Como inventar um esporte

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quando estiver cansado de praticar os mesmos esportes de sempre ou nunca tiver encontrado um que se adapte bem a você, invente um esporte que seja só seu. Observe o que gosta nos esportes existentes e adapte esses objetivos e regras para se adequar melhor a você. Crie regras, equipamentos e um campo de jogo. Peça a alguns amigos que experimentem o esporte e o ajudem a melhorá-lo.

Etapas

Inventando um jogo simples

  1. Etapa 1 Reúna alguns equipamentos esportivos.
    Reúna alguns equipamentos esportivos. Se quiser inventar um esporte, você terá de ver que tipo de bolas, raquetes ou bastões e equipamentos de gol você tem. Dê uma olhada em sua própria casa e pergunte a seus amigos também. Certifique-se de ter o suficiente se cada jogador precisar usar seu próprio taco ou bola.
    • Você pode encontrar uma bola de golfe, um taco de beisebol, um capacete de futebol e uma raquete. Você não precisa pegar todo o material, mas pelo menos faça uma lista do que você tem.
    • Se não tiver nenhum equipamento esportivo, crie um esporte que não precise de nenhum. Use apenas seu corpo e seu ambiente. Adapte a corrida, o combate corpo a corpo ou o exercício físico a um esporte.
    • Use equipamentos não esportivos para o jogo. Procure baldes, vassouras, pedras, paus, cadeiras, caixas, cobertores ou qualquer outro item doméstico para usar de alguma forma em um esporte.
  2. Etapa 2 Descreva como funciona a pontuação.
    Descreva como funciona a pontuação. Pense em como os jogadores marcam pontos no jogo. Faça com que eles joguem algo mais longe ou acertem uma bola mais vezes. Certifique-se de escolher se eles devem atingir uma determinada pontuação ou se quem tiver a melhor pontuação ou desempenho vence.
    • Por exemplo, você pode ter de marcar o maior número de pontos para vencer. Você pode pontuar usando a raquete para acertar a bola de golfe no capacete a partir de diferentes distâncias.
    • A pontuação não precisa ser de pontos. Pode ser a realização de uma tarefa primeiro, a melhor execução de um feito ou a realização de algo mais vezes.
  3. Etapa 3 Crie um conjunto de regras para o seu jogo.
    Crie um conjunto de regras para o seu jogo. Não é necessário criar regras totalmente novas para o seu jogo, basta usar as regras de outros jogos que você conhece. Certifique-se de que as regras digam aos jogadores o que eles devem fazer e o que não podem fazer. Combine regras de diferentes esportes para que elas se encaixem.
    • Por exemplo, a maioria dos esportes tem linhas de limite nas quais os jogadores devem permanecer. Se você cruzar uma linha de limite, o outro jogador ou equipe assume o controle do jogo.
    • Estabeleça regras sobre os jogadores que se tocam. O futebol permite que os jogadores façam contato físico com regras sobre o que é aceitável. No entanto, o beisebol tem muito pouco contato.
    • Inclua regras sobre como usar o equipamento, como chutar a bola no futebol, arremessar e pegar a bola no futebol americano ou marcar a base no beisebol.
  4. Etapa 4 Defina o número de jogadores que podem jogar.
    Defina o número de jogadores que podem jogar. Decida se o jogo será jogado individualmente ou em equipe, ou se funcionará com ambos. Se tiver de haver um número exato, certifique-se de que você sabe quantos são. Se o jogo funcionar com diferentes números de jogadores, isso lhe dará mais liberdade.
    • Por exemplo, o tênis só funciona com dois ou quatro jogadores, mas o basquete funciona com dois a dez ou mais jogadores.
  5. Etapa 5 Encontre um local aberto para praticar o esporte.
    Encontre um local aberto para praticar o esporte. Certifique-se de que você tenha espaço suficiente para jogar. Fique longe de prédios e de qualquer outra coisa que possa atrapalhar. Você precisará de espaço para correr na maioria dos esportes. Pergunte aos seus pais antes de sair de casa.
    • Se precisar de algum tipo de limite ou linha de partida, use árvores ou a borda da grama. Se você tiver cones ou cordas, use-os também para estabelecer linhas.

Como criar diretrizes avançadas

  1. Etapa 1 Pesquise as regras e os objetivos dos esportes existentes.
    Pesquise as regras e os objetivos dos esportes existentes. Pesquise os esportes que você conhece. Veja como eles são praticados, quais são as regras, como se ganha e quais são as penalidades. Ao aprender sobre vários esportes, você poderá ver do que gosta e do que não gosta.
    • Comece uma lista de características de vários esportes que você deseja que seu esporte inclua. Você pode considerar o layout de um campo de beisebol, os recursos de jogo da bocha e as penalidades do futebol.
    • Não pegue mais do que uma ou duas características de cada esporte, a menos que queira criar algo que seja uma variação de um esporte que já existe.
  2. Etapa 2: Defina o objetivo básico do esporte.
    Esboce o objetivo básico do esporte. Escreva como o jogo é jogado e como o vencedor é determinado. Seja o mais específico possível sobre o que cada jogador ou equipe deve fazer e o que não é permitido fazer. Decida se há um limite de tempo ou se o jogo continua até que uma determinada pontuação ou meta seja alcançada.
    • Decida se as equipes se revezam em turnos ou se o jogo é alternado entre elas aleatoriamente.
    • Por exemplo, no vôlei, cada equipe saca em momentos específicos, mas o jogo passa de um lado para o outro até que uma equipe perca a bola. No beisebol, as equipes se revezam no bastão e no campo.
    • Muitos esportes, como o futebol, têm um limite de tempo e o vencedor é quem tiver mais pontos. Outros, como o tênis, são jogados até que um valor específico de pontos seja alcançado.
  3. Etapa 3 Determine o número ideal de jogadores.
    Determine o número ideal de jogadores. Se quiser que o esporte exija equipes, decida se deve haver um número definido ou se ele pode variar. Por outro lado, planeje o esporte de forma diferente se quiser que ele seja um jogo individual. Lembre-se de que alguns dos esportes mais populares são adaptáveis a uma variedade de jogadores.
    • Esportes como futebol, basquete, ultimate frisbee e futebol americano são projetados para acomodar uma variedade de números de jogadores. Normalmente, eles exigem pelo menos duas pessoas por equipe e até dez ou onze, mas o jogo pode ser jogado com qualquer número intermediário.
    • Jogos como pingue-pongue, tênis e raquetebol exigem pelo menos duas pessoas e não mais do que quatro, na maioria dos casos.
    • Defina o número ideal de jogadores, mas observe como o jogo pode ser adaptado para diferentes números de jogadores.
  4. Etapa 4 Escreva todas as regras necessárias para que o jogo funcione.
    Escreva todas as regras necessárias para que o jogo funcione. Comece de forma ampla e expanda para detalhes específicos. Certifique-se de que haja regras suficientes para que o esporte funcione, mas não tantas que os jogadores fiquem confusos para aprendê-las. Para começar, estabeleça de cinco a dez regras básicas.
    • Você pode fazer um brainstorming de várias regras e depois classificá-las em termos de importância. Passe por um processo de eliminação para se livrar das que não são necessárias.
    • As regras incluem o que os jogadores devem fazer, o que lhes é permitido fazer e o que não lhes é permitido fazer. Por exemplo, os jogadores devem andar, podem pular, mas não podem correr.
    • Incorpore várias regras de esportes que já existem e que você pesquisou na primeira etapa do desenvolvimento do esporte.

