Como pular em esquis

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se estiver aprendendo a esquiar, o salto pode parecer um processo intimidador. Mas com um pouco de prática, você pode começar a aprender a técnica de salto e - quando estiver confortável - passar para o ollie, que é mais difícil. Ambas são ótimas maneiras de aprender a saltar, melhorar sua técnica e levar seu esqui para o próximo nível!

Etapas

Aprendendo a saltar

  1. Etapa 1 Dobre os joelhos e os quadris para a frente ao se aproximar da pista.
    Dobre os joelhos e os quadris para a frente ao se aproximar da pista. Gradualmente, dobre-os para frente até que suas costas e pernas criem um ângulo de 45 graus. O ideal é que suas costas estejam apontando para cima à sua frente no momento em que você precisar saltar da borda do salto.
    • Mantenha o peso de seu corpo sobre o centro dos esquis.
  2. Etapa 2 Estenda o corpo para cima ao se aproximar da borda.
    Estenda o corpo para cima ao se aproximar da borda. O objetivo da mola é saltar e estender o corpo para cima para criar um impulso ascendente suficiente para levá-lo ao ar. Para conseguir isso, endireite os joelhos e os quadris em uma posição ereta enquanto pula para cima em um movimento suave. Lembre-se apenas de garantir que seu corpo esteja reto no momento em que o centro dos esquis tocar a borda do salto - isso maximizará seu tempo no ar.
    • Empurre a neve para baixo para criar impulso ao lançar seu corpo para cima.
    • Se não conseguir ficar tempo suficiente no ar, talvez esteja saltando muito cedo ou muito tarde.
    • Coloque seu centro de gravidade o mais alto possível antes do salto.
  3. Etapa 3 Comprima seu corpo enquanto estiver no ar.
    Comprima seu corpo enquanto estiver no ar. Depois de jogar o corpo para cima assim que atingir a borda, o impulso para cima deve levá-lo para o ar. Nesse momento, contraia o corpo dobrando os joelhos e os quadris para frente novamente até que as costas fiquem na mesma posição de 45 graus que estavam antes do salto.
    • Mantenha o peso de seu corpo sobre o centro dos esquis.
    • Não faça nenhum movimento para frente ou para trás ou você se desequilibrará.
  4. Etapa 4 Mantenha seu peso no centro dos esquis ao aterrissar.
    Mantenha o peso no centro dos esquis ao aterrissar. Com o corpo encolhido e os joelhos dobrados, concentre-se em manter o centro de gravidade sobre o meio dos esquis. Isso é fundamental para uma aterrissagem sólida, pois evita que você se desequilibre e caia ao aterrissar.
    • Mantenha suas costas o mais retas possível.
  5. Etapa 5 Dobre ligeiramente os joelhos antes da aterrissagem para absorver o impacto.
    Dobre ligeiramente os joelhos antes da aterrissagem para absorver o impacto. Ao se aproximar do solo, estenda o corpo novamente, certificando-se de manter os joelhos e os quadris ligeiramente flexionados. Toque o solo com a parte de trás dos esquis primeiro e, em seguida, alise-os. Depois que os esquis tocarem completamente o solo, comprima o corpo novamente dobrando os quadris e os joelhos para frente para absorver o impacto da aterrissagem. Agora, volte a ficar ereto e continue esquiando.
    • Mantenha seu centro de gravidade sobre o meio dos esquis.
    • Incline o corpo ligeiramente para a frente enquanto comprime o corpo para aproximar as pernas do peito.
    • Não endireite totalmente o corpo, pois você precisa de uma leve flexão nos joelhos para absorver o impacto da aterrissagem.

Praticando o Ollie

  1. Etapa 1 Incline-se 60 graus para a frente ao se aproximar do declive.
    Incline-se 60 graus para a frente ao se aproximar do declive. Ao se aproximar do declive, incline-se ligeiramente para frente para se preparar para o salto. Certifique-se de manter o peso do corpo centralizado sobre os esquis e os braços e pernas afastados na largura dos ombros.
    • Mantenha as costas retas e olhe diretamente para frente.
  2. Etapa 2 Jogue seu peso para trás antes do salto.
    Jogue seu peso para trás antes do salto. Antes de dar o salto, jogue o peso de seu corpo para trás para dobrar os esquis e trazer suas extremidades dianteiras para o ar. Mantenha as costas retas e o peso do corpo estável para evitar cair para a esquerda ou para a direita, o que o desequilibrará.
    • Certifique-se de que suas costas e pernas formem um ângulo de 90 graus.
  3. Etapa 3 Incline seu peso para frente sobre a borda e pule.
    Incline seu peso para a frente sobre a borda e salte. Enquanto mantém as pontas dos esquis no ar, incline-se para a frente de modo que seu peso se desloque sobre o ponto do qual está saltando. Quando seu peso estiver diretamente sobre ele, salte para cima e incline-se para frente. Não se esqueça de estender o corpo reto após o salto.
    • Estenda totalmente o corpo ao mesmo tempo em que a parte de trás dos esquis tocar a borda do salto.
    • Aplique pressão na curva da parte de trás (ou cauda) dos esquis ao se levantar para ajudar a se lançar no ar.
  4. Etapa 4: Flexione as pernas e incline-se ligeiramente para a frente.
    Dobre as pernas e incline-se ligeiramente para a frente. Isso reduzirá a resistência do vento e facilitará a manutenção do equilíbrio. Continue se concentrando em manter o peso do corpo sobre o meio dos esquis o máximo possível.
    • Se seu corpo se deslocar para fora do centro, reajuste-se enquanto estiver na posição dobrada.
  5. Etapa 5 Mantenha os joelhos ligeiramente dobrados antes de aterrissar para absorver o impacto.
    Mantenha os joelhos ligeiramente dobrados antes de aterrissar para absorver o impacto. Comece a estender o corpo à medida que se aproxima do solo até que os joelhos e os quadris estejam apenas ligeiramente flexionados. Tente garantir que a parte de trás dos esquis seja a primeira a tocar o solo antes de achatá-los. Depois disso, comprima o corpo dobrando os joelhos e os quadris para frente para absorver o impacto quando atingir o solo. Agora você pode se levantar com firmeza e continuar esquiando.
    • Nunca endireite completamente o corpo ou os quadris e joelhos não conseguirão absorver a força da aterrissagem.
    • Incline-se para frente ao comprimir o corpo para levar as pernas até o peito.
    • Mantenha sempre seu peso centralizado no meio dos esquis.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Quais são alguns erros comuns que os iniciantes cometem ao aprender a saltar sobre esquis?
  • Pergunta
    O salto de esqui é perigoso?
    Os saltos de esqui podem ser perigosos se você começar sem prática. Entretanto, se você treinar sua técnica e começar com saltos pequenos, o salto pode ser seguro e divertido.

O que você precisará

  • Esquis
  • Botas de esqui
  • Recomenda-se fortemente o uso de capacete, especialmente se você for um iniciante.

Dicas

  • Se você for iniciante, passe um bom tempo aprendendo a controlar sua velocidade no solo antes de tentar qualquer salto.
  • Comece com saltos pequenos, como apenas alguns centímetros, e vá aumentando à medida que sua técnica for melhorando.
  • Se não tiver certeza de que conseguirá fazer o salto, aproxime-se dele e pare bem na borda. Agora, pergunte a si mesmo se sua velocidade está muito rápida, muito lenta ou correta.