Como parecer assustador num bairro difícil

Autor do artigo:Gabriel Silva

Muitas pessoas têm de viver em bairros que são considerados rudes ou perigosos. Se se encontrar nesta situação, pode ser útil tentar parecer um pouco assustador e mais duro para evitar que as pessoas o incomodem. Não deve sair do seu caminho para fazer uma cena ou chamar a atenção negativa para si, mas pode trabalhar para ter uma aparência confiante que o impeça de parecer um alvo fácil. Você pode parecer assustador em um bairro difícil usando roupas velhas, mantendo uma boa postura com a cabeça erguida, andando com um passo confiante, estando alerta ao seu redor e sendo um pouco imprevisível.

Passos

Alterando sua aparência

  1. Passo 1 Use roupas que se encaixem.
    Use roupas que se encaixem. Se você está em um bairro difícil, a maioria das pessoas provavelmente não está usando ternos caros, muitas jóias brilhantes e sapatos brilhantes. Tem de usar roupas que o façam integrar-se e não que o destaquem de uma forma que o torne um alvo. Escolha roupas simples, como calças de ganga, calças de fato de treino, t-shirts simples, camisolas e casacos que não pareçam novos. Considere usar roupas um pouco surradas, talvez até sujas.
    • Se estiver a ir ou a voltar do trabalho ou de algum lugar onde tenha de usar roupas bonitas, considere usar as roupas velhas enquanto estiver no bairro difícil e mudar para as roupas bonitas quando chegar ao seu destino.
  2. Passo 2 Usar maquilhagem escura.
    Usar maquilhagem escura. Isto aplica-se principalmente às mulheres, mas não está fora de questão para os homens. Se é uma pessoa que tende a parecer alegre, e especialmente se costuma usar maquilhagem que lhe dá uma aparência agradável, isto pode ser uma desvantagem para si. Usar batom escuro, sombra de olhos e evitar qualquer maquilhagem de cores vivas pode dar-lhe uma aparência mais dura que pode desencorajar as pessoas de se meterem consigo.
  3. Passo 3 Mantenha a cabeça erguida.
    Mantenha a cabeça erguida. Quando estiver a andar num bairro difícil, é bom manter a cabeça erguida, por várias razões. Por um lado, ter a cabeça baixa projecta fraqueza e tende a fazer com que pareça mais um alvo. Dá a aparência de medo e de estar a tentar não ser notado. Em segundo lugar, deve ser capaz de ver claramente à sua volta para se manter alerta sobre o que o rodeia. Ter a cabeça baixa restringe a sua capacidade de ver e impede-o de estar atento.
    DICA DO PERITO

    Dany Zelig

    Treinador de defesa pessoal
    Dany Zelig é o fundador e proprietário da Tactica e do Tactica Krav Maga Institute, com sede em São Francisco, Califórnia. É um instrutor de Krav Maga israelita de 2ª geração de Imi Lichtenfeld, certificado diretamente pelo discípulo mais antigo de Imi e Chefe do Comité de Classificação. Recebeu a sua certificação de Instrutor de Krav Maga Militar do Instituto Wingate em Israel em 1987.
    Instrutor de Defesa Pessoal Dany Zelig

    Não te deixes parecer uma presa fácil. Na natureza, os predadores querem naturalmente atacar a presa mais fácil que puderem, e a maioria dos predadores não atacará outros predadores. Os criminosos perseguem as pessoas que parecem não estar preparadas para ripostar, e normalmente evitam as pessoas que parecem confiantes e que não se vão embora facilmente. Há uma boa hipótese de o criminoso atacar outra pessoa.

