Como chutar mais alto

Autor do artigo:Gabriel Silva

Chutar mais alto durante as artes marciais pode ajudar a aumentar seu desempenho e até mesmo ajudá-lo a avançar de nível. Aprender a chutar mais alto provavelmente não acontecerá da noite para o dia, mas com um pouco de prática e muito comprometimento, você pode trabalhar para atingir seu objetivo todos os dias. Tente combinar alongamentos diários com exercícios de força para obter os resultados mais rápidos, e não se esqueça de se aquecer primeiro!

Aqui estão 10 dicas para ajudá-lo a começar a chutar mais alto.

Passos

Fique em um pé só.

  1. Melhore seu equilíbrio para manter o controle durante o chute.
    Melhore seu equilíbrio para manter o controle durante o chute. Fique em pé com os pés apoiados no chão. Lentamente, levante um pé à sua frente, apertando os glúteos para manter o equilíbrio. Mantenha a posição por 30 segundos e depois mude para o outro lado.
    • Se você se exercita em uma academia, também pode tentar se equilibrar em uma prancha.

Faça elevações de perna.

  1. Treine seu corpo para levantar a perna cada vez mais alto.
    Treine seu corpo para levantar a perna cada vez mais alto. Mantenha o equilíbrio segurando-se em uma cadeira ou banquinho. Pegue uma perna e levante-a lentamente, mantendo a perna que está de pé apoiada no chão. Você pode chutar para a frente, para trás ou para o lado, dependendo dos chutes que deseja melhorar. Faça isso 20 vezes antes de passar para a outra perna.
    • Tente fazer pelo menos 3 séries em cada perna.
    • Use a forma correta e mantenha o equilíbrio o tempo todo ao fazer esse exercício.

Tente fazer um alongamento de rã.

  1. Faça esse alongamento no final do treino para que você're warmed up.
    Faça esse alongamento no final do treino para que você esteja aquecido. Comece em uma posição de mesa sobre as mãos e os joelhos. Lentamente, deslize os dois joelhos para fora, colocando todo o peso sobre as mãos, para sentir o alongamento na região da virilha. Flexione os tornozelos para manter a parte interna dos pés, a parte interna dos tornozelos e a parte interna dos joelhos no chão. Mantenha o alongamento por cerca de 30 segundos de cada vez.
    • É muito importante ir devagar ao fazer esse alongamento. Se você se mover muito rapidamente, poderá acabar se machucando.
    • À medida que ficar mais flexível, você poderá se abaixar sobre os cotovelos.
    • Esse alongamento abre os quadris e a região interna da virilha.

Mantenha uma prancha.

  1. Fortaleça seu núcleo praticando esse exercício todos os dias.
    Fortaleça seu tronco praticando esse exercício todos os dias. Deite-se de barriga para baixo com os cotovelos diretamente abaixo dos ombros. Coloque seu peso sobre os antebraços e os dedos dos pés e, em seguida, envolva o tronco para levantar a barriga e as pernas do chão. Mantenha as costas em uma linha reta enquanto mantém a posição por pelo menos 5 segundos.
    • As pranchas ajudam a fortalecer o tronco para que você possa levantar mais as pernas.
    • Eventualmente, trabalhe para manter a prancha por 30 segundos a 1 minuto de cada vez.
    • Se estiver trabalhando em um piso duro, coloque um tapete de ioga embaixo de você para ter um pouco de amortecimento.

Faça lunges laterais.

  1. Alongue a virilha e fortaleça os glúteos com esse exercício.
    Alongue a virilha e fortaleça os glúteos com este exercício. Fique em pé com os pés fora dos quadris e os dedos dos pés apontando para fora. Dobre o joelho esquerdo e abaixe o corpo para baixo em uma posição de agachamento, mantendo a perna direita reta. Levante-se rapidamente e desça em uma posição de agachamento com a perna direita, mantendo a perna esquerda reta. Faça isso para frente e para trás por cerca de 30 segundos.
    • Isso ajudará a soltar os quadris e a área da virilha para melhorar a flexibilidade.
    • Esses lunges também o ajudarão a fortalecer os glúteos e os quadríceps.

Alterne entre um chute frontal e um chute lateral.

