Como chutar um gol de campo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Muitas vezes, a vitória num jogo de futebol resume-se à equipa que consegue marcar mais golos de campo. O pontapeador de uma equipa de futebol tem um papel muito especializado a desempenhar, que depende quase exclusivamente da técnica. Dominar a arte de chutar golos de campo requer tempo, paciência e horas de trabalho árduo, mas pode aprender a técnica básica seguindo os passos abaixo. Lembre-se, a prática leva à perfeição, e se você dedicar o seu suor para aprender a chutar um gol de campo, você estará mandando bolas de futebol através dos postes do gol em pouco tempo.

Passos

Preparando o Chute de Gol de Campo

  1. Aprenda as regras básicas de um chute de gol de campo. Na Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), qualquer field goal tentado e falhado para além da linha das 20 jardas faz com que a equipa defensiva tome posse da bola no local onde o pontapé foi falhado. Qualquer golo de campo tentado e falhado na linha de 20 jardas ou dentro dela faz com que a equipa defensiva ganhe a posse da bola na linha de 20 jardas.
    • A bola de futebol tem de passar entre os postes da baliza para que um golo de campo seja considerado. É permitido bater primeiro no lado dos postes da baliza, desde que a bola passe depois.
    • Um golo de campo vale três pontos e é normalmente executado num quarto 'down' quando uma equipa está a uma distância razoável da zona final do adversário.
  2. Preparar a bola de futebol americano. Coloque a bola de futebol americano perpendicularmente ao chão no suporte. A bola deve estar quase sempre na vertical, com uma ligeira inclinação na direção do suporte.
    • Alinhe os atacadores de modo a que fiquem virados para a baliza. Desta forma, evita-se que os atacadores interfiram com a direção da bola.
    • Isto também permite chutar a bola nas costuras traseiras, o ponto que cria a compressão máxima quando chutada. A compressão máxima garante que a bola de futebol vai viajar mais longe e mais alto.
  3. Caminhe para trás, afastando-se da bola, o número de passos adequado para si. Embora não exista um número concreto de passos a dar para trás, para a maioria é cerca de três passos largos para trás e dois passos para a esquerda da bola para quem chuta com o pé direito.
    • Para os pontapés de pé esquerdo, dê três passos para trás e dois para a direita da bola.
    • Experimente distâncias diferentes para ver o que funciona melhor para si. O comprimento das suas pernas terá impacto na distância a recuar. Quanto mais compridas forem as pernas, mais longa será a passada quando correr para chutar a bola.
    • O mais importante a ter em conta ao dar um passo atrás é ser consistente. Encontre uma distância que funcione para si e pratique-a de forma consistente.
  4. Posicione-se numa posição atlética. Uma postura atlética significa que os seus joelhos estão ligeiramente dobrados, que está apoiado nas pontas dos pés e que o peso do seu corpo está centrado nas ancas.
    • Coloque o pé que não vai utilizar para chutar a bola ligeiramente à frente do seu pé de remate. Este pé é designado por pé de apoio, uma vez que será colocado junto à bola durante o pontapé.
    • Coloque o pé de remate ligeiramente atrás do pé plantar. Os dedos de ambos os pés devem apontar para os locais onde estarão no momento do contacto.
  5. Dê os seus passos de aproximação. Calcular o número correto de passos de aproximação é uma das partes mais complicadas de chutar um golo de campo. Normalmente, os rematadores dão cerca de dois a três passos de aproximação. Os passos de aproximação são executados a um ritmo relativamente lento e em três passos:
    • O primeiro passo é opcional e chama-se 'jab step'. Este passo será um passo curto na direção da bola com o pé plantar. O seu objetivo é deslocar o peso do corpo para a frente na direção da bola.
    • O segundo passo é designado por passo de condução e é executado através de uma passada longa na direção da bola com o pé de remate.
    • O terceiro passo é dado com o pé plantar ao lado da bola de futebol. Este é o passo mais importante, uma vez que determina onde o seu pé plantar o vai fixar ao campo enquanto chuta a bola.
    • Como está alinhado atrás e ao lado da bola de futebol, estará a aproximar-se da bola numa linha diagonal.
  6. Posicione o seu pé plantar de modo a que aponte na direção da bola de futebol. O seu alvo é a área da baliza que pretende que a bola atravesse. O seu pé plantar deve estar cerca de cinco a sete polegadas atrás do seu alvo.
    • A profundidade do pé plantar varia consoante a altura da bola. Se estiver a chutar no chão, o seu pé plantar será cerca de quatro polegadas mais profundo do que a bola de futebol.
    • Se estiver a utilizar um tee de uma polegada, o seu pé plantar estará cerca de duas polegadas mais fundo do que a bola de futebol, e se o seu tee tiver cerca de duas polegadas de altura, o seu pé plantar será aproximadamente igual à bola de futebol.
  7. Mantenha as ancas e os ombros alinhados. Quando se aproxima da bola de futebol, certifique-se de que tem o tronco direito. Isso o ajudará a alcançar um equilíbrio estável durante o chute.