  4. Passo 4 Manter uma boa postura corporal.
    Mantenha uma boa postura corporal. Para além de manter a cabeça levantada, deve andar com o corpo todo direito. As pessoas que caminham de forma desleixada dão automaticamente a impressão de fraqueza. As pessoas que têm uma boa postura parecem ser mais confiantes. Mantenha as costas direitas e os ombros ligeiramente puxados para trás.
    • Este tipo de postura mostra que não tem medo de ser visto, enquanto que andar desleixado faz com que as pessoas pensem que se está a tentar esconder.
    • Uma boa postura projecta força e é mais provável que impeça as pessoas de o incomodarem.
  5. Passo 5 Guardar o telemóvel.
    Mantenha o telemóvel afastado. Isto tem duas funções: minimizar a distração e não revelar abertamente objectos de valor. Uma pessoa que esteja a falar ao telemóvel provavelmente não está a prestar muita atenção ao que a rodeia, pelo que é apenas mais um ponto fraco. Além disso, falar ao telemóvel mostra às pessoas que tem pelo menos um objeto de valor consigo e dá-lhes a ideia de que pode ter mais.
    • Se tiver um saco de algum tipo, este pode ser um bom local para guardar o telemóvel. Se o guardar num bolso, procure um bolso solto que não destaque o contorno do telemóvel.

Gerir o seu comportamento

  1. Passo 1 Caminhe com um ritmo moderado.
    Caminhe com um ritmo moderado. A velocidade a que caminha pode ter um impacto significativo na sua aparência para as pessoas à sua volta. Se estiver a andar demasiado depressa, parecerá inquieto e será mais visível como um potencial alvo. Deve caminhar a uma velocidade que mostre que sabe onde está e para onde vai. Dê passos regulares e confiantes. Se parecer que está a andar demasiado devagar, pode parecer que se sente deslocado e isso será notado.
    • Andar com um objetivo pode impedir as pessoas de o incomodarem, porque mostra que sabe o que está a fazer.
  2. Passo 2 Observe sempre o que o rodeia.
    Observe sempre o que o rodeia. Isto é semelhante a manter a cabeça levantada, mas leva o comportamento um pouco mais longe. Ao tentar parecer assustador ou duro, é importante olhar continuamente à sua volta em todas as direcções. Se mantiver a cabeça para a frente e se concentrar numa coisa ao longe, vai parecer que tem medo do que está à sua volta. Faça questão de olhar para coisas específicas à sua direita e à sua esquerda, demorando o seu olhar o tempo suficiente para perceber os detalhes, mas não tanto tempo que esteja a olhar fixamente.
    • O principal objetivo deste comportamento é mostrar a qualquer pessoa que o esteja a observar que está totalmente consciente do que o rodeia e que não está distraído. Se parecer que está distraído, é mais provável que pareça um alvo fácil.
    • Certifique-se de que controla a velocidade a que olha em redor. Se mexer a cabeça rapidamente em todas as direcções, parecerá mais paranoico do que controlado.
  3. Passo 3 Seja um pouco imprevisível.
    Seja um pouco imprevisível. Este é o tipo de comportamento que requer um pouco mais de delicadeza, mas pode ser uma tática útil. Pense na pessoa que vê na esquina da rua a gritar com ninguém em particular. Esta pode ser uma forma útil de parecer um pouco estranho e evitar que as pessoas o incomodem. Grite 'não' bem alto de vez em quando ou vire-se para o lado e grite com um objeto, como uma árvore ou um banco.
    • Se parecer um pouco instável, tem mais hipóteses de ser deixado em paz. Seja criativo com o comportamento que exibe e com o que diz, mas certifique-se de que não é dirigido a ninguém.
  4. Passo 4 Mantenha-se sóbrio.
    Mantenha-se sóbrio. Não é invulgar, em muitas cidades, as pessoas irem a bares, beberem até mal se aguentarem em pé e depois irem para casa. Se já esteve perto de alguém que está tão bêbedo que tropeça, este comportamento está longe de ser intimidante. Na verdade, esta pessoa parece ser alguém de quem se poderia facilmente aproveitar. Manter-se sóbrio ajudá-lo-á a manter-se alerta, o que é muito mais assustador do que andar a tropeçar confuso.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Sempre que possível, é melhor ficar com outras pessoas. As pessoas que estão sozinhas tendem a atrair mais atenção porque são vistas como mais fracas. Um grupo de 2 ou 3 pessoas é menos visado.
  • Se você não estiver familiarizado com a área, provavelmente é mais seguro evitá-la.

Avisos

  • Se sabe que está num local pouco seguro, não parta para a ofensiva, encarando as pessoas ou agindo de forma agressiva. Você ainda quer permanecer discreto, e não deliberadamente atrair atenção para si mesmo.