Como saber se você torceu o dedo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os dedos torcidos são lesões relativamente comuns em esportes como futebol e basquete. Felizmente, embora um dedo torcido possa ser desconfortável e atrapalhar as atividades cotidianas, não se trata de uma lesão grave. Para saber se o dedo está torcido, veja se ele está com cãibras ou vermelho e examine se está inchado ou não. Se estiver com dificuldades para descobrir se o dedo está torcido ou quebrado, marque uma consulta com o seu médico.

Etapas

Inspecionando seu dedo visualmente

  1. Etapa 1 Procure inchaço nas laterais do dedo se ele tiver sido dobrado para o lado.
    Procure inchaço nas laterais do dedo se ele tiver sido dobrado para o lado. O inchaço é um dos principais sinais de um dedo torcido. Se o dedo foi dobrado desconfortavelmente para um lado ou para o outro, os ligamentos conectados aos ossos do dedo podem estar esticados ou rompidos.
    • Os tendões incham no lado oposto ao qual o dedo foi dobrado. Se seu dedo estiver dobrado muito para a esquerda, procure inchaço no lado direito do dedo.
  2. Etapa 2 Inspecione a parte inferior do dedo se ele foi dobrado para trás.
    Inspecione a parte inferior do dedo se ele foi dobrado para trás. Observe se a parte inferior macia do dedo parece mais inchada do que o normal. Em caso afirmativo, isso é um sinal de que o dedo foi torcido e que os ligamentos próximos à base do dedo foram esticados ou rompidos.
    • Se não tiver certeza se o dedo está inchado, compare-o com o dedo correspondente da outra mão.
  3. Etapa 3 Veja se partes de seu dedo ficaram com um tom de vermelho.
    Veja se partes do seu dedo ficaram vermelhas. Além do inchaço, o sinal mais notável de um dedo torcido é a descoloração vermelha. Inspecione as laterais e a parte inferior do dedo. Se o dedo estiver mais vermelho do que os dedos ao redor, é provável que ele esteja torcido.
    • O grau de vermelhidão varia de acordo com a gravidade da entorse. Portanto, se o dedo estiver levemente torcido, a pele que cobre o tendão pode estar levemente rosada.
    • Se a entorse for grave, uma grande parte do dedo pode estar notavelmente vermelha.

Observando os sintomas dolorosos de uma entorse

  1. Etapa 1 Tente usar o dedo normalmente após a lesão.
    Tente usar o dedo normalmente após a lesão. Se você estiver preocupado com a possibilidade de o dedo estar torcido, tente usá-lo normalmente no dia seguinte ou nos próximos 2 dias. Se você perceber que o dedo não funciona normalmente, não se dobra, não aguenta o peso ou está muito dolorido para ser usado, é provável que ele esteja torcido.
    • Por exemplo, se você não conseguir pegar um galão de leite usando a mão com um dedo lesionado, provavelmente está sofrendo uma entorse.
  2. Etapa 2 Preste atenção a cãibras ou espasmos nos músculos dos dedos.
    Preste atenção a cãibras ou espasmos nos músculos dos dedos. Quando um dedo é torcido, seus músculos geralmente são afetados. Observe o dedo durante sua rotina diária e observe se há cãibras dolorosas ou desconfortáveis. As cãibras podem fazer com que o dedo se dobre em uma posição torcida. As entorses também são comumente acompanhadas de espasmos musculares.
    • Portanto, se você perceber que o dedo está se contorcendo ou se dobrando sozinho, é provável que ele esteja torcido.
  3. Etapa 3 Observe a intensidade da dor que você sente no dedo torcido.
    Observe quanta dor você sente no dedo torcido. Qualquer lesão no dedo será dolorosa, mas o grau de dor que você sente indicará a gravidade da torção do dedo. As entorses leves, ou de Grau 1, estão associadas a uma dor mínima ou leve, enquanto as entorses moderadas e graves (Grau 2 e 3) geralmente causam dor prolongada e mais intensa.
    • Se a dor for aguda e intensa, você sofreu uma entorse grave ou quebrou o dedo. Um dedo quebrado geralmente parece disforme ou deformado e pode apresentar dormência ou formigamento.
  4. Etapa 4 Endireite o dedo e veja se a ponta permanece dobrada.
    Endireite o dedo e veja se a ponta permanece dobrada. Se o seu dedo torcido tiver sofrido um impacto frontal, ele poderá ser comprimido e apresentar possíveis danos às articulações, além de uma possível entorse. Essa condição é conhecida como 'dedo em martelo'. Se você tentar endireitar o dedo e a ponta permanecer dobrada em um ângulo, ele precisará ser imobilizado profissionalmente por um médico ou enfermeiro.
    • Assim como as entorses, os dedos em forma de martelo costumam ser doloridos ou sensíveis e parecem inchados.

Consultar um médico para diagnosticar seu dedo

  1. Etapa 1 Consulte um médico se o dedo ainda estiver inchado, machucado ou dolorido após 48 horas.
    Procure um médico se o dedo ainda estiver inchado, machucado ou dolorido após 48 horas. Se a dor causada por um dedo torcido for intensa ou durar mais de dois dias, marque uma consulta com seu clínico geral. Ele poderá avaliar os danos ao seu dedo e determinar se os ligamentos estão ou não torcidos.
    • Vá a um centro de atendimento de urgência local ou a um pronto-socorro se não conseguir dobrar o dedo após o incidente, se a dor causada pela lesão o impedir de realizar sua rotina diária, se o inchaço, a vermelhidão ou a dor piorarem ou se você tiver sinais de infecção (por exemplo, temperatura alta, vermelhidão, estrias no dedo).
  2. Etapa 2 Descreva sua lesão no dedo para o médico.
    Descreva sua lesão no dedo para o médico. Diga ao médico quando e onde o dedo foi ferido. Descreva também como você sofreu a lesão (por exemplo, se pegou a bola de forma errada em um jogo de beisebol). Mencione o ângulo em que o dedo estava quando foi lesionado e de que direção veio a lesão. Informe ao médico a intensidade da dor e se ela está se tornando mais ou menos dolorosa com o passar do tempo.
    • Durante a consulta, o médico fará um exame físico para verificar se há inchaço e de onde vem a dor. Isso o ajudará a determinar a gravidade da entorse e a estabilidade da articulação lesionada.
    • Marque também uma consulta se você tiver um dedo em riste, pois essa condição precisa ser tratada por um profissional médico.
  3. Etapa 3 Solicite um exame de imagem se o médico puder't visually confirm a sprain.
    Solicite um exame de imagem se o médico não puder confirmar visualmente uma entorse. O médico provavelmente realizará um raio X ou uma ressonância magnética. Esses dois exames permitem que o médico obtenha uma imagem clara dos ossos e ligamentos do dedo. A ressonância magnética, em particular, dará ao médico uma visão clara dos ligamentos dentro do dedo lesionado. Depois de ver os resultados do exame, o médico poderá diagnosticar se o dedo está ou não torcido.
    • Nem o procedimento de raios X nem o de ressonância magnética devem causar dor ou desconforto.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Uma entorse de dedo ocorre quando o dedo é dobrado em uma direção que estica ou rompe os ligamentos do dedo. Os ligamentos são os tecidos moles que conectam os ossos às articulações.
  • A gravidade de uma entorse é classificada de 1 a 3. Em uma entorse de Grau 1 ou leve, o ligamento é esticado ou ligeiramente rompido. Em uma entorse de Grau 2 ou moderada, o ligamento está parcialmente rompido. Em uma entorse de Grau 3 ou grave, o ligamento é completamente rompido do osso.
  • A única maneira de saber com certeza se o dedo está quebrado ou torcido é ir ao médico para fazer um raio X.