Como saber se a mordida de um animal de estimação é grave

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os animais de estimação podem morder quando estão estressados, quando são deixados com pessoas desconhecidas ou em locais desconhecidos, ou quando não estão sendo manuseados adequadamente. Muitas mordidas de animais de estimação são ferimentos leves que podem ser tratados em casa, mas qualquer mordida de animal de estimação requer tratamento imediato. Uma mordida que apresenta apenas pequenos arranhões e irritação na pele provavelmente não é grave. Uma mordida é mais grave se houver hematomas rápidos e pesados na pele intacta, sangramento intenso ou incontrolável na pele quebrada, várias perfurações na pele ou um objeto, como um dente, preso na pele. Mesmo que você não ache que a mordida seja séria, ainda assim deve procurar um médico para receber orientação. Se não tiver certeza se a mordida é ou pode ser grave, procure assistência médica o mais rápido possível.

Etapas

Verificação de trauma imediato

  1. Etapa 1 Determine a gravidade da mordida.1Determine a gravidade da mordida. Observe a mordida para avaliar a gravidade da condição da vítima. Verifique se há sinais como hematomas, pele perfurada, sangramento e objetos presos no ferimento. Quanto mais grave for o hematoma ou o sangramento, pior é a mordida.
    • Uma mordida que apresente apenas pequenos arranhões e irritação na pele provavelmente não é grave. Ela deve ser limpa com sabão e água morna e monitorada durante a cicatrização, mas provavelmente não precisará de atenção médica.
    • Uma mordida grave que pode precisar de atenção adicional incluirá hematomas rápidos e pesados na pele intacta, sangramento intenso ou incontrolável na pele quebrada, várias perfurações na pele ou um objeto, como um dente, preso na pele.
  2. Etapa 2 Identificar o tipo de animal.2Identifique o tipo de animal. Se possível, tente identificar rapidamente o tipo de animal que causou a mordida. Répteis, anfíbios e aracnídeos naturalmente peçonhentos podem ou não ser desferidos, e cães com mandíbulas fortes, como pitbulls e rottweilers, podem causar ferimentos imediatos maiores.
    • Se o animal de estimação não for seu, pergunte ao proprietário que tipo de animal ele era, até a espécie ou raça.
    • Se não souber se um determinado tipo de animal de estimação exótico é venenoso, faça uma rápida pesquisa on-line ou ligue para o consultório de um veterinário local para ver se ele tem mais informações.
  3. Etapa 3 Procure por perda de sangue.3Observe se há perda de sangue. Um pequeno sangramento é comum em muitas mordidas de animais de estimação, mas um sangramento rápido ou incontrolável pode rapidamente se tornar problemático. Observe o local da mordida para ver se o sangue está saindo lentamente do ferimento ou se há um fluxo rápido ou esguichos pesados de sangue.
    • Independentemente da quantidade de sangue que está sendo perdida, tente interromper o fluxo sanguíneo excessivo elevando o ferimento e aplicando pressão sobre a ferida quando possível. Use gaze médica ou uma toalha para evitar que o sangue entre em contato com outras pessoas.
    • Se você perceber perda de sangue, é importante agir rapidamente para diminuir a perda e procurar atendimento médico. Depois de controlar o sangramento, é necessário consultar um médico imediatamente. Se não conseguir estancar o sangramento em 10 minutos, ligue para o 911. Uma perda de apenas 15% do sangue de uma pessoa pode ter efeitos colaterais negativos.
  4. Etapa 4 Avalie os níveis de dor.4Avalie os níveis de dor. Uma mordida de animal de estimação que rompe a pele provavelmente causará algum tipo de desconforto. No entanto, a dor extrema pode ser um indicador de problemas sob a superfície, como hemorragia ou um osso quebrado. Converse com a vítima da mordida para ver se ela sente algum desconforto identificável sob a pele rompida.
    • Você também pode testar os níveis de dor aplicando uma leve pressão na área afetada. Se a vítima da mordida tiver uma reação extrema a um toque normal, isso pode indicar trauma sob a pele.
  5. Etapa 5 Encontre outros ferimentos.5Encontre outras lesões. Se a mordida foi acompanhada de outra força, como o animal derrubando a pessoa ou empurrando-a contra uma parede, procure outros possíveis ferimentos, como hematomas graves, concussão ou outras rupturas e rasgos na pele. Mesmo que a mordida não seja grave, os ferimentos que a acompanham podem ser.
    • Lesões adicionais podem ser especialmente comuns quando um animal de grande porte, como um cão de raça grande, morde uma criança ou um indivíduo já ferido.
    • Os sinais de trauma adicional podem incluir dor ou inchaço em um ponto de impacto, pele quebrada e/ou sangramento, ou hematomas pesados em uma área impactada.
  6. Etapa 6 Procure tratamento médico imediato.6Procurar tratamento médico imediato. Se você notar qualquer sinal de trauma físico, não espere para ver se aparecem mais problemas. Procure atendimento médico em uma clínica ou pronto-socorro. Informe aos médicos tudo o que puder sobre a mordida, inclusive o tipo de animal que a causou, quando aconteceu e qualquer dor ou sintoma que a vítima da mordida tenha relatado. Você deve procurar tratamento médico de emergência se:
    • a mordida for de um ataque grave.
    • houver sangramento intenso.
    • houver lesão na face, nos olhos ou no couro cabeludo.
    • a mordida for de um animal de estimação perdido ou de um animal doméstico que não tenha ou possa não ter recebido proteção contra a raiva.

