Como fazer um kickflip em um skate

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um kickflip é um truque de skate legal e de aparência limpa que é basicamente uma variação do ollie. Em um kickflip, você salta verticalmente e, em seguida, usa o pé dianteiro para dar um movimento ou 'chute' na prancha de modo que ela gire no ar antes de aterrissar. Os kickflips podem ser um pouco difíceis no começo, mas quando você pegar o jeito, eles se tornarão um dos seus truques preferidos!

Etapas

Aprendendo a fazer o Kickflip

  1. Etapa 1: Posicione o pé direito.
    Adquira a posição correta do pé. A primeira coisa que você precisa observar é o posicionamento do seu pé:
    • Seu pé dianteiro deve ser colocado logo atrás dos parafusos da prancha, apontando ligeiramente para a frente em um ângulo de 45 graus. Se estiver começando, também pode ser útil colocá-lo um pouco mais baixo para que a prancha vire mais rápido.
    • A bola do seu pé traseiro deve estar empoleirada na rabeta da prancha.
    • Não se curve para a frente, mantenha os ombros alinhados com a prancha.
  2. Ollie. Espero que você já saiba como fazer o ollie, mas só para recapitular:
    • Dobre o joelho da frente e coloque todo o seu peso na bola do pé de trás.
    • Isso faz com que a parte dianteira da prancha se levante, enquanto a parte traseira sai do chão e depois salta para cima.
    • Tente fazer o ollie o mais alto que puder, pois isso lhe dará mais tempo para completar o kickflip.
    • O ollie envolve passos bastante simples.
    • Mas você precisa praticar bastante para se tornar bom nisso.
    • Para aprender o Ollie, é preciso praticar o tempo, assistir a vídeos em câmera lenta e observar os detalhes.
  3. Use o pé dianteiro para girar a prancha. Enquanto estiver no ar, deslize o pé dianteiro em direção à borda frontal do lado do calcanhar da prancha. Chute a perna para fora, sacudindo a borda do deck com o dedo do pé do bebê. Isso é o que dá o giro. Ao chutar, certifique-se de que o movimento seja para cima e para fora do nariz, e não para baixo, para que você possa colocar o pé dianteiro de volta.
    • Esse movimento é um pouco complicado, portanto, certifique-se de entendê-lo completamente antes de tentar. Certifique-se de que está chutando a perna para fora e para cima, e não para baixo. Caso contrário, seu pé acabará embaixo da prancha e você não conseguirá aterrissar corretamente.
    • Também não chute com muita força, caso contrário, você fará a prancha girar para longe de você. Também não se esqueça de pular alto o suficiente para que o pé de trás saia da prancha (embora não tão alto quanto o pé da frente).
  4. Pegue o skate com o pé de trás e depois com o da frente. Quando o skate tiver completado uma rotação completa no ar, pegue-o com o pé de trás e bata-o em direção ao chão. Quando o pé de trás atingir o skate, o pé da frente deve seguir o mesmo caminho.
    • Para saber quando o skate fez uma rotação completa, você precisará manter os olhos nele enquanto pula, o que pode ser complicado. Faça o possível para acertar o tempo e aterrissar com os pés sobre os parafusos na frente e atrás do deck.
    • Outro ponto importante a ser lembrado é tentar manter os ombros nivelados (em vez de ter um mais alto que o outro) e voltados para a direção em que você está indo. Isso o ajudará a manter o equilíbrio ao aterrissar o flip.
  5. Dobre os joelhos ao aterrissar. Quando a prancha atingir o chão, dobre os joelhos para absorver o choque.
    • Isso também o ajudará a manter o controle do skate.
    • Se estiver praticando o kickflip enquanto estiver rolando, continue, tentando ao máximo parecer legal.
  6. Pratique, pratique, pratique. Os kickflips são os truques básicos mais difíceis, portanto, pode levar algum tempo até que sejam executados com perfeição. Não se deixe frustrar - continue praticando até acertar.

Variações do kickflip

  1. Faça um kickflip duplo. Um kickflip duplo é quando a prancha vira duas vezes no ar antes de você aterrissar. Envolve a mesma técnica de um ollie normal, mas você só precisa bater a prancha com um pouco mais de força e velocidade. Você também pode tentar um kickflip triplo, em que a prancha vira três vezes antes de aterrissar.
  2. Faça um kickflip varial. Um kickflip varial é uma combinação de um kickflip e um shove-it, em que a prancha gira 180 graus ao virar. Você pode conseguir a rotação shove-it estourando a prancha no lado do dedo do pé da rabeta e, em seguida, batendo o nariz com o pé da frente para conseguir o giro.
  3. Fazer um kickflip body varial. Um kickflip body varial envolve a troca de posição do skatista em pleno ar, em vez da prancha. Com essa manobra em particular, o skatista gira o corpo 180 graus para a frente e, em seguida, aterrissa em uma posição de troca.
  4. Faça um kickflip indy. Com um kickflip indy, você faz um kickflip, girando a prancha um pouco mais para fora do que normalmente faria, e agarra a prancha com a mão antes de aterrissar. Para isso, você precisa estar rolando bem rápido e saltando alto.
  5. Faça um kickflip underflip. O kickflip underflip é um truque muito avançado que requer muita prática para ser dominado. Depois que a prancha tiver completado uma rotação durante um kickflip, você usa a parte superior do dedo do pé para girar a prancha na direção oposta.

Preparação

  1. Esteja preparado. Antes de tentar dar um kickflip, você provavelmente deve estar bastante confortável em um skate.
    • Você deve estar familiarizado com todas as partes do skate, ter um bom equilíbrio e saber como fazer ollie.
    • Você pode praticar o kickflip enquanto estiver rolando ou parado - isso realmente depende da preferência pessoal.
    • É extremamente importante que você tenha aprendido antes mesmo de tentar praticar o kickflip: Ollie, Frontside 180, Backside 180, Pop-shuvit e Frontside Pop-shuvit. O aprendizado bem-sucedido desses truques aumentará significativamente o controle da prancha para uma progressão muito mais rápida ao aprender o Kickflip.
    • Algumas pessoas acham mais fácil aprender enquanto rolam, enquanto outras preferem aprender a técnica em uma posição estacionária primeiro.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Entendi a rotação, mas como se faz o salto?
    Use as posições normais dos pés e, em seguida, empurre o pé de trás para baixo, deslize o pé da frente para cima e pule de uma só vez. Provavelmente será necessário um pouco de prática para se acostumar com os movimentos de fluxo.
  • Pergunta
    Como faço para jogar a bola por baixo de mim e não na minha frente?
    Tente pular mais alto e concentre-se no movimento. Você precisa dar um giro para cima e para fora. Não faça o movimento com muita força, pois o giro será exagerado.
  • Pergunta
    O que devo fazer se conseguir saltar, mas, quando a prancha cai, ela foge e eu caio de bunda?
    Incline-se mais para a frente depois de pegar a prancha com o pé da frente, que deve ser o segundo pé a aterrissar na prancha.

Vídeo

Dicas

  • Mantenha a calma e se esforce. Dominar o kickflip exige muita dedicação e paciência; não desanime se não conseguir na primeira vez!
  • Nenhuma posição de um pé é universal para os kickflips. Tente ajustar o quanto os calcanhares ficam pendurados na prancha, onde você coloca o pé da frente e o ângulo em que aponta os dedos dos pés.
  • A prática leva à perfeição. Continue tentando. Mesmo que você sinta que não consegue fazer um kickflip, não desista. Eventualmente, ele funcionará.

Avisos

  • Se você der um 'flip' incorreto na prancha, ela pode girar verticalmente em vez de horizontalmente e acabar atingindo você na virilha. Isso é conhecido como 'cartão de crédito' e é bastante desagradável, portanto, certifique-se de usar a técnica correta.

O que você precisará

  • Skate
  • Tênis de skate (opcional)
  • Capacete
  • Almofadas (opcional)