Como chutar uma bola de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Você quer chutar uma bola de futebol (também conhecida como bola de futebol) sem passar vergonha? Melhor ainda, quer chegar ao ponto em que possa começar a chutar a bola com os melhores, como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo ou Pelé? Há muitas maneiras diferentes de chutar uma bola de futebol, e cada técnica envolve seu próprio conjunto de regras. Comece com o básico e depois passe para as técnicas avançadas.

Passos

Passando a bola

  1. Trave o tornozelo. Travar o tornozelo garante que o pé não seja frágil e não se mova quando entrar em contato com a bola. O pé precisa controlar como a bola se move. Para um passe por dentro do pé, os dedos devem apontar para cima para travar o tornozelo. Em um chute, por outro lado, os dedos devem apontar para baixo para travar o tornozelo.
    • A única maneira de não haver giro é travar o tornozelo. Se o pé for frágil, a bola fará movimentos igualmente frágeis.
  2. Passe a bola com a parte interna do tênis. Nunca passe com o dedo do pé. Os jogadores de futebol passam a bola usando a parte interna do pé porque isso usa uma área de superfície mais ampla e proporciona o chute mais preciso.
    • A desvantagem desse chute é que não se obtém tanta força com ele. Ainda assim, é definitivamente a maneira mais precisa de passar.
  3. Posicione o pé de apoio. Vire o pé de apoio (o pé que não está usando para chutar) de modo que a parte interna do tênis fique voltada para a bola. Lembre-se de que o pé plantar apontará para onde a bola vai parar. Se quiser chutar a bola para frente, coloque o pé plantar voltado para frente.
  4. Chute um passe no chão. Siga com o pé próximo ao chão. Para passes curtos e passes no chão, você só precisa seguir por alguns metros. Não levante muito o pé do chão.
    • Observe o giro da bola. Um passe com a parte interna do pé deve ter um giro de ponta a ponta. Se a bola estiver girando para fora, é preciso travar o tornozelo ou talvez você tenha movido a perna de passe na trajetória correta.
  5. Chute um passe no ar. Incline seu corpo para trás e siga com o pé no ar. Dessa vez, estenda totalmente o pé e siga-o de modo que ele fique vários metros no ar. Certifique-se de que, se estiver dando um passe no ar, mantenha o pé mais próximo do chão do que faria em um passe no solo para que a bola vá para o ar.
    • Novamente, observe o giro da bola. Assim como em um passe no chão, um passe no ar deve ter um giro de ponta a ponta. Se a bola estiver girando de fora para dentro, certifique-se de travar o tornozelo e observar a perna que está passando.

Chutando a bola

  1. Dê alguns passos para trás. Você já viu jogadores de futebol baterem um escanteio ou um pênalti? Os jogadores de futebol se alinham a apenas alguns passos atrás da bola. Você não precisa começar a correr a 4,6 m de distância para bater bem na bola. Na verdade, começar a correr a 4,6 m provavelmente impedirá que você bata bem na bola.
  2. Trave o tornozelo. Isso mantém seu pé estável para que ele não se mova quando entrar em contato com a bola. O pé precisa controlar como a bola se move, em vez de a bola mover o pé. Se estiver tentando obter uma tacada sem giro, a única maneira de conseguir isso é travando o tornozelo. Se o pé for frágil, a bola fará movimentos igualmente frágeis.
  3. Chute a bola usando a parte superior do pé, nos cadarços. Nunca use o dedo do pé para chutar a bola. Chutar a bola com o dedo do pé torna impossível controlar onde você quer colocá-la. E a precisão é a coisa mais importante que você precisa ao chutar a bola.
  4. Posicione seu pé plantar. O pé de apoio é o pé com o qual você não está chutando, o pé que você coloca próximo à bola. Ele deve estar apontado para a direção em que você quer que a bola vá. Você também deve dobrar o pé e chutar a bola com o dedo do pé apontado para o chão. Há um ponto ideal em seu pé, na metade do cadarço, que você deve tentar usar para conduzir a bola todas as vezes.
    • Não tente chutar a bola com muita força e lembre-se de manter os olhos na bola o tempo todo.
  5. Dê continuidade ao seu chute. Certifique-se de que o dedo do pé esteja apontado para o chão. A força do chute pode fazer com que seus dois pés saiam do chão enquanto você chuta. Traga sua perna de volta para gerar força. Você obterá velocidade e potência.
    • Se quiser dar um chute longo, pule no final enquanto chuta a bola. Isso dará ainda mais força ao seu chute.
  6. Entenda como sua inclinação afeta o chute. Lembre-se de que quanto mais você se inclinar para trás ao chutar, mais alta será a bola. Se o seu corpo estiver reto (vertical) ao chutar, o chute deverá ser baixo em relação ao solo ou a meia altura.
    • Se for feito corretamente, a bola não deverá girar depois de ser chutada, como um chute knuckleball. Se ela estiver girando para fora, talvez você tenha movido a perna que está passando na trajetória correta ou não tenha travado o tornozelo.
  7. Aterrisse com o pé de chute. Você deve pular e saltar sobre a bola ao atingi-la. Mantenha sua cabeça baixa. Seu joelho deve estar acima da bola, enquanto você mantém os quadris apontados na direção em que deseja que a bola vá.
    • Essa abordagem é usada para obter mais força por trás da bola.

