Como manter os peixinhos vivos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Uma das melhores iscas de pesca para usar são os peixinhos vivos, pois os peixes são atraídos pelo movimento da isca viva. No entanto, elas podem ser um pouco mais difíceis de usar, pois os peixinhos precisam ser mantidos vivos por tempo suficiente para serem usados como isca, o que requer algum conhecimento. Antes de ir para o lago em sua próxima viagem de pesca, estoque os equipamentos e suprimentos necessários para manter os peixinhos vivos por tempo suficiente para prendê-los em seu anzol.

Etapas

Preparando-se para obter vairões

  1. Etapa 1 Decida quando comprar os peixinhos.
    Decida quando comprar os peixinhos. Os peixinhos geralmente não vivem muito tempo, especialmente quando são mantidos em condições não ideais. Isso significa que você deve comprá-los perto da época em que planeja ir pescar.
    • Isso pode ser um problema, no entanto, se você planeja pescar de manhã cedo, pois muitas lojas de iscas não abrem cedo o suficiente para permitir a compra de peixinhos no dia em que você deseja pescar.
    • Um peixe-isca mantido em condições ruins, como superlotação, pode morrer em menos de 24 horas. Para que seus peixes durem mais, você precisa cuidar deles adequadamente.
    • O tempo de vida de um peixinho varia muito, dependendo do tipo de peixinho e das condições em que ele vive. O vairão-gordo e o vairão-rabilongo, por exemplo, podem viver vários anos em um ambiente natural, como um lago. Há alguns peixinhos que podem viver de sete a dez anos. Entretanto, ao usar os peixinhos para pescar, as condições não são ideais. Isso significa que eles provavelmente morrerão muito, muito mais rápido.
  2. Etapa 2 Obtenha um recipiente para colocar o peixinho.
    Obtenha um recipiente para colocar o peixinho. Muitas pessoas mantêm os peixinhos em um cooler de espuma para acampamento ou em algum outro recipiente isolado descartável. No entanto, há recipientes que podem ser comprados e que são feitos especificamente para guardar os peixinhos.
    • Os coolers de espuma devem estar disponíveis na maioria dos supermercados. Os recipientes feitos especificamente para manter os peixinhos geralmente estão disponíveis em lojas de artigos esportivos ou lojas especializadas em pesca.
    • Os recipientes especiais podem vir com uma variedade de recursos especiais, como a capacidade de flutuar o recipiente em um corpo d'água e acessórios de aerador.
  3. Etapa 3 Prepare o contêiner para o peixinho.
    Prepare o recipiente para o peixinho. Encha o recipiente com água destilada ou água de um lago ou riacho antes de comprar os peixinhos ou logo depois. A água deve estar fria, pois os peixes precisam de uma temperatura fresca para se manterem vivos.
    • Os produtos químicos da água da torneira podem matar os peixinhos, portanto, não a utilize para mantê-los dentro dela.
    • O recipiente que você está usando deve manter uma temperatura constante, ajudando a manter os peixinhos vivos por mais tempo.

Aclimatação dos peixinhos em um recipiente de isca

  1. Etapa 1 Adicione um pouco de sua água à água em que os peixinhos são mantidos.
    Adicione um pouco de sua água à água em que os peixinhos estão. Despeje delicadamente um pouco da água do lago, do riacho ou da água destilada que estiver usando no saco plástico em que os peixinhos vieram. Isso permitirá que eles se ajustem à água e à temperatura gradualmente.
  2. Etapa 2 Coloque o saco plástico fechado contendo os peixinhos no balde de isca.
    Coloque o saco plástico fechado contendo os peixinhos em seu balde de isca. Não é recomendável simplesmente despejá-los no recipiente imediatamente. Em vez disso, dê tempo suficiente para que os peixinhos se ajustem à temperatura da água em seu balde de isca.
    • Mantenha o saco fechado e coloque-o no refrigerador de água por cerca de 15 minutos.
  3. Etapa 3 Adicione os peixinhos ao recipiente de retenção.
    Adicione os peixinhos ao recipiente de retenção. Após 15 minutos, permita que os peixinhos saiam do saco e nadem livremente no refrigerador de espuma ou no balde de isca. O período de aclimatação pelo qual eles passaram deve permitir que se adaptem rapidamente ao novo ambiente.

