Como aprender Kung Fu por conta própria

Autor do artigo:Gabriel Silva

O Kung Fu, também conhecido como Gong Fu, é uma antiga arte marcial chinesa. Se você se sentir inspirado a aprender essa arte, mas não houver uma escola por perto, não puder pagar as aulas ou sua agenda simplesmente não permitir, você pode aprender sozinho. Desde que você seja comprometido e ambicioso, isso pode ser feito. Não será fácil, mas valerá a pena.

Etapas

Como começar

  1. Etapa 1 Limpe uma área de sua casa.
    Limpe uma área de sua casa. Como você dará muitos saltos, chutes, socos e, basicamente, destruirá o que estiver à sua frente (ou à esquerda, à direita ou atrás), designe uma área de sua casa para as sessões de prática de kung fu. Pelo menos 3 metros por 3 metros deve ser suficiente.
    • Se não houver um cômodo vazio que possa ser usado, limpe o canto de um cômodo e remova qualquer objeto que não queira quebrar ou com o qual possa se machucar.
  2. Etapa 2 Obtenha um saco de pancadas.
    Pegue um saco de pancadas. Você pode adiar isso um pouco, mas, eventualmente, vai querer um saco de pancadas. No início, você fará seus movimentos apenas no ar, mas, em algum momento, vai querer ter resistência, e é aí que o saco de pancadas é útil.
    • Você pode pendurar um saco no teto (se o cômodo permitir isso) ou pode comprar um saco independente na maioria das lojas de artigos esportivos.
  3. Etapa 3 Encontre instruções.
    Encontre instrução. Simplificando, um professor de verdade, ou 'sifu', é a melhor maneira de aprender kung fu. Mas você também pode aprender kung fu por conta própria se for diligente e perseverante. Compre alguns DVDs, assista a alguns vídeos on-line ou dê uma olhada nos sites das escolas. Muitas têm vídeos curtos que oferecem uma amostra do programa, ensinando os movimentos ao mesmo tempo.
    • É melhor encontrar mais de uma fonte. Existem algumas escolas diferentes de kung fu, e você quer ter certeza de que está praticando a que mais lhe agrada. Além disso, existem algumas pessoas que se dizem especialistas, mas na verdade não são. Encontrar mais de uma fonte pode ajudá-lo a saber que está fazendo isso corretamente.
  4. Etapa 4 Escolha uma área para se concentrar primeiro.
    Escolha uma área para se concentrar primeiro. Há muito a aprender quando se trata de kung fu - dizer a si mesmo que vai aprender tudo é uma tarefa difícil. Quando estiver começando, escolha um foco. Depois de aprender algumas posturas, você quer se concentrar em saltar? Chutes? Soco?
    • Isso também facilita a elaboração de um plano de aula. Às segundas, quartas e sextas-feiras, por exemplo, você trabalhará com posturas e chutes. Depois, às terças e quintas-feiras, você mistura com habilidades básicas, como equilíbrio e flexibilidade.

