Como aprender Kung Fu rapidamente

Autor do artigo:Gabriel Silva

O kung fu é frequentemente descrito como uma jornada para toda a vida. Embora sejam necessários anos, se não décadas, para se obter experiência nessa arte marcial como um todo, é possível aprender o básico em um período de tempo relativamente curto. Com dedicação, paciência e previsão, você pode dominar os movimentos básicos rapidamente.

Etapas

Praticando movimentos e posturas básicas

  1. Etapa 1 Crie um espaço de treinamento seguro onde você possa observar sua forma.
    Crie um espaço de treinamento seguro onde você possa observar sua forma. Escolha uma área com bastante espaço livre de móveis e outras obstruções. Coloque um espelho de pé (ou, na falta dele, um espelho comprido apoiado na parede) onde você possa se ver enquanto treina. Se necessário, coloque o computador ou a TV em um local de fácil visualização para que você possa consultar os tutoriais em vídeo.
  2. Etapa 2 Faça o aquecimento.
    Faça o aquecimento. Faça uma corrida rápida de cinco minutos ao redor do quarteirão, alguns polichinelos ou qualquer outro exercício leve para fazer o sangue fluir. Em seguida, faça alguns alongamentos para ficar mais flexível. Termine com algumas flexões e abdominais para despertar seu corpo para uma ação mais intensa.
  3. Etapa 3 Assuma a postura do cavalo.
    Assuma a postura do cavalo. Fique de frente para o espelho. Afaste os pés de modo que fiquem separados por um metro a um metro e meio. Agache-se até que os quadris fiquem apenas um pouco mais altos que os joelhos. Endireite a coluna vertebral, inclinando a parte superior do tronco ligeiramente para trás. Certifique-se de poder ver no espelho desde os quadris até a cabeça. É como sentar-se em uma cadeira sem a cadeira.
    • Use a postura do cavalo para abaixar e estabilizar seu centro de gravidade ao praticar golpes e socos com os braços. Mantenha a postura reta para manter o corpo e os músculos alinhados corretamente.
    • Essa postura deve ser difícil de manter. No início, pratique-a em incrementos de 30 segundos com um ou dois minutos de descanso entre eles e, em seguida, tente manter a posição por mais e mais tempo.
    • Praticar a postura do cavalo todos os dias o ajudará a fortalecer rapidamente os músculos do núcleo e das pernas e o tornará um artista marcial mais poderoso e estável.
  4. Etapa 4 Pratique golpes básicos com a postura do cavalo.
    Pratique os golpes básicos com a postura do cavalo. Para aprender kung fu rapidamente, mantenha os movimentos mais simples. Quando tentar um novo golpe pela primeira vez, mova-se em câmera lenta. Concentre-se na forma. À medida que o movimento se tornar mais natural, exigindo menos reflexão de sua parte, acelere gradualmente a ação de repetição em repetição até que esteja golpeando com força total. À medida que sua resistência aumentar, aumente o número de golpes por repetição. Comece com o soco reto, um dos movimentos mais básicos, se não o movimento mais básico:
    • Com cada mão, forme um punho com o polegar fechado sobre a parte externa do dedo indicador. Com os braços ao lado do corpo, puxe os punhos para trás, ao longo dos quadris, com os polegares voltados para cima. Puxe os cotovelos para trás e abra o peito.
    • Golpeie com um punho. Mantenha o cotovelo diretamente atrás dele enquanto seu braço se estende para frente. Quando o cotovelo se esticar, gire o punho de modo que o polegar fique voltado para baixo. Liderando com esse ombro, puxe o outro ombro para trás, girando a partir da cintura, enquanto golpeia. Os ombros e o braço de ataque devem formar uma linha reta apontada para o alvo no momento do contato.
    • Inverta a ação. Traga o braço de volta para dentro, girando o punho de modo que o polegar fique voltado para cima novamente, com o cotovelo diretamente atrás dele enquanto o puxa para trás. À medida que o primeiro braço é puxado para dentro e os ombros se realinham acima dos quadris, golpeie com o segundo braço da mesma maneira.
    • Expire enquanto estiver golpeando. A respiração é uma parte importante do aprendizado do kung fu e aprender a técnica de respiração adequada primeiro o ajudará a avançar mais rapidamente no treinamento.
    • Use o tronco do seu corpo para dar força aos seus socos. A força vem do tronco no kung fu e esse golpe tem o objetivo de trabalhar esses músculos e torná-lo mais forte mais rapidamente. Use o torque obtido ao puxar um soco para trás para ajudar a alimentar o próximo.
  5. Etapa 5 Assuma uma postura básica de luta.
    Assuma uma postura básica de luta. Fique de frente para o espelho. Gire o corpo em um ângulo de 45 graus com o pé esquerdo e o ombro esquerdo para frente. Seu pé direito deve estar atrás e à direita do esquerdo. Se você for destro, essa deve ser sua postura natural. Fique confortável e não deixe suas pernas mais do que a distância entre os ombros. Mantenha as mãos levantadas para proteger a cabeça, mas mantenha-se leve com os pés.
    • Essa postura é semelhante a uma postura de boxe ocidental e também deve ser praticada em sentido inverso (perna direita para frente). Muitos (mas não todos) estilos de kung fu incorporam essa postura.
  6. Etapa 6 Aprenda a dar socos básicos.
