Como instalar os tubos de estrangulamento de espingarda

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os tubos de choke intercambiáveis personalizam a dispersão do tiro de sua espingarda, permitindo que você mude de uma dispersão mais ampla (como para tiro ao prato) para uma mais estreita (como para caça de perus). A troca de chokes intercambiáveis é um processo simples que você pode realizar. Continue lendo para obter um guia completo sobre como trocar os afogadores, escolher afogadores e lidar com espingardas com afogador fixo ou sem afogador.

Etapas

Instalação de tubos de estrangulamento intercambiáveis

  1. Etapa 1 Confirme se a arma está completamente descarregada.
    Confirme se a arma está completamente descarregada. Não apenas 'pense' que a arma está descarregada - 'saiba' que a arma está descarregada. Confirme visual e fisicamente que tanto a câmara quanto o carregador estão vazios. Faça isso sempre que você limpar ou consertar uma espingarda de alguma forma.
    • Espingarda de ação por bomba: Pressione a trava do cartucho atrás do carregador e puxe todos os cartuchos à medida que eles saírem. Depois disso, mantenha pressionado o botão de liberação do ferrolho (próximo ao guarda-mato) e deslize a bomba para trás - um cartucho será ejetado cada vez que você fizer isso, até que a câmara esteja vazia. Inspecione visualmente o carregador e a câmara.
    • Espingarda de carregamento automático: Deslize para trás e solte a alça do ferrolho para ejetar um cartucho e continue repetindo o processo até que nenhum cartucho seja ejetado. Confirme visualmente se a câmara e o carregador estão vazios.
    • Espingarda de ação interrompida: Abra a dobradiça e retire o(s) cartucho(s) dos canos simples ou duplos.
  2. Etapa 2 Alinhe a ferramenta do afogador com os entalhes no tubo do afogador instalado.
    Alinhe a ferramenta do afogador com os entalhes no tubo do afogador instalado. Pule esta etapa (e a próxima) se a sua espingarda de choke intercambiável não tiver um tubo de choke instalado no momento. A maioria, se não todos os tipos de tubos de estrangulamento, tem 4 entalhes que são claramente visíveis na extremidade do cano da espingarda. Basta alinhar as 4 lâminas planas da ferramenta de estrangulamento e inseri-las nesses entalhes.
    • Para obter os melhores resultados, use a ferramenta de estrangulamento fornecida com sua espingarda e o conjunto de tubos de estrangulamento intercambiáveis que a acompanha. Caso contrário, entre em contato com o fabricante da espingarda/tubo de estrangulamento e solicite uma ferramenta de substituição.
  3. Etapa 3 Solte o tubo do afogador com a ferramenta do afogador e, em seguida, remova-o com a mão.
    Solte o tubo do afogador com a ferramenta do afogador e, em seguida, remova-o com a mão. Gire a ferramenta do afogador no sentido anti-horário para soltar o tubo do afogador - pode ser necessário algum esforço se o tubo não tiver sido lubrificado adequadamente antes da inserção! Depois de girar o tubo várias vezes com a ferramenta, passe a usar os dedos para desparafusá-lo completamente do cano.
    • Se o tubo do afogador estiver preso no lugar e você não conseguir fazê-lo se mover, a melhor opção é levá-lo a um armeiro - tentar soltar o tubo por conta própria provavelmente danificará o cano.
  4. Etapa 4 Limpe as roscas dentro do cano com o lado roscado da ferramenta.
    Limpe as roscas dentro do cano com o lado rosqueado da ferramenta. Muitas ferramentas de estrangulamento têm um lado rosqueado oposto ao lado da lâmina. Insira essa extremidade rosqueada no cano, gire-a no sentido horário várias vezes e, em seguida, desparafuse-a e remova-a. Isso ajuda a limpar as roscas antes de inserir o novo tubo de estrangulamento. Isso ajuda a limpar as roscas antes de inserir o novo tubo do afogador.
    • Se a sua ferramenta de estrangulamento não tiver uma extremidade rosqueada, use o tubo de estrangulamento que você está prestes a instalar para realizar a mesma tarefa. Limpe bem as roscas (se não for novo), aperte-o com os dedos no cano várias voltas, desparafuse-o e limpe as roscas mais uma vez.
  5. Etapa 5 Lubrificar o tubo do afogador's threads with choke tube lube.
    Lubrifique as roscas do tubo do afogador com lubrificante para tubo do afogador, que pode ter consistência de óleo, pomada ou pasta. Em qualquer caso, use um pano limpo ou o dedo para aplicar uma leve camada de lubrificante sobre as roscas do tubo do afogador. Evite entupir as roscas com lubrificante - uma camada fina é tudo o que você precisa!
    • Não pule essa etapa pequena, mas importante. A lubrificação das roscas facilitará muito a instalação e a desinstalação do tubo do afogador.
  6. Etapa 6 Rosqueie o novo tubo no cano com a mão até que ele se encaixe.'s finger-tight.
    Rosqueie o novo tubo no cano com a mão até que esteja apertado com os dedos. Insira o novo tubo de estrangulamento diretamente na extremidade do cano e gire-o levemente no sentido horário até sentir que a rosca está presa. Depois disso, gire-o com os dedos até sentir uma resistência firme.
    • Começar com a mão (em vez de usar a ferramenta do afogador) facilita a sensação de que as roscas se fixaram. Isso evitará que você desalinhe o novo tubo do afogador e danifique as roscas.
  7. Etapa 7 Aperte o tubo com a ferramenta até que ele's flush with the muzzle tip.
    Aperte o tubo com a ferramenta até que ele fique nivelado com a ponta do cano. Encaixe as lâminas da ferramenta de estrangulamento nos 4 entalhes do tubo de estrangulamento e comece a girar no sentido horário. Continue rosqueando o tubo até que ambos os itens a seguir sejam verdadeiros: a extremidade do tubo do afogador esteja nivelada com a extremidade do focinho e você sinta uma forte resistência ao torcer a ferramenta. Não aperte demais o tubo, forçando-o a se enroscar ainda mais, ou ele se tornará extremamente difícil de ser removido posteriormente.
    • Alguns tubos de estrangulamento especiais são projetados para se estenderem além da ponta do cano. Nesse caso, concentre-se apenas em apertar totalmente (mas não em excesso) o tubo.
    • Desparafuse o tubo e tente novamente ou consulte um armeiro se uma ou ambas as situações a seguir ocorrerem:
      • Você não consegue rosquear mais o tubo a menos que use força máxima, mas o tubo ainda não está nivelado com a ponta do cano.
      • O tubo já está nivelado com a ponta do cano, mas ainda parece que pode ser apertado mais.
  • Não é possível apertar mais o tubo, a menos que você use força máxima, mas o tubo ainda não está nivelado com a ponta do cano.
  • O tubo já está nivelado com a ponta do cano, mas parece que ainda pode ser apertado mais.

