Como andar de patins em linha

Autor do artigo:Gabriel Silva

A patinação em linha é comumente chamada de 'rollerblading' (patins), porque a Rollerblade Inc. foi uma das primeiras empresas a fabricar patins em linha na década de 1970. Os patins inline são divertidos e versáteis, como patinar no gelo sobre o concreto. É uma ótima maneira de fazer exercícios e se divertir. Se quiser aprender o equipamento e as técnicas básicas, você pode começar a explorar esse ótimo esporte ao ar livre.

Etapas

Obtendo o equipamento

  1. Etapa 1: Adquira um par de patins.
    Compre um par de patins. Na maioria das lojas de artigos esportivos, você deve conseguir combinar o tamanho do seu sapato com um par de patins apropriado. Os patins em linha devem ficar bem ajustados, com o calcanhar encostado na parte de trás do patins, apoiando os tornozelos na posição vertical sem ficar desconfortável. É importante evitar patins que estejam soltos de alguma forma, o que pode resultar em tornozelos quebrados ou torcidos com muita facilidade.
    • Os patins inline existem em diferentes tipos: multiuso, patins de velocidade, patins de rua e de acrobacias e patins especiais para treinamento cruzado. Os patins multiuso básicos são bons quando você está começando. Experimente pares diferentes para ver qual é o melhor.
    • Fique em pé no skate. Seus calcanhares devem ficar firmes e não devem deslizar na bota, e você deve conseguir mexer os dedos dos pés. Verifique se o forro interno é grosso e tem acolchoamento extra ao redor do dedo do pé para maior conforto.
  2. Etapa 2 Compre um capacete adequado
    Compre um capacete adequado. Nunca ande de patins inline sem usar um capacete para ajudar a proteger sua cabeça de quedas. Acrescente uma fita refletiva e isso também alertará os motoristas sobre sua presença quando a visibilidade estiver ruim. Adquira um capacete com uma marca de padrão de segurança.
    • Os capacetes devem ser certificados pela Consumer Product Safety Commission (CPSC) para uso em patinação e devem se ajustar confortavelmente à cabeça. Adquira um capacete com uma tira de queixo ajustável e aperte a tira para que o capacete não balance na cabeça.
  3. Etapa 3 Adquira equipamentos de segurança adicionais.
    Adquira equipamentos de segurança adicionais. Você pode ver pessoas patinando sem nenhum equipamento de segurança, mas é importante usar alguns equipamentos básicos de segurança quando estiver começando. Eles são baratos e ajudarão a evitar lesões graves e caras. Você precisará de:
    • Protetores de pulso. Os protetores padrão cobrem a parte superior de sua mão. Alguns protetores de pulso também têm uma 'almofada antiderrapante' que cobre a palma da mão.
    • Cotoveleiras. Encaixadas na área do cotovelo, protegem a frágil região do cotovelo contra quedas.
    • Joelheiras. Certifique-se de que elas se ajustem confortavelmente ao redor dos joelhos e possam ser presas rapidamente para evitar movimentos enquanto você estiver patinando.
  4. Etapa 4 Use roupas de proteção adequadas quando estiver patinando.
    Use roupas de proteção adequadas quando estiver patinando. Use mangas compridas e roupas confortáveis quando estiver patinando, para se proteger de arranhões. Como a patinação inline é um exercício físico, use roupas que respirem bem e escolha roupas que se movam facilmente e não sejam muito pesadas para ajudar a se manter fresco.
  5. Etapa 5 Sempre use equipamentos de proteção.
    Sempre use equipamentos de proteção. Só porque você está melhorando na patinação, não significa que seja invencível. Você ainda tropeçará em um pedaço de pau ou em uma pedra. Você ainda cairá. O equipamento de proteção é importante para evitar quebras e outros problemas decorrentes de quedas em superfícies duras. Não tente ser durão e ficar sem eles, ou você corre o risco de se machucar seriamente.