Avaliação de fatores de risco adicionais

  1. Etapa 1 Pergunte sobre o animal de estimação's rabies vaccination history.1Pergunte sobre o histórico de vacinação contra a raiva do animal. Se o animal mordido não era seu, pergunte aos donos sobre o histórico de vacinação do animal. Em particular, informe-os: 'Gostaria de ver os registros da última vacina antirrábica do seu animal de estimação, bem como quaisquer outras vacinas que ele tenha tomado no ano passado'.
    • Se o proprietário se recusar a fornecer essas informações, ligue para o escritório local de controle de animais e peça ajuda para obter as informações necessárias.
    • Se o animal mordido era seu, verifique os registros veterinários para ver se ele está em dia com todas as vacinas.
    • Se o animal de estimação não tiver a vacina antirrábica em dia, lave o ferimento com água morna e procure atendimento médico imediato em um pronto-socorro ou em um centro de atendimento de urgência.
    • Embora a maioria dos casos de raiva seja causada por morcegos, guaxinins, gambás e raposas nos EUA, você ainda deve verificar as vacinas do animal de estimação em caso de mordidas graves.
  2. Etapa 2 Monitore a infecção.2Monitore a infecção. Certas mordidas, como as mordidas de gatos, têm maior probabilidade de infecção. Monitore o ferimento de perto para detectar os primeiros sinais de infecção, que podem incluir inchaço, vermelhidão ou dificuldade para mover a área mordida.
    • Se achar que a mordida pode infeccionar por causa do animal específico ou das condições em que a mordida ocorreu, entre em contato com o médico imediatamente e diga: 'Estou preocupado que essa mordida de animal de estimação possa infeccionar. Você recomenda algum atendimento médico imediato?'
    • Lave a mordida com sabão neutro e água morna, aplique pomada antibiótica e cubra-a com um curativo limpo imediatamente após receber a mordida para ajudar a reduzir as chances de infecção.
  3. Etapa 3: Observe se há sinais de tétano.3Observe os sinais de tétano. As mordidas de animais que rompem a pele podem permitir que a bactéria que causa o tétano entre no corpo. Se a vítima da mordida não tiver recebido um reforço recente contra o tétano nos últimos 5 anos ou não estiver imunizada contra a doença, deve-se procurar ajuda médica imediata.
    • As pessoas que foram imunizadas devem consultar seu clínico geral para saber qual foi o reforço mais recente contra o tétano e verificar se o médico recomendou algum cuidado preventivo adicional naquele momento.
    • Os sintomas do tétano, se não forem tratados, podem aparecer em até quatro dias e incluem cãibras na mandíbula, enrijecimento involuntário dos músculos, dificuldade para engolir, convulsão, febre e frequência cardíaca acelerada.
  4. Etapa 4 Procure um médico's opinion.4Procure a opinião de um médico. Se você tiver alguma preocupação em relação a uma mordida, mesmo que ela não apresente sinais imediatos de trauma ou infecção, pode ser útil consultar um médico. Marque uma consulta o mais rápido possível e informe que você deseja que ele avalie a mordida do animal.
    • Informe ao médico qualquer dor, sensibilidade ou dor residual. Isso pode ser um indicador de que algo foi danificado sob a pele.
    • Informe ao médico que tipo de animal o mordeu e há quanto tempo a mordida ocorreu. Inclua qualquer informação que você possa ter sobre o status de vacinação do animal.
    • Pergunte ao seu médico: 'Que tipo de cuidado ou tratamento você recomenda para essa lesão?' Siga todas as rotinas de tratamento de ferimentos e tome todos os medicamentos prescritos conforme as instruções.
  5. 5Obter atendimento médico imediato em determinadas situações. Há algumas situações em que você deve procurar atendimento médico imediato para uma mordida, não importa o que aconteça. Essas situações incluem:
    • Ser mordido por um gato.
    • Mordida de um cão na mão ou no pé.
    • Mordida profunda, grande e/ou que tenha causado uma laceração grande o suficiente para exigir pontos.
    • Ter um osso quebrado ou lesão interna.
    • Quando uma criança foi mordida na cabeça.
    • Quando houver sinais de infecção, incluindo vermelhidão, pus, inchaço e piora da dor.
    • Quando a mordida foi sofrida por uma pessoa com diabetes, câncer, doença hepática, pulmonar, AIDs ou outra condição que cause enfraquecimento do sistema imunológico.

