Como fazer um salto em distância

Autor do artigo:Gabriel Silva

O salto em distância é um evento de atletismo que exige velocidade, além de um salto forte. Aprender a saltar em distância pode parecer uma tarefa complicada, mas se você analisar as etapas, na verdade, é bem simples. A técnica e a forma adequadas são importantes para maximizar a distância de seu salto. Há três fases no salto em distância: a aproximação, a decolagem e a aterrissagem. Depois de pegar o jeito, você descobrirá que esse evento de atletismo é divertido e recompensador.

Etapas

Marcando seu ponto de partida

  1. Etapa 1 Decida com qual pé vai decolar.
    Decida com qual pé vai decolar. O pé de decolagem é aquele que atinge a prancha de decolagem; é o pé com o qual você salta da prancha. Geralmente, um saltador longo destro decola com o pé esquerdo. Os novos saltadores podem experimentar os dois estilos para ver qual funciona melhor.
    • Para determinar seu pé de decolagem, peça a um amigo que o empurre gentilmente por trás. O pé com o qual você dá um passo à frente é o seu pé dominante e pode ser usado para a decolagem.
    • Como alternativa, você pode determinar seu pé de decolagem pensando em qual pé você chuta ou qual pé lidera quando você pula sobre algo, como um obstáculo.
  2. Etapa 2 Calcule o número de passadas que você dará.
    Calcule o número de passadas que você dará. Pratique sua corrida várias vezes para determinar quantas passadas você dará antes de executar o salto. Geralmente, o número de passadas corresponde à sua idade, por exemplo:
    • 10 anos = 10-11 passadas
    • 11 anos = 10-12 passadas
    • 12 anos = 11-13 passos
    • 13 anos = 12-14 passos
    • 14 anos = 13-15 passos
    • 15 anos = 14-16 passadas
    • 16 anos = 15-17 passadas
    • 17 anos = 15-21 passadas
  3. Etapa 3 Determine seu ponto de partida.
    Determine seu ponto de partida. Para descobrir o ponto de partida do seu salto, comece de costas para a caixa de areia no ponto de onde você vai saltar. Corra em direção à área de onde você geralmente começa, mas corra apenas o mesmo número de passadas que você determinou que dará antes de saltar. O local onde você termina a última passada é o ponto de partida. Faça isso várias vezes e ajuste seu ponto de partida, se necessário.
    • Outra maneira de determinar o ponto de partida é começar de um determinado ponto da pista e correr para frente o número de passadas que você determinou que dará. Marque o ponto de sua última passada.
    • Faça isso várias vezes para que você possa encontrar uma distância média com base no número de passadas.
  4. Etapa 4 Coloque marcadores em seu ponto de partida.
    Coloque marcadores em seu ponto de partida. Você precisará usar marcadores visíveis que se destacarão dos outros saltadores que têm um ponto de partida semelhante. Você pode colocar cones, pequenas bandeiras, pedras de cores vivas ou fita colorida no ponto de partida. Coloque-os na lateral da pista para que não atrapalhem os saltadores ou as pessoas que estão competindo em outros eventos.

Preparando a aproximação

  1. Etapa 1 Comece com o pé de decolagem para frente.
    Comece com o pé de decolagem para frente. Essa é a posição inicial. Incline-se ligeiramente para a frente e fique de costas para o box. Certifique-se de estar posicionado no meio da pista.
  2. Etapa 2 Corra pela pista.
    Corra pela pista. A aceleração gradual é fundamental e, depois de algumas passadas, você deve estar em uma posição vertical de corrida. Mantenha a cabeça e os olhos para cima em vez de olhar para baixo. Corra a toda velocidade até chegar à prancha de decolagem.
  3. Etapa 3 Abaixe o centro de gravidade no penúltimo passo.
    Abaixe o centro de gravidade no penúltimo degrau. Coloque o pé no chão, abaixe os quadris, dobre o joelho e flexione o tornozelo para abaixar o centro de gravidade.
  4. Etapa 4 Encurte sua última passada.
    Encurte sua última passada. Encurte seu último passo para manter a velocidade. Coloque o pé apoiado no chão à frente do corpo. Flexione as articulações da perna para elevar o centro de gravidade.

