Como chutar (em artes marciais)

Autor do artigo:Gabriel Silva

O chute é um dos recursos mais importantes em várias artes marciais, mas muitas pessoas não conseguem dar bons chutes porque têm dificuldade em equilibrar e coordenar seus corpos. Felizmente, melhorar é apenas uma questão de prática. Há muitos exercícios que você pode fazer para melhorar o equilíbrio e a coordenação e ajudá-lo a obter mais força nos chutes, fortalecendo os músculos das pernas. Quando se sentir confiante, você pode testar seu progresso executando diferentes tipos de chutes de artes marciais.

Etapas

Execução de diferentes chutes

  1. Etapa 1: Comece todos os chutes...
    Comece todos os chutes em sua postura de luta. A postura de luta foi projetada para proporcionar bom equilíbrio e você pode executar praticamente qualquer movimento de artes marciais a partir dessa posição básica. Coloque os pés separados na largura dos ombros. Em seguida, dê um passo à frente com o pé mais fraco, de modo que ele fique à frente do pé dominante. Levante as mãos até a altura do queixo.
    • Mantenha os pés leves em sua postura de luta e pratique a mudança de peso de um pé para o outro. Ao chutar, você estará deslocando o peso rapidamente, portanto, ficar rígido fará com que os chutes sejam lentos e fracos.
  2. Etapa 2 Estalar o pé...
    Estale o pé para fora para um chute frontal. O chute frontal é o chute mais básico das artes marciais, mas isso não significa que não seja poderoso. Traga o joelho de trás para cima em direção ao ombro para entrar na posição de câmara. Em seguida, estenda a perna para fora para dar um chute forte. Curve os dedos dos pés para cima e faça contato com a bola do pé.
    • Concentre os chutes frontais na seção média e no tronco de seu oponente. Você pode mirar na cabeça se conseguir chutar alto o suficiente, mas a maioria das competições proíbe chutes na cabeça.
    • Nunca faça contato com os dedos dos pés ou poderá quebrar os ossos do pé.
    • Para um ataque menos potente, mas mais rápido, tente executar esse chute com a perna da frente em vez da perna de trás. Isso pode pegar seu oponente desprevenido.
  3. Etapa 3 Lançar um chute lateral...
    Dê um chute chute lateral para obter mais força. Os chutes laterais, apesar do nome, são semelhantes aos chutes frontais porque ambos concentram a energia diretamente na sua frente. Um chute lateral tem mais força por trás dele. Coloque a perna de trás em uma posição de câmara, puxando-a para cima em direção ao ombro oposto. Ao mesmo tempo, gire o pé de apoio de modo que os dedos apontem para trás. Em seguida, estenda a perna para fora para dar o chute. Faça contato com a lâmina do pé.
    • Se você chutar com a perna direita, estenda o braço esquerdo atrás de você ao mesmo tempo. Faça o contrário se chutar com o pé esquerdo. Isso ajuda a manter o equilíbrio.
    • Assim como os chutes frontais, aponte os chutes laterais para a seção média do oponente.
    • Os chutes laterais também são um bom chute para quebrar tábuas porque têm muita força.
  4. Etapa 4: Ataque pela...
    Ataque pela lateral com um chute circular. Diferentemente dos chutes frontais ou laterais, o chute roundhouse concentra a energia lateralmente em vez de diretamente na frente. Entre em uma posição de câmara levantando a perna que está chutando e inclinando o joelho na direção em que está chutando. Ao mesmo tempo, transfira o peso para o pé de apoio. Dê o chute estendendo a perna de modo que ela varra de um lado para o outro. Faça contato com a parte inferior da canela, logo acima do tornozelo.
    • Estenda o braço do lado que está chutando para baixo enquanto chuta para manter o equilíbrio.
    • Embora os filmes mostrem artistas marciais dando um chute circular na cabeça dos oponentes, isso é muito difícil de fazer. Também é perigoso, pois você pode romper um músculo ou o adversário pode pegar sua perna. Em vez disso, mire nas coxas de seu oponente. Os chutes baixos são mais difíceis de defender e podem causar muitos danos.
    • Nunca faça contato com a parte superior do pé ao executar um chute circular. Os ossos pequenos aqui podem se quebrar facilmente se você bater em algo duro.
  5. Etapa 5: Golpeie com o...
    Golpeie com o calcanhar ao executar um chute para trás. O chute para trás é útil se alguém tentar atacá-lo por trás. Fique de pé com as costas voltadas para o alvo. Leve o joelho até o ombro oposto para se preparar para o chute. Em seguida, jogue a perna para trás com força. Faça contato com o calcanhar para obter mais força.
    • Olhe para trás quando lançar esse chute para poder mirá-lo melhor. Aponte para a seção média do oponente.
    • Como no chute lateral, estenda o braço do lado oposto para manter o equilíbrio.
    • Para um movimento mais complicado, gire antes de lançar esse chute para executar um chute giratório para trás.

