Como encontrar o ponto de equilíbrio de uma raquete de badminton

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para tirar o máximo proveito de seu jogo de badminton, você precisará de uma raquete equilibrada de acordo com seu estilo de jogo. Você é um jogador ofensivo que dá golpes fortes para manter seu oponente no chão? Ou é um jogador ágil, com reflexos rápidos, que precisa de uma raquete que o acompanhe? Mostraremos a você como encontrar o ponto de equilíbrio de uma raquete e, em seguida, como escolher uma raquete de acordo com seu nível de habilidade e necessidades, para que você possa entrar em campo e dominar a quadra.

O que você deve saber

  • Segure a raquete paralela ao chão e coloque o dedo indicador sob o eixo, próximo ao ponto médio.
  • Ajuste a haste da raquete para frente e para trás até que a raquete se equilibre em seu dedo sem sua ajuda. O ponto de equilíbrio é o local onde seu dedo está apoiado.
  • O ponto de equilíbrio de uma raquete com cabeça pesada está mais próximo da cabeça, e o de uma raquete com cabeça leve está mais próximo da empunhadura. O ponto de equilíbrio está no centro em uma raquete equilibrada.

Etapas

Como encontrar o ponto de equilíbrio

  1. Etapa 1 Remova as cordas e a fita do cabo da raquete (opcional).
    Remova as cordas e a fita de aderência da raquete (opcional). Visite uma loja profissional para que as cordas sejam removidas adequadamente. Você não encontrará o 'verdadeiro' ponto de equilíbrio de uma raquete a menos que ela esteja livre de cordas e fita adesiva, que influenciam o peso em ambas as extremidades da raquete. A maioria das lojas profissionais anuncia o ponto de equilíbrio sem cordas e sem garras de suas raquetes na etiqueta.
    • Observe que a maioria dos jogadores iniciantes compra raquetes com cordas e empunhaduras pré-estabelecidas, portanto, não se preocupe muito em removê-las se não planeja fazer nenhum ajuste importante na própria raquete.
    • Fita de aderência com peso e cordas mais pesadas são frequentemente usadas para reequilibrar intencionalmente uma raquete. Peça a um funcionário da loja profissional para equipar sua raquete adequadamente se estiver planejando alterar especificamente o equilíbrio dela.
  2. Etapa 2 Equilibre a haste da raquete em seu dedo indicador.
    Equilibre a haste da raquete em seu dedo indicador. Segure a cabeça ou a empunhadura da raquete com uma mão e, em seguida, coloque o dedo indicador da outra mão sob a haste, em direção ao meio. Certifique-se de que as cordas da raquete estejam paralelas ao chão. Faça isso sobre uma mesa ou uma superfície macia para proteger a raquete caso você a deixe cair acidentalmente.
    • Como alternativa, use um tubo fino e macio, como uma caneta ou um lápis, para medir o equilíbrio com mais precisão.
  3. Etapa 3 Mude o posicionamento de seu dedo ao longo do eixo para encontrar o ponto de equilíbrio.
    Desloque o posicionamento de seu dedo ao longo da haste para encontrar o ponto de equilíbrio. Deslize o eixo da raquete ao longo de seu dedo, ajustando-o conforme necessário até que a raquete possa se equilibrar sem que você a apoie. Marque essa posição com um pouco de fita adesiva - esse é o ponto de equilíbrio. Dependendo de onde esse ponto está no eixo, sua raquete é uma das seguintes:
    • Sua raquete é 'pesada na cabeça' se o ponto de equilíbrio estiver mais próximo da cabeça do que da empunhadura. O ponto médio dessas raquetes geralmente fica a mais de 300 mm (12 pol.) da empunhadura.
    • Sua raquete é 'head-light' (cabeça leve) se o ponto de equilíbrio estiver mais próximo da empunhadura do que da cabeça. O ponto médio dessas raquetes geralmente fica a menos de 280 mm (11 pol.) da empunhadura.
    • Sua raquete é 'equilibrada' se o ponto de equilíbrio estiver a uma distância igual tanto da cabeça quanto do cabo (use uma fita métrica para ter certeza). O ponto de equilíbrio dessas raquetes geralmente fica a cerca de 280-300 mm (11-12 pol.) da empunhadura.

Escolha de uma raquete com base no equilíbrio

  1. Etapa 1 Escolha uma raquete equilibrada se você're a beginner.
    Escolha uma raquete equilibrada se você for um iniciante. Essas raquetes também são chamadas de 'raquetes primárias' e são ótimas raquetes versáteis, fornecendo potência (a força com que você impulsiona a peteca) e estabilidade (a precisão com que você consegue acertar a peteca). Elas são ideais para jogadores que desejam aprender a jogar badmintone que ainda não querem se preocupar com os detalhes da escolha de uma raquete.
    • Além disso, as raquetes equilibradas são preferidas por jogadores versáteis que se encontram mergulhando na peteca, batendo-a na rede e acertando chutes precisos ou mais técnicos com a mesma frequência.
    • A Yonex ArcSaber 7 é uma raquete excelente e equilibrada para jogadores iniciantes que querem entrar no jogo.
  2. Etapa 2 Escolha uma raquete com cabeça pesada para acertar chutes mais potentes.
    Opte por uma raquete com cabeça pesada para dar tacadas mais potentes. Uma cabeça mais pesada proporciona mais força no ponto em que a raquete faz contato com a peteca. Mais força resulta em um golpe mais forte e mais rápido. Escolha uma raquete com cabeça pesada se você quiser esmagar a peteca e exercer pressão ofensiva sobre seu oponente. Elas também são ótimas para jogadores que gostam de fazer arremessos de longa distância do fundo da quadra.
    • Observe que uma raquete com cabeça pesada pode ser um pouco mais pesada para jogadores inexperientes, já que todo o peso está concentrado na extremidade da raquete, dificultando o movimento rápido e preciso.
    • Escolha uma Astrox 77 Play] para uma ótima raquete introdutória de cabeça pesada.
  3. Etapa 3 Escolha uma raquete com cabeça leve para obter mais controle e precisão.
    Escolha uma raquete com cabeça leve para ter mais controle e precisão. Uma raquete com cabeça leve concentra a maior parte de seu peso na empunhadura da raquete, tornando-a mais confortável de segurar e mais fácil de manobrar. Isso a torna ideal para rallies rápidos e golpes precisos, proporcionando uma capacidade mais consistente de devolver os golpes de seu oponente. Porém, como a cabeça é relativamente leve, essas raquetes tendem a ter menos potência, o que resulta em golpes mais lentos e de menor alcance.
    • Escolha uma raquete com cabeça leve se você gosta de jogar mais perto da rede, pois essas raquetes permitem que você responda mais rapidamente às jogadas de seu oponente.
    • Opte por uma Victor Jetspeed para uma raquete leve e confiável com cabeça leve.

Outras considerações

  1. Etapa 1 Encontre uma raquete que's not too heavy in the hand for comfortable play.
    Encontre uma raquete que não seja muito pesada na mão para um jogo confortável. Não estamos falando de equilíbrio, mas do peso total. Se estiver testando as raquetes em uma loja, faça um rápido balanço acima da cabeça. A sensação foi fácil? Ou foi necessário um pouco de esforço para executá-lo? Ou como se você não estivesse segurando nada? O ideal é que você possa balançar a raquete sem muito esforço ou reflexão e, ao mesmo tempo, estar intuitivamente ciente da posição da cabeça.
    • Se você for um iniciante, encontre uma que tenha cerca de 75-85 gramas (0,165-0,187 lb), o que tende a ser um bom ponto ideal para a maioria dos jogadores iniciantes.
    • As raquetes são geralmente classificadas por peso usando o sistema 'U'. As raquetes que pesam 75-79 gramas (0,165-0,174 lb) são '5U' e as que pesam 80-84 gramas (0,176-0,185 lb) são '4U'.
  2. Etapa 2 Escolha uma raquete que's described as
    Escolha uma raquete que seja descrita como 'flexível' se você for um iniciante. Verifique a embalagem ou o rótulo da raquete. Aquelas com a palavra 'flex' tendem a ter mais curvatura na raquete, o que permite que os iniciantes aumentem mais facilmente a potência de seus arremessos, já que a raquete se dobra levemente para trás quando você balança e rapidamente se volta para frente quando você faz contato com a peteca.
    • As raquetes flexíveis tendem a ter menos controle do que as raquetes mais rígidas, mas a potência adicional é uma troca válida para os iniciantes que estão se orientando.
    • Escolha uma raquete rotulada como 'rígida' se quiser ter mais precisão e fazer jogadas mais consistentes, pois terá mais controle sobre o movimento da raquete.
  3. Etapa 3 Teste diferentes raquetes e escolha a que se sente melhor ao balançar.
    Teste diferentes raquetes e escolha a que for melhor para o swing. As raquetes de badminton vêm em todos os tipos de variações, com diferenças mínimas entre cada tipo. Coisas como a tensão da corda ou o tamanho da empunhadura podem não ser anunciadas, mas ainda assim afetam a forma como você joga, quer você perceba ou não. A melhor maneira de escolher uma raquete é experimentar várias e escolher a que se sente melhor em sua mão e que lhe permite fazer os arremessos mais confiantes de forma mais consistente. Essa é a raquete que o ajudará a a jogar um jogo de badminton melhor.
    • Alguns fabricantes de raquetes de badminton confiáveis e de qualidade são Yonex, Li-Ning, Ashaway, Babolat, Adidas e Victor. Procure essas marcas nas lojas ou on-line.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas