Como saber quando o gelo é seguro

Autor do artigo:Gabriel Silva

Caminhar, andar com raquetes de neve, andar de moto de neve, pescar no gelo (com ou sem carro), praticar esqui cross-country, patinar e praticar esportes são passatempos perigosos quando não se sabe como saber se o gelo é espesso o suficiente para suportar peso. Há maneiras de ajudar a avaliar a possível segurança do gelo, como observar sua cor, testar sua espessura e estar ciente de fatores externos, como temperatura, condições locais e conhecimento local. No entanto, nenhum esporte praticado no gelo sobre corpos d'água é isento de riscos. Em caso de dúvida, não entre no gelo; além disso, nunca vale a pena chegar muito cedo ou muito tarde na temporada.

Etapas

  1. Etapa 1 Reconheça que o gelo nunca será completamente seguro.
    Reconheça que o gelo nunca será completamente seguro. Condições e fatores invisíveis ou desconhecidos podem fazer com que o gelo aparentemente seguro se torne repentinamente perigoso. Tome todos os cuidados e precauções para evitar contratempos e para colocar os planos de resgate em ação imediata caso algo dê errado.
  2. Etapa 2 Crie um plano de segurança de emergência.
    Crie um plano de segurança de emergência. Informe às pessoas para onde você está indo. Se algo der errado enquanto estiver testando ou recriando, já tenha em mãos os procedimentos de segurança que serão executados para resgate imediato.
    • Para começar, você deve estar vestido adequadamente com trajes completos para o frio. Use algum tipo de dispositivo de flutuação, até mesmo um colete salva-vidas para barcos, especialmente se estiver testando ou andando de snowmobile. Leve um picador de gelo que possa ajudá-lo a se segurar caso caia. Nunca vá sem um ou dois amigos. Diga a outras pessoas onde você e seu companheiro estão e a que horas você espera voltar para casa. Essa não é uma ocasião para espontaneidade casual.
    • Tenha à mão um conjunto extra de roupas quentes e secas em uma bolsa à prova d'água. Dessa forma, você pode reduzir o risco de hipotermia trocando as roupas molhadas imediatamente. Outros suprimentos úteis que devem fazer parte de um kit de emergência incluem um cobertor de emergência, aquecedores de mãos e pés, meias grossas, tuques sobressalentes, velas e fósforos. Leve esses itens de emergência para todos os esportes de inverno ao ar livre, até mesmo para patinar ao ar livre. Consulte 'Coisas de que você precisará' para obter mais informações.
  3. Etapa 3 Reconheça que a determinação da segurança do gelo depende de uma combinação de fatores, não de um fator isolado.
    Reconheça que a determinação da segurança do gelo depende de uma combinação de fatores, e não de um fator isolado. A segurança do gelo é determinada pela avaliação conjunta dos seguintes fatores:
    • Aparência do gelo - sua cor, textura e características
    • Espessura do gelo - há espessuras recomendadas para diferentes usos, que estão definidas abaixo
    • Temperatura externa durante um período de tempo e no dia
    • Cobertura de neve
    • Profundidade da água sob o gelo
    • Tamanho do corpo d'água
    • Composição química da água - se a água é doce ou salgada
    • Flutuações climáticas locais
    • Extensão do gelo
  4. Etapa 4 Prefira gelo que seja verificado por autoridades designadas regularmente.
    Prefira gelo que seja verificado regularmente por autoridades designadas. Essas autoridades podem ser funcionários de resorts, clubes ou parques nacionais ou podem ser funcionários do governo. No mínimo, essa verificação deve ocorrer diariamente. Pergunte a eles sobre seus procedimentos se precisar saber mais para se satisfazer. Em geral, eles terão acesso a ferramentas e procedimentos de medição de qualidade, além de treinamento completo para lidar com gelo e acidentes com gelo. Isso evitará o risco de testes e poderá tranquilizá-lo. No entanto, continue a tomar todas as precauções de segurança.
