho; você deverá ouvir um clique. Recolha a corrediça novamente ou, se a pistola for de ação dupla, engatilhe o martelo (ou percussor) novamente.
  2. Etapa 2 Limpe toda a arma e remova o excesso de óleo.
    Limpe toda a arma e remova o excesso de óleo.
  3. Etapa 3 Limpe o cano com um pano seco logo antes de começar a atirar para remover qualquer resíduo de óleo.
    Limpe o cano com um pano seco logo antes de começar a atirar para remover qualquer resíduo de óleo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Por quanto tempo posso guardar uma pistola sem limpá-la se ela nunca tiver sido disparada?
    Contanto que você a mantenha em um cofre seco e que ela tenha sido lubrificada antes de ser guardada, ela durará para sempre. Quase todas as armas que não sejam sucatas durarão a vida inteira se você limpá-las após cada uso e guardá-las corretamente, ou seja, em um cofre, sem umidade e com óleo.

Vídeo

Dicas

  • Em caso de dúvida, consulte um armeiro certificado que tenha muitos anos de experiência.
  • Uma camada muito leve (quase invisível) de óleo na parte externa das peças de metal evitará a ferrugem ao impedir a saturação de umidade.
  • Se você usar balas de chumbo, talvez seja necessário mergulhar o cano em solvente (se ele não tiver sido limpo completamente há algum tempo). Mergulhe-o em um solvente seguro para a pele ou compre tampões para barril para vedar as extremidades do barril enquanto ele estiver cheio de solvente.

Avisos

  • Certifique-se de que o solvente seja seguro para a sua arma e, de preferência, seguro para contato contínuo com a sua pele.
  • Sempre limpe a pistola em uma área bem ventilada, pois os vapores de solventes ou óleos podem ser prejudiciais à saúde se inalados.
  • Lave as mãos após manusear a arma e os materiais de limpeza.
  • A menos que você seja um armeiro autorizado pelo revendedor, nunca use ferramentas elétricas para acelerar o processo de limpeza.
  • Mantenha o óleo longe das aberturas do alojamento do pino de disparo (o óleo é um coletor de sujeira e acúmulo de pó, e o acúmulo em torno do pino de disparo pode impedir que ele dispare).
  • Mantenha óleo e solvente longe de sua munição. O óleo pode penetrar no primer e fazer com que a munição não dispare. Em outros casos, o solvente fez com que as munições disparassem.

O que você precisará

  • Uma pistola suja (usada).
  • Pano sem fiapos (você pode comprar um pano pré-cortado, mas uma camisa velha limpa ou meias também funcionam).
  • Solvente (de preferência projetado para ser seguro para entrar em contato contínuo com a pele, como o M-Pro 7).
  • Óleo projetado especificamente para uso com armas de fogo, como o Breakfree CLP.
  • Palito (ou outro objeto de metal macio e afiado, como um palito de alumínio).
  • Escova de cano para o calibre que estiver limpando.
  • Escova (sem cerdas de metal, como uma escova de dentes)
  • Limpadores de cano padrão, úteis em orifícios pequenos ou reentrâncias onde uma escova e/ou palheta não alcançam.
  • Cotonetes de algodão (como os 'cotonetes') também funcionam muito bem para isso.