Início do treinamento básico

  1. Etapa 1 Trabalhe em seu equilíbrio e flexibilidade.
    Trabalhe em seu equilíbrio e flexibilidade. Para manter as posturas no kung fu, seu equilíbrio precisa estar em sua melhor forma. Qual é uma boa maneira de dominar isso? Ioga. Pode parecer desnecessário e impedi-lo de praticar de verdade, mas o que realmente está fazendo é prepará-lo para ser realmente excelente no kung fu.
    • Quanto à flexibilidade, toda sessão deve começar com uma sessão de aquecimento e alongamento. O aquecimento pode ser uma corrida leve, alguns polichinelos e flexões de braço. Em seguida, alongue seus músculos. Isso não apenas o mantém livre de lesões, mas também o torna mais flexível, fazendo com que seus chutes sejam mais altos e suas curvas mais flexíveis.
  2. Etapa 2 Domine algumas posturas.
    Domine algumas posturas. A base do kung fu está nas posturas. Não é possível executar os movimentos certos se você estiver na posição errada. No entanto, essas três primeiras posturas não se destinam à luta - elas se destinam ao kung fu tradicional e ao uso de armas. Dito isso, elas são parte integrante da ideologia do kung fu. Aqui estão algumas posturas que você pode trabalhar:
    • A postura do cavalo. Dobre os joelhos em cerca de 30 graus, afaste os pés um pouco mais do que a largura dos ombros e mantenha os punhos fechados ao lado do corpo, com as palmas para cima. Mantenha as costas retas, como se estivesse montando um cavalo.
    • A postura frontal. Dobre os joelhos e puxe a perna esquerda para trás, como se estivesse em uma estocada. Em seguida, estenda o punho direito à sua frente, segurando o punho esquerdo contra o peito. Troque de perna, trazendo a esquerda para a frente. Ao fazer isso, troque os punhos também.
    • A postura do gato. Coloque a perna direita ligeiramente atrás de você e incline-se para trás sobre ela. Pegue a perna esquerda e encoste apenas os dedos dos pés no chão. Segure os dois punhos como se estivesse em uma posição de descanso no boxe, protegendo o rosto. Se alguém vier até você, sua perna dianteira deve ser capaz de se levantar automaticamente para se defender.
    • A postura de luta. Se quiser praticar kung fu contra outras pessoas, você precisará da postura de luta. Essa é essencialmente a mesma postura do boxe - um pé ligeiramente à frente do outro, punhos erguidos, protegendo o rosto, joelhos relaxados.
  3. Etapa 3 Treine seu soco.
    Treine seu soco. Quando se trata de dar um soco, lembre-se de que a maior parte da força vem dos quadris. Assim como no boxe, o kung fu tem jabs, uppercuts e hooks. Vamos discutir todos os três.
    • O jab. Na posição de lutador, com o pé esquerdo na frente do pé direito, dobre os joelhos, vire o quadril na direção do oponente e lance o punho esquerdo, seguido imediatamente pelo direito. Quando a direita sair, gire o quadril direito também.
    • O gancho. Ao contrário da intuição, você quer que seu gancho comece pequeno. Na postura de lutador, com o pé direito atrás, pegue o punho direito, gire o quadril para trás e gire com força para a esquerda, formando um gancho. Lembre-se de que a força está nos quadris.
    • O uppercut. Na postura de lutador, abaixe o punho e leve-o para cima, como se estivesse mirando o queixo do oponente diretamente à sua frente. A cada uppercut, sempre gire levemente os quadris, pois é daí que vem a força.
  4. Etapa 4 Trabalhe em seus bloqueios.
    Trabalhe em seus bloqueios. Seu bloqueio será diferente dependendo do que você estiver bloqueando. Mas seja o que for que esteja vindo em sua direção, comece com a postura de luta. Nessa posição, você está totalmente preparado para proteger seu rosto e impedir que os ataques sejam eficazes.
    • Para socos, jabs e ganchos, o bloqueio é muito semelhante ao do boxe. Seja qual for o lado que estiver sendo ameaçado, pegue esse braço e, mantendo-o dobrado, impeça o movimento do oponente. Com o outro braço, você pode atacar.
    • Para chutes e cotoveladas, use os dois braços. Mantenha-os dobrados e ao lado do rosto, mas gire os quadris para o lado que está sendo ameaçado. Isso evita que você acerte seu próprio rosto no contragolpe e é mais doloroso para eles.
  5. Etapa 5 Dê chutes fortes.
    Dê chutes fortes. O chute é um dos aspectos mais divertidos do kung fu e também uma das maneiras mais fáceis de ver melhorias. Aqui estão três chutes básicos com os quais você pode começar.
    • O chute com passo. Fique na frente do saco de pancadas. Dê um passo à frente com o pé esquerdo e, em seguida, acerte o lado direito do saco com a parte interna do pé. Em seguida, mude para o outro lado.
    • O chute com o pé. Fique em frente ao saco de pancadas. Dê um passo à frente com o pé esquerdo e leve o pé direito para a frente, dobrado na altura do joelho. Em seguida, dê um estalo para a frente, 'pisando' no saco de pancadas, fazendo-o disparar para longe de você.
    • O chute lateral. Fique na posição de lutador, com o pé esquerdo na frente do direito. Mova seu peso para o pé esquerdo, balançando a perna para cima, atingindo o saco de pancadas na altura do ombro com a lateral do pé. Tente trazer a perna para dentro, mas mantenha-se na perna de trás para praticar o equilíbrio.
  6. Etapa 6 Pratique combinações no ar e em seu saco.
    Pratique combinações no ar e em seu saco. Quando estiver começando, comece fazendo os movimentos no ar. Quando estiver consistente e dominar o movimento, passe a fazê-lo com o saco de pancadas. Quando começar a ficar exausto, faça uma pausa ou mude o que está fazendo.
    • Quando estiver realmente confiante, tente encontrar um amigo para treinar com ele. Ou seja, se vocês tiverem equipamentos de proteção que um possa usar no outro, ou almofadas que possam ser colocadas nas mãos do receptor enquanto o outro pratica seus socos e chutes.