Como manter os peixinhos animados

  1. Etapa 1: Don't overcrowd your minnow tank.
    Não encha demais seu tanque de vairões. A aglomeração excessiva de iscas em um recipiente pode fazer com que a isca morra mais rapidamente. O excesso de peixes esgota o oxigênio rapidamente e gera muito calor.
    • Por exemplo, coloque apenas cerca de seis dúzias de pequenos peixinhos (3/4' a 1' de comprimento) em um recipiente de oito litros.
  2. Etapa 2 Armazene o recipiente em um local escuro e fresco.
    Armazene o recipiente em um local escuro e fresco. Por exemplo, você pode guardar o recipiente da isca em um armário ou no porão. Os peixinhos são delicados e se desenvolvem melhor em águas mais frias. A água esquentará muito rapidamente se você mantiver o refrigerador em uma área iluminada.
  3. Etapa 3 Coloque um aerador no recipiente.
    Coloque um aerador no recipiente. Um aerador adicionará oxigênio à água para que os peixinhos não o consumam e sufoquem. Isso é especialmente importante se você precisar manter os peixes por um ou dois dias e se não planeja trocar a água do recipiente da isca com frequência.
    • Aqueles que vendem peixinhos comercialmente geralmente usam um sistema de aeração que oxigena a água de duas maneiras: agitação ou oxigênio comprimido.
    • Um aerador pode ajudar a aumentar a vida útil de seu peixinho. Isso se deve ao fato de que outras formas de aeração da água, como adicionar mais água ou peróxido de hidrogênio, podem estressar muito o peixe. Com um aerador, os peixinhos podem simplesmente permanecer na água à qual você já os aclimatou.
  4. Etapa 4 Despeje uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio no refrigerador se não tiver um aerador.
    Despeje uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio no refrigerador se não tiver um aerador. Adicione apenas uma onça de solução de peróxido de hidrogênio a 3% para cada três galões de água. O peróxido de hidrogênio ajuda na formação de oxigênio na água, substituindo o oxigênio que é usado pelos peixes.
    • Você também pode adicionar mais água destilada conforme necessário para refrescar a água dos peixinhos.
    • A adição de peróxido de hidrogênio à água é uma ideia controversa. Algumas pessoas acreditam que ele ajuda a oxigenar a água e não prejudica os peixes, mas outras argumentam que ele pode matar os peixes facilmente. Se você não tiver certeza ou estiver apreensivo quanto à adição de peróxido de hidrogênio à água dos peixinhos, encontre uma alternativa, como um aerador ou a troca frequente da água.
  5. Etapa 5 Mantenha a água fria.
    Mantenha a água fria. Coloque cubos de gelo em uma jarra na água que está dentro do balde de iscas para mantê-la suficientemente fria para os peixinhos. Repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias para manter a água fria.
    • Embora os peixinhos possam sobreviver em água quente, a taxa de mortalidade aumenta drasticamente quando a água de retenção fica acima de 15,6 °C (60 °F). Tente manter sua água abaixo dessa temperatura.
    • Não adicione gelo diretamente à água em que os peixinhos estão. O gelo pode conter pequenas quantidades de produtos químicos ou cloro que matarão os peixes.

Como manter os peixinhos vivos durante a pesca

  1. Etapa 1 Mergulhe o balde de isca no lago ou riacho onde estiver pescando.
    Mergulhe o balde de isca no lago ou riacho onde estiver pescando. Você pode fazer isso colocando o recipiente na borda da água, onde ele fica na água, mas não troca de água, ou pode usar um recipiente que permita que a água do corpo d'água flua para dentro e para fora do recipiente sem perder peixes. Isso ajudará a isca a se adaptar à temperatura do corpo de água em que você está pescando.
    • Colocar o balde de iscas no lago ou riacho, para que a água seja substituída, oxigena a água, o que também ajuda a manter os peixinhos vivos.
  2. Etapa 2 Prenda o peixinho no anzol.
    Prenda o vairão no anzol. Escolha um vairão para colocar no anzol e decida como o prenderá. Há várias escolas de pensamento sobre a melhor maneira de conectar o peixinho. Tome sua decisão com base na melhor combinação entre manter a isca viva e como o acessório permite que a isca se mova na água.
    • Pela boca: Empurre o anzol pelo lábio inferior do peixe até as narinas.
    • Pela parte de trás: O anzol pelo dorso permite que o peixinho fique em uma posição mais natural na água. Isso pode ser mais eficaz para a captura de peixes.
  3. Etapa 3 Esteja preparado para substituir os peixinhos.
    Esteja preparado para substituir os peixinhos. Depois de colocar um peixinho em uma linha, não importa a maneira como o tenha feito, ele morrerá com relativa rapidez. Se ele parar de se mover na água, será uma isca muito menos eficaz do que quando estava vivo. Por esse motivo, é melhor substituir os peixinhos em seu anzol depois que eles morrerem.
    • A taxa de morte dos peixinhos varia drasticamente, dependendo da saúde deles quando você os coloca no anzol e das condições da água. Fique atento quando estiver recostando se o peixinho parece estar vivo ou não.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas