Como fazer o Juke no futebol americano

Autor do artigo:Gabriel Silva

O futebol americano costuma ter a má reputação de ser um jogo que valoriza o físico bruto e sem foco acima de tudo. Na verdade, até mesmo os jogadores de linha mais volumosos precisam jogar com velocidade, precisão e agilidade mental para serem ótimos recursos para a equipe. Uma parte do jogo em que a agilidade de um jogador é particularmente valiosa é no trabalho de pés sofisticado necessário para realizar um juke incrível - os carregadores de bola ofensivos que querem contornar os defensores (em vez de passar por eles) precisam ser capazes de ler a linguagem corporal de um defensor e reagir de forma rápida e decisiva. Como em qualquer escola de futebol, o juking é uma arte que requer prática dedicada para ser aperfeiçoada. Veja a Etapa 1 abaixo para começar a praticar o juking!

Etapas

Aprendendo os fundamentos do juking

  1. Etapa 1 Leia o campo enquanto corre com a bola.1Leia o campo enquanto corre com a bola. O juking é uma habilidade normalmente usada por pessoas que têm a bola de futebol americano para evitar serem tackleadas pelos defensores, portanto, o primeiro passo para realizar um bom juke é estar atento aos defensores ao seu redor enquanto avança pelo campo. Assim que começar a correr com a bola, faça um esforço para manter a cabeça erguida e os olhos voltados para o campo. Observe o campo à sua frente para ver se há defensores chegando, de modo que você tenha tempo de reagir antes que eles estejam em cima de você. Não importa o quanto você seja ágil, não conseguirá se esquivar se for derrubado por um tackle que não viu chegar.
    • Os defensores nem sempre virão diretamente da sua frente. Para ter uma ideia precisa de onde virão as ameaças defensivas, não se esqueça de dar algumas olhadas rápidas para os lados também.
  2. Etapa 2 Identificar o(s) defensor(es)'ll encounter.2Penetre o(s) defensor(es) que você encontrará. Para fazer um bom juke, você precisará identificar o defensor (ou, às vezes, os defensores) que lhe causará problemas. Para isso, é necessário fazer um julgamento imediato sobre quais defensores no campo poderão alcançá-lo antes que você passe por eles com a bola. A melhor maneira de desenvolver essa habilidade é simplesmente praticar essa situação - por exemplo, tente correr com a bola passando por alguns amigos ou colegas de equipe espalhados pelo campo em exercícios simulados.
    • Se parecer que nenhum dos defensores conseguirá chegar até você, não se preocupe com um juke - em vez disso, simplesmente passe correndo por eles, pois isso é muito menos arriscado e provavelmente lhe renderá mais jardas.
    • Não subestime a velocidade de seus defensores. Se você vir um defensor a 20 jardas (18,3 m) de distância, supondo que você e o defensor consigam correr a corrida de 40 jardas em cerca de 5 segundos (uma velocidade razoável para corredores e defensores profissionais e de nível colegial) e que ambos corram um em direção ao outro, o defensor pode estar em cima de você em pouco mais de dois segundos.
  3. Etapa 3 Sinalize que você pode ir em qualquer direção.3Sinalize que você pode ir em qualquer direção. Ao se aproximar de um defensor que está bloqueando seu caminho (o que, conforme observado acima, pode acontecer em questão de poucos segundos ou menos), use sua linguagem corporal para não deixar claro em que direção você tentará contorná-lo. Olhe para ele. Olhe para ele e faça alguns movimentos pequenos e rápidos de se esquivar e se movimentar para a direita e para a esquerda, usando a cabeça, os ombros e o tronco para desviar a atenção dele. Não se empenhe muito em nenhum desses movimentos antes do juke propriamente dito, pois isso pode atrasá-lo, desperdiçar um tempo precioso e, por fim, torná-lo mais fácil de ser derrubado.
    • Esse tipo de trabalho de desvio de direção leva tempo e pode retardar seu movimento para a frente, portanto, se você estiver cercado ou tiver defensores logo atrás de você, provavelmente será melhor pular essa etapa e tentar o juke imediatamente. Quando se trata de evitar um tackle, até mesmo uma fração de segundo de tempo extra pode fazer a diferença, portanto, não desperdice uma oportunidade de ganhar jardas tentando um juke sofisticado quando não for necessário.
  4. Etapa 4 Finja uma direção.4Faça uma direção. Ao se aproximar do defensor, observe-o - ele deve tentar ler e acompanhar seus movimentos à medida que você se esquiva e se movimenta para ambos os lados. Quando ele parecer estar acompanhando seus movimentos, finja que está em uma direção. Dê um passo rápido para frente nessa direção e desloque o tronco e os quadris na mesma direção. O defensor deve 'morder a isca', lançando-se ou movendo-se na direção em que você está fingindo ao tentar fazer contato com você.
    • Não se incline muito na direção em que está fazendo o juke, pois isso pode resultar em queda ou desaceleração. O sucesso do seu juke depende da sua capacidade de fazer a transição do movimento 'falso' para a direção oposta do movimento com a velocidade da luz.
  5. Etapa 5 Mude rapidamente para a outra direção e corra.5Mude rapidamente para a outra direção e corra. Quando o defensor se compromete a bloquear seu movimento em uma direção, você deve contorná-lo na direção oposta o mais rápido possível para que ele não tenha tempo de reagir e corrigir o erro. Use o pé plantado para empurrar na direção oposta e mover-se diagonalmente para frente e para longe da direção em que o defensor se moveu ou se lançou. Assim que fizer isso, comece a correr o mais rápido que puder, pois o defensor reconhecerá o erro assim que você começar a se movimentar ao redor dele e provavelmente estará se esforçando ao máximo para alcançá-lo.
    • Não se esqueça de manter a cabeça erguida e começar a procurar por mais defensores assim que contornar o primeiro. Mesmo que tenha conseguido passar pelos jogadores de linha defensiva e pelos linebackers, você ainda terá que se preocupar com os safeties da defesa, portanto, fique atento.
  6. Etapa 6 Contorne o defensor se ele for direto para você.6Mova-se ao redor do seu defensor se ele for direto para você. Quando você inicia um juke tentando despistar seu defensor com ducks e weaves rápidos, sempre corre o risco de que ele não 'morda a isca' e comece a seguir seus movimentos e, em vez disso, vá direto em sua direção. Nesse caso, você precisará reagir rapidamente para evitar um grande tackle. Preste atenção no seu defensor ao se aproximar dele. Se ele não mostrar nenhum sinal de desaceleração para tentar acompanhar seus movimentos, escolha uma direção lateral (esquerda ou direita) e se comprometa com ela imediatamente. Coloque o pé no lado do corpo oposto à direção em que deseja correr e empurre com força para o lado para se impulsionar ao redor dele.
    • Supondo que um defensor esteja indo diretamente em sua direção em velocidade máxima a partir do campo, mover-se o mais rápido que puder para qualquer lado geralmente será difícil para ele reagir. Como ele tem um grande impulso para frente, a quantidade de força que ele precisa para diminuir a velocidade e mudar de direção será maior do que a que você precisará para acelerar ao redor dele.
    • Assim que você parecer estar fora do alcance do defensor, comece a correr pelo campo novamente. Esteja sempre ciente das posições dos outros defensores para que possa reagir a eles o mais rápido possível.
  7. Etapa 7 Don't waste time.7Não perca tempo. Em qualquer tipo de jogada de juking no futebol, o tempo é essencial. Quando você tem a bola, o objetivo de toda a equipe defensiva é impedi-lo de avançar no campo, portanto, não espere que nenhum dos defensores espere que você conclua um juke lento. Os jukes rápidos e eficazes são sempre melhores do que os mais lentos e chamativos, portanto, sempre mantenha seus movimentos o mais curtos e econômicos possível e não deixe de correr o máximo que puder assim que contornar o defensor para evitar dar à defesa oportunidades desnecessárias de derrubá-lo.
    • Um erro que os iniciantes costumam cometer quando tentam aprender as habilidades de juking é dedicar muito tempo aos movimentos rápidos de fingimento para trás e para frente no início do juke. Embora esses movimentos possam ser ótimos para despistar o defensor que está diretamente à sua frente, cada instante que você gasta fazendo esses movimentos é um instante a mais que os defensores dos lados e atrás de você têm para se aproximar, portanto, mantenha-os curtos e agradáveis. Além disso, não mova a bola para longe de seu corpo. Se ela não estiver enfiada no corpo, você sofrerá um fumble e não poderá jogar novamente por um longo tempo. Pratique a segurança da bola com perfeição ao fazer isso.

