Como aprender o básico do windsurfe

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um guia rápido e fácil para começar no mundo do windsurfe

Etapas

O kit

  1. etapa 1 conhecer o seu kit é útil, pois quando outras pessoas lhe dão conselhos, você precisa saber do que elas estão falando.
    Conhecer o seu kit é útil, pois quando outras pessoas lhe dão conselhos, você precisa saber do que elas estão falando. O kit é dividido em duas partes: a prancha e o equipamento. A prancha é a parte semelhante a uma prancha de surfe na qual você fica em pé e tem uma ou mais nadadeiras e patilhões (em alguns modelos) embaixo d'água.
  2. etapa 2 lembre-se de que, ao iniciar o patilhão, ele deve estar sempre abaixado.
    Lembre-se de que, ao ligar o patilhão, ele deve estar sempre abaixado. Você pode fazer isso puxando o botão grande em direção à parte traseira, ou popa, da prancha para abaixar e em direção à parte dianteira, ou proa, para levantar quando estiver guardando o barco.
  3. etapa 3 saiba que também haverá cintas para os pés e uma placa de convés para segurar o equipamento.
    Saiba que também haverá cintas para os pés e uma placa de convés para segurar o equipamento. O equipamento consiste em uma vela, um mastro e uma retranca. A retranca é a parte em que você se segura, mas o mastro pode ser usado como apoio. Um cabo deve ir da retranca até a parte inferior do mastro, esse é o uphaul e é usado para puxar a vela para cima. A retranca geralmente tem cabos de arreios pendurados nela.

Noções básicas de partida

  1. etapa 1 empurre a prancha para águas profundas até que a barbatana esteja livre do fundo.
    Empurre a prancha para águas profundas até que a barbatana esteja livre do fundo.
  2. etapa 2 tenha uma noção da direção do vento e manobre a prancha de modo que a vela fique a favor do vento da prancha.
    Tenha uma noção da direção do vento e manobre a prancha de modo que a vela fique a barlavento da prancha.
  3. etapa 3 nade ou caminhe até o lado a favor do vento e suba na prancha - não é necessário ter elegância!
    Nade ou caminhe para o lado do vento e suba na prancha - não é necessário ter elegância! Fique de joelhos e segure o uphaul, sem puxar a vela ainda.
  4. etapa 4 levante-se em um ritmo lento.
    Levante-se em um ritmo lento. O uso de uma prancha para iniciantes deve significar que você está bastante estável - balance para frente e para trás sobre os pés para ter uma ideia.
  5. etapa 5 dobre ligeiramente os joelhos e puxe a vela para cima da água com o uphaul, mão sobre mão, como se estivesse puxando uma corda.
    Dobre ligeiramente os joelhos e puxe a vela para cima da água com o uphaul, mão sobre mão, como se estivesse puxando uma corda. Tente manter as costas e o corpo um pouco eretos. Se sentir a parte inferior das costas começar a doer, é porque está se curvando demais.
  6. etapa 6 segure o mastro com as duas mãos e deixe-o balançar.
    Segure o mastro com as duas mãos e deixe-o balançar. Essa é a chamada posição de 'segurança' ou 'controle': controle total sem quase nenhuma força.
  7. etapa 7 pratique a direção (chamada de direção do centro de esforço) na posição de segurança ou de 'controle'. safety position.
    Pratique a direção (chamada de direção do centro de esforço) na posição de 'segurança'. Com o mastro reto para cima, incline o mastro para a sua esquerda. Seu corpo deve transferir esse desequilíbrio (o centro de esforço da vela não está equilibrado com o centro de resistência lateral da prancha) para a prancha e fazer com que ela gire no sentido horário. Incline o mastro para a direita e a prancha girará no sentido anti-horário. Quanto mais forte for o vento e quanto mais você inclinar, mais rápido a prancha girará. Em uma brisa forte, você pode estar navegando muito lentamente nesse ponto. Outra descrição da direção é que, quando você inclina o mastro para a popa, a prancha vai para cima em direção ao vento. Isso também é descrito na seção de virada deste documento. Inclinar o mastro para a frente faz com que a prancha se afaste do vento.
  8. etapa 8 comece a se mover.
    Comece a se mover. Olhe e veja de que lado a proa da prancha está em relação a você e coloque sua mão inferior na retranca de modo que o mastro esteja conduzindo a vela em direção à proa (frente). Quando você se sentir pronto, transfira a outra mão para a retranca. Não deixe que a vela o puxe para baixo - o mastro deve estar perpendicular à prancha, portanto, incline-se para trás e mantenha os braços retos. Isso é chamado de número 7, e isso deve indicar a postura para você!
  9. etapa 9 puxe com a mão da popa (a mão de trás) para acelerar - solte-a para desacelerar.
    Puxe com a mão da popa (a mão de trás) para acelerar e solte-a para desacelerar. Mantenha os pés atrás do pé do mastro, com os dedos do pé dianteiro voltados para a frente.
  10. etapa 10 relaxe!
    Relaxe! Se precisar parar, retorne à posição de segurança ou solte a lança se for seguro. Certifique-se de que ela esteja à sua frente e lembre-se de que você ficará muito cansado se tiver de continuar a levantá-la!

Giro

  1. etapa 1 incline o mastro,...
    Incline o mastro, a partir da posição de segurança, em direção à popa para virar o nariz da prancha contra o vento (atrás de você) ou em direção à proa para virar contra o vento (à sua frente).
  2. etapa 2 contorne o mastro quando o nariz da prancha estiver virando para chegar ao outro lado.
    Dê um passo ao redor do mastro, enquanto o nariz dá a volta, para chegar ao outro lado. Agora você pode velejar! Esse princípio também funciona durante a navegação - incline o mastro para frente e para trás usando a retranca para ajustar seu curso!
  3. etapa 3 divirta-se!
    Divirta-se!

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como posso começar a velejar na água?
    Fique em pé na prancha e deixe o vento levar você. Apenas tome cuidado para não escorregar.
  • Pergunta
    Como faço truques depois de me acostumar?
    Você tem a opção de estilo livre com vento leve, vento moderado ou truques de planagem (deslizar na superfície), sendo que os dois últimos são geralmente mais avançados. Um bom ponto de partida seria aprimorar suas curvas, desde as curvas estáticas até as viradas e jibes - Get Windsurfing e Sam Ross são dois ótimos canais do YouTube para aprender com isso. Quando você estiver confiante com o tacking e o jibe, um heli tack ou rig 360s são ótimas introduções ao estilo livre; novamente, Get Windsurfing e Sam Ross também têm vídeos sobre isso. Os tutoriais do YouTube podem ser fabulosos para aprender novos esportes, mas obter vídeos seus e compará-los com esses tutoriais será ainda mais útil. Veja se há alguém interessado em aprender com você para que possam fazer vídeos um do outro.

Vídeo

Dicas

  • Tente não aterrissar na vela! Ela pode fazer um buraco muito caro
  • Faça experiências com o equilíbrio, caia algumas vezes para aprender o limite das pranchas
  • Compre uma prancha de aprendizado que seja apropriada para suas condições de vento. Se você mora em uma área com muito vento, uma prancha larga (Mistral Malibu, por exemplo) lhe dará um bom valor quando você adicionar uma vela maior de alto desempenho ao seu quiver e aprender a planar. Eventualmente, você desejará uma prancha curta para usar a vela de 5 metros que provavelmente veio com a sua prancha. Essa vela NÃO vai impulsionar sua prancha grande e larga para um plano facilmente em condições normais de vento. Se você veleja em ventos mais fracos, uma LONGBOARD é uma boa primeira opção e um bom investimento que você provavelmente manterá enquanto praticar windsurfe.

Avisos

  • Certifique-se de que você pode nadar pelo menos 50 m.
  • Tome cuidado com a vida selvagem local e, se for o caso, com as condições das marés, inclusive as correntes de retorno.
  • Nunca navegue em um vento que o leve para longe da costa até que você tenha muito mais experiência.
  • Respeite as balsas, embora elas sejam embarcações motorizadas (veja acima: o prazer dá lugar ao negócio). O mesmo se aplica aos navios porta-contêineres etc.