Como aprender a nadar quando adulto

Autor do artigo:Gabriel Silva

A natação é uma ótima maneira de manter a forma e se divertir na água, e pode ser aprendida em qualquer idade. Independentemente de nunca ter entrado em uma piscina antes ou de precisar apenas de uma atualização, você pode se tornar um nadador competente com um pouco de esforço e uma atitude positiva. Gradualmente, acostume-se a se mover e respirar na água, aprenda algumas braçadas básicas e considere fazer aulas de natação para adultos para aperfeiçoar sua técnica.

Etapas

Como se sentir confortável na água

  1. Etapa 1 Passe algum tempo na parte rasa da piscina.
    Passe algum tempo na parte rasa da piscina. Se você não tem muita experiência na água, pode ser útil se sentir confortável apenas estando na piscina antes de começar a nadar. Passe algum tempo se movimentando na água que seja rasa o suficiente para que você possa ficar no fundo da piscina com a cabeça ainda acima da água.
  2. Etapa 2 Pratique prender a respiração com o rosto embaixo d'água.
    Pratique prender a respiração com o rosto embaixo d'água. Colocar o rosto na água pode ser um pouco intimidador no início, mas depois de algumas vezes parecerá natural. Fique em pé com o corpo o mais longe possível da água e, em seguida, prenda a respiração e mergulhe o rosto na água.
    • Quando isso parecer confortável, você pode tentar submergir todo o corpo na parte rasa enquanto prende a respiração.
    • Se estiver preocupado com a entrada de água no nariz, você pode fechar as narinas com os dedos.
    • Não expulse o ar de seus pulmões enquanto estiver embaixo d'água - isso o deixará menos flutuante.
  3. Etapa 3 Peça a um amigo que o puxe pela água enquanto você flutua de costas.
    Peça a um amigo que o puxe pela água enquanto você flutua de costas. Quando estiver na água, incline-se para trás e abra os braços e as pernas. Peça a alguém que pegue uma de suas mãos e o puxe lentamente pela água. Essa é uma boa maneira de praticar a flutuação e a movimentação na água sem ter de se preocupar em prender a respiração.
    • Não se preocupe se tiver dificuldade em manter o corpo inteiro flutuando. Suas pernas podem ficar ligeiramente inclinadas para baixo, o que não tem problema.
  4. Etapa 4 Prática
    Pratique o 'bobbing' na parte funda. Vá para águas mais profundas e segure-se na lateral da piscina ou em uma escada. Submerja todo o seu corpo enquanto expira e, em seguida, suba para inspirar. Faça isso várias vezes e tente expirar por mais tempo do que inspirou. Isso o ajudará a se sentir confortável para respirar quando não puder tocar o fundo da piscina.
  5. Etapa 5 Compre protetores auriculares e óculos de proteção para tornar a natação mais confortável.
    Compre protetores auriculares e óculos de proteção para tornar a natação mais confortável. Ter água nos olhos e nos ouvidos não é necessariamente algo ruim, mas pode ser estranho e distrativo quando se começa a nadar. O cloro também pode irritar seus olhos e ouvidos com o tempo, portanto, é uma boa ideia estar preparado com óculos de proteção e protetores auriculares.
    • Experimente os óculos de proteção antes de comprá-los e certifique-se de que eles se ajustem bem sem causar pressão desconfortável na ponte do nariz.