Aprendendo variações de Juking

  1. Etapa 1 Tente um movimento de giro.1Tente um movimento de giro. Um acréscimo comum que os carregadores de bola fazem ao movimento básico de 'fintar para um lado e ir para o outro' é um giro rápido. Girar em torno de um defensor, em vez de simplesmente correr ao redor dele, pode tornar a direção pretendida do movimento menos óbvia e também pode tornar mais difícil agarrá-lo, o que torna esse movimento uma boa opção para quando o defensor já estiver perto demais para ser confortável. Entretanto, girar também pode desorientá-lo, por isso é extremamente importante tomar nota mentalmente das posições dos defensores antes de fazer esse movimento para evitar um tackle surpresa durante (ou logo após) o giro.
    • Para iniciar um spin juke, aproxime-se do defensor como faria em um juke 'fake out' normal. Ao começar a fintar o defensor, anote rapidamente onde estão os outros defensores. Quando conseguir que o defensor se comprometa demais em uma direção, empurre rapidamente para o outro lado e, ao mesmo tempo, dê um giro rápido de 360o. Mova-se diagonalmente ao redor do defensor enquanto gira e comece a correr para o campo e a procurar os defensores assim que estiver de frente novamente.
  2. Etapa 2 Tente um braço rígido.2Tente um braço rígido. O que é mais estereotipicamente 'futebolístico' do que um carregador de bola robusto afastando sem esforço os defensores incômodos com um braço rígido poderoso? Os braços rígidos (às vezes chamados de 'stiff arm fends') são ferramentas valiosas para os carregadores de bola que desejam manter os defensores à distância. A ideia básica de um braço rígido é usar um braço para afastar fisicamente o defensor e dificultar ou impedir um tackle. Com um stiff arm bem posicionado, um ganho curto pode se tornar uma jogada importante ou até mesmo um touchdown, portanto, é aconselhável que os carregadores de bola frequentes aprendam esse movimento. Observe que em algumas ligas menores (especialmente ligas juvenis e ligas de bandeira), os stiff arms podem ser proibidos, portanto, pergunte ao seu técnico antes de usá-los em um jogo.
    • Para executar um juke com um braço rígido, corra para o campo como faria normalmente até encontrar um defensor. Comece uma 'finta' normal e, em seguida, passe ao redor do defensor (de preferência de modo que o braço que não estiver carregando a bola fique do mesmo lado que o defensor). Estenda o braço em direção ao defensor com a palma da mão para cima e estendida e use um movimento de empurrar (não um movimento de golpear) para manter o defensor afastado ou até mesmo derrubá-lo.
    • Dê um golpe duro no peito do defensor, nas ombreiras ou na parte superior do capacete (não na máscara facial). Não agarre nenhuma parte do equipamento do oponente ao executar um stiff arm, especialmente a máscara facial, pois isso pode ser interpretado como uma falta e lhe render uma penalidade.
  3. Etapa 3 Tente pular para trás.3Tente pular para trás. O objetivo de muitos jukes básicos é fazer com que você contorne o defensor e corra para o campo o mais rápido e eficiente possível. No entanto, os manipuladores de bola experientes usam todas as aberturas disponíveis, mesmo quando isso significa se mover para trás. Se um defensor se aproximar de você de frente e você for capaz de reagir com rapidez suficiente, tente dar um passo ou um salto para trás rapidamente para que ele perca o equilíbrio ou caia para frente. Quando ele estiver desequilibrado ou no chão, não deverá apresentar nenhum problema - basta correr ao redor dele e continuar no campo.
    • Para fazer o juke para trás, comece se aproximando do defensor como faria normalmente. Se ele se lançar diretamente em sua direção e você tiver tempo para reagir, dê alguns passos rápidos (ou pule) para trás, certificando-se de ficar fora do alcance dele. Assim que ele parecer desequilibrado ou começar a cair, aproveite a oportunidade para contorná-lo e correr para o campo.
    • Seja cauteloso ao se mover para trás quando estiver com a bola. Embora alguns movimentos para trás possam ser úteis para evitar tackles, em última análise, seu objetivo é levar a bola para o campo, portanto, comece a correr para frente ou para o lado assim que tiver a chance de evitar perder jardas. Lembre-se também de que os defensores podem vir por trás de você (especialmente se você já tiver conquistado jardas substanciais).
  4. Etapa 4 Use seus bloqueadores quando disponíveis.4Use seus bloqueadores quando estiverem disponíveis. É importante lembrar que você não está sozinho quando está correndo com a bola pelo campo. Na verdade, quando você começa a correr pelo campo, o trabalho de todo o ataque é evitar que você seja tackleado. Se você tiver um ou mais bloqueadores perto de você enquanto estiver correndo com a bola, use-os a seu favor. Tente contornar os defensores de modo a posicionar um bloqueador entre você e o defensor. Seu bloqueador poderá retardar o defensor ou até mesmo tirá-lo completamente da jogada, facilitando muito seu trabalho de avançar com a bola.
    • Por exemplo, digamos que você tenha a bola e esteja correndo pelo campo com um jogador de linha ofensiva à sua esquerda quando vê um defensor se aproximando de você pela frente. Se você tentar um juke nessa situação, seria inteligente fingir para a direita e depois ir para a esquerda atrás do atacante. Dessa forma, você posiciona o jogador de linha entre você e o defensor. Com sorte, ele conseguirá reagir rapidamente à situação e fazer um bloqueio crucial, mas, mesmo que isso não aconteça, ele poderá desacelerar o defensor, forçando-o a contorná-lo (ou passar por ele).

