Como apresentar um bebê a uma piscina

Autor do artigo:Gabriel Silva

Levar seu bebê para a piscina pode incutir práticas saudáveis e seguras desde cedo na vida dele. Os bebês podem começar a entrar na água com seis semanas, embora você deva se certificar de que eles estão prontos antes de começar. Na piscina, você deve apresentar o bebê lentamente e com segurança. Quando estiver na água, você pode torná-la divertida, brincando e cantando. Com o tempo, seu bebê ficará mais confortável e confiante na água.

Etapas

Preparando seu bebê para a piscina

  1. Etapa 1 Comece com banhos.
    Comece com banhos. Antes de apresentar o bebê à piscina, você pode familiarizá-lo com a água por meio de banhos. Enquanto ele toma banho, encha um copo com água e despeje-o lentamente sobre a cabeça dele. Isso ensinará ao seu filho como é estar molhado. Sempre supervisione seu filho enquanto ele estiver na banheira.
  2. Etapa 2 Considere quando você deseja começar.
    Pense em quando você quer começar. Quanto mais cedo você expuser seu bebê à piscina, mais confiante ele ficará quando criança na água. Você pode começar a partir de seis semanas de idade. Não se preocupe com o fato de que o bebê será apresentado muito cedo. Os bebês de até seis meses de idade, na verdade, têm um instinto natural de prender a respiração debaixo d'água.
    • Para bebês pequenos, certifique-se de que as feridas do cordão umbilical ou da circuncisão estejam cicatrizadas. Além disso, se você tiver feito uma cesariana, talvez seja melhor esperar até que esteja curado também.
    • Se quiser, você pode esperar até que o bebê esteja mais velho. Os bebês entre seis e dez meses podem ser ensinados a prender a respiração quando for solicitado. Eles também podem ser capazes de agarrar a borda da piscina ou empurrar a lateral da piscina para os seus braços.
    • Converse com seu médico para ter certeza de que seu bebê está pronto para entrar na piscina. O médico pode informar se as feridas do bebê estão cicatrizadas ou se há alguma condição médica que possa impedir o bebê de entrar na água.
    • Evite também levar o bebê a uma piscina pública se ele tiver alguma infecção, como de pele, respiratória ou gastrointestinal.
  3. Etapa 3 Arrume os suprimentos para o bebê.
    Arrume os suprimentos para o bebê. Você precisará embalar sua bolsa de fraldas com certos suprimentos para garantir que seu bebê fique confortável e feliz. O mais importante a ser levado são as fraldas de banho. Elas evitarão qualquer acidente que ocorra na piscina. Muitas piscinas públicas exigem que os bebês usem fraldas de natação. Você também deve levar:
    • Uma mamadeira ou lanches, se o seu bebê estiver nessa fase
    • Uma ou duas toalhas limpas - uma com capuz é melhor
    • Brinquedos de banho, como barcos de brinquedo, animais de plástico ou bonecas
  4. Etapa 4 Encontre uma piscina adequada.
    Encontre uma piscina adequada. Você pode começar em uma piscina pública, uma piscina particular ou uma piscina inflável para bebês. A piscina deve estar morna e limpa. Para bebês com menos de seis meses, a água deve ser aquecida a 32°C (90°F).
    • Se não for possível encontrar uma piscina aquecida, você pode levá-los a uma piscina não aquecida. Sua sessão na piscina deve durar apenas 10 minutos. Depois disso, aqueça o bebê em uma toalha limpa. Se a piscina estiver muito fria para você, é porque está muito fria para o seu bebê.