Primeiros passos

  1. Etapa 1 Encontre uma área de concreto plana e seca para praticar a patinação.
    Encontre uma área de concreto plana e seca para praticar a patinação. Estacionamentos vazios, pistas de caminhada e outras áreas planas e de concreto são ótimas para praticar a patinação. Certifique-se de que a patinação seja permitida para que você não atrapalhe ninguém.
    • Procure estacionamentos não utilizados. Verifique os estabelecimentos comerciais nos finais de semana para encontrar grandes espaços abertos que são perfeitos para praticar.
    • Procure em seus parques locais. Os caminhos e as áreas de lazer podem ser adequados para a prática de patinação inline. Apenas certifique-se de que não é proibido e que você não atrapalhará os outros usuários do parque.
    • Parques de skate especiais são comuns em muitas áreas, mas evite ir a um parque de skate quando estiver começando. Esses parques são ótimos quando você já tem experiência, mas podem ser um pouco intimidadores e de ritmo acelerado quando você está começando.
  2. Etapa 2 Pratique ficar em pé e se equilibrar em seus patins.
    Pratique ficar em pé e se equilibrar em seus patins. Fique perto de uma parede ou outro suporte para esse exercício na 'posição de prontidão', com os pés separados por aproximadamente 15 a 25 cm, com os joelhos dobrados e empurrados para frente em uma posição em V.
    • Outra maneira de se levantar é começar com os joelhos no chão e o resto do corpo ereto. Em seguida, mantendo um pé ajoelhado, leve o outro pé para frente de modo que o patim fique no chão (mantenha o patim em uma posição diagonal). Mantendo as palmas das mãos no chão para formar uma forma de diamante ou triângulo, repita a etapa anterior com o outro pé. Em seguida, coloque as palmas das mãos nos joelhos e levante-se lentamente sem esticar completamente os joelhos.
    • Incline-se ligeiramente para frente a partir da cintura e estenda os braços à sua frente para manter o equilíbrio. Olhe para frente. Pratique o equilíbrio nessa posição inicialmente para ter uma noção da posição e dos patins.
    • Mantenha os pés afastados na largura dos ombros e os joelhos ligeiramente flexionados para se manter equilibrado e estável.
    • Inicialmente, você pode tentar se acostumar com a sensação dos patins andando um pouco na grama. Depois, volte para uma superfície lisa e adote a posição de prontidão.
    Liz Miller, instrutora de patinação da Foremost

    A patinação em linha requer o desenvolvimento de equilíbrio e controle antes da velocidade. Comece marchando no lugar para ter uma noção da rolagem dos patins. Aumente gradualmente a velocidade mantendo uma postura centralizada com os joelhos dobrados. Evite dobrar a cintura, o que causa instabilidade.

  3. Etapa 3 Dê pequenos passos para se sentir confortável.
    Dê pequenos passos para se sentir confortável. Quando você começar a patinar, terá a sensação de estar andando em um par de sapatos escorregadios. Aprender a manter seu peso em cima dos patins é a melhor maneira de aprender. Dê pequenos passos antes de empurrar com muita força e realmente começar a rolar, ou seus pés escorregarão para fora de você.
    • Ao praticar, tente ir um pouco mais rápido a cada vez para estimular seu senso de equilíbrio com o movimento. Mantenha sua velocidade moderada.
    • Você provavelmente perceberá que seus pés estão se afastando mais ao tentar manter o equilíbrio. Mantenha-se equilibrado e siga em frente, e pratique aproximar novamente os pés.
    • Experimente a caminhada em V, que consiste em dar um pequeno passo com um pé, colocando-o em uma diagonal e repetindo o mesmo com o outro pé, de modo que eles formem um V novamente. No entanto, não junte os pés de modo que os patins batam um no outro e o derrubem. Quando dominar isso, aumente o ritmo e o tamanho do passo pouco a pouco, sem perder o equilíbrio, e você começará a patinar.
  4. Etapa 4 Empurre o pé quando começar a se sentir confortável.
    Empurre o pé quando começar a se sentir confortável. Ao dar um passo à frente com um pé, empurre com o outro e deslize para a frente com o pé definido. Traga o pé de apoio para frente após o passo e transfira seu peso para ele. Em seguida, empurre com o outro pé. Continue alternando os pés. Você está patinando.
    • Aprenda a se equilibrar em cada perna enquanto desliza. Transfira o peso do pé de trás para o pé da frente ao fazer o movimento de empurrar e deslizar. Faça isso bem devagar no início, até que comece a parecer normal.
    • Depois de algum tempo, pratique a patinação em um pé só. Quanto mais confortável você estiver em cada pé independentemente, melhor será seu desempenho como patinador. Deslize com o pé esquerdo, depois com o pé direito, alternadamente, e deixe o pé que não está deslizando fora do chão para ficar mais confortável.
  5. Etapa 5 Aprenda a parar de usar o freio.
    Aprenda a parar usando a pastilha de freio. Embora alguns iniciantes gostem de parar batendo em alguma coisa, há uma variedade de maneiras diferentes de parar depois de começar, que não envolvem bater em uma parede. Você se sentirá mais confortável com os patins se aprender a parar confortavelmente.
    • A maioria dos patins inline é equipada com pastilhas de freio na parte traseira. Para parar, coloque um pé na frente do outro e levante a ponta do pé da frente enquanto se inclina para trás, para ajudar o freio do calcanhar a roçar no chão e diminuir a velocidade. Vá devagar para praticar.
    • Quando estiver mais confortável com os patins, você poderá girar os tornozelos para dentro ou para fora para formar um V ou colocar um patins perpendicular ao outro para formar um T. Essa é uma técnica comumente usada em patins de gelo, permitindo que você use as rodas como freios para diminuir a velocidade. Essa é uma técnica comumente usada em patins de gelo, permitindo que você use as rodas como freios que o desaceleram.
      • Incline-se para frente, transferindo o peso para o pé dianteiro, dobrando o joelho dianteiro.
      • Posicione o pé traseiro de forma que o joelho fique esticado e as rodas do skate deslizem contra o chão, quase rente ao solo.
      • Aumente a pressão sobre o pé de trás, girando-o e travando-o firmemente nessa posição para fazer uma parada suave
      • Comece a praticar esse método quando for um patinador intermediário. Pratique mantendo o pé sem a almofada de freio como o pé de trás e, quando dominar esse freio, a almofada de freio poderá ser removida e você poderá praticar com o outro pé também.
    • Use as pastilhas de freio depois de diminuir a velocidade usando outros métodos se estiver indo em velocidades muito altas. Caso contrário, as pastilhas podem ser danificadas com muita facilidade.
  • Incline-se para frente, deslocando o peso para o pé dianteiro, dobrando o joelho dianteiro.
  • Coloque o pé de trás de forma que o joelho fique esticado e as rodas do skate estejam deslizando contra o chão, quase rente ao solo.
  • Aumente a pressão sobre o pé de trás, sacudindo-o e travando-o firmemente nessa posição para fazer uma parada suave
  • Comece a praticar esse método quando for um patinador intermediário. Pratique mantendo o pé sem a almofada de freio como o pé de trás e, quando dominar esse freio, a almofada de freio poderá ser removida e você poderá praticar com o outro pé também.

