Como matar um carrapato

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para evitar a disseminação de doenças transmitidas por carrapatos, você deve matar qualquer um que encontrar da maneira correta para que ele possa ser identificado e você não corra o risco de pegar algo dele. Isso é muito importante no caso de carrapatos encontrados em você ou em outras pessoas, pois é preciso matá-los sem danificar o corpo. No caso de carrapatos encontrados em animais de estimação ou ao ar livre, é preciso ter certeza de que está usando os tipos corretos de tratamentos químicos, ou talvez não consiga se livrar de todas as espécies diferentes. Depois de matar um carrapato, monitore sua saúde e procure sinais de erupção cutânea, pois isso pode exigir tratamento médico.

O que você deve saber

  • Remova os carrapatos presos com uma pinça, mate-os com álcool isopropílico e mantenha o corpo colado em um cartão para referência.
  • Fique atento aos sintomas, como febre, dor de cabeça ou erupção cutânea em forma de olho de boi.
  • Para matar os carrapatos soltos, dê a seus animais de estimação tratamentos de prevenção de carrapatos, seque suas roupas antes e depois de lavá-las e borrife-as com permetrina (observe que a permetrina pode ser tóxica para gatos).
  • Para manter os carrapatos fora de seu quintal, concentre-se em limpá-lo regularmente e certifique-se de que seu quintal esteja a pelo menos 2 metros da borda de qualquer área de floresta.

Etapas

Como matar um carrapato preso

  1. Etapa 1 Remova os carrapatos...
    Remova os carrapatos. Se o carrapato estiver preso a uma pessoa ou a um animal de estimação, primeiro retire-o. Segure a cabeça do carrapato com uma pinça de ponta afiada. Puxe lentamente para cima, em um movimento reto.
    • As pinças com pontas largas podem esmagar o carrapato ou espremer germes infecciosos.
    • Nunca use suas mãos desprotegidas. Se precisar tocar o carrapato, use luvas descartáveis.
  2. Etapa 2 Enrole o carrapato firmemente em fita adesiva.
    Envolva o carrapato firmemente com fita adesiva. Cubra o carrapato com fita adesiva transparente em todos os lados. O carrapato morrerá por conta própria e não conseguirá se libertar. Esse é o melhor método a ser usado, pois o carrapato ficará praticamente intacto. Isso facilita a identificação do carrapato pelo médico, caso você venha a apresentar sintomas.
    • Em vez disso, você pode usar um recipiente transparente e lacrado, como um pequeno saco com fecho de correr. Verifique se há furos e certifique-se de que esteja totalmente vedado.
  3. Etapa 3 Mate com álcool isopropílico.
    Mate com álcool isopropílico. Se não tiver fita adesiva, jogue o carrapato em um recipiente cheio de álcool. Pode demorar um pouco para o carrapato morrer. Observe-o ou cubra-o com uma tampa transparente para garantir que ele não escape.
    • A água não matará o carrapato. Se não tiver álcool isopropílico, experimente alvejante ou vinagre.
  4. Etapa 4 Lave as mãos e a área da picada.
    Lave as mãos e a área da picada. Esfregue com álcool isopropílico ou iodo, se você tiver. Caso contrário, use água com sabão. Isso reduz a chance de propagação de uma infecção.
  5. Etapa 5 Salve o carrapato.
    Guarde o carrapato. Cole o carrapato morto ou preso em um cartão de índice. No cartão, escreva a data em que encontrou o carrapato e os locais de onde ele pode ter vindo. Guarde-o longe de animais de estimação e crianças.
  6. Etapa 6: Observe os sintomas.
    Fique atento aos sintomas. Alguns carrapatos podem transmitir doenças, especialmente carrapatos de veado. Leve a vítima e o carrapato a um médico se a vítima desenvolver esses sintomas em um período de três meses:
    • Febre ou calafrios
    • Dores de cabeça, dores musculares ou dores nas articulações
    • Erupção cutânea, especialmente uma grande erupção vermelha em forma de 'olho de boi'.
    • Gânglios linfáticos inchados, geralmente na axila ou na virilha

Como matar carrapatos soltos em animais de estimação ou roupas

  1. Etapa 1 Escolha um tratamento para o animal de estimação.
    Escolha um tratamento para o animal de estimação. Há muitos produtos químicos e tratamentos à base de ervas vendidos como carrapaticidas para animais de estimação. Muitos deles podem ser perigosos para animais jovens ou para crianças pequenas que brincam com o animal. Se possível, fale primeiro com um veterinário.
    • Use um tratamento específico para a espécie de seu animal de estimação (como gato ou cachorro).
    • Se houver crianças pequenas ou outros animais de estimação em casa, procure um medicamento oral.
    • Nunca use um tratamento que contenha organofosforado. Verifique se há amitraz, fenoxicarbe, permetrina, propoxur e tetraclorvinfos (TCVP) nos ingredientes.
  2. Etapa 2 Passe as roupas primeiro pela secadora.
    Coloque as roupas primeiro na secadora. O calor seco mata quase todos os carrapatos, mas o calor úmido pode não matar. Depois de caminhar por áreas com carrapatos, passe suas roupas pela secadora. Em seguida, lave-as e seque-as novamente.
  3. Etapa 3 Borrife as roupas com permetrina.
    Borrife as roupas com permetrina. Esse produto químico mata os carrapatos mais rapidamente do que outros inseticidas e é mais seguro para os seres humanos. Borrife-o sobre suas roupas antes de uma caminhada e na borda interna das mangas das camisas e das pernas das calças.
    • Nunca use permetrina perto de gatos. Eles podem ficar doentes e até morrer.
    • Converse com seu médico primeiro se estiver grávida, amamentando ou se for alérgica a ambrósia.
    • O creme cutâneo de permetrina não é normalmente usado para carrapatos.

Exterminando populações de carrapatos

  1. Etapa 1 Limpe seu quintal.
    Limpe seu quintal. Os carrapatos precisam de umidade e sombra para se manterem vivos. Limpe seu quintal de folhas e esconderijos à sombra. Mantenha a grama cortada curta.
    • Roedores e veados podem transportar carrapatos. Mantenha-os afastados cobrindo firmemente todo o lixo e alimentos mantidos ao ar livre. Use uma cerca para manter os veados afastados.
  2. Etapa 2 Crie uma borda ao redor das florestas.
    Crie uma borda ao redor dos bosques. Se o seu quintal estiver próximo a uma floresta, crie uma borda de 1,5 m de largura com cobertura vegetal seca ou cascalho. Isso impede o crescimento de plantas e torna muito mais difícil para os carrapatos entrarem em seu quintal.
  3. Etapa 3 Espalhe nematóides.
    Espalhe nematóides. Dê aos carrapatos um parasita com o qual eles possam se preocupar. Esses vermes microscópicos são vendidos on-line e existem em vários tipos. Os que são vendidos como tratamento contra carrapatos são totalmente inofensivos para humanos e animais de estimação. Misture com água e espalhe em seu quintal. Mantenha a área úmida por sete dias enquanto os vermes se estabelecem.
    • Procure por Steinernema carpocapsae ou Heterorhabditis bacteriophora se tiver problemas com carrapatos de veados (carrapatos de patas pretas). Pergunte a um veterinário sobre nematóides para outros tipos de carrapatos.
  4. Etapa 4 Use pesticidas com cautela.
    Use pesticidas com cautela. Muitos pesticidas são perigosos para animais de estimação, crianças ou animais selvagens locais. Se você decidir usá-los, contrate um aplicador de pesticidas licenciado para uma visita anual ou semestral. Antes de ele começar, peça um plano por escrito com informações de segurança e placas para afixar em sua propriedade.
    • A permetrina, um pesticida anticarrapato comum, pode matar gatos e peixes.
  5. Etapa 5 Adicione galinhas d'angola à sua fazenda.
    Adicione galinhas d'angola à sua fazenda. As galinhas d'angola caçam e comem carrapatos. Os carrapatos dos cervos geralmente são pequenos o suficiente para escapar, mas deve haver muito menos do que antes. Lembre-se de que as galinhas d'angola podem ser muito barulhentas.
  6. Etapa 6 Fique de olho nos robôs carrapatos.
    Fique de olho nos robôs de carrapatos. Em março de 2015, a empresa de Delaware está arrecadando dinheiro para testar o próximo estágio de um robô que mata carrapatos. Os carrapatos são enganados para que se prendam e bebam pesticidas, matando-os de uma forma muito mais segura do que um spray de pesticida. Levará algum tempo até que uma pessoa física ou até mesmo uma empresa de pesticidas possa comprar um robô, mas talvez um dia você tenha seu próprio Terminator de quintal.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como saber se é um carrapato ou um percevejo?
    Eles são um pouco parecidos, mas os carrapatos têm quatro pernas. Os percevejos têm 6 pernas. Essa é a maneira mais fácil de separar os dois visualmente.
  • Pergunta
    Existem diferentes tipos de carrapatos?
    Definitivamente, há diferentes tipos de carrapatos, mas a exposição a eles dependerá de onde você mora. Você também tem carrapatos de cachorro ou de veado, portanto, há algumas espécies que se alimentam apenas de animais específicos e podem não representar uma ameaça para você. No entanto, você precisará pesquisar para descobrir que tipos de carrapatos vivem ao seu redor.
  • Pergunta
    Qual é a aparência dos carrapatos?
    Eles são muito pequenos, mas geralmente é possível ver que têm quatro patas, o que geralmente é um sinal de alerta. Eles também têm o que pode parecer um focinho longo, que na verdade é sua mandíbula.

Vídeo

Dicas

  • Você pode puxar e torcer o carrapato com um removedor de carrapatos especial! Apenas puxar com uma pinça pode deixar a cabeça em seu corpo e piorar a infecção.
  • Se você não tiver acesso a um médico, embale o carrapato e envie-o para uma empresa de identificação de carrapatos. Eles informarão se o carrapato estava doente, mas isso nem sempre significa que você contraiu a doença. Você também pode identificar a espécie por conta própria, para ver quais doenças ela pode ter.

Advertências

  • Sempre lave as mãos com água e sabão depois de tocar em um carrapato. Os carrapatos podem carregar bactérias infecciosas dentro de fluidos invisíveis de excreção corporal por todo o corpo do carrapato. Você provavelmente não terá problemas, a menos que sua pele seja arranhada, mas é melhor prevenir do que remediar.
  • Não tente esmagar um carrapato. Os carrapatos têm o dorso muito duro e é difícil esmagá-los sem as pinças adequadas. Mais importante ainda, esmagar o carrapato pode espalhar bactérias infecciosas.
  • Não use remédios caseiros para matar os carrapatos presos. Eles geralmente aumentam a chance de infecção. Isso inclui tentar sufocá-los com esmalte de unha ou queimá-los com um fósforo.