Aprimorando sua habilidade de Juking

  1. Etapa 1 Condicione-se para obter força.1Condicione-se para ter força. Ser explosivo será crucial. Se você quiser ser capaz de fazer um 'juke', deverá ter pés rápidos. Isso significa que você deve treinar com uma escada de agilidade, usar uma corda de pular e fazer saltos. Ser explosivo é muito importante porque é a capacidade de atingir uma velocidade ou força máxima.
    • Os running backs, que geralmente são responsáveis por correr com a bola pelo campo e, portanto, têm muitas oportunidades de saltar, geralmente têm uma rotina de exercícios que inclui muitos exercícios para o núcleo e para a parte inferior do corpo, como agachamentos, levantamento terraabdominais e exercícios para os quadris. Além disso, exercícios para os ombros e peito podem aprimorar sua capacidade de executar braços rígidos e agitar tackles.
    • Como em todas as formas de treinamento de força, a forma e a técnica adequadas durante o condicionamento do futebol americano são vitais para evitar lesões na sala de exercícios e no campo de futebol. Certifique-se de entender todos os exercícios de treinamento de força antes de realizá-los e comece com pesos baixos até dominar a técnica adequada. Se você tiver um disponível, consulte um treinador para obter orientação se não tiver certeza do que fazer.
  2. Etapa 2 Condicione-se para a velocidade.2Condicione-se para a velocidade. A velocidade e a agilidade são importantes não apenas para realizar jukes rápidos, mas também para concluir jogadas bem-sucedidas e levar a bola para o campo após o juke. Quanto mais rápido você for, mais longe no campo poderá chegar antes mesmo de precisar fazer o juke e mais rápido será para aproveitar o erro de um defensor quando estiver tentando contorná-lo. Aumente sua velocidade no campo com um regime de exercícios inteligente e focado na velocidade para se tornar o melhor juker que puder.
    • Para melhorar sua velocidade e agilidade, os running backs geralmente incorporam sprints em suas rotinas de exercícios. Como um exercício simples de corrida, experimente a 'escada de corrida'. Comece correndo 10 jardas (9,1 m) pelo campo, vire-se e corra 10 jardas (9,1 m) de volta o mais rápido que puder. Descanse por 30 segundos, depois corra 20 jardas (18,3 m), vire-se e corra de volta. Descanse por 30 segundos novamente e, em seguida, repita por 30, 40 e 50 jardas (45,7 m), descansando por 30 segundos entre cada corrida.
    • Uma ótima maneira de medir seu progresso ao fazer o treinamento de velocidade é cronometrar seu tempo. Usar um cronômetro para acompanhar o tempo que leva para completar os sprints permite que você acompanhe seu progresso e pode incentivá-lo a se esforçar ainda mais para reduzir os segundos de seus tempos recordes.
  3. Etapa 3 Melhore seus reflexos.3Melhorar seus reflexos. No caos de uma jogada de corrida importante, a velocidade de reação do manipulador da bola pode ser a diferença entre uma perda de jardas, um pequeno ganho e uma corrida para touchdown. Para enfrentar um defensor habilidoso, é preciso ler pequenos sinais na linguagem corporal do adversário, avaliar suas intenções e contorná-lo antes que ele tenha a chance de reagir, às vezes em menos de um segundo. Quanto mais afiados forem seus reflexos, mais rápido você poderá reagir ao seu defensor, o que pode lhe dar uma grande vantagem.
    • Uma ótima maneira de melhorar seus reflexos de juking é simplesmente praticar o juking contra um defensor razoavelmente experiente. Por exemplo, você pode tentar simplesmente enfrentar um amigo em um campo vazio e tentar passar a bola por ele sem deixar que ele toque em você. Isso permite que você pratique a leitura do adversário e se familiarize com vários métodos de juking, além de colocar à prova seus reflexos de contração rápida.
    • Para praticar mais, tente enfrentar dois ou mais amigos alinhados em diferentes pontos do campo.
  4. Etapa 4 Aprenda a ler as aberturas.4Aprenda a ler as aberturas. Um portador da bola nunca deve tentar contornar ou passar por um defensor quando tiver um caminho igualmente aberto e sem proteção. A maioria das jogadas ofensivas de corrida é projetada para abrir brechas (ou 'buracos') na formação da defesa para dar aos corredores caminhos fáceis para correr por jardas. Sempre que possível, tente explorar esses buracos na disposição dos jogadores da defesa. Os melhores corredores estão sempre procurando buracos na defesa pelos quais correr, especialmente após os jukes, quando a disposição dos jogadores da defesa pode ter mudado.