  5. Etapa 5 Pergunte aos moradores locais.
    Pergunte aos habitantes locais. Se você é de 'fora da cidade', não faça suposições. Pare no supermercado, na loja de iscas, na loja de esqui local e converse com eles, ou até mesmo vá a um posto policial ou de bombeiros e faça perguntas sobre os pontos de perigo conhecidos e os pontos mais seguros da região. As pessoas preferem ajudá-lo agora do que ter de retirá-lo mais tarde.
  6. Etapa 6 Observe o gelo.
    Observe o gelo. Observe o gelo para ver se há rachaduras, rupturas, pontos fracos ou superfícies anormais e para identificar a(s) cor(es) do gelo. Você não pode confiar apenas em sua visão. Essa é apenas uma observação inicial para ajudá-lo a decidir se vale a pena prosseguir para a próxima etapa de teste do gelo.
    • Se você vir algum desses sinais, talvez queira abandonar qualquer tentativa de entrar no gelo:
      • Água corrente perto ou nas bordas do gelo
      • Fontes fluindo sob o gelo em lagoas e lagos alimentados por nascentes.
      • A água flui para dentro e/ou para fora do corpo de água congelado
      • Rachaduras, quebras ou buracos
      • Gelo que parece ter se descongelado e congelado novamente
      • Superfícies anormais que você não tenha visto antes - por exemplo, cristas de pressão causadas por correntes ou ventos
    • Lembre-se desta frase: 'Grosso e azul, testado e verdadeiro; Fino e crocante, muito arriscado'.
  7. Etapa 7 Conheça os significados das cores do gelo.
    Conheça os significados das cores do gelo. Embora seja um indicador útil, não se deve confiar apenas na cor. Por exemplo, o gelo de qualquer cor sujeito a uma força de água corrente por baixo será mais fraco do que o gelo não sujeito a essa pressão. Em geral, você pode supor o seguinte a partir das cores do gelo:
    • Cinza claro a preto escuro - Gelo derretido, ocorre mesmo se a temperatura do ar estiver abaixo de 0°C (32°F). Não é seguro, sua fraca densidade não pode suportar uma carga, portanto, mantenha-se afastado.
    • Branco a opaco - A neve saturada de água congela em cima do gelo, formando outra camada fina de gelo. Na maioria das vezes, é fraca por ser porosa devido a bolsas de ar.
    • Azul a transparente - Alta densidade, muito forte, é o gelo mais seguro para se estar se for espesso o suficiente; fique longe se tiver menos de 10 cm de espessura.
    • Gelo manchado e lamacento ou 'podre' - não tanto pela cor, mas pela textura. Esse gelo está descongelando e escorregadio. Ele é enganoso - pode parecer espesso na parte superior, mas está apodrecendo no centro e na base. Mais predominante na primavera, pode estar mostrando sinais de marrom devido a taninos de plantas, sujeira e outros materiais naturais que estão ressurgindo do degelo. Não é adequado nem mesmo para uma pisada.
  8. Etapa 8 Teste a espessura do gelo.
    Teste a espessura do gelo. Se você já fez suas observações e ainda se sente confiante, precisará confirmar isso verificando a espessura do gelo.
    • Faça o teste com pelo menos uma outra pessoa (sistema de duplas). Use um traje ou dispositivo de flutuação e use cordas que seu companheiro possa puxar se algo der errado.
    • Só vá para o gelo se a borda do corpo d'água estiver firme. Se estiver lamacento ou rachando, é improvável que seja seguro prosseguir, pois o gelo da costa é o mais fraco.
    • Lasque o gelo com um machado ou machadinha para criar um pequeno orifício no gelo ou use um trado de gelo (uma ferramenta especial que perfura o gelo) para medir a espessura através dele. Use um dispositivo de medição para determinar a espessura.