Prevenção de futuras mordidas de animais de estimação

  1. Etapa 1 Ensine seu animal de estimação a não morder.1Ensine seu animal de estimação a não morder. Se o seu cão ou gato foi o responsável pela mordida, inscreva-se em um programa de treinamento ou trabalhe com seu animal em casa para ensiná-lo a não morder. Em geral, muitos abrigos e resgates de animais têm programas de treinamento para animais de estimação agressivos. Ligue e pergunte se esses programas também estão abertos a animais de estimação da comunidade.
    • Se você tiver um animal de estimação que não seja facilmente treinado, como uma cobra, um sapo ou um pequeno mamífero, certifique-se de que ele seja mantido em um alojamento adequado com um mecanismo de trava eficaz.
    • Se você tiver um animal de estimação que exija certos equipamentos, como luvas, para manuseá-lo, certifique-se de usar o equipamento adequadamente toda vez que for lidar com ele.
  2. Etapa 2 Conheça os sinais de uma mordida iminente.2Conheça os sinais de uma mordida iminente. Diferentes tipos de animais têm sinais diferentes que indicam que podem estar prestes a morder. Aprenda os sinais comuns de estresse de animais de estimação típicos, como cães e gatos, para ajudar a identificar possíveis riscos de mordida.
    • Os sinais de que um cão está prestes a morder podem incluir rosnar, latir, rosnar, orelhas para trás, abanar a cauda de forma agressiva, bocejar repetidamente por estresse, entre outros.
    • Os sinais de que um gato está prestes a morder ou arranhar incluem o aumento da rigidez do corpo e a contração da cauda. Os gatos também são especialmente propensos a morder durante massagens na barriga.
  3. Etapa 3 Fique longe de animais de estimação desconhecidos.3Fique longe de animais de estimação desconhecidos. Se você não sabe se um animal de estimação é amigável ou não, seja cauteloso. Mantenha uma distância segura de qualquer animal de estimação que você não conheça até conversar com seus donos e ter uma ideia melhor do comportamento do animal.
    • Quando quiser se aproximar de um novo animal de estimação pela primeira vez, pergunte ao dono: 'Tudo bem se eu tocar no seu animal? Seu animal de estimação tem algum problema de temperamento do qual eu deva estar ciente ao interagir com ele?'
    • Permita que o proprietário do animal o instrua ou demonstre como interagir com o animal pela primeira vez.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Animais de estimação agressivos devem ser denunciados à sociedade local de controle de animais para que ela possa ajudar o proprietário a tomar medidas para evitar futuros incidentes com mordidas.
  • Se você tiver um animal de estimação perigoso ou em treinamento para agressividade ou ansiedade, mantenha-o longe de estranhos até que ele possa interagir com segurança com outras pessoas.

Advertências

  • Mesmo pequenas mordidas de animais de estimação podem resultar em ferimentos graves se não forem tratadas adequadamente. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, procure atendimento médico imediato.