Como aprender os "pontos de pressão" das artes marciais

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora não exista um 'ponto de pressão', como retratado nos filmes, certamente há muitas partes sensíveis do corpo que você pode usar a seu favor quando estiver sendo atacado. Atingir uma área vulnerável do corpo do oponente pode virar a luta a seu favor, derrubando-o, desarmando-o ou ajudando-o a obter o controle do corpo dele. Os principais alvos no corpo de seu oponente incluem os olhos, o pescoço, o joelho, a virilha e o intestino. Só atinja um oponente em uma de suas áreas sensíveis se estiver sendo atacado ativamente, pois bater ou chutar uma área vulnerável pode causar danos permanentes e até mesmo levar à morte.

Etapas

Usando pontos de pressão na cabeça

  1. Etapa 1 Acertar o oponente's temple to disorient them.1Bata na têmpora de seu oponente para desorientá-lo. A têmpora está localizada de 2 a 3 pol. (5,1 a 7,6 cm) atrás e um pouco acima do olho. Golpear esse ponto do corpo é doloroso, pois é um dos locais mais macios da cabeça. Use um punho fechado ou a palma da mão aberta para bater contra a lateral da cabeça do oponente, desorientando-o e dando-lhe tempo para preparar seu próximo movimento. Isso também fará com que o oponente levante os braços para proteger a cabeça, dando a você acesso ao corpo dele.
    • A têmpora é tão sensível porque é o ponto em que quatro ossos diferentes do crânio se fundem. No entanto, é especialmente perigoso atingir essa área, pois a estrutura óssea é mais fraca do que em outras partes do crânio. Usar a palma da mão aberta pode reduzir as chances de matar alguém ao fazer isso.

    Advertência: Você pode matar alguém ao golpear a têmpora com muita força ou perfurá-la com um objeto. Somente golpeie a têmpora de um oponente como último recurso para preservar sua própria segurança.

  2. Etapa 2 Golpear o agressor's eyes to subdue them and restrict vision.2Guarde os olhos do agressor para subjugá-lo e restringir a visão. Estenda o dedo indicador e o dedo médio de 5,1 a 7,6 cm (2 a 3 pol.) e atinja rapidamente os dois olhos do oponente com as pontas dos dedos. Quando ele levantar as mãos para proteger o rosto, use a mão não dominante para segurar a parte de trás da cabeça dele, afastar as mãos ou golpear outra parte do corpo.
    • Se continuar aplicando pressão nos olhos do oponente depois de golpeá-lo, você poderá danificar os nervos ópticos e deixá-lo permanentemente cego.
    • Essa é uma boa maneira de fugir de alguém que o esteja atacando. Ele não poderá persegui-lo se não puder ver para onde está indo.
  3. Etapa 3 Use um anzol para controlar seu oponente's head and neck.3Use um anzol para controlar a cabeça e o pescoço de seu oponente. Para fisgar um oponente, deslize os dedos indicador e médio na parte interna da bochecha do agressor. Em seguida, puxe a pele na lateral da boca do agressor, mantendo a pressão para imobilizá-lo e impedi-lo de virar a cabeça. Em uma situação de luta, o anzol no pescoço do oponente permitirá que você controle a cabeça dele e lhe dará vantagem sobre o agressor.
    • Você pode quebrar o pescoço de alguém fazendo isso se puxar muito rápido e com muita força.
    • Tente evitar enfiar os dedos entre os dentes do oponente ao fazer isso. Se ele morder seus dedos, o tiro pode sair pela culatra.
  4. Etapa 4 Dê um soco ou corte a lateral do pescoço para deixar seu oponente tonto.4 Dê um soco ou corte a lateral do pescoço para deixar seu oponente tonto. Quando encontrar uma abertura, golpeie o oponente na lateral do pescoço, cerca de 7,6 a 10,2 cm abaixo da orelha, onde o pescoço começa a se inclinar para o ombro. Essa é a localização da artéria carótida, que fornece sangue para o cérebro. Atingir esse local com força interromperá o suprimento de oxigênio do oponente e fará com que ele fique tonto.
    • Esse é o mesmo conjunto de artérias que você pode restringir para executar uma golpe do dorminhoco.
    • Se você danificar essa artéria, seu oponente poderá morrer.
    • Se você não conseguir alcançar a lateral do pescoço do oponente, golpeá-lo no meio da garganta dificultará a respiração e o desequilibrará.

Golpeando o abdômen do agressor

  1. Etapa 1 Golpeie a virilha para derrubar rapidamente o agressor.1Bata na virilha para derrubar rapidamente o agressor. A virilha é uma área altamente sensível do corpo humano. Golpeie-a com um chute ou soco rápido para causar uma tremenda dor no seu oponente. Ele cairá rapidamente no chão, dando a você tempo para fugir ou subjugar o agressor.
    • Seu oponente terá dificuldade para se levantar depois disso, pois os ataques na virilha geralmente causam um pouco de náusea.

    Aviso: Você pode desfigurar ou danificar permanentemente seu oponente ao fazer isso, portanto, tenha cuidado se não quiser causar danos graves à pessoa com quem está lutando.

  2. Etapa 2 Dê um soco ou chute no oponente's gut to bring them down to their knees.2Dê um soco ou chute no intestino do oponente para que ele se ajoelhe. Não há ossos protegendo o estômago da mesma forma que as costelas protegem os pulmões, o que significa que você pode atingir o estômago do oponente e danificar seus órgãos sem muita resistência. Use um punho fechado para dar um soco no estômago de seu oponente logo abaixo do umbigo para desferir um golpe poderoso que fará seu agressor se curvar. Você também pode usar um pé dobrado para atingir o estômago do oponente, se for mais fácil.
    • Mesmo que você erre o golpe no estômago, atingir a bexiga ou os rins do oponente terá um efeito semelhante.
  3. Etapa 3 Golpear o agressor's sides to take the wind out of them.3Bata nas laterais do agressor para tirá-lo do sério. Se não for possível atingir o estômago diretamente, opte por chutar ou socar a lateral do oponente, 13 a 15 cm abaixo da extremidade da caixa torácica. Isso desequilibrará totalmente seu oponente e fará com que ele se incline para o lado com dor. Essa é uma excelente opção se você quiser se reposicionar em uma luta e ganhar vantagem.
    • Se precisar flanquear o oponente quando estiver de frente para ele, faça um strafe de 2 a 3 pés (0,61 a 0,91 m) com o pé dominante para o lado dominante para não precisar mover os dois pés.

Controle dos braços e das pernas

  1. Etapa 1 Chute a parte de trás ou a lateral do joelho para derrubar o adversário.1Chute a parte de trás ou a lateral do joelho para derrubar seu oponente. Quando estiver na distância de ataque, levante o pé e aponte o calcanhar do sapato para o joelho do oponente. Dê um chute na lateral ou atrás da rótula para derrubar o oponente no chão. Como o joelho foi projetado para se dobrar para a frente, é incrivelmente fácil fazer com que ele se estenda demais com um chute lateral ou por trás.
    • Essa é uma excelente opção se estiver agarrando o oponente e seus braços estiverem ocupados.

    Aviso: Você pode quebrar o joelho do agressor ao fazer isso, portanto, execute esse movimento a seu próprio critério.

  2. Etapa 2 Varrer seu oponente's leg if you're lower to knock them down.2Passe a perna do oponente se estiver abaixando para derrubá-lo. Se, em uma luta, você acabar em uma posição em que seu oponente esteja sobre você ou tentando forçá-lo a cair, abaixe-se até o chão e passe a perna pela canela ou tornozelo dele para derrubá-lo no chão. Passar o tornozelo ou a canela é uma ótima maneira de usar a vantagem de seu oponente contra ele. Deslize a perna do agressor pela lateral para derrubar suas pernas ou passe por trás do tornozelo para derrubá-lo no chão.
    • Quando seu oponente estiver no chão, você poderá agarrá-lo com sua vantagem recém-adquirida ou aproveitar o tempo para se levantar novamente.
  3. Etapa 3 Agarre seu oponente's wrist and bend it to disarm them.Segure o pulso de seu oponente e dobre-o para desarmá-lo. Se o agressor estiver segurando uma arma ou um objeto, estenda a mão para agarrar a frente da mão dele com a mão dominante e a lateral do pulso com a mão não dominante. Depois de segurar a frente e a lateral da mão, dobre o pulso para dentro para que ele solte a arma depois de abrir a palma da mão.
    • Com o pulso ainda apertado, você pode puxar o braço dele para trás para executar uma torção de pulso, o que permitirá que você domine o oponente.
    • Você pode quebrar o pulso de alguém ao fazer isso.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaO Kung-fu envolve pontos de pressão? O kung-fu é uma das formas mais completas de artes marciais. Os chineses o consideram um modo de vida que inclui disciplina, tolerância à dor, meditação e muito mais. Os monges Shaolin têm um conhecimento muito amplo da anatomia do corpo, que é aplicado com eficácia nas artes marciais. Portanto, sua resposta é sim!
  • PerguntaSe alguém atacar, devo golpear o pescoço dele, colocar o olho de fênix na têmpora ou dar um chute japonês no plexo solar? Depende da pessoa em particular e do que você pode observar sobre seus pontos fortes e fracos, mas eu diria chute japonês.
  • PerguntaPreciso praticar antes de aplicar essas etapas em alguém? Sem dúvida. Não espere por uma situação ruim para testar seus movimentos. Você acabará pensando demais e fará com que seu oponente perceba que você não é habilidoso.

Dicas

Avisos

  • Você pode causar sérios danos ao atingir as partes sensíveis do corpo. Use esses movimentos somente se não tiver outras opções disponíveis ou se sua vida estiver em perigo.
  • Quando tiver a opção, sempre fuja de um agressor. Lute somente se não tiver outras opções disponíveis.