Como dar um jab no boxe

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você tem algum desejo de aprender o esporte do boxe, o jab é um soco rápido e de longo alcance que decidirá seu destino no ringue. Ele também pode ser o soco que você dá com mais frequência porque, embora seja um dos socos mais fracos socosele pode ajudá-lo a vencer por decisões pontuais em vez de por nocaute. Mais de 90% dos socos que o grande lutador de boxe Muhammad Ali deu foram jabs. O objetivo de um jab é manter seu oponente longe de você, dar a ele um pouco de pique, desgastá-lo gradualmente e prepará-lo para socos mais fortes.

Etapas

Dominando o básico

  1. Adote a postura de boxeador. Usaremos o jab de esquerda ao longo deste artigo - para o jab de direita, tudo é invertido. Portanto, por enquanto, coloque o pé esquerdo na frente do direito, com os pés ligeiramente inclinados para dentro, mas ainda apontando para o oponente. Coloque as mãos para cima para proteger o queixo, coloque os cotovelos para baixo, mantenha o queixo abaixado e certifique-se de que os quadris estejam acima dos pés.
    • É importante que você mantenha o corpo e as mãos relaxados. Dobre levemente os joelhos e levante um pouco o calcanhar traseiro. Balance, ficando confortável com a postura. Certifique-se de que seus pés estejam separados na largura dos ombros e que o pé dianteiro esteja apontando principalmente para a frente e o pé traseiro, principalmente para fora.
    • O pé que estiver para a frente é a mão com a qual você está dando o jab. O jab é um soco que vem direto para fora, ficando mais próximo do oponente do que o cruzado.
  2. Incline-se para frente com os cotovelos para dentro e a mão direita um pouco mais alta que a esquerda. A direita está protegendo o queixo, jogando na defesa, enquanto a esquerda está levantada, esperando para atacar. Se você for mais alto do que seu oponente e for improvável que ele acerte um direto no seu rosto, você pode mantê-la abaixada para ter mais força e visibilidade. Caso contrário, mantenha-a em seu queixo, pronta para aparar ou bloquear.
    • Neste momento, você está na posição ideal para o seu jab. Embora o jab venha de seu núcleo e não de seu braço, é importante não se lançar com o jab. Você não conseguirá um soco melhor por isso. Você deve sentir uma rotação leve e natural, mas é só isso.
  3. Transfira seu peso para a frente e dê o jab. Simultaneamente, desloque seu pé traseiro (direito) (mas não deixe que ele saia do chão) e coloque seu peso no esquerdo, enquanto lança seu braço esquerdo em um jab rápido e poderoso. Contraia todo o lado esquerdo para frente enquanto levanta levemente o calcanhar do pé esquerdo. À medida que sua mão avança, o peso de seu corpo deve avançar ao mesmo tempo.
    • Mantenha o queixo encaixado atrás do ombro. Na verdade, seu ombro deve vir ao encontro do queixo, oferecendo-lhe ainda mais proteção do que em sua postura normal.
    • Lance o jab diretamente para fora como se estivesse socando um cano. Mantenha os cotovelos para dentro e alinhados com o punho e o resto do corpo. Nenhuma parte de você deve se sobressair desnecessariamente, ou você estará pedindo para ser atingido facilmente.
    • Dê o soco com os quadris e os ombros.
  4. Não se esqueça de girar a palma da mão para baixo. Quando suas mãos estão apoiadas no queixo, os polegares estão voltados para você. Mas quando for dar o jab, gire as mãos de modo que as palmas fiquem voltadas para baixo, com os polegares um pouco abaixo da horizontal. Pense nisso como um leve movimento de saca-rolhas. É nessa torção que está a força - como o estalar de um chicote.
    • Sua mão traseira fica perto do queixo o tempo todo. Ela está lá para protegê-lo.
  5. Assim que o punho atingir a extensão total, puxe-o rapidamente de volta à posição original. 'Rapidamente' é a palavra-chave aqui. Você pode levar o pé traseiro para frente, invadindo o espaço do oponente, ou dar um passo para trás, colocando o peso novamente no pé traseiro. Mas não dê um passo para trás ao lançar o jab, ou ele não terá nenhuma força.
    • Aperte o punho somente no momento do impacto. Se você fizer isso antes, perderá velocidade e potência. Isso também desperdiça energia. E logo após o impacto, relaxe novamente. Retome sua postura de boxeador ou prepare-se para seu próximo movimento.
  6. Espere algum tipo de contra-ataque, que deve ser quase imediato. Seu objetivo é, se você for alto, aproximar-se o suficiente para desferir um cruzado reto de direita. E, se você for menor e mais compacto, talvez precise de alguns jabs para se aproximar o suficiente para um soco/gancho ou uppercut. O jab o ajudará a realizar esses dois objetivos.
    • Embora não seja o soco mais forte, é o mais útil. Ele é tanto defensivo quanto ofensivo e é como uma pequena faísca de poder com precisão suprema. Ele pode interromper combinações, medir distâncias e prepará-lo para o nocaute. Também pode ser muito, muito perturbador. Faça experiências com o seu em diferentes circunstâncias.