Domínio dos movimentos básicos

  1. Etapa 1: Pratique a pisada na água.
    Pratique a pisada na água. Quando estiver na piscina, mova suas pernas para frente e para trás em um movimento de tesoura, mantendo-as retas, mas não rígidas. Em seguida, coloque os dois braços na água e agite-os suavemente para frente e para trás na horizontal, como se estivesse alisando a água abaixo de você.
  2. Etapa 2 Nade com as pernas enquanto segura um dispositivo de flutuação.
    Nade com as pernas enquanto segura um dispositivo de flutuação. Chutar corretamente é uma parte muito importante da natação, e pode ser mais fácil desenvolver sua técnica quando você não precisa pensar nos braços ao mesmo tempo. Pegue uma prancha de chute ou um macarrão de piscina e use-o para apoiar a parte superior do corpo na água enquanto se movimenta para frente com as pernas.
  3. Etapa 3 Pratique o chute de vibração movendo as pernas como se estivesse andando.
    Pratique o chute de vibração movendo as pernas como se estivesse andando. Esse é o chute mais básico da natação, e você pode executá-lo mantendo as pernas retas e movendo-as para frente e para trás na água. Pratique isso segurando um dispositivo de flutuação até se sentir confiante.
    • Embora suas pernas devam estar quase sempre retas, não há problema em deixar os joelhos dobrarem um ou dois centímetros ao movê-las na água. Mantê-los rígidos pode, na verdade, torná-lo mais lento.
  4. Etapa 4 Dê um chute de peito empurrando as pernas para fora em movimentos circulares.
    Dê um chute de peito empurrando as pernas para fora em movimentos circulares. Enquanto segura um dispositivo de flutuação, pratique a movimentação na água dobrando os joelhos para cima em direção às laterais, chutando-os para fora e juntando-os novamente atrás de você. Seus pés devem se flexionar para fora ao chutar, e suas pernas devem permanecer sob a água.
  5. Etapa 5 Trabalhe em suas braçadas.
    Trabalhe suas braçadas. Você pode fazer isso em pé na água até se sentir confortável e, em seguida, combiná-lo com os chutes para se movimentar na água. Mova os braços para a frente em círculos alternados com as mãos ligeiramente em concha. Tente 'recolher' a água para trás ao mover os braços.
    • Mantenha os braços o mais reto possível e estenda-os o máximo possível ao estender os braços para frente.

Aprendendo técnicas de natação

  1. Etapa 1 Faça um nado de costas para praticar a natação com o rosto fora da água.
    Faça um nado de costas para praticar o nado com o rosto fora da água. Flutue de costas com as pernas esticadas e retas. Mova suavemente as pernas em um chute de vibração e mova os braços pela água em círculos largos como moinhos de vento. Tenha cuidado para não espirrar muito com as pernas, pois isso o deixará mais lento e cansado mais rapidamente.
    • Normalmente, você deve se mover para trás na direção em que sua cabeça está apontando ao fazer o nado de costas. Seus braços devem se mover para trás como se você estivesse arremessando com a mão.
    • Ao aprender novas técnicas de natação, como o nado de costas, considere trabalhar com um treinador ou instrutor para que ele possa observar sua forma e ajudá-lo a melhorar.
  2. Etapa 2 Pratique o nado lateral.
    Pratique o nado lateral. Mantendo a cabeça acima da água, mova-se lateralmente estendendo um braço para frente e o outro para trás, depois traga os dois braços em direção ao corpo. Você pode fazer uma espécie de chute lateral do nado peito dobrando os dois joelhos, chutando um na sua frente e o outro atrás de você e, em seguida, juntando-os novamente.
    • Estenda os braços ao mesmo tempo em que chuta as pernas e, em seguida, traga-os de volta ao mesmo tempo.
  3. Etapa 3 Tente um ...
    Tente um nado de peito para praticar a expiração embaixo d'água. Nesse nado, seus braços e pernas se estenderão para fora e para longe do corpo e, em seguida, voltarão para dentro. Dê um chute de nado de peito enquanto seus braços se movem para fora em frente ao peito e, em seguida, varra para o lado como se estivesse separando a água à sua frente.
    • Você deve expirar quando as mãos e os joelhos estiverem vindo para a frente e subir para inspirar quando estiver empurrando para trás com os braços e as pernas.
  4. Etapa 4 Aprenda a ...
    Aprenda o estilo livre quando estiver confortável em prender a respiração. Esse nado é semelhante ao nado de costas, mas você estará flutuando de barriga para baixo. Dê um chute de flutuação e mova os braços para frente na água em um movimento de moinho de vento. Expire durante três braçadas e, em seguida, vire a cabeça para o lado para inspirar na quarta braçada.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Que tipo de exercícios posso fazer para ajudar a melhorar minha técnica de natação?
    Rotinas típicas de cardio e levantamento de peso podem ajudar se você estiver empenhado em se tornar um nadador mais forte.
  • Pergunta
    O que é o nado borboleta?
    É nadado de bruços, com os dois braços empurrando simetricamente para os lados, as pernas chutando e o peito e os quadris se movendo para cima e para baixo. À medida que os braços se movem em direção aos quadris, o rosto sai da água para respirar. Veja Nadar o nado borboleta.

Dicas

  • Se estiver empenhado em se tornar um nadador forte, considere adicionar exercícios cardiovasculares regulares à sua rotina de exercícios. Aumentar sua força pode ser de grande ajuda para melhorar sua forma e suas habilidades gerais.