Mantendo-se seguro

  1. Etapa 1 Aprenda a cair corretamente.
    Aprenda a cair corretamente. Quando cair, dobre os joelhos, estenda os braços e caia para a frente para pegar o peso nos protetores de pulso e deslizar até parar. Se você fizer isso corretamente, deverá cair sobre as joelheiras e outras proteções, e poderá se levantar e tentar novamente.
    • Todo skatista cai eventualmente. Normalmente, isso não acontece quando você está começando, mas pode ocorrer quando você fica um pouco confortável e convencido. É importante sempre usar suas almofadas de proteção para se manter o mais seguro possível.
  2. Etapa 2 Vá devagar.
    Vá devagar. É importante patinar em uma velocidade moderada, mesmo quando você estiver cada vez mais confortável. É divertido ir rápido, é claro, mas é importante ficar atento aos obstáculos que podem estar em seu caminho para se manter o mais seguro possível.
  3. Etapa 3 Fique alerta...
    Fique alerta. É sua responsabilidade como skatista estar atento aos outros ao seu redor, e não o contrário. Mostre aos outros usuários de calçadas, parques e similares que a sua patinação não ameaça a diversão deles também. Algumas coisas que você deve ter em mente são:
    • Fique sempre atento a pedestres, carrinhos de bebê, crianças pequenas, pessoas que não notaram sua presença, ciclistas e qualquer mudança repentina ao seu redor.
  4. Etapa 4 Continue praticando.
    Continue praticando. Quando estiver confortável com o equilíbrio, o deslizamento e a parada, você poderá começar a aprender elementos mais avançados da patinação inline, como fazer curvas e se preparar para rampas, corridas, grinding e até mesmo competir.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Quanto tempo leva para aprender a andar de patins?
    Isso depende mais de você do que de qualquer outra coisa. Muitas pessoas podem começar a patinar, fazer curvas e parar em baixa velocidade após o primeiro dia. A maioria das pessoas se sente perfeitamente confortável depois de um ou dois meses. No entanto, pode levar anos para se mover de forma suave e fluida sem pensar.
  • Perguntas
    Se eu souber andar de patins, a patinação inline será mais fácil?
    Até certo ponto, mas a patinação inline exige muito mais equilíbrio, portanto, você provavelmente precisará trabalhar um pouco nisso.
  • Pergunta
    Como posso me concentrar e não me preocupar com quedas?
    Tente patinar com um parceiro que seja mais experiente. Segure-se nele se achar que vai cair. Ele o ajudará a manter o equilíbrio.

Vídeo

Dicas

  • Depois de aprender a pisar, a melhor maneira de patinar para um iniciante é formar uma forma de 'v' juntando os calcanhares. Em seguida, comece a dar um passo à frente, formando um 'v', e logo você perceberá que está realmente deslizando. Não dê passos altos ou largos e mantenha os joelhos dobrados.
  • Leve água quando o tempo estiver quente. E considere o uso de protetor solar, um chapéu e uma boa cobertura de roupas.
  • Leve água para o caso de ficar desidratado e, além disso, você poderá limpar seus cortes o suficiente para voltar para casa.

Avisos

  • Não ande em estradas molhadas, pois você corre o risco de cair. No entanto, se houver uma estrada molhada no caminho, coloque os patins em posição de tesoura, colocando um pé na frente do outro quase em linha reta. O mesmo método pode ser usado para superar obstáculos, como uma área repleta de paus ou pedras.
  • Certifique-se de verificar as pastilhas de freio antes de cada patinação. Se elas estiverem gastas, você deve substituí-las.

O que você precisará

  • Patins inline
  • Equipamento de segurança
  • Água