Como manter os peixes quando você tem gatos que gostam de caçar

Autor do artigo:Gabriel Silva

Há um delicado ato de equilíbrio para os proprietários de gatos e peixes. Esses caçadores e presas nunca vivem juntos sem algum drama e, quanto mais jovem for o gato, maiores serão as travessuras. Se você está procurando maneiras de ajudar seus animais de estimação a coexistirem, estas etapas manterão seu amado peixe e seu felino brincalhão em uma aparência de harmonia.

Etapas

Protegendo seu peixe

  1. Etapa 1 Proteja seu local.1Proteja sua localização. Se você estiver no modo de proteção para seu peixe, a primeira coisa a pensar é a localização do aquário ou tanque. É fácil para seu gato pular e olhar para dentro? Nesse caso, encontre um local que, pelo menos, retarde a invasão do gato no ecossistema do peixe por tempo suficiente para que você possa resgatá-lo, como em um armário ou em uma lareira alta.
    • Exploração é o nome do jogo de um gato, especialmente para um filhote. Tente manter o aquário longe de superfícies sobre as quais os gatos gostam de pular: mesas, aparadores, armários e estantes de livros.
  2. Etapa 2 Prenda um guardanapo sobre ele.2Prenda um guardanapo sobre ele. Se você tiver guardanapos à mão, coloque-os sobre o aquário. Pegue um elástico grande e estique um guardanapo sobre a parte superior do aquário, encaixando o elástico no lugar sob a borda do aquário.
    • Dessa forma, você pode polvilhar a comida do peixe no aquário sem precisar remover a tampa.
    • O guardanapo deve ter uma trama apertada para que nenhum gato possa enfiar as patas ou o focinho nos orifícios.
  3. Etapa 3 Coloque uma tampa.3Coloque uma tampa. Se você não tiver guardanapos ou se o recipiente para peixes for muito grande, considere adicionar uma tampa. Uma tampa segura e bem ajustada é provavelmente a melhor solução. Teste qualquer tampa que você já tenha em mãos para ver se o gato consegue penetrá-la. Certifique-se de que a tampa seja bem pesada ou que se encaixe bem nas bordas para que até mesmo você tenha dificuldade em tirá-la.
    • Não coloque apenas um prato pesado sobre a tampa. Os gatos podem ser muito engenhosos com um prato ou outra cobertura que não esteja presa no lugar.
    • Certifique-se de que haja um orifício na tampa para o fluxo de ar.
    • Talvez seja possível encontrar uma tampa que caiba no seu aquário em uma loja que venda recipientes.
  4. Etapa 4 Compre um aquário seguro.4Compre um aquário seguro. Se sua configuração atual não permite que você coloque uma tampa segura no recipiente para peixes, considere comprar um tanque com tampa. Muitas lojas de animais e grandes lojas vendem tanques e tigelas para peixes com tampa.
  5. Etapa 5 Mova o peixe.5Mova o peixe. Uma maneira infalível de manter os gatos longe da água de um aquário é levar o peixe para um cômodo onde os gatos não vão. Se você gosta de olhar para os peixes, designe um cômodo que você frequenta como uma zona proibida para gatos.
    • Você pode começar bloqueando o banheiro.
    • Se você gosta do peixe mais como decoração, pode trancá-lo em um quarto não utilizado. Apenas certifique-se de entrar nesse cômodo todos os dias para alimentar o peixe.

Treinamento do seu gato

  1. Etapa 1 Evite castigos físicos e verbais.1Não use castigos físicos e verbais. Os gatos não respondem bem a punições físicas, como palmadas, e verbais, como gritos. Em vez de aprender a não repetir o comportamento, o gato aprenderá a ter medo de você e a praticar os atos maldosos quando você não estiver por perto.
    • Lembre-se de que os gatos têm uma necessidade real de explorar e caçar. Entender isso o ajudará a ter paciência com seu animal de estimação.
    • Você pode se afastar quando o gato começar a brincar de forma violenta (como um ataque de brincadeira).
    • Você também pode usar uma pistola de ar comprimido, uma buzina de ar comprimido ou uma garrafa com água. A água em seus rostos quando não puderem ver a fonte os ensinará a não voltar ao crime.
  2. Etapa 2 Instigue punições ambientais.2Instigue punições ambientais. Também chamada de 'punição remota' ou 'armadilha', a colocação de coisas no ambiente do gato que ele não gosta o impede de repetir um comportamento.
    • Por exemplo, qualquer superfície texturizada de que os gatos não gostem pode ser colocada ao redor do peixe, como papel adesivo, papel-alumínio ou um tapete de carpete de plástico com o lado mais nodoso virado para cima.
    • Você também pode colocar cheiros ofensivos para os gatos perto do aquário. Os gatos detestam o cheiro de eucalipto, citronela e gaultéria.
  3. Etapa 3 Mantenha seu gato longe de superfícies.3Mantenha seu gato longe de superfícies. Os gatos naturalmente gostam de ficar no alto, onde podem observar o ambiente, mas isso também significa que eles gostam de subir em balcões e mesas - onde os peixes geralmente vivem. No entanto, você pode treiná-lo para ficar longe de suas superfícies, fazendo o seguinte:
    • Tirar tudo de cima de mesas e balcões, para que não haja nada para investigar.
    • Fornecer locais altos e seguros para o gato subir, como postes para arranhar.
    • Colocar petiscos em locais seguros, tanto no chão quanto nos postes para gatos.
    • Remover alimentos e objetos de interesse da área próxima ao aquário.
  4. Etapa 4 Distraia seu gato.4Distraia seu gato. Dar ao seu gato coisas interessantes para fazer o manterá ocupado, de modo que ele 'esqueça' o peixe ou, pelo menos, satisfaça sua energia e curiosidade em outro lugar. Não se esqueça de exercitar seu gato, brincando com ele regularmente.
    • Um rato motorizado pode manter o gato ocupado, pois ele adora persegui-lo. Boas raças de 'mousing' incluem o American e o British Shorthair, além de gatos de raças mistas adotados em abrigos.
    • Uma raquete de pingue-pongue com uma bola presa por um elástico exercitará o gato se você sentar e jogar a bola repetidamente.
    • Os gatos adoram perseguir o pequeno círculo de uma lanterna quando ela é movimentada em superfícies.
  5. Etapa 5 Coloque uma tigela de água na frente do peixe.5Coloque uma tigela de água em frente ao peixe. Se o seu gato parecer mais interessado na água do que no peixe em si, isso pode ser apenas uma fascinação pela água ou pelo recipiente em que ela se encontra. Colocar uma pequena tigela de vidro com água em frente ao aquário pode distrair seu gato do peixe real.
    • Investir em uma fonte para gatos também pode ser uma solução para o fascínio pela água. Como os gatos são naturalmente atraídos por água em movimento, pois isso os faz pensar em água limpa na natureza, uma fonte para animais de estimação pode ser exatamente o que você precisa para tentar afastar seu gato do aquário.

Considerando alternativas ao treinamento

  1. Etapa 1 Escolha uma ou outra.1Escolha uma ou outra. Outra coisa a ser considerada é manter apenas o peixe ou o gato, especialmente se nada do que você tentar impedir seu gato de atacar o aquário. Em geral, os gatos não resistem ao fascínio de um corpo cintilante e em constante movimento, muitas vezes explorando um aquário e, por fim, colocando o peixe na boca. Como esse é o caso, livrar-se de um ou de outro pode ser melhor para ambas as partes.
    • Decida com qual animal de estimação você tem mais apego e, em seguida, doe o outro.
  2. Etapa 2 Treine seu gato para viver do lado de fora.2Treine seu gato para viver do lado de fora. Muitas pessoas têm gatos que vivem ao ar livre. Se o seu gato de interior não conseguir ficar longe do aquário, não importa o que você faça, você pode tentar treiná-lo para viver do lado de fora, pelo menos em meio período.
    • Comece devagar no início, deixando seu gato no quintal por apenas 10 minutos no primeiro dia e, depois, aumente gradualmente o tempo que ele passa ao ar livre.
    • Alimente o gato dentro de casa e deixe-o sair e entrar no mesmo horário todos os dias. Alimentar o gato do lado de fora atrairá a vida selvagem.
    • Dê um petisco ao seu gato assim que ele entrar em casa todos os dias para que ele continue querendo entrar.
    • Deixar o gato dentro de casa somente em determinados horários do dia permitirá que você proteja adequadamente os peixes, talvez trancando-os quando o gato estiver dentro de casa.
  3. Etapa 3 Guarde o peixe.3Arrume seu peixe. Quando sair de casa, coloque o peixe em um cômodo trancado para que o gato não possa pegá-lo. Mesmo que você acredite que seu gato esteja treinado para deixar o peixe em paz, eliminar a possibilidade de travessuras evita que ele fique tentado.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Não seja severo com seu gato se ele continuar entrando no aquário. Lembre-se de que a punição não funciona e que o reforço positivo é o melhor caminho a seguir.
  • Talvez você queira fazer um teste com seu gato para ver se consegue treiná-lo para deixar o peixe em paz, antes de investir em um habitat grande para peixes.

Avisos

  • Alguns gatos nunca deixam de caçar os peixes com os quais convivem.