Como fazer uma bola de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

A 'knuckleball' é quando a bola não gira enquanto voa pelo ar. A rotação é o que dá estabilidade à bola enquanto se move e, sem ela, o seu remate vai serpentear pelo ar, mudando de direção repentinamente e tornando quase impossível para o guarda-redes prever. Uma boa bola de canivete está toda no acompanhamento e, com bastante prática, você estará acertando-a como Gareth Bale ou Cristiano Ronaldo em pouco tempo.

Passos

Acertando a bola perfeita

  1. Passo 1 Use uma bola bem inflada e de tamanho normal para praticar.
    Use uma bola bem inflada e de tamanho normal para praticar. A bola deve ser boa e dura, e absolutamente deve ser do tamanho regulamentar. Para acertar numa bola de tamanho normal, é necessário bater na bola com firmeza perto do centro e resistir a seguir em frente - uma bola plana e pequena será fácil de bater para os lados e ficará no seu pé durante mais tempo, causando uma rotação. Uma bola ligeiramente esvaziada também é uma boa maneira de começar com uma knuckleball, mas depois é desnecessário.
    • Aperfeiçoar esta tacada requer muita prática - por isso, ter 5-10 bolas para bater seguidas facilitará muito a sua vida.
    • Não importa a marca da bola que usa para praticar, desde que seja de tamanho normal e bem bombeada.
  2. Passo 2 Coloque a sua bola a cerca de 10 metros de distância da baliza.
    Coloque a bola a cerca de 10 metros de distância da baliza. Embora não seja necessário rematar para uma baliza, este é um bom alvo para começar. Não se preocupe ainda com o posicionamento do seu remate - primeiro tem de aprender a fazer o movimento. Desde que acerte no objetivo agora, pode trabalhar a precisão mais tarde.
  3. Passo 3 Prepare-se para a execução normal do pontapé-livre.
    Prepare-se para a sua corrida normal de livre. Se normalmente dá quatro passos para trás e dois para a esquerda, deve usar a mesma preparação aqui. A única diferença seria manter-se direito, equilibrando-se na ponta dos dois pés. Ao bater na bola, deve manter o peito o mais direito possível, pelo que é melhor começar também desta forma.
    • Repara como os especialistas em knuckleball Cristiano Ronaldo e Gareth Bale se posicionam antes de um livre. Ficam de cabeça erguida, com o peito quase inchado.
  4. Passo 4 Aproxime-se da bola como se fosse um remate normal com os atacadores.
    Aproxime-se da bola como se fosse um remate normal com os atacadores. Mantenha o tronco levantado, mas, de resto, aproxime-se da bola como se estivesse a cobrar um livre normal. Vai bater a bola com os atacadores para obter o máximo de força e evitar a rotação.
    • Aproxime-se da bola a direito.
  5. Passo 5 Coloque o seu pé plantar ao mesmo nível da bola, cerca de 15 cm para o lado.
    Coloca o teu pé plantar ao mesmo nível da bola, cerca de 15 cm para o lado. Após a corrida, deve colocar o pé que não está a chutar o mais próximo possível da bola. O seu peito do pé (onde a borda interna do seu pé se curva ligeiramente) deve estar no meio da bola. O dedo do pé plantar tem de apontar na direção em que quer que a bola vá.
  6. Passo 6 Bata na bola com os atacadores, mesmo por baixo do centro da bola.
    Bata na bola com os atacadores, mesmo por baixo do centro da bola. O objetivo é atingir a bola o mais próximo possível do centro morto, indo apenas ligeiramente abaixo do centro para atingir a bola mais alto no ar (para, por exemplo, passar a bola por cima de uma parede).
    • Mantenha o tornozelo firmemente travado - um tornozelo vacilante introduz a rotação.
    • Os dedos dos pés devem estar apontados diretamente para baixo. O contacto será feito batendo na bola com a parte superior do pé, perto da parte inferior dos atacadores.
  7. Passo 7 Pare o seu follow through assim que atingir a bola.
    Pare o seu follow through assim que bater na bola. Esta é a chave para um bom knuckle, e a parte mais difícil de dominar. Não deve seguir a bola mais do que o seu impulso o obriga. Assim que fizer contacto, pare de conduzir a perna. Sentirá que a canela continua a passar pela bola, mas tudo o que está acima do joelho deve ficar quieto. Alguns jogadores acham que isto é mais fácil se saltarem após o golpe. Ao fazer o contacto, salte do pé plantar. Aterre primeiro no seu pé de remate, colocando-o exatamente onde a bola costumava estar.
    • É por isso que é tão importante manter o tronco erguido, direito e equilibrado. Mantém o seu impulso em linha reta, permitindo-lhe dar a tacada sem adicionar rotação.
    • A sensação é quase como se estivesse a dar uma palmada na bola. Será necessário um esforço de consciência para puxar o pé para trás, mas a parte difícil é garantir que só puxa para trás depois de bater na bola.

