Como manter os olhos abertos embaixo d'água

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os óculos de proteção podem ser desconfortáveis ou ter vedações imperfeitas que os tornam inúteis para o nadador comum. Manter os olhos abertos embaixo d'água pode causar irritação nas membranas mucosas (olhos, nariz). Entretanto, isso é necessário em muitos casos. Ajustar-se a um ambiente subaquático e suas distorções visuais é fundamental para passar qualquer período de tempo debaixo d'água, e abrir os olhos debaixo d'água é o primeiro passo.

Etapas

Praticando em casa

  1. Etapa 1 Vá ao banheiro e encha a pia com água.1Vá ao banheiro e encha a pia com água. É melhor começar com água da torneira, em vez de água da piscina ou água doce e salgada. A pia deve estar cheia o suficiente para que você possa submergir o rosto pelo menos até a metade. Evite temperaturas que choquem ou escaldem a pele com água fria ou quente para facilitar o processo.
  2. Etapa 2 Mergulhe o rosto com os olhos fechados.2Coloque o rosto com os olhos fechados. Deixe seu rosto se ajustar à temperatura e certifique-se de que você se sente confortável e calmo quando estiver submerso na água. Se o seu nariz estiver irritado nessa etapa, pare, pois é provável que seus olhos fiquem mais irritados com o cloro ou com os subprodutos de limpeza dos produtos de limpeza à base de halogênio.
  3. Etapa 3 Submerja-se em uma banheira.3Submerja em uma banheira. Pratique manter os olhos abertos embaixo d'água enquanto conseguir prender a respiração. A temperatura da água deve ser de moderada a fria, como em piscinas ou na pia anteriormente. Continue praticando até que não tenha problemas e não se importe com a irritação de expor seus olhos à água.

Como abrir os olhos durante a natação

  1. Etapa 1 Encontre uma fonte de água minimamente tratada.1Encontre uma fonte de água minimamente tratada. Pratique a natação em uma piscina que use produtos de limpeza sem cloro ou água doce. Embora o cloro não tenha sido conclusivamente encontrado para causar irritação nos olhos ou danos à córnea, descobriu-se que ele aumenta essa atividade em subprodutos de produtos de limpeza de piscinas. As piscinas maiores devem ser evitadas, pois é mais provável que usem hipoclorito ou cloro elementar para manter a qualidade da água.
  2. Etapa 2 Mergulhe e abra os olhos.2Submerja e abra os olhos. Se você estiver em água doce, deve esperar um mínimo de irritação, mas a água tratada ou salgada tem muito mais probabilidade de conter irritantes. Embora seus olhos possam ficar irritados e suas córneas irritadas, a perda de acuidade visual é improvável sem tempo excessivo de prática.
  3. Etapa 3 Pratique mais tempo com os olhos abertos.3Pratique a adição de tempo com os olhos abertos. Trabalhe nisso, sem se importar com a irritação dos olhos ou com a exaustão, nadando até conseguir manter os olhos abertos embaixo d'água pelo mesmo tempo que consegue prender a respiração. Concentre-se em aumentar o tempo em que mantém os olhos abertos e concentrados embaixo d'água a cada vez. Evite áreas profundas ou traiçoeiras se você ainda não for um nadador forte.
  4. Etapa 4 Pratique manter os olhos abertos e enxergar embaixo d'água.4Pratique manter os olhos abertos e enxergar embaixo d'água. É provável que você queira fazer isso em várias sessões para minimizar o risco de irritação se estiver em uma piscina tratada ou de água salgada, embora não deva demorar muito para se sentir confortável. Você deverá praticar em várias fontes de água, que podem variar consideravelmente em sua visibilidade e cor. Evite qualquer água não higiênica ou estagnada enquanto estiver praticando, pois as infecções transmitidas pela água são um risco em pequenos lagos e lagoas.
    • Você precisará de mais prática para analisar com precisão as informações visuais embaixo d'água. Pratique a estimativa de distância com objetos que você sabe que estão a uma certa profundidade ou distância de você e estime o tempo que leva para alcançar o objeto para ter uma noção da sua capacidade de reagir a essas coisas.
    • Se estiver mergulhando, evite ir muito fundo com um traje não pressurizado. As mudanças de pressão durante a subida podem facilmente causar rompimento de capilares e danos aos ouvidos. Certifique-se de que você pode equalizar facilmente a pressão ao mergulhar com facilidade.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo posso abrir meus olhos se estiver com medo? Tente usar óculos de proteção e deixar um pequeno espaço entre eles para que a água possa entrar lentamente. Dessa forma, você se acostuma com o contato de seus olhos com a água. Vá com calma. Eu fiz isso e fiquei com medo no início, mas funcionou para mim.
  • Pergunta: É possível manter os olhos abertos embaixo d'água depois de praticar um pouco? Sim. É só uma questão de superar qualquer medo que você tenha em relação a isso.
  • PerguntaE se você tiver olhos sensíveis? O que fazer se todas essas etapas ainda machucarem seus olhos? Não faça isso. Lembre-se de que isso é apenas se você se sentir confortável em abrir os olhos. Basta usar óculos de proteção ou uma máscara de mergulho.

Dicas

  • É sempre recomendável usar óculos de proteção em água tratada ou salgada para minimizar o risco de danos à córnea e irritação ocular. Embora os limpadores de piscina com cloro não tenham sido diretamente implicados em nenhuma perda de visão entre os nadadores, foi demonstrado que os subprodutos dos limpadores e os efeitos nas propriedades da água, como pH ou osmolaridade, irritam as membranas mucosas e a córnea.
  • Se estiver praticando em sua própria piscina, considere investir em limpadores de piscina com baixo teor de cloro ou sem cloro para minimizar a irritação e o risco de danos à córnea.

Advertências

  • Evite nadar ou abrir os olhos em piscinas estagnadas ou não tratadas. O risco de infecção é alto quando você expõe suas membranas mucosas à água não tratada e aos micróbios que vivem nela.
  • Evite piscinas com cloro, especialmente se você tiver problemas respiratórios, pois as concentrações de gás cloro no ambiente têm sido associadas a problemas respiratórios em nadadores.