Como manter uma linha de molinete giratório livre de problemas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os carretéis giratórios são ideais para fazer lançamentos longos, especialmente com pequenas iscasmas a linha pode enrolar, torcer, dar voltas, quebrar e tornar a experiência de pesca uma grande dor de cabeça se você não souber o que está fazendo. Este artigo mostrará alguns truques para manter a linha livre de problemas e manter seu passeio livre de estresse.

Etapas

  1. Etapa 1 Escolha a linha certa
    Escolha a linha certa. Uma linha rígida se soltará e ficará indisciplinada, causando apenas problemas. Escolha uma linha que diga que é macia e pode ser lançada, e fique dentro das diretrizes de teste de libra no carretel próprio. Se o carretel disser que aguenta 128 metros de linha de 4 libras, 109,7 metros de linha de 6 libras e 91,4 metros de linha de 8 libras, não compre linha com mais de 8 libras. Se você precisar de uma linha mais forte do que isso, compre um carretel diferente.
  2. Etapa 2 Coloque o carretel de linha no chão, com a etiqueta para cima
    Coloque o carretel de linha no chão, com a etiqueta para cima. Passe a linha pelas guias da vara até o carretel com a alça aberta e amarre-a firmemente ao carretel. Se você usar um nó quadrado normal, passe a ponta duas vezes em vez de apenas uma - isso ajudará a manter a linha firme no carretel. Feche a fivela.
  3. Etapa 3 Segure a linha entre os dedos cerca de 30 cm à frente do carretel enquanto enrola a alça para colocar a linha no carretel.
    Segure a linha entre os dedos cerca de 30 centímetros à frente do carretel enquanto enrola a alça para colocar a linha no carretel. Após alguns segundos, abaixe a vara em direção ao carretel de linha. Se a linha se dobrar e torcer, vire o carretel de modo que a etiqueta fique voltada para o chão e comece novamente. É normal que ela faça grandes voltas - o que você deve observar é a torção.
  4. Etapa 4 Mantenha a pressão sobre a linha na frente do carretel enquanto gira a alavanca do carretel para enchê-lo.
    Mantenha a pressão sobre a linha na frente do carretel enquanto gira a alavanca do carretel para enchê-lo. NÃO encha demais o carretel. Deixe entre um oitavo e um quarto de polegada da borda à mostra. O enchimento excessivo é uma das principais causas de looping e problemas com carretéis giratórios.
  5. Etapa 5 Mantenha a linha esticada.
    Mantenha a linha esticada. Depois de fazer um arremesso com um molinete, use os dedos na frente do molinete para tensionar a linha até que o peso da isca na água coloque um pouco de tensão sobre ela. Enrolar a linha solta é uma maneira infalível de criar laços em seu carretel. Quando a linha estiver esticada, você poderá soltá-la e enrolá-la normalmente.
  6. Etapa 6 Use um girador na frente da isca se estiver usando iscas que normalmente causam torção.
    Use um girador na frente da isca se estiver usando iscas que normalmente causam torção. Minhocas de plástico, spinners em linha (Mepps, etc.) e colheres geralmente causam torção e se beneficiarão de um girador.
  7. Etapa 7: Desenrole a linha.
    Desenrole a linha. Se houver alguma torção da linha, ela se torcerá quando você a enrolar, causando laços em todo o carretel e dificultando o lançamento. Se isso acontecer:
    • Retire a isca e simplesmente solte a linha atrás do barco enquanto você desce o lago. Solte o máximo de linha que puder e, quando parar, enrole-a novamente. Certifique-se de mantê-la esticada enquanto a enrola.
    • Outra solução é amarrar a extremidade da linha em algo e, em seguida, afastar-se enquanto solta a linha. Puxe a linha quando estiver suficientemente solta, para esticá-la ligeiramente e remover as dobras. Corte a extremidade da linha antes de enrolá-la novamente no carretel. Não estique muito a linha ou você a enfraquecerá. Faça apenas uma pequena pressão sobre ela.
  8. Etapa 8 Ajuste o arrasto
    Ajuste o arrasto. O arrasto é o mecanismo que permite que a linha se desenrole com o cilindro fechado. Isso permite que a linha saia lentamente se um peixe grande morder, para que a linha não se rompa. Para ajustar o arrasto, deixe a trava fechada e puxe a linha na frente do carretel. Deve ser necessária uma boa quantidade de pressão para fazer a linha sair. Se você pegar um peixe pequeno e ele puxar o arrasto, aperte-o. Se um peixe grande começar a puxar com muita força e você achar que a linha vai se romper, solte o arrasto. Simples assim. Alguns molinetes giratórios têm o botão de arrasto na frente e outros atrás. Familiarize-se com sua carretilha antes de sair.
    • Pare de enrolar se estiver lutando com um peixe e o arrasto estiver saindo. Enrolar o carretel enquanto o arrasto estiver se esgotando torcerá a linha e, de qualquer forma, é inútil. Use a mão no carretel para obter controle sobre o peixe ou aperte o arrasto, se necessário.
    • A melhor maneira de ajustar o arrasto é usar uma balança e ajustá-lo para 25% da força da linha. As balanças são caras, mas algumas lojas de equipamentos as têm. O método de puxar e sentir funciona muito bem para um pescador divertido.
  9. Etapa 9 Sinta a linha perto da isca para ver se há cortes e desgastes de vez em quando, quando estiver pescando.
    Sinta a linha perto da isca para ver se há cortes e desgastes de vez em quando quando quando estiver pescando. Se sentir algum, corte a linha acima dos pontos ásperos e amarre-a novamente.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Ao arremessar, a carretilha deve ser afrouxada ou apertada?
    O arrasto pode estar na configuração desejada, pois não afeta o arremesso. Ao usar um carretel giratório, você precisa virar a alça para arremessar.
  • Pergunta
    Minha linha se acumula em uma extremidade do carretel. Alguma sugestão?
    Depende do tipo de carretel, mas se for um carretel giratório, talvez você possa adicionar uma arruela sob o carretel para ajustar a forma como ele coloca a linha.

Dicas

  • Se a linha começar a se enrolar no carretel quando você tentar arremessar, é porque a linha está muito rígida ou você colocou muita linha no carretel.
  • Coloque uma camada de monofilamento no carretel primeiro ao usar linha trançada, ou a trança girará no carretel e você não conseguirá colocar o anzol ou ajustar o arrasto. Como alternativa, você pode enrolar uma camada de fita adesiva compressível (como fita de primeiros socorros) ao redor do carretel antes de colocar a linha trançada.
  • Os carretéis giratórios são projetados para serem usados pendurados sob a vara enquanto você pesca. Se você segurar a vara de cabeça para baixo, poderá ter problemas.

Advertências

  • Se permitir que uma criança use linha trançada, você deve ficar constantemente atento. Não confie que uma criança se lembrará de não puxar a linha.
  • Se você optar pela linha trançada, nunca tente mordê-la (não é uma boa ideia com qualquer tipo de linha de pesca, mas especialmente com a trançada). Use uma tesoura. Há também cortadores especiais para linha trançada.
  • Nunca descarte nenhuma linha de pesca, exceto em recipientes designados. Ela causa destruição (ou morte) a milhares de pássaros, tartarugas e peixes todos os anos. Mesmo pequenos pedaços podem causar problemas. A maioria das lojas de equipamentos tem lixeiras para reciclagem de linha de pesca usada, e muitos lagos têm recipientes para reciclagem de linha perto da rampa do barco.
  • Com a trança, se você ficar preso, NÃO puxe a linha com as mãos. A trança é tão forte que pode cortar você gravemente. Em vez disso, enrole a linha em um alicate ou tesoura e puxe. Normalmente, a trança é tão forte que endireita os anzóis e você recupera a isca.