Resolução de problemas

  1. Passo 1 Pratique o passo de salto sem bola.
    Pratique o passo do salto sem uma bola. Embora nem todos os jogadores de futebol de salão dêem este passo de salto, é incrivelmente útil para evitar que a bola gire, especialmente em pontapés livres. Pense nisso como um leve chute em tesoura. Se estiver a chutar com o pé direito, aproxima-se e coloca o esquerdo perto da bola. Quando a perna direita desce, puxa o pé esquerdo para cima e para trás, deixando o tronco levantado para manter o equilíbrio. Depois, pontapeia a bola e aterra com o pé direito, colocando-o quase onde estava o esquerdo. Vai parecer que está a correr no mesmo sítio ou a bater com os pés uns nos outros, como se fosse uma tesoura partida.
  2. Etapa 2: Fazer't worry about power until you can hit the ball without spin.
    Não te preocupes com a potência até conseguires bater a bola sem rotação. Muitos jogadores querem sair, aprender a fazer o knuckle e começar a bater livres de nível profissional na mesma tarde. A maioria desses jogadores não será capaz de o fazer. Em vez disso, comece a aprender com uma simples corrida de um passo para cima, a apenas 10-20 metros de distância da baliza. Trabalhe numa distância confortável para plantar o pé e resista ao movimento de seguimento. A bola pode não ziguezaguear muito a esta velocidade, mas será capaz de perceber se está a rodar ou não. Quando conseguir bater a bola sem rotação, está na altura de passar aos ataques completos.
  3. Passo 3 Mantenha o seu corpo compacto, imóvel e forte.
    Mantenha o seu corpo compacto, imóvel e forte. O movimento do pontapé deve ser o mais económico possível. O pé plantar e o tronco devem estar confortavelmente colocados, com os tornozelos e os joelhos ligeiramente dobrados. A corrida deve ser bem contida e calma, sem muitas torções, movimentos ou ajustes. A perna que dá o pontapé de saída tem de ser forte do quadril ao tornozelo, sem movimentos excessivos. Pense em linhas rectas - quaisquer curvas ou movimentos laterais em excesso aumentam a probabilidade de atingir a bola em ângulo, causando rotação.
  4. Passo 4 Vire ligeiramente o pé para fora para aumentar a potência.
    Vire ligeiramente o pé para fora para aumentar a força. Tente bater com o osso na parte superior interna do pé. O osso entre os atacadores e o peito do pé é a zona mais dura do pé. Pode senti-lo com a mão, desde o tornozelo até ao dedo grande do pé. Assim que tiver o pontapé básico, trabalhe para rodar ligeiramente o tornozelo para fora para fazer contacto com este osso duro como uma rocha. No entanto, deve manter o resto do seu movimento de remate em linha reta, atingindo a bola no ponto morto.
  5. Passo 5 Pratique o remate diariamente, acrescentando desafios à medida que se sentir mais confortável.
    Pratique a tacada diariamente, acrescentando desafios à medida que se vai sentindo confortável. Por muito fácil e sem esforço que o faça parecer, Gareth Bale é o primeiro a admitir que o remate levou anos a aperfeiçoar. O seu conselho? Comece a rematar numa rede aberta, depois adicione manequins ou uma parede à sua frente. Por fim, adicione um guarda-redes para trabalhar a precisão. Acima de tudo, bata algumas bolas todos os dias, concentrando-se em aperfeiçoar a técnica para que se torne numa segunda natureza.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Posso fazer knuckleball batendo na bola com a parte de fora do meu pé, onde começa o dedo?
    Não, porque a bola ficará curvada.
  • Pergunta
    Comecei agora a praticar o knuckleball e fico exausto ao fim de 6 tacadas. O que é que posso fazer?
    Continue a praticar! Trabalhe para atingir 50 remates por dia.
  • Questão
    Acidentalmente, acertei numa bola de knuckleball na minha primeira tentativa. Como é que posso continuar a fazer isso?
    Sorte a tua! Lembra-te da sensação que tiveste e visualiza-a enquanto continuas a praticar diariamente.

Dicas

  • Estudos recentes demonstraram que a bola cai devido a alterações na resistência do vento e no arrastamento, e não devido a imperfeições na bola ou no movimento do pontapé.
  • Este remate vai cair/mergulhar, por isso não pense que está a ficar sem força. Isto torna-o mais difícil de bloquear.
  • Você pode chutar em linha reta ou dobrar um pouco o pé para o lado.

Avisos

  • Faça um acompanhamento reto, mantendo o pé perpendicular ao chão.
  • Chute a bola em sua válvula (o lugar de onde você sopra o ar dentro da bola), o que dará mais força ao seu chute e ajudará a bola a se encaixar.

Material necessário

  • Bola de futebol/soccer