Dominar o pontapé

  1. Faça contacto com a bola. Aponte para o 'ponto ideal', cerca de 10,2 cm acima da ponta inferior da bola de futebol. O ponto de contacto com a bola é importante, pois permite-lhe manipular a distância e a altura que a bola irá percorrer.
  2. Chute a bola com a parte superior do pé. Ao usar o osso na parte superior do pé, você é capaz de produzir a máxima transferência de energia para a bola.
    • Existem dois tipos de pontapés: a direito e a estilo futebol. Quase todos os jogadores de futebol profissionais utilizam o pontapé de futebol.
    • Um pontapé direto significa simplesmente que, após o contacto com a bola, a perna segue numa linha reta perpendicular ao solo. Os jogadores de pontapé reto bloqueiam os tornozelos durante o pontapé, o que lhes permite transferir eficazmente a energia cinética para a frente.
    • Um pontapé de futebol ocorre quando se balança a perna para o lado oposto da bola que se pontapeou após o contacto. Os pontapés de futebol colocam o pé num ângulo obtuso, fazendo com que parte da energia seja absorvida pela articulação do tornozelo. Teste os dois para ver qual prefere, mas lembre-se de que a convenção moderna aponta o chute de futebol como o melhor dos dois estilos.
  3. Siga o chute até o alvo. Assim que fizer contacto com a bola de futebol, não pare o movimento para a frente do seu pé. Em vez disso, tente continuar o movimento de pontapé até bem depois de a bola ter saído do seu pé.
  4. Mantenha a velocidade e a força do pontapé consistentes durante todo o percurso. Não é necessário alterar muito a força que coloca no pontapé de saída, mesmo que esteja a chutar um golo de longa distância. A força do pontapé vem da perna plantar e do impulso da perna de pontapé.
  5. Depois de seguir em frente, salte o pé plantar ligeiramente para a frente. Isto ocorrerá naturalmente como resultado do impulso do seu corpo para a frente e do esforço do seu corpo para o manter em equilíbrio.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como posso chutar eficazmente uma bola para a baliza à distância?
    Manter o dedo do pé apontado e seguir o movimento são fundamentais para a distância. Não olhes para cima demasiado cedo, pois o movimento da parte superior do corpo para ver para onde vai a bola pode fazer com que chutes uma bola má.
  • Questão
    Quantos pontapés por dia devo tentar?
    O número de pontapés por dia depende do número de pontapés que consegue dar. Pode começar com 10 a 15 por dia para ver o que precisa de acontecer e para ver se é constante.
  • Questão
    Um golo de campo pode ser chutado demasiado alto para contar?
    Não, um golo de campo conta desde que a bola passe entre os postes, mesmo que seja muito alto.

Questionário de compreensão

Avisos

  • Não chute a bola com os dedos dos pés ou com os tornozelos. Isso diminuirá a precisão e a distância ao chutar um gol de campo.
  • Dar demasiados passos de aproximação pode resultar num pontapé bloqueado, uma vez que dá mais tempo à outra equipa para reagir.
  • Não compense o vento antes das 20 jardas (18,3 m); o vento não terá muito ou nenhum efeito na bola antes desse limite de jardas.
  • Não chutar demasiado, pois o excesso de trabalho das articulações pode ser prejudicial.
  • Quando praticar, use sempre ténis. Se chutar uma bola com sandálias, pode magoar ou partir os dedos dos pés.

Dicas

  • Se não der passos de aproximação suficientes, pode diminuir significativamente a sua distância de remate e chutar a bola de forma curta.
  • A flexibilidade é fundamental na execução do remate; quanto mais alto for o remate, mais alta será a bola.
  • Se a bola falhar a curta distância, tente fazer contacto com a bola mais perto do meio.