Praticando hábitos seguros na piscina

  1. Etapa 1 Certifique-se de que os salva-vidas ou instrutores estejam disponíveis.
    Certifique-se de que os salva-vidas ou instrutores estejam disponíveis. Se estiver usando uma piscina pública, certifique-se de que haja salva-vidas de plantão. Se algo ruim acontecer, eles poderão ajudar a resgatar ou ressuscitar o bebê.
    • Você pode até considerar a possibilidade de fazer aulas de natação para bebês. Os instrutores terão experiência em introduzir bebês em piscinas e terão equipamentos de segurança adequados.
  2. Etapa 2 Segure o bebê com firmeza.
    Segure o bebê com firmeza. Entre na piscina com o bebê pressionado contra o peito. Vá devagar para não dar choques no bebê. Quando estiver na água, segure o bebê sob as axilas. Certifique-se de que a cabeça do bebê esteja acima da água e que o rosto dele esteja nivelado com o seu.
  3. Etapa 3 Supervisione o bebê.
    Supervisione o bebê. Você deve estar sempre segurando o bebê na piscina, mesmo que ele esteja apenas brincando nos degraus. Nunca tire os olhos dele. Mesmo que esteja começando em uma piscina rasa para bebês, sempre observe seu bebê. Se ele cair, poderá inalar água e se afogar. Sente-se na piscina ao lado dele ou nos degraus com ele entre suas pernas.
  4. Etapa 4 Evite depender de dispositivos de flutuação.
    Evite depender de dispositivos de flutuação. Asas de água, tubos cheios de ar e pranchas de chute não garantem a segurança do seu bebê. Alguns especialistas não recomendam o uso desses dispositivos, pois eles podem causar mais danos do que benefícios. Em vez disso, segure seu filho com firmeza enquanto ele estiver na piscina. Se quiser ter mais segurança, procure um colete salva-vidas para bebês aprovado pela Guarda Costeira dos EUA.

Acostumando-se à água

  1. Etapa 1 Brinque com o seu bebê.
    Brinque com o seu bebê. Quando você e o bebê estiverem na água, comece a brincar e a cantar para ele. Sorria e relaxe. Isso ajudará o bebê a se adaptar à água, e ele a associará a emoções agradáveis. Você pode tentar:
    • Balançar suavemente o bebê para cima e para baixo na água.
    • Agitá-lo suavemente para frente e para trás na água.
    • Colocar alguns brinquedos de banho na água. Quando o bebê os alcançar, segure-o horizontalmente à sua frente, como se estivesse nadando. Não o solte. Certifique-se de que a cabeça dele esteja acima da água.
  2. Etapa 2 Deixe o bebê espirrar nos degraus.
    Deixe o bebê mergulhar nos degraus. Se houver degraus na piscina, você pode sentar-se com o bebê entre as suas pernas. Mantenha o bebê na posição vertical. Ele pode mergulhar na água ou brincar com brinquedos de banho.
  3. Etapa 3 Evite ficar muito tempo na piscina.
    Evite ficar muito tempo na piscina. Os bebês podem ficar com frio na piscina, mesmo em uma piscina aquecida. No início, você deve fazer apenas uma sessão de cerca de 10 a 20 minutos. Você pode aumentar suas sessões de natação para 30 minutos, mas esse é o limite máximo de tempo para a maioria dos bebês.
    • Se notar que os lábios ou as unhas do seu bebê estão ficando azuis, ele está com frio. Da mesma forma, se ele começar a tremer, você deve retirá-lo da piscina. Seque-o em uma toalha para aquecê-lo.
  4. Etapa 4 Retire o bebê se ele estiver irritado.
    Retire o bebê se ele estiver irritado. Se o bebê chorar ou mostrar outros sinais de angústia, saia da água e tente novamente mais tarde. Envolva-o em uma toalha para secá-lo. Talvez você queira esperar algumas semanas antes de tentar introduzi-lo novamente.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • As aulas de natação para bebês são uma boa maneira de se envolver em natação adequada para bebês. Verifique em sua YMCA/YWCA local se há aulas de natação para crianças pequenas.
  • Não se esqueça de passar protetor solar no bebê antes de entrar na piscina, se ela for ao ar livre. A pele do bebê é suscetível a queimaduras solares.
  • Dê ao seu bebê um lanche depois. Ele estará faminto por causa do exercício.

Avisos

  • Não tenha pressa. Há bastante tempo para acostumá-los a ficar na piscina.
  • Sempre supervisione crianças e bebês na piscina.
  • Não solte o bebê até que ele aprenda a nadar.