Como chutar uma bola de futebol com força

Autor do artigo:Gabriel Silva

Alguma vez você já quis marcar um gol no seu jogo de futebol, mas sentiu que seu chute era muito fraco? Provavelmente, sua técnica de chute precisa ser ajustada. Ajustes mecânicos simples o ajudam a gerar chutes longos com potência e precisão, ajudando-o a dar aquele chute ou passe para seus companheiros de equipe mais à frente no campo. Para chutar uma bola de futebol com força, encurte a passada, bata no meio da bola com a parte superior do pé e siga com o balanço.

Passos

Aproximação da bola

  1. Etapa 1 Coloque a bola em seu pé dominante.
    Coloque a bola em seu pé dominante. Durante uma cobrança de falta, ao bater em uma bola parada, incline-se para se preparar para chutar a bola com o pé mais forte. Caso contrário, ao driblar a bola, empurre-a para frente e em direção ao seu pé de chute.
    • Desloque-se e desloque a bola para obter o ângulo de chute adequado. Por exemplo, ao chutar a bola com o pé direito, desloque o corpo para a esquerda ou, ao correr, empurre a bola para frente de modo que ela fique na frente do dedão do pé direito.
    • O contato com a bola ligeiramente à direita ou à esquerda do centro gerará contato total com menos oscilação do que um chute no centro.
  2. Etapa 2 Dê passos curtos.
    Dê passos curtos. Ao se aproximar da bola para o chute, encurte os passos. Isso é mais simples de fazer quando a bola está parada e pode ser visto quando jogadores profissionais cobram tiros livres. Durante uma corrida, encurte rapidamente os passos logo antes de optar pelo chute para obter mais potência e controle.
  3. Etapa 3 Coloque o pé que não está chutando próximo à bola.
    Coloque o pé que não está chutando ao lado da bola. Continue correndo até alcançar a bola. O pé que você não está usando para golpear a bola precisa estar posicionado bem próximo à bola, não atrás dela. Isso coloca seu corpo sobre a bola. Se você ficar atrás da bola, terá a tendência de levantar a bola e errar o alvo ou acertar a bola com o dedo do pé.
  4. Etapa 4 Aponte o pé que não está chutando para a direção em que deseja que a bola vá.
    Aponte o pé que não está chutando na direção em que deseja que a bola vá. Ao plantar o pé que não está chutando, aponte-o na direção em que deseja que a bola vá. Apontar o pé para o lado errado faz com que o chute pareça estranho, impede que você maximize sua força e pode mandar a bola para uma direção que você não pretendia que ela fosse.
    • Apontar o pé na direção da bola fará com que seu pé fique no caminho. Se apontar muito para o lado, perderá o controle da bola.
  5. Etapa 5: Olhe para baixo, para a bola.
    Olhe para baixo, para a bola. Logo antes de chutar, olhe para a bola. Concentre-se em chutar com a técnica adequada em vez de gerar força ou observar o local que deseja que a bola atinja. Isso o ajudará a manter o corpo sobre a bola e evitará que você a levante.

Chutando a bola

  1. Etapa 1: Relaxe seu corpo.
    Relaxe seu corpo. Muitas pessoas se concentram demais em gerar força. Quando fazem isso, forçam a tacada, perdem o controle da bola e a potência devido a um golpe fraco. Em vez disso, deixe o corpo cair de modo que os ombros fiquem retos e a única tensão esteja no tornozelo.
    • Às vezes, os jogadores se livram da tensão antes de cobrar um tiro livre.
  2. Etapa 2 Traga sua perna para trás.
    Traga sua perna para trás. Dobre levemente o joelho que não está chutando enquanto leva a perna que está chutando para trás. Não vá muito para trás, senão você não conseguirá balançar a perna para a frente rapidamente para chutar a bola com precisão.
    • Os movimentos amplos são melhores para chutes de longa distância.
  3. Etapa 3 Aponte os dedos dos pés para o chão.
    Aponte os dedos dos pés em direção ao chão. Ao mover a perna de chute para trás, incline os dedos dos pés para baixo. Isso faz com que seu tornozelo trave.
  4. Etapa 4 Leve a perna para frente.
    Leve a perna para frente. Leve a perna para frente em direção à bola. Mantenha o pé inclinado para baixo ao fazer isso. Logo antes de golpear a bola, estenda o pé para liberar a força armazenada em sua perna
  5. Etapa 5 Faça contato com a junta do dedão do pé.
    Faça contato com a junta do dedão do pé. Os técnicos dizem para você chutar a bola com o cadarço do pé. Tecnicamente, você está chutando abaixo disso. A junta é onde o dedão do pé se conecta ao resto do pé. Esse osso grande cria força quando a área logo acima dele atinge a bola. Observe a bola enquanto seu pé se conecta a ela.
    • Nunca chute com os dedos dos pés. Isso não só gera menos potência e controle, como também pode machucar os dedos dos pés.
    • Bata a bola até a metade do chão para obter o máximo de potência. Golpeie mais para os lados para obter mais giro.

Acompanhamento da tacada

  1. Etapa 1: Balance a bola.
    Balance a bola. Não pare quando seu pé atingir a bola. Mova seu pé através da bola à medida que ela sai de seu pé. Isso garante que o impulso de sua perna seja totalmente gasto na bola. Seu pé se levantará no final do arco do swing.
  2. Etapa 2: aterrissar com o pé de chute.
    Pouse com o pé de chute. Traga seu pé para baixo e coloque-o no chão antes de tentar se mover. Dessa forma, o impulso da tacada é maximizado e você se estabiliza ao tentar se mover.
  3. Etapa 3 Acompanhe o chute.
    Dê sequência à sua tacada. Se possível, corra após a tacada. Pressionar o adversário pode fazer com que ele desvie ou deixe a bola cair, dando-lhe a chance de seguir a tacada e potencialmente marcar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como posso obter mais força em minhas tacadas?
    Pratique os chutes por conta própria e assista a vídeos sobre chutes. Pratique dribles com velocidade e chutes. Você deve sempre saber onde está em relação ao gol antes de chutar. Certifique-se de que o pé com o qual não está chutando esteja perto da bola e bata na bola no meio com um chute da parte mais dura da ponte do seu pé.
  • Pergunta
    Há mais etapas sobre como chutar uma bola?
    Sim. É mais natural para um jogador chutar a bola quando ele caminha até a bola antes de chutá-la. Por exemplo, se a bola estiver a seus pés, é muito difícil conseguir uma força considerável. Empurre/toque a bola para frente vários metros à sua frente, depois caminhe até ela e chute-a.
  • Pergunta
    Qual chute resulta em mais força?
    Chutar com a articulação do dedão do pé proporciona um chute mais potente, já que esse é o maior osso do pé. Certifique-se de obter um bom contato com a bola.

Vídeo

Dicas

  • Relaxe seu corpo antes de chutar.
  • A técnica adequada de chute leva tempo para ser desenvolvida, portanto, não desanime. Continue praticando.
  • Adquira uma boa bola de futebol, que não seja muito dura e, ao mesmo tempo, não seja muito macia. As oficiais da Fifa funcionam melhor, mas custam em torno de 90 a 110 cad.

Avisos

  • Não bata na bola com as pontas dos dedos dos pés. Isso machuca e pode até causar uma fratura óssea.