Aprendendo as variações

  1. Use o jab de tapper. Isso é realmente apenas uma distração. Ele distrai seu oponente, força-o a ficar na defensiva e lhe dá um segundo para preparar outro ataque. Você não coloca muita energia no tapper jab - daí o nome. Você apenas dá um leve toque em seu oponente enquanto se acelera com a direita.
    • Nessa situação, é comum bater na luva do oponente com a esquerda e, em seguida, dar um chute cruzado no rosto ou um uppercut no corpo. O jab de tapper é a preparação para um combo mais longo.
  2. Use o jab duplo. Uma vez que seu oponente sabe para que o jab é normalmente usado, você pode pressioná-lo totalmente com um jab duplo. Ele espera que você dê um jab com a esquerda e, em seguida, um grande golpe com a direita - mas não, não, não. Com um jab duplo, você o atinge com a esquerda, com a esquerda, e ele não saberá o que o atingiu. Literalmente.
    • Um jab duplo também pode acabar com o caos quando você e seu parceiro são pegos em combinações 1-2. Vocês dois dão um jab com a esquerda e, quando ele vai para a direita, sua esquerda o bloqueia e você ganha o ponto, mesmo que seja um gancho. E você também pode fazer o movimento duplo para frente, para o lado ou para trás.
  3. Use níveis diferentes. Você poderia dar apenas um soco no rosto do seu oponente, mas por que parar por aí? Faça experiências com jabs altos, médios e baixos. Alto para o rosto, médio para o corpo e baixo - no qual você se dobra na altura dos joelhos, evitando socos e atacando o oponente no centro dele. Os princípios permanecem os mesmos.
  4. Use o contra-jab. Quando seu oponente lança a direita em seu rosto, você a bloqueia com a direita e, como ele fica desprotegido, você lança um jab rápido com a esquerda e bum. Ponto. Parece simples, mas você precisa ter certeza de que está rápido e, ao mesmo tempo, relaxado. Você precisa contra-atacar o mais rápido possível. Não há tempo para vacilar!
    • Você tem que pensar com os pés no chão; se estiver planejando o contragolpe ou ficar tenso com a expectativa, você ficará mais lento, perderá energia e seu oponente conseguirá ler você. Permaneça no momento, mantenha a cabeça para trás para o caso de ele seguir com a direita e, se necessário, dê um passo para trás.
  5. Jab, passo para trás, jab. Se você acertar um jab e depois recuar, provavelmente seu oponente está lançando a direita e errando. E então, como uma raposa, você volta para lá e dá outro jab - algo que ele provavelmente não estará esperando. Agilidade e velocidade também são importantes aqui. Certifique-se de que ele não consiga ler você e dê sequência com um golpe forte quando ele estiver vulnerável.