Posso colocar um estrangulador em uma espingarda com estrangulamento fixo ou sem estrangulamento?

  1. Isso pode ser feito, mas deixe o trabalho para um armeiro profissional.
    Isso pode ser feito, mas deixe o trabalho para um armeiro profissional. Especialmente se a sua espingarda tiver mais de 30 anos, ela pode ter um estrangulamento instalado permanentemente ou não ter sido projetada para estrangulamentos. A instalação de estranguladores intercambiáveis em uma espingarda envolve cortar a extremidade do cano (em muitos casos), remover a quantidade certa de material do interior do cano e cortar roscas precisas no cano. Para obter os melhores resultados, deixe esse trabalho para os profissionais!
    • É fácil para um usuário do tipo 'faça você mesmo' cortar as novas roscas de forma inadequada, de modo que o tubo do afogador não se encaixe corretamente. Pior ainda, você pode esvaziar demais a extremidade do cano, fazendo com que ele rache ou até mesmo exploda quando você disparar um projétil.

Escolhendo o choke certo para suas necessidades

  1. Etapa 1 Skeet:
    Skeet: Em vez de restringir e concentrar a dispersão do tiro, esse tipo de tubo de estrangulamento melhora (amplia) a dispersão a curta distância. Um tubo de skeet é ideal para o tiro ao prato a uma distância de cerca de 25 jardas (23 m).
    • Os nomes dos tubos de choke listados aqui - skeet, cylinder, etc. - não são universais, mas são comumente usados. Em termos gerais, escolha um tubo de estrangulamento que seja menos estreito para uma maior dispersão do tiro, e mais estreito (ou cheio) para uma dispersão mais estreita do tiro.
  2. Etapa 2 Cilindro:
    Cilindro: Funciona essencialmente como uma espingarda sem choke e não amplia nem estreita o padrão de tiro. As espingardas de cilindro são mais comumente usadas por policiais, mas você pode achá-las úteis para tiro ao prato de médio alcance, em torno de 40 jardas (37 m).
  3. Etapa 3 Cilindro aprimorado:
    Cilindro aprimorado: Ao contrário do cilindro básico, esse tubo de estrangulamento se contrai ligeiramente e, portanto, estreita um pouco o padrão de tiro. Geralmente é o tubo de estrangulamento escolhido para caçar aves aquáticas a uma distância razoavelmente próxima de até 40 jardas (37 m).
  4. Etapa 4 Modificado:
    Modificado: O choke modificado aumenta a constrição além do choke de cilindro aprimorado, tornando-o adequado para a caça típica de aves aquáticas, caça de animais pequenos (como coelhos e faisões) e tiro de armadilha. A maior parte do tiro cairá dentro de um círculo de 76 cm de diâmetro a uma distância de 37 m (40 jardas).
  5. Etapa 5 Full:
    Full: Esse tubo de estrangulamento fornece cerca de 75% do total de tiros em um círculo de 76 cm de diâmetro a uma distância de 40 jardas (37 m). Escolha o full choke para atividades como tiro em armadilhas e caça a perus.
  6. Etapa 6 Extra-Full:
    Extra-Full: Também chamado de super-full, esse tubo de estrangulamento fornece o padrão de tiro mais restrito e concentrado. Isso lhe dá um alcance efetivo maior - cerca de 50 jardas (46 m) - mas também exige maior precisão. Geralmente, é o tubo de estrangulamento escolhido por caçadores de peru experientes.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas