Como andar de caiaque

Autor do artigo:Gabriel Silva

O caiaque é um esporte aquático popular. É uma ótima maneira de se exercitar enquanto aproveita seu tempo na natureza. Antes de começar a andar de caiaque, você precisará da orientação adequada, caso contrário, acabará virando de cabeça para baixo! Lembre-se de que a água pode ser imprevisível e você deve sempre usar um colete salva-vidas ao andar de caiaque.

Etapas

Entrada no caiaque

  1. Etapa 1 Coloque um colete salva-vidas e prenda-o antes de andar de caiaque para se manter seguro.
    Coloque um colete salva-vidas e prenda-o antes de andar de caiaque para se manter seguro. Você nunca deve andar de caiaque sem um colete salva-vidas. Compre um colete salva-vidas ou alugue-o em uma empresa de aluguel. Coloque o colete salva-vidas sobre a cabeça e prenda as tiras no peito. Puxe as pontas soltas das correias para apertar o colete salva-vidas e ajustá-lo bem ao peito.
    • Você também deve usar um capacete rígido se for andar de caiaque em águas brancas ou em um rio. No entanto, não é uma boa ideia fazer isso em sua primeira vez.

    Dica: Como um entusiasta de caiaque novato, saia para andar de caiaque com pelo menos outro parceiro ou um instrutor. Dessa forma, você terá ajuda por perto se cair ou tiver problemas.

  2. Etapa 2 Encontre uma área calma e sem pedras para entrar na água a partir da margem.
    Encontre uma área calma e sem pedras para entrar na água a partir da margem. Se estiver pegando o caiaque em uma praia ou litoral, procure uma área lisa onde haja uma inclinação gradual para a água. Evite áreas onde você veja pedras ou detritos saindo da água.
    • Se estiver entrando em um caiaque a partir de uma doca, não precisará se preocupar em encontrar um local calmo para levar o barco para fora.
  3. Etapa 3 Arraste o caiaque até a margem segurando a alça na frente.
    Arraste o caiaque até a margem segurando a alça na frente. Para mover o caiaque, procure na parte dianteira do barco uma alça de tecido. Segure essa alça e arraste o caiaque lentamente para levá-lo para mais perto da água. Se você estiver com outra pessoa, sinta-se à vontade para carregar o caiaque junto com ela para mantê-lo fora do chão, segurando-o por cada extremidade.
    • Não é necessário fazer isso se o caiaque estiver amarrado a uma doca.
  4. Etapa 4 Abaixe o caiaque de modo que o cockpit fique sobre a borda da água.
    Abaixe o caiaque de modo que o cockpit fique sobre a borda da água. Arraste o caiaque diretamente para a borda da água. Segure o remo atrás de você enquanto arrasta o caiaque com a mão livre. Continue arrastando o caiaque e abaixe-o de modo que o cockpit esteja apoiado no local onde a água encontra a margem.
    • Se o remo estiver à sua frente e você o deixar cair na água, ele poderá flutuar.
  5. Etapa 5 Entre no cockpit e estenda os pés para fora.
    Entre no cockpit e estenda os pés para fora. Coloque o remo na parte de trás do cockpit e sente-se na borda do caiaque. Em seguida, deslize lentamente seu bumbum para dentro do cockpit e traga os pés para dentro, um de cada vez. Deslize para trás no assento de modo que fique sentado ereto e estenda os pés à sua frente para sentar-se no caiaque.
    • Se estiver entrando em uma doca, use a borda da doca para se equilibrar. Coloque os pés dentro do cockpit e fique abaixado para equilibrar seu peso. Equilibre o remo na borda da doca enquanto entra e se senta no assento.
    • Se houver apoios para os pés dentro do caiaque, coloque seus pés neles.
    • A maioria das pessoas não usa sapatos quando está andando de caiaque. Se quiser usar sapatos, calce alguns tênis aquáticos.
  6. Etapa 6 Empurre-se para fora da água usando o remo e o peso do corpo.
    Empurre-se na água usando o remo e o peso do corpo. Quando estiver pronto para embarcar na água, pegue o remo e levante-o verticalmente de lado. Encaixe a pá na margem e mova seu peso para a frente repetidamente para empurrar-se para a água.
    • Se você estiver com outras pessoas, peça a alguém para empurrá-lo para a água. Isso é muito mais fácil do que entrar sozinho.
    • Se estiver embarcando em uma doca, espere que o capitão da doca desamarre o cabo de amarração ou desamarre-o você mesmo do barco e deixe-o preso à presilha na doca.

Colocação da pá

  1. Etapa 1 Segure a raquete horizontalmente com as duas mãos.
    Segure o remo horizontalmente com as duas mãos. Em seu caiaque, segure o remo horizontalmente à sua frente. Segure o remo com as duas mãos para o caso de deixá-lo cair. Segure a barra com um punho, envolvendo os polegares sob os quatro dedos.
    • Se você não se sentir confortável ao segurar o remo, está fazendo errado. A raquete deve ficar confortável em suas palmas.
    • Não é necessário apertar a alça com força para segurá-la. Entretanto, não relaxe a pegada a ponto de suas mãos deslizarem pela barra.
  2. Etapa 2 Segure a raquete de modo que suas mãos fiquem esticadas um pouco além dos ombros.
    Segure a raquete de modo que suas mãos fiquem esticadas um pouco além dos ombros. Segure a raquete no meio para que haja um espaço igual entre cada mão e as lâminas de cada lado. Faça pequenos ajustes em sua empunhadura para ficar confortável.
  3. Etapa 3 Gire a raquete em sua mão de modo que o lado liso e côncavo fique voltado para você.
    Gire a raquete em sua mão de modo que o lado liso e côncavo fique voltado para você. As nadadeiras na extremidade do remo de caiaque são chamadas de lâminas. Essas lâminas não são idênticas em ambos os lados, portanto, inspecione-as para ver qual lado é liso e côncavo. Vire o remo em sua mão de modo que os lados liso e côncavo fiquem voltados para você.
    • Quando estiver remando, oriente as lâminas de modo que fiquem perpendiculares à superfície da água.
  4. Etapa 4 Oriente as pás de modo que a borda horizontal plana fique para cima.
    Oriente as pás de modo que a borda horizontal plana fique na parte superior. Inspecione os lados longos de cada lâmina. A borda horizontal mais reta sempre fica na parte superior. Se houver um ângulo na extremidade de cada lâmina, o ângulo sempre aponta para cima e para longe de você. Vire a pá de modo que os lados esquerdo e direito se alternem se as lâminas estiverem de cabeça para baixo.

    Advertência: Sempre verifique suas pás antes de remar. Se as pás não estiverem no ângulo correto, você poderá perder totalmente o equilíbrio e cair na água.

Técnica de remada

  1. Etapa 1 Mantenha-se ereto e firme ao remar o caiaque.
    Mantenha-se ereto e firme ao remar o caiaque. Sente-se reto em seu caiaque e mantenha o núcleo envolvido. Você pode se inclinar um pouco para a frente se for necessário, mas poderá perder o controle do caiaque, pois o centro de gravidade se deslocará se você começar a mover o tronco para trás ou para um lado.
    • Mantenha os pés nos apoios para os pés enquanto estiver remando. Se você não tiver apoios para os pés, mantenha os pés esticados à sua frente. Você pode dobrar um pouco os joelhos se for mais confortável para você.
  2. Etapa 2 Levante o remo e gire o tronco.
    Levante a raquete e gire o tronco. Levante um pouco a raquete, mas mantenha os cotovelos sob os ombros. Para se impulsionar para frente, gire um pouco o peito na direção em que se sentir confortável para começar. Se você virar para a esquerda, desloque a raquete um pouco para a esquerda e vice-versa.
    • A maior parte de sua força vem do peito, não dos braços. É por isso que enrolar a parte superior do corpo para trás é importante quando você começa a remar.

    Dica: ao remar para o lado direito, você se virará ligeiramente para a esquerda. Quando remar para o lado esquerdo, você se virará ligeiramente para a direita. Ao alternar entre remar para a direita e para a esquerda, você se impulsionará para a frente.

  3. Etapa 3 Incline a raquete enquanto leva a lâmina levantada para frente.
    Incline a raquete enquanto leva a pá levantada para frente. Ao iniciar a remada, incline a pá que você puxou para trás de 15 a 25 graus para baixo. Empurre a pá levantada para frente enquanto a abaixa em direção à água. Faça isso em uma espécie de semicírculo, de modo que a pá levantada suba e desça quase perpendicularmente à água.
    • Se ajudar, imagine que você está girando duas engrenagens com cada braço movendo-se em direções opostas. O braço que se move para frente gira ao mesmo tempo em que o outro braço se abaixa atrás de você.
  4. Etapa 4 Enfie a pá na água e desenrole o tronco para empurrar para frente.
    Mergulhe a pá na água e desenrole o tronco para empurrar para frente. Empurre a pá dianteira para dentro da água, de modo que ela fique logo abaixo da superfície da água. Em seguida, puxe a pá para trás em sua direção. Ao mesmo tempo, puxe o ombro de trás para a frente para destorcer o tronco. Empurre a pá que você levantou para fora da água para frente enquanto faz isso.
    • Se estiver remando corretamente, você deverá sentir o núcleo, o peito e os ombros ficarem doloridos quase ao mesmo tempo.
  5. Etapa 5 Repita essa ação no lado oposto para se impulsionar para frente.
    Repita essa ação no lado oposto para se impulsionar para frente. Ao arrastar a raquete para debaixo d'água, curve o tronco em direção a ela de modo que seu ombro esteja sempre apontando para a pá que está debaixo d'água. Em seguida, comece a levantar a pá para fora da água enquanto abaixa a pá do lado oposto. Empurre a pá levantada para dentro da água e puxe-a para trás enquanto se desenrola para continuar remando para frente.
  6. Etapa 6 Encontre um ritmo ao remar para continuar seguindo em frente.
    Encontre um ritmo ao remar para continuar seguindo em frente. Ao remar, você sentirá como o caiaque se desloca ligeiramente a cada braçada. Encontre um padrão em que esse deslocamento seja uniforme em ambos os lados para manter o caiaque em linha reta. Use uma quantidade igual de força em cada braçada para se mover de forma consistente e suave.

    Dica: se você cair do caiaque em algum momento, mantenha a calma. Primeiro, vire o caiaque de volta. Em seguida, alcance o caiaque e agarre o lado oposto do cockpit. Comece a chutar e chegue o mais próximo possível da superfície horizontal da água. Puxe-se para cima enquanto chuta com força e reoriente-se no assento.

Virando e diminuindo a velocidade

  1. Etapa 1 Use movimentos de varredura para girar o ângulo do caiaque e virar.
    Use movimentos de varredura para girar o ângulo do caiaque e virar. Para virar à esquerda, estenda o lado direito do remo à sua frente e abaixe-o na água. Gire o tronco para a esquerda e arraste o remo para trás em um movimento semicircular enquanto desenrola a parte superior do corpo. Repita essa braçada se precisar continuar girando e inverta a direção para ir para a direita.
    • O peito gira na direção oposta à do movimento da raquete para compensar a mudança no centro de gravidade.
    • Mantenha seu centro de equilíbrio ao fazer isso. Pode ser tentador inclinar-se em direção ao remo enquanto faz isso, mas você pode cair na água se se inclinar demais.

    Dica: Você pode remar repetidamente como faz normalmente em um lado do caiaque para virar, mas isso é um pouco difícil de fazer corretamente e não é particularmente eficiente em termos de energia. É muito mais fácil usar uma ou duas braçadas para mudar o ângulo do barco e continuar remando para frente.

  2. Etapa 2 Reme na direção oposta para frear ou diminuir a velocidade.
    Reme na direção oposta para frear ou diminuir a velocidade. Se quiser desacelerar ou retroceder, reme da mesma forma que remou para frente, mas em sentido contrário. Coloque a pá direita embaixo d'água, deslize-a para frente e, em seguida, abaixe a pá esquerda embaixo d'água enquanto levanta a pá direita. Deslize a pá esquerda para a frente e repita esse processo para diminuir a velocidade enquanto estiver indo para a frente ou remar em sentido inverso.
    • Para desacelerar e, ao mesmo tempo, virar, basta colocar uma de suas pás na água e mantê-la parada. Para virar para a direita, coloque a lâmina direita embaixo d'água. Para virar para a esquerda, coloque a pá esquerda embaixo d'água.
  3. Etapa 3 Segure a raquete verticalmente para usar os golpes de tração para mover-se para os lados.
    Segure a raquete verticalmente para usar as batidas de arrasto para se deslocar para os lados. Se estiver tentando se alinhar com a doca quando estiver voltando ou se estiver passeando de caiaque com outras pessoas e estiver perto de esbarrar em alguém, segure o remo verticalmente com as duas mãos. Em seguida, coloque uma pá embaixo d'água com o lado plano voltado para longe de você. Empurre lentamente a pá para longe de você para se deslocar para os lados sem alterar o ângulo do barco.
    • Se for mais confortável, aponte a pá em direção ao seu caiaque e puxe-a em sua direção no lado oposto para se mover na mesma direção.

Saída do barco

  1. Etapa 1 Reme em direção a uma doca e use movimentos de tração para ficar paralelo.
    Reme em direção a uma doca e use movimentos de arrasto para ficar paralelo. Se estiver retornando a uma doca, reme em linha reta em direção à lateral e diminua a velocidade gradualmente à medida que se aproxima. Quando estiver a 3,0 m (10 pés) da lateral da doca, freie totalmente e use movimentos de puxada para se alinhar com a lateral da doca.
  2. Etapa 2 Use movimentos para a frente para remar na margem para um pouso na praia.
    Use remadas para a frente para remar na costa para um pouso na praia. Se estiver aterrissando na praia ou na costa, reme para a frente. Encontre uma parte calma da costa com uma superfície plana e uniforme para aterrissar e incline o caiaque em direção a ela. Continue remando para a frente até que a parte dianteira do caiaque deslize para a frente até o chão.
  3. Etapa 3 Saia da água ou use a doca para se levantar.
    Saia da água ou use a doca para se levantar. Para um pouso em terra, assim que o caiaque deslizar para o chão, use as laterais do cockpit para se empurrar para cima. Entre na água e segure o remo com uma das mãos. Segure a alça na frente do barco com a outra mão e puxe o caiaque para a margem. Para um pouso na doca, segure a lateral da doca e levante-se com cuidado.

    Dica: pode ser um pouco difícil se equilibrar quando você se levanta do caiaque para um pouso na doca. Vá devagar e mantenha seu peso baixo para evitar cair.

  4. Etapa 4 Prenda o caiaque com um cabo de amarração ou puxando-o para fora com a alça.
    Prenda o caiaque com um cabo de amarração ou puxando-o para fora com a alça. Para um pouso na praia, segure a frente do caiaque pela alça e deslize-o até a margem, de modo que a água não fique a menos de 3 m (10 pés) do barco. Caso contrário, o caiaque poderá ser puxado para dentro da água. Para uma aterrissagem na doca, use a corda na doca para amarrar o barco ao grampo.
    • Se estiver tirando o caiaque da doca, agarre a alça na frente do caiaque e puxe-o para cima da doca.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como faço para andar de caiaque mais rápido?
    Gire mais o tronco do que os braços. Seu núcleo é mais forte do que seus bíceps. Alcance mais longe com seu remo para cobrir mais água com a mesma quantidade de braçadas.
  • Perguntas
    Como posiciono meus braços ao remar?
    Coloque os dois braços para fora e diretamente para frente. Segure o remo em linha reta de um lado para o outro e, em seguida, comece a remar. Se você tiver braços mais longos, talvez tenha de movê-los para fora ao longo do remo.
  • Pergunta
    O que devo fazer se eu virar?
    Se estiver usando um deck, puxe a aba assim que puder. Se não souber se está usando ou não, é algo que fica sobre o cockpit. Se não estiver, você deve sair quase que instantaneamente; se não estiver, coloque as mãos para trás e empurre-se para fora. Nunca resgate seu próprio barco. Sua única prioridade é você mesmo. Vá para o lado mais próximo o mais rápido possível. Se for possível, leve seu remo, mas não é uma prioridade.

Dicas

  • Espere ficar um pouco molhado enquanto estiver andando de caiaque. Use uma roupa de mergulho se quiser ficar isolado da água.

Avisos

  • Nunca reme em águas que pareçam agitadas ou imprevisíveis.
  • Nunca ande de caiaque se a temperatura da água estiver abaixo de 21 °C (70 °F) e nunca saia sem um colete salva-vidas.

Coisas de que você precisará

  • Colete salva-vidas
  • Capacete
  • Sapatos aquáticos (opcional)
  • Remo
  • Caiaque