Como evitar erros de novatos

  1. Mantenha o cotovelo alinhado com o punho. Se há uma coisa que você sabe sobre boxe, provavelmente é que você quer levar o menor número possível de golpes. Portanto, quando se trata de jabbing, é absolutamente imperativo que você mantenha os cotovelos alinhados ao socar. Seu oponente pode ver facilmente de um lado para o outro - o que é mais difícil de ver é o movimento para cima e para baixo. Se seus cotovelos estiverem balançando para os lados, você estará pedindo por isso.
    • A única coisa no plano de cima para baixo. Não há esquerda e direita quando se trata de seus cotovelos. Quando você pensa que o soco vem do seu corpo e não do punho, é mais fácil manobrar.
  2. Não lance seu peso. Sim, um soco vem das pernas, dos quadris e do núcleo. Se você apenas 'empurrar' o soco, não haverá nenhuma força por trás dele. Mas, ao mesmo tempo, você não está, de forma alguma, lançando seu peso para frente. A bolsa pode mostrar que você tem força, mas qualquer oponente na vida real conseguirá atacar rapidamente quando você estiver desequilibrado e tenso.
    • Peso não é igual a força. Muitos caras musculosos vão para a academia, tensionam os músculos e acham que é assim que se faz - e depois ficam sem gás e não têm jogo defensivo. Esses boxeadores pequenos e atarracados têm o gosto por um motivo.
    • Pense em uma barra de aço atravessando a parte de trás de seu corpo. Isso o impedirá de comprometer a forma e a técnica.
  3. Não confie apenas em seus braços. A maior parte de sua força vem da transferência de peso e do movimento para cima por meio de seu núcleo. Você coloca seu peso para frente, ele sobe pelo corpo e sai pelo braço. Se estiver socando apenas com o braço, o impacto será mínimo.
    • A única coisa que está em seu braço - na verdade, em sua mão - é o estalo final, como o estalo do chicote. Um estalo para cima deve ser sentido nos nós dos dedos, fechando o negócio.
  4. Dê o soco final. Se você permanecer relaxado até o ponto de impacto e girar o braço, com as palmas para baixo e o ombro na direção do queixo, deverá ter uma sensação natural de força. Use esse senso para dar um soco no que quer que seja que você esteja enfrentando. Não em, não sobre, mas através. Sua energia e força não param quando você atinge o oponente - você precisa sentir essa energia para colocar o braço de volta no lugar para o próximo ponto.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Que forma devo usar quando estiver golpeando?
    Fique em pé com um pé à frente e outro atrás, com os pés ligeiramente inclinados para dentro. O jab vem do braço que está do lado do pé que está à frente. Mantenha o cotovelo apontado para baixo e pense em conduzir os quadris e os ombros para o soco. Ao estender o soco, gire o polegar para baixo de modo que os dois nós dos dedos superiores causem impacto.

Vídeo

Dicas

  • Dê esse soco quando o oponente estiver exatamente no comprimento do seu braço. Se ele estiver mais longe, você cairá e desperdiçará energia. Se ele estiver mais perto e se esquivar ou defender, você se abrirá para um direto de direita ou um gancho de esquerda (ai!).
  • Pratique no saco pesado para ganhar força. Você deve ouvir um estalo alto que ressoe na sala. Se não for alto o suficiente, estenda mais a mão ou use mais uma contração. O peso do seu corpo é o que dá força aos seus socos.
  • Não dê um jab preguiçoso. Os jabs preguiçosos são caracterizados pela falta de velocidade, estalo e intenção. Um bom boxeador dará um soco por cima de um jab preguiçoso e o nocauteará.

Avisos

  • Quando estiver treinando, sempre use luvas e equipamento de proteção.
  • Mesmo que você seja um boxeador amador, nunca dê um soco em alguém sem luvas, a menos que sua segurança pessoal esteja em perigo. Você pode causar danos cerebrais ou até mesmo a morte. Isso pode levar a acusações criminais e/ou ações judiciais.

Coisas de que você precisará

  • Bandagens para as mãos (opcional)
  • Luvas
  • Bolsa
  • Luvas de soco (opcional)