Como aprender a fazer um front walkover em um dia

Autor do artigo:Gabriel Silva

O front walkover é uma das habilidades de solo mais fundamentais da ginástica. É um pré-requisito para técnicas mais avançadas, como o front handspring e o front aerial. Embora possa parecer difícil no início, aprender a fazer o front walkover é, na verdade, surpreendentemente simples. Tudo o que você precisa fazer é pegar o jeito de algumas habilidades básicas, incluindo a parada de mão e a ponte, e, em seguida, juntá-las lentamente em seu próprio ritmo. Com um pouco de paciência e segurança para ajudá-lo a superar seu medo, você estará fazendo o front walkover no final do dia!

Etapas

Aprendendo com segurança

  1. Etapa 1 Encontre um local seguro para praticar.
    Encontre um local seguro para praticar. Antes de tentar fazer um front walkover, você precisará de um local onde possa brincar com novas técnicas e exercícios sem se preocupar em se machucar. Procure locais que sejam ao ar livre ou que tenham espaço suficiente para você se movimentar livremente. Se estiver praticando ao ar livre, tente encontrar uma área com grama, areia ou terra solta, o que pode ajudar a amortecer o impacto em caso de queda.
    • Certifique-se de que o espaço de prática ao ar livre esteja livre de pedras, galhos e outros detritos que possam causar um acidente doloroso.
    • Veja se você pode passar a tarde aprendendo o front walkover no ginásio da sua escola ou no centro comunitário local.
    • Parques e playgrounds com piso emborrachado são ótimos locais para experimentar novas habilidades com segurança.
  2. Etapa 2: Pegue um observador.
    Chame um observador. Chame um amigo, pai ou irmão de lado e pergunte se ele pode observá-lo enquanto você pega o jeito das habilidades difíceis ou assustadoras. Um observador pode orientá-lo e apoiar seu peso enquanto você executa o movimento, o que permite que você se concentre na técnica. Quase qualquer pessoa pode ser um observador, portanto, não há motivo para não ter um em suas primeiras tentativas.
    • Para detectar corretamente uma passagem frontal, peça ao observador que coloque uma mão na parte inferior das costas e o levante enquanto você se levanta da ponte.
    • Seu observador deve ser alguém que seja alto e forte o suficiente para ajudá-lo a se levantar.
  3. Etapa 3 Coloque algumas esteiras no chão.
    Coloque alguns tapetes no chão. Os tapetes e as superfícies protetoras acolchoadas servirão para evitar lesões caso você aterrisse incorretamente. Eles também eliminam uma boa parte do medo, pois você sabe que é improvável que se machuque, mesmo se errar. Quando estiver mais confortável com a habilidade, você poderá começar a ganhar coragem para fazer isso sem os protetores. Testar as águas com um tapete pode realmente acelerar o processo de aprendizado, de modo que, no final do dia, você estará fazendo walkovers sem hesitação.
    • É possível comprar tapetes de tumbling dobráveis projetados especificamente para ginástica e líderes de torcida na maioria das lojas de artigos esportivos. Eles ficam sobre qualquer superfície plana e podem ser guardados facilmente quando você terminar de usá-los.
    • Se não tiver tapetes disponíveis, use cobertores dobrados, travesseiros ou almofadas de sofá para amortecer a queda.
  4. Etapa 4: Siga seu próprio ritmo.
    Siga em seu próprio ritmo. Mesmo que sua meta seja aprender a fazer uma passagem frontal em um dia, não há necessidade de se apressar. Quanto maior for a pressa, maior será a probabilidade de cometer erros ou desenvolver maus hábitos. Passe algumas horas ou mais detalhando e treinando cada fase da técnica e leve o tempo necessário para superar desafios intimidadores.
    • Crie metas de curto prazo para o dia, como 'Gostaria de conseguir segurar uma ponte até o final da tarde' ou 'Tentarei meu primeiro walkover sem um observador depois do jantar'.
    • Não se esqueça de fazer intervalos para descanso ocasionalmente. O tumbling é uma atividade extenuante, e você não terá um bom desempenho se estiver cansado.

Trabalhando em progressões de habilidades

  1. Etapa 1 Alongue-se bem.
    Alongue-se bem. Movimentos como o front walkover podem exercer muita pressão sobre os pulsos, ombros e costas, portanto, é uma boa ideia alongar essas partes do corpo antes de praticar. Após um leve aquecimento, solte os músculos e as articulações. Isso fará com que o sangue flua e o energizará, além de aumentar a amplitude de movimento, permitindo que você entre em posições difíceis com mais facilidade.
    • Levante os dois braços bem alto e, em seguida, estenda o braço ao longo do corpo enquanto se inclina de um lado para o outro na cintura. Deite-se de barriga para baixo no chão e empurre o tronco para cima e para trás para alongar a região lombar. Flexione os dois pulsos para prepará-los para sustentá-lo.
    • Não negligencie sua rotina de aquecimento e alongamento. Você corre um risco muito maior de se lesionar se forçar seu corpo a realizar movimentos difíceis antes que ele esteja pronto.
  2. Etapa 2 Comece com uma parada de mão.
    Comece com uma parada de mão. Uma vez que uma parada de mão bem controlada é a preparação para a passagem frontal, será útil certificar-se de que você a dominou primeiro. Coloque as duas mãos no chão à sua frente. Dê um chute para cima com uma perna e, em seguida, junte as duas pernas em uma posição vertical com o corpo reto e alinhado. Mantenha o equilíbrio fazendo pequenos ajustes com as mãos e os ombros.
    • Pratique as paradas de mão contra uma parede até se acostumar a ficar de cabeça para baixo e se apoiar nos braços.
    • Tente gravar um vídeo e colocá-lo em câmera lenta para ver seus erros.
    • Em vez de retornar os pés ao chão quando sair da parada de mão, abaixe-se para frente em uma ponte. Essa técnica é chamada de limber frontal e o ajudará a ficar mais confortável com a transição para os pés.
    • Procure passar uma ou duas horas treinando a parada de mão e, em seguida, comece a trabalhar a transição para a ponte e o acompanhamento.
  3. Etapa 3 Pegue o jeito da ponte.
    Pegue o jeito da ponte. A ponte e o backbend se traduzem perfeitamente na segunda parte do walkover. Deitado de costas com as mãos e os pés plantados firmemente no chão abaixo de você, pressione para cima de modo que seu corpo forme um arco. Apoie-se mantendo os braços e as pernas retos e fortes. A flexibilidade das costas necessária para manter uma ponte sólida é fundamental para aprender o front walkover.
    • Contraia os músculos do bumbum para ajudá-lo a permanecer firme em uma ponte.
    • Você não precisará ser capaz de manter uma ponte por muito tempo para fazer um walkover, portanto, concentre-se em se levantar da ponte para ajudá-lo a praticar a saída da técnica com facilidade.
  4. Etapa 4 Dê algumas piruetas.
    Gire algumas rodas de carroça. Domine a sua roda de carroça para se acostumar com a ação de chutar até as mãos, o que o levará a fazer o walkover. Coloque as mãos no chão, uma após a outra, enquanto levanta a perna de trás. Avance com a perna que chuta para se elevar em uma posição invertida, depois gire e coloque-a de volta no chão, seguida pela perna oposta.
    • A técnica de aterrissar no mesmo pé com o qual você chutou é usada tanto na roda de carroça quanto na passagem frontal. Ao fazer uma passagem frontal, você apenas ajustará ligeiramente a técnica da roda de carroça para que se mova para frente em vez de para os lados.
    • Ajustar a técnica da roda de carroça para praticar o chute para cima em uma parada de mão pode ajudá-lo a pegar o jeito de ficar invertido até o final do dia.

Execução da passagem frontal

  1. Etapa 1 Abaixe o braço e coloque as duas mãos no chão.
    Abaixe-se e coloque as duas mãos no chão. Adote uma postura escalonada, com a perna que prefere usar para chutar para cima na parte de trás. Dobre-se na cintura e coloque as mãos no chão alguns metros à frente do pé dianteiro. Suas mãos devem estar a uma distância confortável e paralelas, com os dedos estendidos à sua frente.
    • Comece com o peso nos calcanhares das palmas das mãos e transfira-o para os dedos à medida que se eleva para a parada de mão.
    • Suas mãos devem permanecer na mesma posição durante toda a passagem.
  2. Etapa 2 Chute a perna de trás para trás.
    Chute a perna de trás para trás. Jogue a perna que está chutando para cima com força, mantendo-a o mais reta possível durante todo o movimento. O chute começará a elevá-lo em uma parada de mão. Mantenha o outro pé no chão pelo máximo de tempo possível. O impulso gerado pelo chute o impulsionará durante a passagem para a parada de mão em um movimento suave, enquanto a perna dianteira estendida atuará como contrapeso para ajudá-lo a se levantar.
    • Você precisará chutar com força para girar com velocidade suficiente para sair do backbend.
    • Os walkovers frontais têm tudo a ver com confiança. Se você não se comprometer com o movimento, não terá força suficiente para fazer o movimento.
  3. Etapa 3 Levante-se em uma parada de mão.
    Levante-se em uma parada de mão. Depois de dar um chute para cima, comece a levantar a outra perna do chão. Agora, as duas pernas devem estar no ar, deixando-o em uma posição invertida. Equilibre-se com cuidado enquanto continua a passar as pernas por cima e por trás do corpo. Segure a parte superior do corpo, mas mantenha os quadris e as pernas soltos.
    • Pressione os dedos no chão para se estabilizar e controlar a velocidade à medida que leva as pernas para cima.
    • Ao contrário de uma parada de mão normal, resista ao impulso de juntar as pernas. Elas devem permanecer separadas desde o momento do chute até o momento em que o primeiro pé atinge o chão.
  4. Etapa 4 Incline-se para a frente para se segurar em uma ponte.
    Incline-se para a frente para ficar em uma ponte. Na parte superior da parada de mão, arqueie as costas para aproximar a perna que está chutando do chão à medida que ela gira. Incline seu peso para frente enquanto se prepara para entrar em contato com o chão. A ideia básica é que você esteja caindo graciosamente em uma ponte, uma perna de cada vez.
    • Enquanto seu corpo estiver inclinado para a frente, mantenha os olhos no chão logo à frente das mãos para manter o centro de gravidade. Se tentar olhar muito para cima ou para baixo, você poderá cair fora de posição.
    • Use uma superfície elevada, como uma cama ou o assento de um sofá, para ter a sensação de aterrissar com a primeira perna.
    • Essa é a parte mais difícil da habilidade e provavelmente levará algumas horas de prática até que você a domine.
  5. Etapa 5 Toque no chão com uma perna após a outra.
    Toque no chão com uma perna após a outra. A perna que está chutando deve ter passado por cima do seu corpo e estar apontada para o local onde você vai aterrissar. Continue se inclinando e arqueando as costas até sentir os dedos dos pés atingirem o chão. Desloque seu peso para o primeiro pé. Ao passar a outra perna, empurre o chão com os braços e os ombros para voltar à posição vertical. Em seguida, você pode deslizar naturalmente para fora do movimento e terminar com força e altura. Você acabou de fazer seu primeiro front walkover em menos de 24 horas!
    • Mantenha as pernas separadas até o momento em que o primeiro pé tocar o chão. Se elas estiverem muito próximas, a transição não será tão suave e será muito mais difícil se levantar.
    • Pratique os walkovers frontais regularmente até começar a ver melhorias em sua técnica.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Estou fazendo isso em um trampolim, mas não consigo me levantar da ponte. O que estou fazendo de errado?
    Após o kickover, sua ponte provavelmente está muito larga. Aterrisse com as pernas mais próximas dos braços/cabeça. Não hesite! Após o chute, levante-se rapidamente, pois você perderá muito do impulso se esperar.
  • Pergunta
    Como faço para me inclinar para cima? É muito difícil!
    Dobre os joelhos para a frente e levante uma mão de cada vez. Quanto mais você tentar, mais rápido se levantará.
  • Pergunta
    Como posso superar meu medo de cair?
    Você supera o medo de cair confiando em si mesmo. Você precisa tentar fazer um front walkover, pois, quando conseguir, seu medo acabará. Ter um observador também pode ajudar.

Dicas

  • Use roupas confortáveis (shorts, camisetas sem manga, meias-calças etc.) que não inibam seus movimentos.
  • Calce um par de tênis para proteger seus pés quando estiver praticando ao ar livre.
  • Beba bastante água para se manter hidratado.

Avisos

  • Sempre que você tentar realizar habilidades complexas de ginástica por conta própria, corre o risco de sofrer acidentes ou lesões. Treine com segurança e certifique-se de ter alguém por perto que possa verificar sua técnica e oferecer assistência.