    • Para perceber os buracos na defesa, você precisa manter a cabeça erguida e os olhos no campo à sua frente sempre que estiver correndo com a bola. Uma boa consciência situacional é importante para qualquer jogador de futebol americano, especialmente para aquele que tem a tarefa de avançar com a bola.
    • Também pode ser útil rever as imagens do jogo com a orientação de um jogador ou técnico experiente. Ter uma visão panorâmica da ação durante um jogo permite que você veja como os buracos defensivos se formam e como os jogadores ofensivos podem explorá-los com a estratégia adequada.
  5. Etapa 5: Estude os grandes jogadores.5Estude os grandes jogadores. O futebol americano não tem escassez de modelos a seguir quando se trata de grandes jogadores. Estudar o trabalho de pés sofisticado de seu running back ou quarterback favorito é uma ótima maneira de ver a força e a agilidade de classe mundial em ação. Além disso, assistir a jogadores profissionais de futebol americano pode expor você a novas estratégias de juking que não teriam sido apresentadas de outra forma e fornecer a você marcas de excelência a serem atingidas. Abaixo estão apenas alguns dos maiores jogadores de todos os tempos no que diz respeito à agilidade no campo de futebol americano:
    • Walter Payton: apelidado de 'Sweetness' (doçura) pela maneira como parecia dançar sem esforço para cima e para baixo no campo, Payton é considerado por alguns como o maior running back de todos os tempos. A velocidade e a agilidade de Payton são lendárias, o que o ajudou a conquistar o recorde da NFL de 21.803 jardas de corrida para todos os fins.
    • Marcus Allen: Considerado um dos melhores corredores de jardas curtas da NFL de todos os tempos, Allen ganhou fama com uma corrida recorde de 74 jardas no Super Bowl XVIII, que começou com um fantástico salto.
    • Jim Brown: Brown, que jogou no final dos anos 50 e início dos anos 60, é hoje amplamente considerado um dos maiores jogadores de futebol americano da história do esporte. Com um talento incrível para o físico bruto, Brown era uma força séria a ser reconhecida em campo. Quando decidia fazer um 'juke' em vez de simplesmente demolir seus defensores, Brown geralmente deixava seus adversários no chão.
    • Bo Jackson: Jackson era conhecido nos anos 80 e 90 por ser um dos jogadores mais rápidos da NFL. Ele usava sua velocidade para contornar as pessoas, se pudesse, mas também podia, se necessário, fazer um 'juke'. Se você já é mais rápido do que a maioria dos adversários, tente usar mais a velocidade do que a agilidade, mas aprenda os fundamentos da agilidade para estar sempre pronto para qualquer situação.
    • Alguns dos maiores jukers do futebol americano são da era moderna. Jogadores como Reggie Bush, Adrian Peterson, Marshawn Lynch e muitos outros se destacaram como corredores extremamente habilidosos em nível universitário ou profissional (ou em ambos).

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaVocê recomenda algum exercício para ajudá-lo a treinar para o futebol americano? Você pode tentar fazer o treinamento da escada de agilidade. Procure na Internet para saber como fazer isso corretamente.
  • PerguntaQuais são alguns movimentos eficazes que posso usar para evitar ser enrolado? Você pode usar um movimento de giro, ou seja, girar 360 graus bem rápido. Ou um braço rígido, com o braço para fora e batendo no peito da pessoa com a mão aberta.
  • PerguntaDevo colocar meu pé com força ou com suavidade? Eu coloco o pé macio, mas firme, dessa forma você pode dar mais elasticidade ao seu passo, mas a firmeza permite que você pare qualquer ação defensiva.

Dicas

  • Faça apenas um, ou talvez dois, passos de juke. Se você ficar apenas dançando de um lado para o outro, o defensor poderá derrubá-lo facilmente.
  • Seja rápido com seu juke. Não demore muito. Mantenha-o em um único movimento grande.
  • Certifique-se de ficar abaixado e manter o equilíbrio durante todo o movimento.

Avisos

  • Comece a se movimentar logo, com espaço suficiente entre você e o adversário para que não seja derrubado.
  • Não comemore demais, pois pode haver um pênalti contra você.