Projetando um novo campo e equipamento

  1. Etapa 1 Crie o equipamento necessário para praticar seu esporte.
    Crie o equipamento necessário para praticar seu esporte. Use bolas, raquetes ou equipamentos usados em outros esportes ou crie algo completamente novo. Simplifique o equipamento para que ele execute as ações necessárias para jogar o esporte. Certifique-se de que você tenha tudo o que precisa, mas nada extra.
    • Se o seu esporte for jogado com uma bola, encontre uma bola existente de outro esporte que se encaixe bem no seu esporte. Se não conseguir encontrar uma bola existente, tente fazer uma de borracha, plástico, couro ou tecido.
    • Construa novos gols, bastões para bater ou arremessar a bola ou outros objetos que sejam necessários para que o jogo funcione.
    • Adapte objetos que não sejam relacionados a esportes para que funcionem no seu esporte. Use utensílios de cozinha, material de limpeza, brinquedos ou outros itens do cotidiano para o seu esporte.
  2. Etapa 2 Crie um uniforme eficiente para os jogadores usarem.
    Crie um uniforme eficiente para os jogadores usarem. Se o seu esporte exigir um equipamento ou uniforme específico, talvez seja necessário confeccioná-lo você mesmo. Use roupas básicas, como camisetas e calças, para criar um uniforme adequado. Não se esqueça de incluir qualquer equipamento de segurança que seja necessário no design geral do uniforme.
    • Por exemplo, as ferraduras podem ser jogadas com roupas casuais, enquanto o hóquei no gelo exige pelo menos patins, mas os jogadores geralmente usam capacete, protetores e camadas extras para se aquecerem.
    • O raquetebol e o tênis não exigem um uniforme específico, mas o uso de roupas justas e confortáveis facilita o jogo.
    • Anote o que você acha que seria a roupa ideal para jogar, mas inclua maneiras de um jogador variar o uniforme, se necessário.
  3. Etapa 3 Faça um desenho básico para o campo de jogo.
    Faça um desenho básico para o campo de jogo. Procure os layouts de campos esportivos existentes. Escolha um layout que seja mais útil e adapte-o. Pegue uma folha grande de papel e um lápis para esboçar o projeto simples. Se você tiver algum tipo de software de design para computador, desenhe uma versão detalhada.
    • Projete o layout do campo de acordo com o objetivo do jogo. Se houver muita corrida, talvez você queira um campo de jogo longo. Se o jogo for realizado com o jogador parado, mantenha o espaço pequeno.
    • Inclua linhas de limite, zonas de pontuação, caixas de penalidade, linhas de partida e quaisquer outros aspectos específicos do campo que sejam vitais para o jogo.
    • Não se esqueça de anotar as dimensões de cada parte da área de jogo, pois seu desenho provavelmente não estará em escala.

Como atrair pessoas para o seu esporte

  1. Etapa 1 Dê um nome ao seu esporte.
    Dê um nome ao seu esporte. A etapa final do processo de invenção é dar um nome ao seu novo esporte. Tente relacioná-lo ao jogo ou ao objetivo do esporte. Faça um nome que chame a atenção das pessoas. Deve ser fácil de dizer e fácil para as pessoas se lembrarem, caso contrário não pegará.
    • Não o torne muito complicado, como 'Hooskerdoodlerama', mas certifique-se de que também não seja óbvio, como 'Throwball'.
    • Pense em nomes como 'Prawdle', 'Malinny' ou 'Bindleboo'.
  2. Etapa 2 Conte às pessoas sobre o esporte.
    Conte às pessoas sobre o esporte. Reúna um grupo de amigos e descreva o esporte para eles. Fale sobre o objetivo, as regras e o que você usa para jogar. Peça a eles um feedback sobre o esporte e pergunte como ele pode ser melhorado.
    • Deixe que eles vejam as regras que você escreveu e os desenhos do campo ou dos equipamentos que você tem. Isso os ajuda a ter uma ideia melhor de como o jogo funciona.
    • Peça a eles que façam uma recapitulação do esporte para ver se faz sentido e se eles se lembram da ideia geral do jogo.
  3. Etapa 3 Pratique o esporte com um grupo de pessoas.
    Pratique o esporte com um grupo de pessoas. Peça às pessoas que se juntem a você para praticar o esporte. Encontre um local público para montar uma versão simples do campo. Diga às pessoas o que devem vestir ou forneça uniformes. Traga o equipamento necessário. Diga a todos como praticar o esporte e comece a jogar.
    • Se você jogar com eles, certifique-se de que está prestando atenção para que todos joguem da maneira correta e sigam as regras. Você é o inventor, portanto, deve arbitrar e treinar os jogadores também.
    • Observe o desenrolar do jogo e faça anotações sobre o que deu certo e o que não deu certo. Use essas anotações para fazer ajustes no jogo para a próxima vez que você jogar.
    • Peça aos jogadores que lhe dêem feedback sobre o jogo. Pergunte a eles se foi fácil entender e jogar. Pergunte se eles se divertiram e se o jogo fluiu bem ou foi muito complicado.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como posso promover meu esporte inventado?
    Compartilhe seu esporte com seus amigos e familiares, divulgue-o na escola e convide seus colegas para jogar com você, e talvez até compartilhe o jogo on-line! (Esteja ciente de que outras pessoas podem tentar levar o crédito pelo jogo se ele se tornar muito conhecido).
  • Pergunta
    O esporte pode ser composto de dois tipos diferentes de esportes?
    Sim, mas não deixe óbvio com quais dois esportes ele se parece.
  • Pergunta
    Existem esportes com bola e balões de água?
    Se tivesse balões de água, não seria um esporte com 'bola' propriamente dito. Entretanto, poderia ser algo mais relacionado a paint balling ou tag. O 'balão' de água pode se tornar uma coisa, então, boa ideia!

Dicas