Como manter o equilíbrio

  1. Etapa 1 Mantenha seu peso na sola do pé de apoio.
    Mantenha seu peso na bola do pé de apoio. Qualquer bom chute precisa de uma base sólida. Sempre que executar um chute, transfira seu peso para a bola do pé de apoio assim que começar a levantar o pé de chute. Deslocar o peso e manter o equilíbrio é muito mais fácil com o peso na planta do pé.
    • O calcanhar não precisa estar fora do chão em todos os chutes, mas certifique-se de que a maior parte do seu peso não esteja concentrada nesse ponto. Você ficará rígido e menos equilibrado com todo o peso sobre o calcanhar.
    • Chutes diferentes exigem que o pé de apoio esteja em posições diferentes. Em um chute lateral, por exemplo, o pé de apoio fica voltado para trás. Mas, independentemente da posição do pé, sempre concentre seu peso na planta do pé.
  2. Etapa 2 Apoie a mão em uma parede enquanto chuta se tiver dificuldade para se equilibrar.
    Apoie a mão em uma parede enquanto chuta se tiver dificuldade de se equilibrar. Se estiver apenas começando e tiver dificuldade para se equilibrar enquanto chuta, trabalhe os movimentos de chute apoiando-se em uma parede. Fique ao lado de uma parede com a perna de chute mais afastada da parede. Pressione sua mão contra a parede. Em seguida, levante a perna até a posição de câmara e chute. Execute vários chutes nessa posição e, em seguida, mude para o outro lado.
    • Uma câmara é a posição em que você entra para se preparar para um chute. A posição muda de acordo com o chute que você está dando.
    • Se for chutar com a perna direita, fique com o lado esquerdo mais próximo da parede. Pressione a mão esquerda contra a parede e chute com a perna direita.
    • Faça esses movimentos lentamente para que seu corpo se acostume a chutar.
    • Toque a parede o mais levemente possível. Use-a apenas para ajudar a manter o equilíbrio. Não apoie todo o seu peso contra ela, pois assim você não aprenderá a chutar corretamente.
  3. Etapa 3 Mantenha-se na posição de chute na câmara de chute por 30 a 60 segundos.
    Mantenha-se na posição da câmara de chute por 30 a 60 segundos. Quando conseguir se equilibrar bem o suficiente para parar de se apoiar na parede enquanto chuta, treine seu equilíbrio ainda mais equilibrando-se em diferentes posições na câmara. Percorra os compartimentos para diferentes chutes e mantenha-os o máximo de tempo possível. O objetivo é ficar de 30 a 60 segundos em cada um. Esse exercício fortalece os músculos das pernas e das costas e melhora seu equilíbrio com o tempo.
    • Chutes diferentes têm posições de câmara diferentes. Para um chute frontal, leve a perna para cima com o joelho dobrado. Para um chute lateral, levante a perna até o ombro oposto ao da perna que está chutando, com o joelho dobrado. Para um chute roundhouse, vire o corpo para o lado e levante a perna para frente, mantendo o joelho dobrado. Faça esses movimentos para melhorar seu equilíbrio.
    • Acrescente as posições da câmara para diferentes chutes, caso as conheça.
    • Se tiver dificuldade para se equilibrar no início, tente adicionar alguns saltos curtos para manter o equilíbrio. À medida que for melhorando, você ficará mais estável quando sua perna estiver no ar.
  4. Etapa 4 Alterne para diferentes posições na câmara sem soltar o pé.
    Alterne para diferentes posições na câmara sem soltar o pé. Para um exercício de equilíbrio mais avançado, mude para diferentes posições de câmara sem soltar o pé. Um padrão lógico é chute frontal, chute circular e chute lateral, mas alterne-os na ordem que achar mais confortável.
    • Mude a direção e a distribuição do peso no pé de apoio ao mudar de posição e mantenha a perna de apoio reta.
  5. Etapa 5 Estenda os chutes e mantenha-os por 5 segundos.
    Estenda os chutes e segure-os por 5 segundos. Quando estiver confortável em manter as posições de câmara de chute, adicione os chutes a este exercício. Levante a perna para a posição de câmara e estenda a perna para chutar. Mantenha o chute totalmente estendido por 5 segundos. Em seguida, retraia a perna e abaixe-a de volta à posição de luta.
    • Repita esse movimento para todos os chutes que você conhece. Lembre-se de treinar as duas pernas também.
    • Não deixe a perna cair depois de concluir o chute. Esse é um movimento incompleto e não treinará seu equilíbrio. Lentamente, retraia a perna e volte à posição de luta para um movimento completo.
    • Mesmo que isso pareça difícil no início, continue praticando. Quanto mais você melhorar sua mecânica e seu equilíbrio, menos terá de pensar nisso, o que permitirá que você se concentre mais na potência.

Aumentando a potência de seus chutes

  1. Etapa 1 Expire ao chutar para fora.
    Expire quando chutar para fora. Se você prender a respiração enquanto chuta, seus músculos ficarão tensos. É muito mais difícil coordenar a força de todo o seu corpo se você estiver rígido. Force uma expiração rápida sempre que chutar para soltar os músculos e colocar mais força em seus chutes.
    • Algumas artes marciais usam palavras específicas para diferentes movimentos. Isso o obriga a expirar ao executar ataques e representa uma liberação de força.
  2. Etapa 2 Movimente o quadril em direção ao alvo logo antes de fazer contato.
    Mova o quadril em direção ao alvo logo antes de fazer contato. Use todo o seu corpo sempre que chutar para adicionar mais força. Ao chutar para fora a partir da posição de câmara, encaixe o quadril na direção do alvo. Isso direciona sua energia para o alvo, de modo que haja força máxima por trás do chute quando fizer contato.
    • Use o lado do quadril pelo qual está chutando. Se estiver chutando com a perna direita, estale o lado direito do quadril em direção ao alvo quando lançar o chute.
    • O estalo do quadril vai em direções diferentes, dependendo do tipo de chute que você executa. Em um chute frontal, por exemplo, estale o quadril para frente. Em um chute roundhouse, encaixe o quadril lateralmente na direção em que está chutando.
    • Use os quadris ao executar outros ataques também. Um estalo de quadril logo antes de um soco aumenta muito a potência.
  3. Etapa 3 Evite fazer contato com os dedos dos pés ou com a parte superior do pé.
    Evite fazer contato com os dedos ou com a parte superior do pé. Embora chutes diferentes tenham pontos de contato diferentes, os dedos ou a parte superior do pé nunca são o ponto de contato pretendido. O ponto de contato pretendido geralmente é uma parte sólida do pé que projeta a maior potência e pode suportar o impacto. Chutar com o ponto de contato correto também evita lesões ao usar as partes mais fortes do pé. Saiba qual é o ponto de impacto pretendido de qualquer chute que você executar para maximizar sua potência.
    • Os pontos de impacto mais comuns são a bola do pé para um chute frontal, a lâmina do pé para um chute lateral e a canela logo acima do tornozelo para um chute roundhouse.
    • Alguns outros chutes usam diferentes partes do pé. A chute de ganchopor exemplo, usa o calcanhar como ponto de impacto.
  4. Etapa 4 Pratique com uma bolsa pesada.
    Pratique com um saco de pancadas pesado. Praticar no ar ajuda a desenvolver o equilíbrio, mas você não desenvolverá força se não atingir algo. Um saco de pancadas é um suporte acolchoado, porém sólido, no qual você pode executar diferentes ataques. Reúna todo o seu treinamento batendo em um saco de pancadas várias vezes por semana. Primeiro, concentre-se em fazer os movimentos corretamente. Em seguida, aumente sua potência até conseguir acertar o saco com força todas as vezes.
    • Veja se uma academia local tem um saco de pesos e treine nele algumas vezes por semana. Se nenhuma academia tiver sacos de pesos, tente encontrar um dojo de artes marciais próximo.
    • Se você quiser pendurar um saco de pesos em casa, certifique-se de ter um ponto forte que possa suportar seu peso.
    • Os sacos de pesos montados são mais convenientes para uso doméstico. Eles são portáteis e têm uma base cheia de água ou areia.
  5. Etapa 5 Fortaleça seus músculos...
    Fortaleça seus músculos com exercícios para as pernas. A prática de exercícios que fortaleçam os músculos das pernas lhe dará chutes mais potentes. Elabore um regime de exercícios que atinja seus quadríceps, panturrilhas, costas e núcleo. Todos esses músculos trabalham juntos quando você chuta.
    • Agachamentos e levantamentos terra são exercícios compostos de corpo inteiro que visam especialmente as pernas e as costas.
    • Corridas de curta distância e agachamentos profundos o ajudarão a desenvolver a força das pernas, especialmente se você treinar com um colete com peso.
    • Exercícios pliométricos como box jumps, burpees e saltos verticais treinam suas pernas para a força explosiva dos chutes.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como desenvolver mais força para um chute?
    Para obter um chute mais potente, concentre-se em exercícios como sprints de curta distância, agachamentos profundos e lunges. Se você tiver um colete com peso, adicione-o para aumentar a resistência. No entanto, o mais importante é apenas a repetição. Quanto mais você dominar a mecânica, menos esforço terá de fazer, para que possa se concentrar mais na potência.
  • Pergunta
    Qual é o chute mais eficaz nas artes marciais?
    Isso realmente depende do que você está tentando realizar! Os chutes giratórios e laterais tendem a ser os mais potentes, portanto, são uma boa opção se você estiver tentando quebrar tábuas, por exemplo. Se estiver tentando se defender, um simples chute frontal ou um chute de stomp é uma maneira muito prática e eficaz de lidar com um atacante.
  • Pergunta
    É possível chutar um saco de pancadas?
    Com certeza! Aqueles sacos de pancadas grandes e pesados que você vê na academia ou no estúdio de artes marciais são projetados para receber golpes com os punhos ou com os pés.

Vídeo

Dicas

  • Lembre-se de manter as mãos para cima ao dar chutes. Se você abaixar as mãos, o oponente pode se aproximar e atacar sua cabeça.
  • Não é necessário tentar chutar acima da cabeça. Um chute baixo geralmente tem mais força e é mais difícil de se defender.

Avisos

  • As artes marciais são para autodefesa. Nunca intimide ninguém ou tente se exibir com suas habilidades.
  • Nunca execute movimentos de artes marciais em alguém sem a permissão da pessoa e sem o equipamento de proteção adequado.