    Aprenda a dar socos básicos. Com os punhos fechados, tente dar um soco direto com a mão esquerda. Vire o corpo para a direita ao fazer isso, esticando o braço e deixando os ombros o mais reto possível. Esse soco é geralmente chamado de 'jab'. Concentre-se primeiro na forma e depois desenvolva velocidade e potência. Em seguida, tente um soco de direita. Isso geralmente é chamado de 'cruzado' porque o punho direito deve 'cruzar' seu corpo. Permita-se deslocar a bola do pé direito ao completar esse soco.
    • Se quiser aprender rápido, vá devagar e ensine ao seu corpo a forma dos movimentos primeiro. Aumentar a potência e a velocidade é fácil se você tiver a forma correta. Caso contrário, você estará retardando bastante o seu progresso por ter de reaprender a forma correta mais tarde.
    • Pratique o movimento completo todas as vezes. Certifique-se de que seu braço esteja completamente esticado e, em seguida, reinicie. Cada soco começa e termina com o cotovelo dobrado e a mão protegendo a cabeça.
    • Sua força sempre vem do centro do corpo.
  7. Etapa 7 Aprenda a bloquear.
    Aprenda a bloquear. A partir de sua postura de luta, imagine que outra pessoa da mesma altura que você, em pé diretamente à sua frente, está dando um soco. Com o antebraço estendido, use a força do seu núcleo para movê-lo para a esquerda ou para a direita e se conectar com o braço imaginário do oponente que está dando o soco e desviar o soco do curso. Esses são os chamados bloqueios internos e externos.
    • Os bloqueios internos começam na parte externa do corpo e se movem para dentro. Os bloqueios externos fazem o oposto.
    • Pratique o bloqueio com os dois braços. Aprender kung fu rapidamente significa ficar mais forte com seus lados dominante e não dominante.
  8. Etapa 8 Pratique chutes básicos.
    Pratique os chutes básicos. Como em tudo o mais, você precisará se concentrar primeiro em seu corpo para aprender a forma correta. Os chutes podem parecer intimidadores no início, mas podem ser divididos em partes e praticados separadamente. O aprendizado rápido dependerá de sua diligência em acertar a forma desde o início e praticar de forma consistente. Comece praticando essas técnicas a partir da postura de luta.
    • O início de cada chute é elevar o joelho até o peito. Leve-o o mais alto que puder em direção ao ombro. Pratique esse movimento para se tornar mais flexível e mantenha o joelho acima dos quadris para obter mais equilíbrio. Nesse ponto, sua perna está 'pronta para golpear', muito semelhante a ter o cotovelo dobrado e o punho protegendo a cabeça.
    • Para um chute frontal, a próxima ação é estender a perna para frente, empurrando-a a partir do quadril e certificando-se de que a parte inferior do pé esteja atingindo o alvo pretendido e empurrando-o para longe de você.
    • Para um chute lateral, a perna se estende para a frente usando a força do quadril e o pé ainda no chão se desloca 90 graus para acomodar o movimento. Com esse chute, seu pé terminará na horizontal (em vez de na vertical, como no chute frontal).
    • Para um chute roundhouse, imagine-se chutando o quadril (ou mais acima) do oponente com a parte superior do pé (o mesmo local onde se faz contato com uma bola de futebol). O quadril ainda fornece a força, mas, em vez de empurrar para a frente, a força do golpe será para a esquerda ou para a direita (dependendo do pé que está chutando). Seu pé ainda no chão se deslocará 90 graus sobre a bola para facilitar esse movimento de golpe.
    • A cada chute, certifique-se de levar o joelho de volta ao peito após o golpe antes de abaixá-lo. Abaixar a perna depois de um chute é uma forma muito ruim e não o ajudará a melhorar mais rapidamente.
    • Pratique lentamente e com boa forma. Tente manter cada posição individual do chute (joelho para cima, chute para fora, recolocar o joelho no peito) por vários segundos para gravar os movimentos adequados no cérebro. Se você praticar dessa forma, logo isso se tornará uma segunda natureza para você e seus chutes parecerão (e parecerão) um movimento suave.
  9. Etapa 9 Pratique a mudança de postura.
    Pratique a mudança de postura. Depois de dominar os movimentos individuais, pratique a mudança de postura com um golpe. Passar da postura de luta para a postura de cavalo pode dar mais força aos seus golpes.
    • Para adotar rapidamente a postura do cavalo, levante o joelho esquerdo em um ângulo de 90º, virando o joelho para o lado esquerdo, com o pé esquerdo puxado para dentro e passando pelo joelho direito. Coloque rapidamente o pé esquerdo a uma distância de três a quatro pés do pé direito e caia na postura do cavalo com os dois pés apontando para frente.
  10. Etapa 10 Pratique o shadowboxing ou use um saco de pancadas.
    Pratique o shadowboxing ou use um saco de pancadas. Depois de dominar as posturas e formas básicas, o que você precisa para melhorar rapidamente é praticar bastante. Mantenha-se leve sobre as bolas e movimente-se enquanto dá socos, chutes e bloqueios no ar ou no saco de pancadas. Para aumentar a resistência, considere a possibilidade de praticar em rodadas, como se estivesse competindo em um torneio (por exemplo, uma rodada de 3 minutos de movimentos intensos, seguida de um intervalo de 3 minutos e depois repetir).

