Como aprender os fundamentos do karatê

Autor do artigo:Gabriel Silva

O karatê é uma arte muito complexa e única que exige muita prática e paixão. Mas onde há vontade, há um caminho: com algum conhecimento dos princípios básicos, você pode criar seu próprio regime de treinamento e praticar em casa. E com algumas dicas e conhecimentos universais, seu progresso no processo será o mais suave e agradável possível.

Etapas

Praticando karatê em casa

  1. Etapa 1 Tente reservar um tempo todos os dias para praticar.
    Tente reservar um tempo todos os dias para praticar. O karatê tem tudo a ver com estrutura e disciplina. Com esses princípios em mente, só faz sentido estruturar sua prática. Mesmo quando estiver praticando em casa, é importante manter o mesmo horário de prática todos os dias, tanto quanto possível. Ao seguir um cronograma, o progresso é garantido e seu trabalho vai muito além!
    • Escolha um horário que não interfira nos planos para o jantar ou nos trabalhos escolares.
    • Encontre um amigo que esteja disposto a se esforçar e praticar nos mesmos dias que você!
  2. Etapa 2 Use roupas confortáveis, como shorts largos ou calças de moletom com uma camiseta.
    Use roupas confortáveis, como shorts largos ou calças de moletom com uma camiseta. A maioria das aulas de karatê recomendará que você use algo confortável e solto. Você também pode comprar um uniforme tradicional de karatê em um fornecedor on-line se quiser realmente entrar na zona.
  3. Etapa 3 Adquira uma bolsa de oponente corporal para que ela's easier to practice on your own.
    Compre uma bolsa para oponentes para facilitar a prática por conta própria. Se estiver disposto a fazer o investimento, você pode adquirir um saco para oponentes corporais em um fornecedor on-line ou em uma loja de artes marciais local. Isso facilitará muito o aquecimento e a prática sem um amigo.
    • Se tiver amigos que queiram aprender karatê, peça a eles que pratiquem com você!
  4. Etapa 4 Alongamento...
    Alongue-se Alongue-se e exercite-se antes do início do treinamento para preparar seu corpo. Sempre faça um bom alongamento de 15 minutos e certifique-se de que ele abranja todos os aspectos do corpo: braços, quadríceps, panturrilhas, músculos da virilha, costas, pescoço, tornozelos e pulsos. Para exercícios, tente abdominais regularesabdominais, abdominais de corpo inteiro, flexões regularesflexões regulares, flexões em triângulo, flexões na ponta dos dedos, agachamentose lunges.
    • Para alongar as coxas, fique em um pé só, dobre uma perna para trás em direção à mão correspondente e aplique pressão em direção ao corpo.
    • Tente o exercício Chinese splitsque envolve ficar em pé, colocar as mãos no chão e estender uma perna para trás e outra para frente.
    • Fique de frente para uma parede e abra as pernas o máximo que puder. Cada vez que você estender mais as pernas, aproxime-se da parede. Avalie sua melhora pelo grau de aproximação do peito com a parede a cada vez.
  5. Etapa 5 Faça um aquecimento com sua postura antes de começar a praticar uma técnica específica.
    Faça um aquecimento com sua postura antes de começar a praticar uma técnica específica. As posturas são a base de seus fundamentos - não importa em que postura você esteja, seus joelhos devem estar sempre dobrados! Sem uma boa postura, você não pode fazer mais nada! Você deve ser capaz de executar uma postura em qualquer lugar, seja em uma praia arenosa, em uma montanha rochosa ou em um terreno urbano.
    • Faça um aquecimento com sua postura antes de começar a praticar técnicas defensivas e ofensivas.

Prática de técnicas defensivas

  1. Etapa 1 Pratique a redução de seu centro de gravidade.
    Pratique a redução de seu centro de gravidade. Cada estilo de treinamento terá seu próprio conjunto de bloqueios. Mas, independentemente do estilo de treinamento, todos os seus bloqueios devem passar pelo centro do corpo. Normalmente, isso é feito dobrando os joelhos para baixar o centro de gravidade e mantendo os pés afastados da largura dos ombros.
    • Toda vez que bloquear um ataque, certifique-se de que não está perdendo o equilíbrio. Se estiver, isso é um sinal de que não está baixando o centro de gravidade de forma eficaz.
    • Se você tiver uma bolsa de corpo do oponente, empurre-a para longe de você enquanto mantém seu centro de gravidade. À medida que ele voltar em sua direção, pratique o bloqueio mantendo o centro de gravidade.
  2. Etapa 2 Bloqueio alto, levando um dos braços ao longo do corpo até a testa.
    Bloqueie alto, levando um dos braços ao longo do corpo até a testa. Visualize seu oponente tentando dar um soco no topo de sua cabeça. Certifique-se sempre de que seu braço esteja bem na frente da testa ao bloquear. Mantenha a palma da mão voltada para o oponente e o braço inclinado para cima em um ângulo de 45 graus. Certifique-se de que seu braço esteja cobrindo toda a cabeça.
    • Use esse bloqueio se alguém estiver tentando golpeá-lo no topo da cabeça com a mão nua.
    • Imagine que está bloqueando um soco do braço esquerdo e direito para se sentir confortável com esse movimento.
  3. Etapa 3 Bloqueio para frente, girando um pouco além da linha central.
    Bloqueie para frente girando um pouco além da linha central. Use o braço do lado em que o oponente estiver golpeando (ou do lado em que o visualizar golpeando) e mova-o pelo corpo de modo que toque o ombro oposto. A partir daí, traga-o de volta para o lado correto e, ao mesmo tempo, certifique-se de que os quadris retornem à posição básica com ele. Certifique-se de que seu braço não ultrapasse o ombro e mantenha a palma da mão voltada para o oponente.
    • Certifique-se de que sua mão alcance a altura de sua cabeça.
    • Use esse bloqueio para defender um soco redondo na lateral da cabeça.
    • Quer você pratique com um amigo ou sozinho, sempre considere os socos vindos dos lados esquerdo e direito.
  4. Etapa 4 Bloqueio cruzado, movendo um dos braços até a orelha e através do rosto.
    Bloqueio cruzado, movendo um dos braços até a orelha e através do rosto. Sua mão deve se mover tão alto quanto sua cabeça. Mantenha o braço inclinado para fora em um ângulo de 45 graus e a palma da mão voltada para você. Certifique-se de que o braço atravesse totalmente o rosto.
    • Gire os quadris na direção do movimento da mão para aumentar a força do bloqueio.
    • Use esse bloqueio para defender um golpe que esteja vindo diretamente para o seu rosto.
  5. Etapa 5 Bloqueio circular descendente trazendo o oponente's arm down past you.
    Bloqueie o círculo descendente trazendo o braço do oponente para baixo, passando por você. Pratique esse bloqueio com um amigo - fazer isso sozinho é difícil. Mantenha a palma da mão defensiva voltada para fora e o braço ofensivo inclinado em um ângulo de 45 graus. Bloqueie o soco com o antebraço ofensivo e dê um passo para fora do soco do oponente. Coloque a palma da mão defensiva no ombro ofensivo do oponente e a palma da mão ofensiva no antebraço dele e guie-os para baixo, passando por você.
    • Guie o soco do oponente usando a força dele contra ele.
    • Use esse bloqueio para defender um soco que esteja chegando ao estômago.