Aprendendo os movimentos tradicionais

  1. Etapa 1 Faça o dragão.
    Faça o dragão. Esse movimento tem tudo a ver com intimidação - o tempo todo você deve estar olhando fixamente para seu oponente. Veja como ele é feito:
    • Assuma a postura de cavalo, mas afaste um pouco mais as pernas e dobre os joelhos um pouco mais.
    • Estenda o pulso como um jab, mas coloque os dedos em forma de garra. Esse golpe seria usado para penetrar em seu oponente.
    • Saia do agachamento e dê um chute lateral no oponente, mirando no estômago dele.
  2. Etapa 2 Tente a cobra.
    Tente a cobra. Nessa pose, você se esgueira para trás e levanta a cabeça quando estiver golpeando, exatamente como uma cobra. Veja como:
    • Abra as pernas, com a direita atrás da esquerda, apoiando seu peso no pé traseiro. Mantenha os joelhos dobrados.
    • Achate as mãos como se quisesse cortar o oponente. Estenda a mão direita à sua frente.
    • Bloqueie seu oponente agarrando o braço dele e lançando-o com um chute de stomp.
  3. Etapa 3 Aproxime-se como um leopardo.
    Aproxime-se como um leopardo. Esse movimento é um pouco menos direto - ele lhe dá a oportunidade de fugir, se necessário.
    • Adote uma postura ampla de lutador, apoiando-se na perna de trás.
    • Quando estiver pronto para atacar, jogue seu peso para frente, enrole os dedos e acerte o oponente com a palma da mão e as pontas dos dedos, em vez do punho fechado. Entretanto, isso deve ser feito com muito cuidado ou você poderá se machucar.
  4. Etapa 4 Voe como um guindaste.
    Voe como um guindaste. Esse movimento é muito passivo. Com o guindaste, você espera que o oponente venha até você. Veja como é feito:
    • Adote a postura de gato, mas com os pés juntos. Isso 'esconde' seu pé.
    • Levante os braços para os lados, distraindo o oponente.
    • Quando ele se aproximar de você, levante o pé dianteiro que tem apenas os dedos no chão e dê o seu chute favorito.
  5. Etapa 5 Pule como um tigre.
    Pule como um tigre. Esse movimento é rápido, vigoroso e eficaz. Veja como fazê-lo:
    • Adote a postura de um lutador, mas mais larga. Basicamente, você deve estar em um agachamento.
    • Coloque as mãos na frente dos ombros em forma de garra, voltadas para fora.
    • Faça uma combinação de jab-jab e, em seguida, lance um chute lateral na altura da garganta.