Fortalecimento de suas habilidades de Kung Fu

  1. Etapa 1 Encontre um parceiro de treinamento.
    Encontre um parceiro de treinamento. Uma maneira rápida de melhorar e desafiar a si mesmo é treinar com um parceiro. Você será psicologicamente motivado a se esforçar mais e por mais tempo em seus treinos.
    • Um parceiro também pode ajudá-lo a melhorar, segurando os protetores para você e vice-versa. Ao chutar e socar os protetores, você desenvolverá sua força e resistência muito mais rapidamente do que ao praticar shadowboxing ou bater em um saco pesado sozinho.
    • Segurar os protetores para um parceiro também é uma boa maneira de desenvolver seu trabalho de mãos e pés e não deve ser descartado como uma boa prática. Aprender diferentes combinações de socos e chutes de ambos os lados da almofada é importante e segurar as almofadas também o ajudará a se manter solto até o momento do golpe.
  2. Etapa 2 Fortaleça-se.
    Fortaleça-se. Há muitas maneiras de tornar seus punhos, antebraços e pés mais fortes. Perceba que, além da técnica, da velocidade e da força, seu corpo precisa se acostumar mais a bater e ser atingido.
    • Bater em um saco de pancadas pode ser um exercício eficaz de fortalecimento, especialmente quando se trata de chutes circulares e de conexão com a parte superior do pé. No início, pegue leve e concentre-se em acertar a forma, depois, quando seu pé ficar um pouco mais duro, tente bater no saco com força.
    • Com um parceiro, tente fortalecer seus antebraços com um exercício comum de bloqueio. Fique frente a frente ou em uma postura de cavalo, se estiver confortável, e estenda o braço direito com a mão apontada para baixo em um bloqueio interno. Seu parceiro fará o mesmo e seus antebraços se chocarão (levemente no início) como uma forma de praticar o bloqueio. Em seguida, gire o braço direito no sentido horário em 180 graus. Seu parceiro fará o mesmo e seus antebraços se conectarão novamente. Agora, gire o braço direito 180 graus no sentido anti-horário novamente para uma terceira conexão. Agora tente fazer exatamente a mesma coisa com os braços esquerdos e repita várias vezes. Certifique-se de que esteja obtendo torque com a rotação do tronco.
    • Flexões de punho (ou flexões de junta - ainda mais difíceis) podem ser uma boa maneira de fortalecer seus punhos.
  3. Etapa 3 Fortaleça seu núcleo.
    Fortaleça seu núcleo. Melhore sua capacidade de extrair força do solo para seus golpes. Aumente a quantidade de força que você aplica com seus chutes. Concentre-se não apenas nos abdominais (que é apenas uma parte do core), mas também nas laterais e na parte de trás da cintura. Os exercícios de fortalecimento do core incluem:
    • Pranchas
    • Abdominais tradicionais e invertidos
    • Levantar os joelhos em direção ao peito enquanto estiver pendurado em uma barra de pull-up ou na posição de flexão (às vezes chamados de 'mountain climbers')
  4. Etapa 4 Desenvolva seus braços.
    Desenvolva seus braços. Use pesos nos pulsos quando estiver praticando kung fu. Exercite seus braços com métodos tradicionais diariamente. Faça flexões, flexões, flexões de braço etc. Dê mais atenção aos antebraços, o que melhorará sua capacidade de lutar com os adversários.
    • Uma maneira 'fácil' de fortalecer os antebraços é simplesmente fechar os punhos com os braços esticados à sua frente.
  5. Etapa 5 Trabalhe em suas pernas.
    Trabalhe suas pernas. A solidez dos pés e a força das pernas são muito importantes em qualquer arte marcial, portanto, certifique-se de fortalecer suas pernas. Use pesos para as pernas quando estiver praticando seus movimentos de kung fu. Faça uma rotina diária de agachamentos, saltos de agachamento e step-ups.
    • Outros exercícios de qualidade para as pernas incluem: saltos com os dedos dos pés, saltos com rãs, saltos cossacos, saltos com uma perna só, caminhadas com patos e corridas.