  1. Ensine ao seu corpo o posicionamento correto para cada chute.
    Ensine ao seu corpo o posicionamento correto para cada chute. Segure-se em uma parede ou em uma cadeira para manter o equilíbrio. Levante uma perna em uma posição de chute lateral com a perna estendida para fora do quadril. Sem abaixar a perna, gire em torno dela em um chute frontal com a perna na frente do quadril. Repita esse movimento 10 vezes e, em seguida, troque para a outra perna.
    • Você pode fazer até 3 repetições em cada perna.
    • Esse movimento ajuda a abrir os quadris e a alongar a virilha, além de desenvolver os músculos das pernas.

Alterne entre chutes frontais e traseiros.

  1. Fortaleça suas pernas chutando rapidamente para frente e para trás.
    Fortaleça suas pernas chutando rapidamente para frente e para trás. Agarre-se a uma parede ou cadeira e use uma das mãos para se equilibrar. Levante a perna direita e dê um chute frontal, depois dê um chute traseiro sem tocar o chão. Mantenha a perna esquerda reta enquanto balança para frente e para trás por 30 segundos antes de mudar para o outro lado.
    • Tente continuar se balançando cada vez mais alto ao se movimentar para frente e para trás para melhorar sua flexibilidade.

Faça algumas sustentações de chute.

  1. Alongue seu chute ainda mais alto usando as mãos.
    Alongue seu chute ainda mais alto usando as mãos. Coloque uma cadeira próxima a você para se equilibrar e segure-se com uma mão. Levante a perna em um chute lateral, estendendo-a para fora do quadril. Segure a perna com o braço esquerdo e tente levantá-la um pouco mais. Mantenha a posição por 5 segundos e, em seguida, solte a perna.
    • Faça esse exercício 12 vezes antes de passar para a outra perna.
    • Tente fazer até 3 repetições de cada lado.

Faça uma divisão central.

  1. Melhore a flexibilidade na região da virilha para chutes mais altos.
    Melhore a flexibilidade na região da virilha para chutes mais altos. Sente-se no chão com as pernas estendidas em ambos os lados dos quadris. Coloque as mãos bem na frente da virilha e, em seguida, incline-se lentamente para frente sobre os braços. Gire para frente até sentir um alongamento na virilha, depois pare e mantenha o alongamento por 20 a 30 segundos.
    • Você pode sentir algum desconforto, mas o alongamento nunca deve doer! Se você sentir uma dor intensa, solte o corpo e relaxe.
    • Não se esqueça de fazer o aquecimento antes de se alongar! Comece com 5 a 10 minutos de joelhos altos, polichinelos ou corrida no lugar para não se machucar.

Pratique o chute todos os dias.

  1. A prática regular desenvolverá seus músculos e melhorará sua forma.
    A prática regular desenvolverá seus músculos e melhorará sua forma. Reserve pelo menos alguns minutos todos os dias (se não mais) para trabalhar em sua técnica e flexibilidade.
    • Os chutes mais altos não acontecerão da noite para o dia, e tudo bem! Continue trabalhando para melhorar com o tempo.
    • Certifique-se de que está praticando com a forma correta. Será muito mais fácil chutar mais alto se estiver segurando o corpo corretamente.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como posso tornar meus chutes mais potentes?
    Há algumas coisas que você pode fazer para melhorar a força de suas pernas. Correr ajudará muito na força de suas pernas. Sprints de curta distância, lunges e agachamentos profundos também ajudam. Se você tiver um colete com peso, pode adicioná-lo para aumentar a resistência. Também é muito importante continuar trabalhando mecanicamente em seus chutes; continue comparecendo às sessões de treinamento e domine sua forma.
  • Pergunta
    Quais são os efeitos colaterais de fazer um split?
    Você pode romper músculos e tendões. A ruptura do tendão é muito dolorosa e a cicatrização é lenta.
  • Pergunta
    Quando faço alongamento, meus isquiotibiais doem muito. O que posso fazer?
    Certifique-se de que seus isquiotibiais estejam aquecidos antes de tentar alongá-los. Uma corrida de cinco minutos é suficiente. Depois, você pode tentar usar um rolo antes de alongar. Confira o artigo Como fazer Rolf em você mesmo.

Dicas

  • Sempre faça um aquecimento antes de se alongar ou se exercitar para evitar lesões.