Decolagem

  1. Etapa 1 Coloque o pé de decolagem no chão.
    Coloque o pé de decolagem no chão. É importante que você coloque o pé de decolagem no chão, em vez de usar o calcanhar ou o dedo do pé. Se você decolar com o calcanhar, sua velocidade será reduzida. Se decolar com os dedos dos pés, o salto será instável e haverá maior risco de lesão.
  2. Etapa 2 Gire o joelho dianteiro e o braço oposto para cima.
    Balance o joelho da frente e o braço oposto para cima. Para aumentar a força contra o solo, balance o joelho dianteiro (aquele com o qual você decola) e o braço oposto para cima. Mantenha o resto do corpo em uma posição ereta.
  3. Etapa 3 Pule para aumentar a distância, não a altura.
    Pule para aumentar a distância, não a altura. Concentre-se em fazer o salto o mais longo possível e não o mais alto possível. Olhe à sua frente, em vez de olhar para a prancha ou para a areia, para manter o impulso para frente.

Aterrissagem do salto em distância

  1. Etapa 1 Experimente a técnica da vela se você for iniciante.
    Experimente a técnica da vela se você for iniciante. Para fazer isso, impulsione a perna livre (oposta à perna de decolagem) para frente o máximo possível. Enquanto estiver no ar, leve a perna de decolagem para frente também, de modo que suas pernas fiquem paralelas uma à outra.
  2. Etapa 2 Tente o hitch-kick ou a suspensão se você for um saltador avançado.
    Tente o chute de carona ou a suspensão se você for um saltador avançado. Para fazer o hitch-kick, gire seus braços e pernas para neutralizar a rotação para frente no ar. Para o hang, para neutralizar a rotação para frente, estenda o corpo de modo que os braços fiquem acima da cabeça e as pernas penduradas.
  3. Etapa 3 Balance os braços para baixo e levante as pernas.
    Balance os braços para baixo e levante as pernas. Quando estiver se preparando para aterrissar, balance os braços para baixo e levante as pernas antes de alcançar a areia.
  4. Etapa 4 Incline seu corpo para frente.
    Incline seu corpo para a frente. Lembre-se de que a distância é medida pela parte do corpo que cai mais para trás, portanto, faça o possível para evitar cair para trás ou encostar as mãos no fosso atrás do corpo.
  5. Etapa 5 Dobre os joelhos para suavizar o impacto.
    Dobre os joelhos para suavizar o impacto. Leve os braços para a frente para ajudá-lo a manter o equilíbrio e evitar cair. Quando os calcanhares tocarem o fosso, pressione os pés para baixo e puxe os quadris para cima. Isso, além de seu impulso, levará seu corpo além da marca onde os calcanhares tocaram o chão.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço para chegar mais longe no salto?
    Quanto mais fortes forem suas pernas, mais longe você conseguirá saltar. Trabalhe a força das pernas (e do core também, pois isso ajuda muito a correr mais rápido, especialmente no sprint) para melhorar seu salto, juntamente com o trabalho em aspectos técnicos - usar os braços de forma a ajudá-lo a se impulsionar para a frente, sempre se levantar com o pé ao saltar em vez de apenas empurrar para a frente etc.
  • Pergunta
    É permitido aterrissar em um pé só no salto em distância?
    Sim, mas todos os melhores saltadores aterrissam com os dois pés. É mais fácil se lesionar aterrissando em um pé só.
  • Pergunta
    Posso fazer uma corrida de velocidade em apenas 10 passos?
    Sim, se você se sentir confortável com isso. Muitos saltadores dão alguns passos a mais do que isso.

Dicas

  • Mantenha sua cabeça erguida. Certifique-se de que seu queixo esteja paralelo ao chão e que seus olhos estejam voltados para cima. Se olhar para baixo, você saltará para baixo.
  • Tente jogar os braços para trás e, em seguida, jogá-los para frente ao aterrissar para obter maior distância e equilíbrio.
  • Pratique com frequência, mas evite realizar mais de 10 saltos em uma sessão.

Vídeo