Estudo do Kung Fu

  1. Etapa 1: Pesquise diferentes estilos de kung fu.
    Pesquise diferentes estilos de kung fu. Compare e contraste os ensinamentos e a filosofia de cada prática. Para metas de longo prazo, considere qual delas enfatiza as áreas que você deseja desenvolver mental e fisicamente. Para aprender kung fu rapidamente, no entanto, escolha um estilo que já atenda a seus pontos fortes.
    • As duas escolas mais proeminentes são a Wu Dong e a Shaolin. Na Wu Dong, a ênfase está no 'interno' com o objetivo de desenvolver seu chi (força vital). A Shaolin se concentra no 'externo' com exercícios que fortalecem seu corpo.
    • Os estilos de kung fu também se distinguem pela geografia de suas origens. Os estilos do norte tendem a incorporar muito trabalho de pernas e acrobacias. Os estilos do sul, por outro lado, enfatizam a solidez dos pés e mais trabalho com os braços.
    • Outra distinção entre os estilos é o duro versus o suave. Os estilos duros ensinam a enfrentar o oponente com força igual ou maior, enquanto os estilos suaves se baseiam mais em usar o impulso do oponente em sua desvantagem.
  2. Etapa 2 Assista a tutoriais on-line.
    Assista a tutoriais on-line. Veja exatamente como seu corpo deve se mover e se orientar para executar movimentos e posturas corretamente. Comece com movimentos básicos, como chutes e socos. Em seguida, veja como esses movimentos individuais são incorporados em katas mais longos (exercícios coreografados que combinam uma variedade de movimentos).
    • Assista a cada clipe várias vezes. A cada vez, preste muita atenção em apenas uma área do corpo do demonstrador. Em uma visualização, concentre-se nos pés. Em seguida, concentre-se nos quadris. Depois, na cintura. E assim por diante. Dessa forma, quando você mesmo praticar e, digamos, golpear com os braços, saberá exatamente como os pés e as pernas devem reforçar o corpo para que você possa desferir o golpe com mais eficiência.
    • Para ampliar ainda mais sua compreensão do kung fu, assista também a clipes de outras artes marciais para ver como elas diferem. Observe como o kung fu parece mais fluido em seus movimentos, utilizando técnicas mais circulares do que as encontradas em outras artes, como o caratê, em que os movimentos são mais diretos e lineares.
  3. Etapa 3 Adote a mentalidade do kung fu.
    Adote a mentalidade do kung fu. Mesmo que você queira aprender kung fu rapidamente, resista à tentação de treinar muito e rápido demais. Embora o objetivo do kung fu seja instilar disciplina naqueles que o praticam, ele não espera isso de você imediatamente, portanto, relaxe. Esqueça a máxima 'sem dor, sem ganho'. Monte um cronograma de treinamento de forma sensata, de acordo com suas capacidades e condicionamento físico geral, para evitar lesões ou esgotamento.
    • Por exemplo, em vez de praticar 100 chutes logo de cara, comece com repetições de 10 chutes distribuídos ao longo do dia. Aprenda a executar corretamente e com eficiência sem se cansar. Em seguida, depois de dominar a execução de um chute, aumente sua resistência aumentando gradualmente o número de chutes por repetição: de 10 para 15, de 15 para 20, de 20 para 30 e assim por diante.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    É possível começar a praticar kung fu em qualquer idade?
    Sim, pode! Apenas certifique-se de ir a uma escola que tenha pessoas da sua idade para treinar com você.
  • Pergunta
    A idade de 30 anos é muito avançada para aprender artes marciais?
    De modo algum! Obviamente, antes de treinar, certifique-se de saber se você tem alguma lesão. Se quiser treinar e lutar, procure uma escola mais híbrida de arte marcial e MMA.
  • Pergunta
    Como escolho uma escola de artes marciais para meu filho?
    É importante que você procure um local mais tradicional, pois eles realmente cuidam da saúde dos alunos. As escolas mais tradicionais sabem que, no final das contas, o kung fu não é sobre machucar uns aos outros.

Dicas