Como sacar uma bola de vôlei com salto

Autor do artigo:Gabriel Silva

O saque com salto é um saque avançado de vôlei em que a bola é lançada no ar e o jogador faz contato com ela saltando e batendo no ar. Esse é um saque popular em jogos de vôlei universitários e profissionais porque tem muita potência e velocidade. Dominar o saque com salto pode confundir e desmoralizar a equipe adversária, o que é uma boa maneira de acumular pontos rapidamente.

Etapas

Arremessando a bola

  1. Etapa 1 Posicione-se.
    Posicione-se. Fique dois ou três pés atrás da linha de fundo. Você deverá lançar a bola bem alto e dar um passo em direção à linha para ganhar impulso para o salto.
    • Comece com o pé esquerdo à frente, se for destro, e com o pé direito à frente, se for canhoto. Você terá uma abordagem de três passos.
  2. Etapa 2 Mire seu saque.
    Mire seu saque. Observe as posições dos jogadores do time adversário e tente mirar seu saque nos espaços vazios. Você quer acertar a bola nas 'zonas mortas'. Isso significa que, ao bater na bola, você quer que ela caia entre os jogadores, para que eles tenham que se comunicar sobre quem vai rebater a bola.
    • Posicione seu corpo de modo que esteja de frente para uma das zonas mortas. Vire os quadris e os ombros em direção à área. Você não deve ter de virar a cabeça para olhar para ela.
  3. Etapa 3 Jogue a bola para o alto.
    Jogue a bola para o alto. Para fazer um saque flutuante, use as duas mãos. Para fazer a bola girar, jogue-a para cima com sua mão dominante com um topspin. Jogue a bola para o alto e à sua frente. Você deve ser capaz de fazer uma aproximação antes de bater na bola, portanto, certifique-se de arremessá-la à sua frente e alto o suficiente para que ela flutue logo atrás da linha de saque.
    • Uma boa regra é arremessar a bola da maneira que você gosta que ela seja colocada para você. Se você gosta de sets baixos, jogue a bola mais baixo. Se você gosta de sets mais altos, jogue a bola mais alto.

Golpeando a bola

  1. Etapa 1 Pule para acertar a bola no ar.
    Pule para acertar a bola no ar. Faça sua abordagem normal de rebatida: Passo lento para a esquerda e, em seguida, dois passos rápidos: direita, esquerda. Faça o oposto se você for canhoto. Pule com os dois pés e acerte a bola com força com sua mão dominante.
    • Mire seu salto de modo que você permaneça na área de saque. Se você acertar a bola quando estiver fora da área de saque, o saque será anulado.
  2. Etapa 2 Bata na bola no ar.
    Acerte a bola no ar. Entre em contato com a bola com a maior área de superfície possível da mão e gire o pulso para dar um topspin. Bata mais com a palma da mão para um saque flutuante. Bata o mais forte possível. É daí que vem a força e o impulso do saque com salto.
    • Entre em contato com a bola com o braço totalmente estendido e pule alto. Se você fizer isso, a bola deverá passar pela rede e cair em profundidade.
  3. Etapa 3 Mire a bola e siga em frente.
    Mire a bola e siga em frente. Ao bater na bola, seus olhos devem estar voltados para a bola. Depois de bater na bola, abaixe seu braço de rebatida. Aponte sua mão para o local em que deseja que a bola caia.
    • Siga também com seus olhos. Isso garantirá que você se concentre na bola desde o momento do contato até o momento de seguir.
  4. Etapa 4 Aterrisse o salto.
    Aterrisse o salto. Desde que você estivesse atrás da linha de saque quando bateu na bola, seu saque deve ser legal. Entretanto, por segurança, você deve tentar aterrissar atrás da linha de saque também. Se você exagerar na aterrissagem, poderá acidentalmente acertar a bola muito perto da quadra.
    • Aterrisse com os dois pés. Mantenha os joelhos dobrados para evitar lesões.

Treino para o saque com salto

  1. Etapa 1 Prepare oito bolas para o exercício.
    Prepare oito bolas para o exercício. Coloque um par de bolas em quatro intervalos ao longo da quadra. O primeiro par deve estar na rede. O próximo par deve estar três passos atrás, e o próximo par, três passos atrás. O último par deve estar na linha de saque.
    • Colocar as bolas perto da rede lhe dá uma boa ideia da altura que você precisa para estender o salto e o braço a fim de passar a bola por cima da rede.
  2. Etapa 2 Bata uma bola de cada par sobre a rede.
    Acerte uma bola de cada par sobre a rede. Não pule para acertar a bola. Em vez disso, jogue a bola bem alto no ar e balance o braço para cima para acertá-la. Você deve acertar a bola quando seu braço estiver totalmente estendido. Comece com a bola mais próxima da rede e mova-se para trás até que esteja batendo na bola a partir da linha de saque.
    • É importante que você não pule, para ter uma noção de quanto tempo seu corpo e seu braço devem estar estendidos. Você deve usar a mesma posição ao sacar com salto, com o braço totalmente estendido.
  3. Etapa 3 Bata a segunda bola de cada par por cima da rede.
    Bata a segunda bola de cada par sobre a rede. Desta vez, pule quando bater na bola. A primeira rebatida, perto da rede, deve lhe dar uma ideia de quão alto você deve pular. Cada vez que bater uma bola mais distante, você deve bater com um pouco mais de força.
    • Ao voltar para a linha de saque, use tudo o que aprendeu até agora. Você deve saltar e estender totalmente o braço da mesma forma que fazia antes de saltar. Você também deve saltar tão alto quanto antes quando estava sacando perto da rede.

Jogue vôlei como um profissional com esta série de especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como faço para executar um saque com salto em corrida?
    Você precisa de mais de 4 pés atrás de você. Você ainda fará a abordagem esquerda-direita-esquerda como está prestes a fazer, mas com passos mais longos e rápidos.
  • Pergunta
    Devo aprender um saque com salto se não consigo passar a bola por cima da rede porque sou baixo?
    Alguém que seja mais baixo terá mais dificuldade para sacar com salto, sem dúvida, mas isso não significa que você não possa fazer isso. Os saques flutuantes ou até mesmo o salto flutuante são igualmente eficazes na maioria dos casos e, às vezes, dependendo do sacador, ainda mais mortais. Depende de quanto esforço você quer colocar em seus saques e do nível de competitividade que deseja alcançar em sua carreira no vôlei.
  • Pergunta
    Para começar, devo começar com o saque com flutuador de salto?
    Se estiver se referindo a começar a sacar, então não. Comece com um saque overhand normal e, depois de dominá-lo, passe para os saques mais difíceis, como o saque com salto. Mas se estiver se referindo ao início do saque com salto, então sim, eu sugeriria começar com um jump float, porque é mais fácil de arremessar.

Vídeo

Dicas

  • Aprenda a arremessar e a cronometrar o contato com a bola. Acertar a bola no pico do salto é fundamental.
  • Equilibre-se ao aterrissar do salto. Você precisará correr para o seu lugar na quadra assim que tiver sacado.
  • Ao fazer a aproximação, você deve fazer como faz quando bate na bola. Se você for destro, é esquerda - direita - esquerda, e o oposto para canhotos. Assim como na rebatida, o trabalho de pés errado pode atrapalhar seu saque.

Avisos

  • Ao lançar a bola no ar, certifique-se de ter controle sobre ela.
  • Ao entrar em contato com a bola, só siga com o pulso se estiver fazendo um saque com salto.