Como melhorar sua esgrima

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se quiser começar a praticar o esporte da esgrima, acesse o artigo relacionado 'Learn To Fence'. Este artigo destina-se a esgrimistas nos níveis iniciante e intermediário (embora se concentre principalmente em esgrimistas iniciantes). Deve-se observar que alguns desses métodos pressupõem que o esgrimista que os lê é da escola francesa de esgrima (ou seja, que ele usa uma arma de empunhadura francesa e se concentra principalmente em fazer movimentos pequenos e econômicos). Alguns desses métodos podem ser aplicados a usuários de empunhadura italiana e de pistola, mas com um nível reduzido de eficácia. Muitos desses métodos ignoram completamente o tipo de esgrima e o tipo de arma que estão sendo empregados.

Etapas

  1. etapa 1 faça aulas particulares regularmente.
    Faça aulas particulares regularmente. Uma por semana é o mínimo necessário durante o treinamento e a temporada de esgrima. As aulas em grupo são úteis, mas depois de um certo ponto no desenvolvimento do esgrimista devem ser complementadas com aulas particulares, de preferência com o mesmo treinador.
  2. etapa 2 pratique o controle da ponta ou, para os sabristas, o controle da lâmina.
    Pratique o controle do ponto ou, para os sabristas, o controle da lâmina. Pegue uma almofada de parede ou um travesseiro, algo em que você possa bater repetidamente sem correr o risco de danificá-lo, e cole um X nele. Todos os dias, passe algum tempo praticando o lunging, a extensão, o jump lunging, o advance lunging, o step-up lunging (também conhecido como 'gain lunging') e, no caso de foilist e epeeist, o fletching contra o alvo. Continue até atingir o centro do X cinco ou seis vezes seguidas.
  3. etapa 3 os sabichões devem aprender o trabalho de ponta (e aplicá-lo na etapa 2).
    Os sabristas devem aprender o trabalho de ponta (e aplicá-lo na Etapa 2). Os ataques de ponta no sabre podem lhe dar uma grande vantagem sobre o oponente. Quando você der uma estocada de desengajamento duplo e pegá-lo no centro do peito, nove em cada dez vezes, ele fará uma cara de 'Que diabos foi isso?'. Observação: Com o 'novo' timing do sabre elétrico, essa ação deixa o atacante especialmente aberto a um golpe de parada no braço/punho se for executada incorretamente. Contra esgrimistas mais avançados, deve-se tomar muito cuidado para garantir que o braço não possa ser alcançado pelo oponente até o final da ação, durante a aceleração final da ponta em direção ao alvo.
  4. etapa 4 faça com que seu desengajamento seja bonito.
    Deixe seu desengajamento bonito. O desengajamento e o contragolpe são as pedras angulares do repertório de qualquer florista ou epeísta. Tente praticar com outra pessoa, em vez de um alvo. Peça que ela faça defesas laterais enquanto você tenta fazer os menores desengajamentos possíveis, tudo durante uma ação curta, como uma investida avançada. Em seguida, inverta os papéis, fazendo com que ela ataque você. Faça o menor contra-ataque que puder e treine-se para uma resposta instantânea. Ao se desvencilhar, certifique-se de fazê-lo com os dedos. Não cometa o erro de iniciar esse movimento com o ombro ou o braço, pois isso alterará o controle do ponto e é uma forma inadequada. O desengajamento deve ser sempre o menor movimento possível feito com os dedos!
  5. etapa 5 reúna um número suficiente de pessoas (seis ou mais) e experimente o exercício the ring of death.
    Reúna um número suficiente de pessoas (seis ou mais) e experimente o exercício 'The Ring Of Death'. Para explicar isso, rotularemos nossos esgrimistas como A, B, C, D, E e F. A começa no centro, com os demais ao seu redor (em ordem alfabética). Primeiro, B ataca A, que responde aparando (ou tentando) com um riposte ou contra-ataque. Imediatamente depois disso, A se volta para C, que ataca, e A reage novamente. Dessa forma, A continua girando até chegar a E. Após a ação entre A e E, E e A trocam de lugar. O processo começa novamente com A atacando E. Dessa forma, todos trocam duas ações (um ataque e uma reação) com todos os outros. Se todos estiverem familiarizados com o exercício, seis pessoas podem terminar em cerca de 1,5 minuto. Ao fazer esse exercício com frequência, você aumentará sua velocidade de reação, de modo que, em uma luta, nenhum ataque o pegará desprevenido.
  6. etapa 6: participe de programas de verão.
    Participe de programas de verão. Muitas faculdades organizam acampamentos, mas também há programas importantes na França, Itália, Polônia, Inglaterra - na verdade, em toda a Europa. Dentro dos EUA, a seleção é justa, mas é melhor ir para o exterior se estiver levando o esporte a sério. Se você não tiver tempo suficiente ou simplesmente não quiser ir a um país estrangeiro para treinar, há programas menores disponíveis em todo o planeta.
  7. etapa 7: preste atenção em seu trabalho de pés.
    Observe seu trabalho de pés. Nas palavras de Tim Morehouse, 'O trabalho de pés é 70% da esgrima'. Você não pode tornar seu trabalho de pés bom o suficiente. Faça exercícios, até mesmo combates inteiros, com um amigo, esgrimindo na borda da faixa. Certifique-se de que você permaneça nessa linha. Faça padrões de avanço e recuo (Avançar-Avançar-Retratar, Retirar-Retratar-Avançar, Avançar-Avançar-Avançar-Retratar-Retratar etc.) e execute essas sequências na borda da faixa. Certifique-se de que sua investida seja reta, novamente, usando a borda da faixa. Pratique a mudança de direção. Tente avançar com inclinação total e, em seguida, mudar para recuos. Até que você consiga fazer essa troca (e o inverso), pratique-a regularmente. Evite inclinar-se e balançar. Inclinar-se para a frente apresenta o alvo e faz você esticar o pescoço para ver o oponente, enquanto inclinar-se para trás deve ser evitado, pois dificulta a movimentação e inibe sua capacidade de aparar, embora uma inclinação para trás possa ser usada para aparar se você tiver distância suficiente. Balançar apresenta o alvo e dificulta a defesa. Quando estiver avançando e recuando, o movimento deve ocorrer somente abaixo da cintura. Para melhorar sua velocidade de transição ao mudar de um recuo para um avanço ou de um avanço para um recuo, é importante abaixar as pernas no recuo final ou no avanço final. Isso abaixa seu centro de gravidade, facilitando a superação do impulso para trás, e gera uma grande compressão nas pernas, o que, por sua vez, acelera o movimento na direção oposta.
  8. etapa 8 crie uma investida explosiva.
    Crie uma investida explosiva. Sua estocada deve chegar ao oponente como um raio vindo do nada. A única maneira real de conseguir isso é continuar esgrimindo por um longo tempo, mas trabalhar a força das pernas também pode melhorar um pouco. Ainda assim, você pode ficar atento a hábitos desagradáveis que sinalizam ao oponente que uma estocada está chegando. 1) Tensionar a perna de trás. 2) Estender-se cedo demais. Certifique-se de que a extensão ocorra menos de meio segundo antes da estocada (se não for ao mesmo tempo, ou atrasada com a intenção de enganar um aparte). 3) Avanços contínuos em alta velocidade. 4) Mover sua lâmina para uma posição preferida. Alguns esgrimistas gostam de lançar a partir de uma determinada posição. Essas posições são, principalmente, Sixte e Octave, mas começar cada investida em Septime será um sinal de que não há nada a fazer. Um método útil para praticar a investida é usar uma bola de tênis em um piso duro, arremessar com a mão da espada, fazer a bola quicar à sua frente. Para iniciantes, a bola deve chegar ao nível da mão cerca de 0,6 a 0,9 m à sua frente, depois dar uma investida e estender o braço para agarrar a bola com a mão da espada. Isso ajuda na coordenação mão-olho e pode ajudar a visualizar a distância da investida e, com um grupo, é mais divertido do que os exercícios típicos. A distância do salto também pode ser aumentada para praticar um flèche.
  9. etapa 9 aprenda a cercar com absence de fer.
    Aprenda a cercar com 'Absence De Fer'. Isso se aplica principalmente ao florete. Muitos iniciantes não sabem o que fazer quando você simplesmente tira sua lâmina da linha alta. Um truque comum é estender-se, provocando uma defesa e, em seguida, em vez de enganar essa defesa normalmente, puxar a lâmina para fora. A pessoa que faz o parry às vezes A) Congelar, dando a você um toque livre OU B) Estender, para o qual você deve estar preparado, defendendo-se e ripostando. Outras respostas, como o parrying à distância, muitas vezes tornarão essa ação inútil, mas se você estiver preparado para tomar esse parry no meio do ataque, estará seguro.
  10. etapa 10 fique à vontade em todas as linhas.
    Fique confortável em todas as linhas. 60% de toda a esgrima ocorre na linha alta. Como resultado, muitos esgrimistas têm defesas mais fracas em Septime e Octave. Acostumar-se a atacar na linha baixa só aumentará suas chances de vitória.
  11. etapa 11 aprenda a segurar sua lâmina entre as linhas.
    Aprenda a segurar sua lâmina entre as linhas. A maioria dos treinadores ensina que a lâmina deve ser mantida na linha de Sixte, fechando totalmente esse lado do esgrimista. Embora isso seja certamente mais confortável para iniciantes, você não deve se sentir limitado a esgrima em Sixte. Ao colocar sua lâmina entre as duas linhas, enquanto expõe ambas, você também torna o aparte em qualquer uma delas mais rápido do que o aparte que teria de fazer originalmente. Observação: Isso só funciona bem contra esgrimistas iniciantes e intermediários. Devido ao fato de que nenhuma linha é completamente defendida, um esgrimista avançado que use uma finta de desengajamento ou uma finta 1-2 no momento certo não terá dificuldade em enganar suas tentativas de aparar.
  12. etapa 12: aprenda a se movimentar.
    Aprenda a dar golpes. Mas faça isso por sua própria conta e risco. Isso se aplica somente ao florete e à espada. Embora os flicks para as costas sejam agora muito mais difíceis e, portanto, menos eficazes, ainda é eficaz dar flick visando o flanco, o ombro e o peito. Essa é apenas mais uma ferramenta que deve estar à sua disposição. Na espada, você pode usar o protetor de sino do oponente para ajudar a fazer com que sua lâmina se mova para baixo, em direção ao pulso dele. No caso do florete, devido à leveza da lâmina, os flicks são consideravelmente mais fáceis. Aprender a fazer flick, combinado com absence de fer, pode vencer muitas lutas no florete. A verdadeira parte do flick que torna seu uso vantajoso é a capacidade de se esquivar de um parry. Enquanto uma extensão reta precisa apenas ser suavemente pressionada para o lado, um flick requer um parry exagerado que, uma vez enganado, lhe dá uma abertura para muitos ataques diferentes. Observação: muitos treinadores desprezam o flick! Além de ser visto como ilegal (alguns diretores, embora não todos, o verão como tal), ele é considerado um 'golpe baixo'. Se você optar por adicionar esse movimento, procure saber qual é a posição do seu clube e dos treinadores, pois esse é um assunto controverso. Os clubes que ensinam florete e espada puramente clássicos evitarão isso mais do que uma salle com mentalidade 2.0.
  13. etapa 13 pergunte ao vencedor.
    Pergunte ao vencedor. Quando alguém o derrotar de forma consistente, vá até ele para tentar descobrir o que está acontecendo. Às vezes, a pessoa será rude e lhe dará as costas, mas, na maioria das vezes, ela lhe dirá (talvez em linguagem incompreensível) o que está acontecendo. Até mesmo um simples 'estou vendo quando você vai atacar' é de grande ajuda. Esse tipo de feedback sobre sua esgrima permite que você se concentre em seus pontos fracos.
  14. etapa 14 pergunte a si mesmo.
    Pergunte a si mesmo. Nem sempre é possível contar com outra pessoa para dizer o que você fez de errado. Aprenda a identificar os erros você mesmo. Trabalhe para melhorar as áreas problemáticas que você identificar.
  15. etapa 15 faça com que seu técnico assista a seus combates.
    Faça com que seu técnico assista a seus combates. Se um treinador nunca o vê lutar, como ele poderá ajudá-lo a melhorar?
  16. etapa 16 se puder, observe seu oponente lutar.
    Se puder, observe seu oponente esgrimar. Saiba o que ele gosta de fazer, onde ele é fraco etc. Use esse conhecimento para formar uma estratégia a ser usada contra ele. Não há dois esgrimistas que esgrimem da mesma maneira, portanto, não espere que seu oponente esgrimisse como outro.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço para desviar de um oponente que está vindo em minha direção rapidamente?
    Manter uma boa distância entre você e o oponente permite mais tempo para aparar. Nessa situação, montar o cenário pode ajudá-lo a se preparar. Primeiro, faça um ataque rápido e simultâneo para forçar seu oponente a também atacar rapidamente. No próximo toque, dê um passo, um meio passo ou incline-se para a frente (enquanto faz um convite para a linha em que seu oponente está atacando ou para a linha em que você quer que ele ataque), depois dê de dois a três recuos e, em seguida, faça a defesa. Você pode ajustar os avanços e recuos de acordo com o ataque de seu oponente. Lembre-se de manter sua defesa forte e sólida e de fazer uma riposta limpa para evitar uma contra defesa.
  • Pergunta
    Como posso melhorar minha velocidade na esgrima?
    Uma ótima maneira de melhorar sua velocidade é fazer séries de sprints. Se quiser praticar com seus amigos/colegas de equipe, você pode fazer uma corrida de revezamento e competir entre si. Praticar com amigos é uma grande motivação e o manterá honesto! Outro método para melhorar a velocidade é praticar esgrima com alguém que seja mais rápido do que você. A esgrima contra um oponente mais rápido força você a se ajustar à velocidade dele e é uma ótima maneira de avaliar suas capacidades físicas!
  • Pergunta
    Como posso começar a praticar esgrima?
    Pesquise academias de esgrima e veja qual é a que mais lhe agrada. Pergunte-se também se você está comprometido com a esgrima.

Dicas

  • Treine com os olhos fechados. Sua consciência corporal aumentará drasticamente. Isso o ajudará a 'sentir' sua esgrima.
  • Tente manter a vedação durante todo o ano. Se você praticar a esgrima somente durante o inverno, sua taxa de aprimoramento será lenta, pois você terá todo esse tempo para esquecer o que aprendeu.
  • Não tenha medo de ser original e, se funcionar (de forma consistente), use-a. Apenas tome cuidado para não aplicar demais e revelar seus truques.

Avisos

  • Nunca execute o 'The Ring Of Death' sem o equipamento completo. Até mesmo fazer o exercício sem um plastrão será lamentável. Na velocidade frenética do exercício, as pessoas tendem a ser atingidas - com força.
  • A esgrima é um esporte potencialmente perigoso, portanto, certifique-se de que seu equipamento não esteja com defeito e de que as condições em que está praticando a esgrima não sejam perigosas ou prejudiciais à sua saúde.