Aprendendo a técnica ofensiva

  1. Etapa 1 Aprenda a dar socos básicos de caratê.
    Aprenda a dar socos básicos de caratê. Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros e mantenha um punho esticado à sua frente. Mantenha o outro braço dobrado em forma de L com o punho voltado para cima. Ao dar um soco, leve o braço dobrado para frente e vire o punho para baixo. Sempre use os quadris - 70% da força do soco vem daqui. Incline o punho em um ângulo de 45 graus para baixo para manter o pulso estável - esses são os únicos nós dos dedos que têm ossos conectados ao osso do braço!
    • Sempre incline o punho para baixo de modo a golpear com os dois primeiros nós dos dedos, também conhecidos como nós da unidade. Isso também evita a hiperextensão do cotovelo.
    • Gire o pulso de volta para cima ao dar o soco para liberar o cotovelo travado.
  2. Etapa 2 Pratique movimentos de chute rápido e aumente sua velocidade.
    Pratique os movimentos de chute e aumente sua velocidade. Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Eleve o joelho um pouco além da cintura se estiver chutando para a cintura ou quase até o peito ou mais alto para chutar para o rosto. Mantenha os dedos dos pés apontados para baixo enquanto o joelho estiver levantado. Agora, estenda a perna reta, mantendo o pé reto e apontando para o oponente. Continue praticando esse movimento e aumente a velocidade à medida que se sentir mais confortável com ele.
    • Comece praticando chutes de estalo na altura da cintura antes de avançar mais.
    • Certifique-se de golpear a lâmina do pé com o impacto mais forte no calcanhar do pé com a lâmina.
    • Use esses chutes para deixar seu oponente mais leve e desequilibrá-lo.
  3. Etapa 3 Pratique chutes de impulso para empurrar o oponente para trás.
    Pratique chutes de impulso para empurrar seu oponente para trás. Levante o joelho em direção ao peito e gire os ombros enquanto o levanta. Flexione o tornozelo para cima em direção à canela. Impulsione a parte inferior do pé em direção ao alvo e atinja-o (ou a ele) com o calcanhar ou a parte inferior do pé.
    • Pratique os chutes de impulso em um saco de pancadas e aumente a força à medida que se sentir mais confortável.
    • Quando estiver à vontade com seus chutes, pratique com um amigo que saiba karatê e esteja à vontade para bloquear.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como se sobe de faixa no caratê?
    Nos estilos legítimos de caratê, o avanço de faixa para faixa é um processo ou ciclo contínuo que, em linhas gerais, é o seguinte 1) Aprender técnicas, kata e outros elementos do currículo apropriados para sua classificação atual. 2) Uma vez aprendidos, praticar e desenvolver esses elementos até que se tornem memória muscular. 3) Fazer testes de pressão dessas técnicas refinadas com parceiros de treinamento e exercícios. 4) Receber o feedback dos testes de pressão e usá-lo para treinamento adicional. 5) O aluno passa por uma avaliação formal de classificação. 6) Se for bem-sucedido, o aluno recebe um novo grau de faixa e começa novamente na etapa 1.
  • Pergunta
    Quais são os bons kata para praticar para iniciantes?
    Os currículos de kata variam muito de estilo para estilo no karatê. Dessa forma, os bons kata para um iniciante praticar são melhor decididos pelo professor direto ou sensei. Dito isso, há alguns kata que são amplamente praticados em muitos ou na maioria dos estilos de caratê. Esses kata tendem a ser projetados para apresentar aos iniciantes a prática do kata em si e/ou para começar a desenvolver o núcleo da base do karatê. Os kata normalmente encontrados nessa categoria são: Taikyoku Shodan, Taikyoku Nidan, Taikyoku Sandan, Pinan Shodan (também conhecido como Heian Shodan) e Pinan Nidan (Heian Nidan).
  • Perguntas
    Como posso melhorar meu karatê em casa?
    Sempre consulte seu sensei de karatê sobre essa questão - o professor de karatê terá o conselho mais específico para dar sobre o treinamento em casa, considerando os pontos fortes e fracos, a classificação e a habilidade do aluno em questão. De modo geral, é possível aprimorar seu karatê em casa refinando e aperfeiçoando elementos de técnicas básicas. No caratê, essas técnicas fundamentais são chamadas de kihon-waza. Praticar lentamente o kihon-waza na frente de um espelho pode ser útil para um iniciante detectar erros e corrigir sua forma em tempo real.

Vídeo

Dicas

  • Lembre-se de manter a calma e a concentração o tempo todo - as artes marciais são apenas 50% físicas!