Entendendo a filosofia

  1. Etapa 1 Conheça as duas principais escolas de kung fu.
    Conheça as duas principais escolas de kung fu. Nos dias em que não estiver praticando, leia alguns dos clássicos da literatura sobre kung fu e combate, como Sun Tzu, Bruce Lee, Tak Wah Eng, David Chow e Lam Sai Wing. Eles lhe ensinarão sobre as duas escolas de kung fu:
    • Shaolin. Essa é a escola mais antiga de kung fu. Esse tipo é conhecido por movimentos 'externos' e práticas que fortalecem músculos, ligamentos e tendões. É o que a maioria das pessoas pensa quando pensa em kung fu.
    • Wu Dung. Essa escola é um pouco mais nova e é uma interpretação do conceito original do kung fu. É conhecida por seus movimentos e práticas 'internos' que fortalecem e manipulam o chi ou a força vital. Tem mais a ver com foco, zen e poder interno.
  2. Etapa 2: Pense nos movimentos como animais.
    Pense nos movimentos como animais. Em muitos desses movimentos, é útil pensar em termos de animais - essa é, afinal, a origem dessa arte marcial. Isso também pode colocá-lo na mentalidade adequada e permitir que você aproveite seu potencial.
    • Há uma história que diz que um homem da Nova Zelândia cavou um buraco de 0,9 m de profundidade e praticou pular para dentro e para fora dele. Com o tempo, ele cavou mais fundo e, pouco a pouco, transformou-se em um canguru humanoide. Você não só deve pensar em animais quando estiver combatendo, mas também quando estiver praticando.
  3. Etapa 3 Meditar....
    Medite. Os samurais japoneses usavam a meditação para aprimorar suas habilidades de luta. Eles acreditavam (e com razão) que isso lhes dava clareza e os ajudava a ver qual seria o ataque certo. Isso permitia que suas mentes ficassem claras e que tudo ficasse mais lento. O mesmo ainda é verdade hoje. Apenas 15 minutos ou mais por dia de meditação podem ajudá-lo a encontrar equilíbrio e força interior.
    • Pense em um acidente de carro. Enquanto está acontecendo, tudo fica mais lento. Esse é o estado de meditação. Esse estado pacífico e zen pode ser útil na luta porque tudo fica mais lento, permitindo que você reaja mais rapidamente.
  4. Etapa 4 Pratique, pratique, pratique.
    Praticar, praticar, praticar. A única maneira de realmente entrar na mente de um artista de kung fu é continuar praticando. Sozinho, os movimentos podem parecer bobos. Pode parecer que você não está chegando a lugar algum. Mas se você praticar todos os dias, meditar e ler literatura, isso pode se tornar um modo de vida sem o qual você não acreditará que viveu.
    • Experimente praticar no ar, contra um saco de pancadas e treinar com um amigo. Procure o próximo desafio à medida que você se aprimora cada vez mais.
    • Sempre se aperfeiçoe e faça correções constantes. Analise seu material de origem e certifique-se de que o está fazendo corretamente. Caso contrário, você não estará realmente praticando kung fu.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é o melhor estilo de kung fu?
    Não há uma resposta certa para essa pergunta. Todos os estilos são muito diferentes e é uma questão de preferência e apelo pessoal. Assista a vários vídeos on-line para tentar descobrir qual estilo combina com você.
  • Pergunta
    É possível aprender kung fu sem um professor?
    Sim, você pode, pois há muitos tutoriais na Internet. Obviamente, você também pode comprar ou assistir a aulas on-line para aprender em seu próprio ritmo com um professor.
  • Pergunta
    O Kung Fu me ajudará a me sentir seguro com meus colegas de classe?
    Sim. Se você entrar em uma briga, será capaz de se defender. No entanto, se não se sentir seguro perto de seus colegas de classe, considere a possibilidade de conversar com um pai ou professor para encontrar outras maneiras de lidar com a situação.

Dicas

  • Quando estiver brigando, tente usar os pés tanto quanto as mãos. Libere todo o potencial de seus membros.
  • Pratique repetições de cada movimento para sincronizar sua mente e seu corpo para ser rápido e preciso.
  • Tente adquirir livros que mostrem instruções passo a passo para diferentes movimentos.

Avisos

  • Não se exiba. Se o seu principal objetivo ao aprender Kung Fu for se exibir para os outros, é melhor não treinar.
  • Tenha cuidado ao iniciar qualquer tipo de treinamento. Sempre esteja ciente dos riscos e perigos antes de começar.
  • Não comece a machucar as pessoas depois de ter aprendido Kung Fu. O Kung Fu só deve ser usado para defesa pessoal.