    • Conheça as margens de segurança da espessura do gelo. Há medidas de espessura recomendadas para a segurança do gelo que você precisará estabelecer para cada atividade a ser realizada. (O gelo começa a ser 'seguro' com cerca de 4 a 6 polegadas de espessura. Não caminhe nem mesmo sobre gelo com 3' ou menos de espessura. No entanto, mesmo com uma espessura de 9' a 10', pode haver riscos imprevistos, como uma correnteza que esteja enfraquecendo incessantemente a parte inferior do gelo. Nesse caso, nem mesmo a espessura é um bom indicador de segurança, pois o gelo pode desmoronar a qualquer momento.
    • Em geral, as regras para a medição da espessura do gelo são
      • 7 cm (3 pol.) (gelo novo) - NÃO PASSE
      • 4' (10 cm) - adequado para pesca no gelo, esqui cross-country e caminhada (aprox. 200 libras)
      • 5' (12 cm) - adequado para um único snowmobile ou ATV (aprox. 800 libras)
      • 8' - 12' (20 - 30 cm) - adequado para um carro, grupo de pessoas (aprox. 1500 - 2000 libras)
      • 12' - 15' (30 - 38 cm) - adequado para uma caminhonete leve ou uma van
    • Essas são medidas comumente citadas.
  9. Etapa 9 Entenda que a resistência do gelo não é a mesma em todos os lugares, nem mesmo no mesmo corpo de água.
    Entenda que a resistência do gelo não é a mesma em todos os lugares, nem mesmo no mesmo corpo de água. A resistência do gelo também é afetada por outros fatores além da cor e da espessura. Leve em conta também:
    • Localização do gelo: ele está em uma lagoa, um lago, um riacho ou há um fluxo evidente de água embaixo dele? Há um fluxo para dentro ou para fora do corpo d'água? Isso é motivo de preocupação.
    • Constituição da água: é água doce ou salgada? O gelo marinho tende a ser mais fraco e precisa de maior espessura para suportar o mesmo peso que a água doce. Consulte os links externos abaixo para obter mais informações sobre medidas exatas.
    • Temperatura externa e estação do ano: a temperatura muda constantemente. Cuidado com os microclimas na área local. O gelo do meio do inverno deve ser muito mais resistente do que o gelo da primavera, que está sujeito ao degelo rápido e ao aquecimento do sol.
    • Tamanho e profundidade do corpo de água: corpos de água maiores demoram mais para congelar do que os menores.
    • Presença de neve no gelo: a neve pode aquecer o gelo porque age como um isolante; o gelo sob a neve é geralmente mais fino e mais fraco do que o gelo sem neve.
    • Peso sobre o gelo: o que você está colocando sobre o gelo? Apenas você ou você e um veículo? Há uma grande diferença na distribuição de peso entre um corpo e um snowmobile com esse corpo em cima.
  10. Etapa 10 Encontre alternativas em caso de dúvida.
    Em caso de dúvida, encontre alternativas. Os patinadores sempre podem encontrar uma pista de patinação ou uma área de lago supervisionada; os snowmobilers e esquiadores sempre podem se ater às trilhas em terra em vez de atravessar o gelo; os caminhantes podem se manter fora do gelo e continuar com suas raquetes de neve ao longo da trilha. Todos os visitantes devem levar suprimentos de emergência, independentemente de quanto tempo planejam ficar fora ou para onde planejam ir.
  • Água corrente perto ou nas bordas do gelo
  • Fluxo de nascentes sob o gelo em lagoas e lagos alimentados por nascentes.
  • A água flui para dentro e/ou para fora do corpo de água congelado
  • Rachaduras, quebras ou buracos
  • Gelo que parece ter se descongelado e congelado novamente
  • Superfícies anormais que você não tenha visto antes - por exemplo, sulcos de pressão causados por correntes ou ventos
  • 7 cm (3') (gelo novo) - MANTENHA-SE FORA
  • 4' (10 cm) - adequado para pesca no gelo, esqui cross-country e caminhada (aprox. 200 libras)
  • 5' (12 cm) - adequado para um único snowmobile ou ATV (aprox. 800 libras)
  • 8' - 12' (20 - 30 cm) - adequado para um carro, grupo de pessoas (aprox. 1.500 - 2.000 libras)
  • 12' - 15' (30 - 38 cm) - adequado para uma caminhonete leve ou uma van

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Quais são as diferentes maneiras de testar o gelo com segurança?
    Siga as instruções listadas no artigo acima.
  • Pergunta
    Uma camada de 3 polegadas de gelo é segura o suficiente para a pesca no gelo?
    Não, 3 polegadas não é seguro o suficiente para ninguém.
  • Pergunta
    É seguro patinar no gelo em uma camada de 3 polegadas de gelo?
    Não, qualquer coisa abaixo de 10 cm deve ser evitada a todo custo. Mesmo que esteja acima de 5 cm, você deve usar equipamento de segurança.

Dicas

  • Dois podem atravessar o gelo incerto com alguma margem de segurança deslizando uma canoa entre eles. Não se esqueça dos remos. Se o gelo ceder, você precisará deles.
  • Caso tenha de atravessar o gelo, a melhor maneira de fazê-lo é se apoiar nas mãos e nas pernas e atravessar com as pernas cruzadas. Pense em como um lagarto se move, deslocando o peso de seu corpo uniformemente por toda a sua figura. É uma boa ideia levar uma prancha longa ou um bastão. Se o gelo começar a rachar - e às vezes você recebe um ou dois segundos de aviso -, coloque o bastão sobre o gelo e use-o para distribuir seu peso.
  • Esteja ciente de que rastros ou cruzamentos repetidos de veículos podem enfraquecer o gelo. Os caminhos devem ser variados regularmente.

Avisos

  • Os praticantes de snowmobiling devem tomar cuidado para não dirigir muito rápido - se não conseguirem ver o que está à frente, podem muito bem cair em um buraco por não conseguirem parar a tempo. Além disso, os veículos têm pouca ou nenhuma tração no gelo e talvez não seja possível fazer uma curva repentina para desviar de um buraco. É mais provável que você gire e deslize para dentro do buraco. Em vez disso, permaneça na terra e na neve.
  • Nunca beba durante esportes de inverno - espere até estar de volta ao chalé ou à sua casa. O álcool pode prejudicar a condução de motos de neve, o tempo de reação e a capacidade de lidar com um acidente. O álcool não ajuda a aliviar o frio; na verdade, ele piora as coisas e pode levar à hipotermia.
  • Nunca atravesse intencionalmente gelo inseguro com um snowmobile. Isso é um convite ao desastre para uma pessoa que esteja seguindo seus rastros. O borrifo de água no compartimento do motor também pode, às vezes, paralisar o motor. Alguns estados tornaram ilegal a travessia de águas abertas com snowmobile.
  • Não presuma que uma onda de frio muito forte será segura. Na verdade, isso pode tornar o gelo quebradiço e suscetível à ruptura muito mais rápido do que um período quente. Sempre verifique.
  • Este artigo se aplica a países e regiões de clima muito frio, como Canadá, parte superior dos EUA e Rússia. Se o seu país ou região não costuma ter condições de inverno rigoroso, considere o gelo como inseguro o tempo todo e não tente realizar nenhuma dessas atividades nele sem orientação profissional, de preferência de um órgão do governo local autorizado a fornecer essa orientação.
  • O fato de a área de gelo que você testou parecer segura não garante que algum lugar em uma parte diferente do mesmo corpo d'água seja seguro. Se você pretende ir além da área que testou, deve testar novamente ou delimitar a área que usará.
  • Em uma emergência, se o gelo quebrar sob o snowmobile, não pare. Um snowmobile pode ser capaz de atravessar uma quantidade limitada de águas abertas se o impulso for mantido. Isso se deve ao efeito de roda de pás da pista girando e dos esquis deslocando a água em velocidade. Em vez disso, faça uma curva suave em arco que lhe permita manter bastante impulso para voltar à terra ou ao gelo seguro. Uma configuração de aceleração mais alta ou total mantém a pista girando sobre lama ou água.
  • Se estiver seguindo uma trilha de esqui ou de snowmobile, não use córregos, rios, lagoas ou lagos cobertos de gelo como atalho, a menos que tenha sido oficialmente designado como atalho pelas autoridades locais que o testam todos os dias. Os atalhos costumam ser usados no final do dia, quando o esportista está cansado e só quer chegar em casa e a luz está diminuindo; também é comum ocorrer um acidente justamente porque você está cansado. Além disso, no final do dia, o calor do dia já afetou o gelo, portanto, o gelo está mais fraco nesse momento.
  • Nunca ande, patine, brinque, esquie ou ande de snowmobile sobre o gelo à noite. Você não conseguirá ver nada se algo der errado e é muito menos provável que a ajuda de resgate esteja por perto.
  • Nunca dirija um veículo no gelo, a menos que o gelo tenha sido testado por profissionais e considerado seguro. Mesmo assim, às vezes acontece de o gelo quebrar. Se precisar dirigir, você pode se preparar para os problemas não dirigindo muito rápido, deixando as janelas abaixadas (aumente o aquecimento se isso o incomodar!) e tirando o cinto de segurança.
    • Certifique-se de saber como escapar de um carro que está afundando e de ter discutido os procedimentos de emergência com todos os passageiros.
    • Ao dirigir no gelo, dirija devagar, especialmente ao se aproximar da costa. Por quê? O peso do veículo - seja ele um snowmobile, carro ou caminhão - pressiona o gelo para baixo. À medida que você avança, isso cria um movimento de onda pequeno, mas significativo, que o precede no gelo. Essa onda pode se refletir na margem da qual você está se aproximando. Dependendo do seu peso e da velocidade, essas condições podem fazer com que até mesmo o gelo espesso falhe.
    • Evite atravessar o gelo em um veículo com crianças, a menos que simplesmente não haja alternativa por motivos de emergência. Você não terá tempo para atender às necessidades delas e às suas enquanto se desvencilha de uma máquina que está afundando.
  • Certifique-se de saber como escapar de um carro que está afundando e de ter discutido os procedimentos de emergência com todos os passageiros.
  • Ao dirigir no gelo, dirija devagar, especialmente ao se aproximar da costa. Por quê? O peso do veículo - seja ele um snowmobile, carro ou caminhão - pressiona o gelo para baixo. À medida que você avança, isso cria um movimento de onda pequeno, mas significativo, que o precede no gelo. Essa onda pode se refletir na margem da qual você está se aproximando. Dependendo do seu peso e da velocidade, essas condições podem fazer com que até mesmo o gelo espesso falhe.
  • Evite atravessar o gelo em um veículo com crianças, a menos que simplesmente não haja alternativa por motivos de emergência. Você não terá tempo para lidar com as necessidades delas e com as suas enquanto se desvencilha de uma máquina que está afundando.

Coisas de que você precisará

  • Corda
  • Picareta, machado de gelo, furador
  • Roupa de flutuação ou dispositivos de flutuação que se prendam ao corpo
  • Lanterna à prova d'água
  • Fósforos à prova d'água
  • Cobertor de emergência
  • Troca de roupa sobressalente em uma bolsa à prova d'água
  • Trado de gelo, serra, faca ou outro instrumento de corte para teste de gelo
  • Dispositivo de medição
  • Mini kit de primeiros socorros (à prova d'água)
  • Telefone celular
  • Alimentos de alta energia (por exemplo, barras, nozes e pequenos lanches)
  • Aquecedores de mãos e pés
  • Toques (gorro de lã quente), outros gorros, máscaras