Experimentação de técnicas avançadas

  1. Enganchar a bola. Para enganchar a bola, bata nela com a parte interna do pé, mas gire ligeiramente o pé para a frente ao chutar a bola. Seu pé deve estar em um ângulo de 45 graus quando você chutar a bola.
  2. Cortar a bola. Para cortar a bola, bata na parte externa do pé, com o pé se afastando da bola ao golpeá-la. Dessa vez, seu pé deve estar em um ângulo de 45 graus, virado para o outro lado (em comparação com um gancho), quando você seguir adiante.
  3. Chute a bola. Para fazer um chip na bola, abaixe o pé sobre a bola e não siga muito adiante (se for o caso). O objetivo é atingir a bola logo abaixo da ponta do tênis, sem usar o dedo do pé.

Praticando sua forma

  1. Chute a bola enquanto estiver sentado. Chute levemente a bola de suas mãos com a parte superior de um pé. Trave os tornozelos. Quando seu pé se conectar com a bola, a bola deve se conectar com a parte do 'cadarço' do seu pé, ou onde o cadarço estaria se você estivesse usando chuteiras. A bola deve subir apenas alguns metros, com pouco ou nenhum giro.
    • Tente conectar primeiro com seu pé dominante e depois alterne para o pé não dominante. Jogadores de futebol habilidosos podem chutar a bola tão bem com o pé não dominante quanto com o dominante.
  2. Pratique o chute em pé. Agora que você já praticou o chute sentado, é hora de praticar em pé. Novamente, tente chutar a bola apenas alguns metros para cima, com pouco giro.
    • Levante-se e faça a mesma coisa. Deixe a bola cair sobre seu pé e chute para cima com cuidado. Pratique sua coordenação aqui.
    • Novamente, procure não girar a bola ao chutá-la para cima.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Não consigo alcançar a altura da bola! O que devo fazer?
    Tente bater na bola em direção à parte inferior. Quanto mais baixo você chutar a bola, maior tende a ser a elevação.
  • Perguntas
    Fiz todos os treinos, mas ainda não consigo fazer malabarismos com a bola. Você tem alguma outra sugestão?
    A prática leva à perfeição. Você não pode esperar fazer isso perfeitamente em apenas alguns dias. Muitas pessoas que você vê fazendo isso tendem a passar um longo tempo trabalhando nisso. Se você se dedicar e der o melhor de si, é provável que melhore. Fazer isso uma, duas ou até dez vezes não o tornará um especialista em malabarismo com bolas, portanto, continue até conseguir.
  • Pergunta
    Qual é a melhor parte do pé para chutar a gol?
    Para chutes de média e longa distância, use o cadarço, pois você pode obter mais força na bola. Mas ele também pode ser usado dentro da área, mas para chutes de curta e média distância. Se você for bom o suficiente, use a parte interna do pé, pois terá muito mais controle sobre para onde quer que a bola vá, mas tenha cuidado: se não acertar a técnica, você pode enrolar demais a bola ou chutá-la por cima do travessão.

Vídeo

Dicas

  • Se quiser levantar a bola para que ela vá pelo ar, tente colocar o pé mais embaixo da bola e incline-se um pouco para trás ao chutar.
  • Nunca chute com o dedo do pé. Você quebrará o pé, esvaziará a bola e fará o chute cair.
  • Certifique-se de que sua bola esteja com a pressão recomendada. Uma bola com pressão insuficiente ou excessiva é difícil de chutar.

Avisos

  • Não chute com o dedo do pé. Isso criará um passe ou chute irregular e poderá machucar seu pé.
  • Use chuteiras que ofereçam boa tração. Isso pode evitar que você escorregue depois de chutar a bola.

O que você precisará

  • Bola de futebol
  • Chuteiras, de preferência com travas
  • Área grande, como um campo ou um parque