Como melhorar seu rebatimento no críquete

Autor do artigo:Gabriel Silva

Bater é um dos aspectos centrais do esporte do críquete. Pode parecer simples, mas para se tornar um batedor competente é necessário muito trabalho duro. Dedique algum tempo para realmente ajustar sua postura, empunhadura e balanço, além de outras dicas básicas. Quando chegar a hora de entrar em campo, observe atentamente o lançador para tentar prever o ângulo de lançamento e fique de olho na bola até fazer contato. Com prática suficiente, você poderá marcar mais corridas e levar seu jogo para o próximo nível.

Etapas

Colocando-se em posição

  1. Etapa 1 Segure firmemente o taco com as duas mãos.1Pegue firmemente o taco com as duas mãos. Envolva as duas mãos ao redor do cabo do taco com a mão dominante mais próxima da lâmina. Para obter o máximo de controle e precisão, coloque as mãos entre o meio e a parte superior da empunhadura e mantenha-as próximas o suficiente para que o espaço entre o polegar da mão superior e o indicador da mão inferior forme um 'V'.
    • Quanto mais longe você colocar suas mãos na empunhadura, mais difícil será manobrar o taco.
  2. Etapa 2 Assuma uma postura confortável.2Assuma uma postura confortável. A maioria dos batedores prefere uma postura lateral. Se você for destro, vire o lado esquerdo em direção ao lançador com o taco para o lado direito. Se você for canhoto, simplesmente inverta essa posição. Coloque os pés na largura dos ombros e dobre um pouco os joelhos. Mantenha seu peso distribuído uniformemente sobre as pontas dos pés.
    • Quando estiver em uma postura básica de lado, incline os pés ou a parte superior do corpo para ficar em uma posição que pareça mais natural.
    • Não existe uma única e melhor postura de rebatida para o críquete. O importante é que você escolha uma postura que ofereça o máximo de estabilidade e alavancagem para que você possa bater com mais força.
    • Esteja preparado para ajustar sua postura durante os jogos para se adaptar a diferentes rebatidas. Se o lançador lançar um bouncer bem na frente de seus pés, por exemplo, você precisará estar pronto para deslocar seu peso e fazer um corte com o pé de trás.
  3. Etapa 3 Coloque o taco na altura da cintura até que ele's time to swing.3Coletar o taco na altura da cintura até a hora de bater. Segure o taco para o lado, de modo que fique paralelo ao chão, ou mantenha-o apontado para cima ou para baixo em um leve ângulo. A posição exata do taco não importa, desde que você seja capaz de movê-lo rápida e facilmente para iniciar a rebatida.
    • Certifique-se de que está segurando o taco com o lado plano voltado para o lançador.
    • Como a maioria dos boliches tende a ser lançada mais perto do nível do solo, um taco de críquete não deve ser segurado tão alto quanto um taco de beisebol.

Dando uma tacada adequada

  1. Etapa 1 Comece a levantar o taco quando o lançador lançar a bola.1Comece a levantar o taco quando o lançador lançar a bola. Traga o taco para cima e para trás até que ele esteja pairando um pouco abaixo da altura do ombro. A partir daí, você poderá se mover para frente ou para trás, certificando-se de que o taco permaneça na posição de prontidão. Mantenha os cotovelos flexionados e os ombros relaxados, mas prontos para bater.
    • Se você esperar até que o lançador solte a bola para começar a recuar, não conseguirá reverter o movimento do taco a tempo de fazer contato na distância ideal.
    • Evite levantar o taco em um ângulo muito grande, pois isso pode prejudicar a precisão do seu swing.
  2. Etapa 2 Balance o taco diretamente para cima para encontrar a bola.2Gire o taco em linha reta para cima para alcançar a bola. Traga rapidamente o taco de volta ao seu corpo com a lâmina perpendicular ao chão ou em um ângulo horizontal. Faça um esforço para atingir a bola o mais próximo possível do centro do taco. Essa é a técnica básica usada para a maioria das rebatidas básicas, incluindo drives e rebatidas defensivas.
    • Observe atentamente a bola enquanto ela atravessa o campo para determinar que tipo de tacada você precisará executar.
    • A ação de rebatida no críquete tem mais em comum com um swing de golfe firme e controlado do que com o arco largo e horizontal de um taco de beisebol.
  3. Etapa 3 Siga em frente para obter mais distância em sua tacada.3Prosseguir para obter mais distância em sua tacada. Ao fazer contato, gire os quadris e abra o peito na direção do seu swing. Continue impulsionando o taco para cima sem tirar a mão não dominante da empunhadura. Uma rotação suave e no momento certo gerará mais impulso, levando a bola mais longe.
    • Um acompanhamento exagerado é mais útil para bater drives e pode não ser necessário quando se está apenas tentando evitar que a bola chegue ao wicket.

Batida com mais sucesso

  1. Etapa 1: Estude o jogador de boliche para saber o que ele diz.1Estude o jogador de boliche para saber o que ele diz. Preste muita atenção ao jogador de boliche e estude a maneira como a corrida, a colocação do pé e a liberação mudam quando ele está dando diferentes tipos de tacadas. Perceber sinais sutis pode, às vezes, indicar o tipo de tacada que ele tem em mente.
    • Por exemplo, um lançador pode modificar a empunhadura quando estiver planejando lançar uma Yorker ou inclinar-se ligeiramente ao lançar uma bola larga no lado da perna.
    • Um batedor de nível de elite pensa tanto no jogo do lançador quanto no seu próprio jogo.
  2. Etapa 2 Fique de olho na bola enquanto ela desce pelo campo.2Fique de olho na bola enquanto ela desce pelo gramado. Depois que a bola sair da mão do lançador, faça o possível para prever onde ela chegará quando se aproximar da dobra do rebatedor. Ao acompanhar de perto o movimento da bola, você poderá prever sua trajetória e reagir adequadamente.
    • A maioria das bolas tende a se mover muito rapidamente, portanto, tente não tirar os olhos da bola nem por um segundo.
  3. Etapa 3 Mova-se para frente ou para trás conforme necessário para ficar atrás da bola.3Mova para frente ou para trás conforme necessário para ficar atrás da bola. À medida que a bola se aproxima, esteja pronto para ajustar seu trabalho de pés de modo que possa se colocar na posição certa para obter uma boa tacada. Isso geralmente exigirá que você tome a decisão em uma fração de segundo de jogar para frente ou para trás. Como regra geral, é uma boa ideia manter-se no intervalo com o qual você se sente mais confortável o máximo possível.
    • Ficar atrás da bola também reduz suas chances de pará-la com o corpo em vez de com o taco (uma falta de perna antes do postigo).
  4. Etapa 4 Aguarde o momento perfeito para fazer o swing.4Espere o momento perfeito para rebater. O principal objetivo do rebatedor é acumular corridas, não acertar todas as bolas que aparecerem em seu caminho. Por esse motivo, saber esperar o momento certo é tão importante quanto saber rebater. Tentar responder a cada lançamento só desperdiçará energia valiosa e o deixará frustrado.
    • Se, para bater uma bola, for necessário ficar em uma posição desconfortável ou alterar drasticamente sua postura ou técnica, geralmente é melhor deixar para lá.
  5. Etapa 5 Dobrar para trás depois de uma rebatida para marcar mais corridas.5Duplique depois de uma rebatida para marcar mais corridas. Quando chegar à dobra mais distante, vire-se e corra de volta para sua posição inicial antes que um jogador de campo possa entregar a bola ao wicket. Se for bem-sucedido, você ganhará uma corrida cada vez que chegar ao wicket oposto. Essa estratégia funciona melhor quando você consegue acertar a bola longe o suficiente para ganhar tempo extra no campo.
    • Ao correr para frente e para trás pelo campo repetidamente (uma estratégia às vezes chamada de 'correr entre os wickets'), você pode marcar até 4 corridas em uma única bola.
    • Sempre verifique se você e seu colega batedor estão livres antes de tentar várias corridas. Se um jogador de campo pegar a bola enquanto você ainda estiver em movimento, há uma chance de ele atingir o wicket e marcar um run-out.

Intensificando seu jogo

  1. Etapa 1 Pratique regularmente para aprimorar suas habilidades.1Pratique regularmente para aprimorar suas habilidades. Não há substituto para a prática. Participe dos treinos da equipe sempre que puder e tente sair e treinar por conta própria pelo menos duas vezes por semana. Essas sessões lhe darão a chance de refinar sua técnica, corrigir seus pontos fracos e adquirir alguma experiência em diferentes tipos de tacadas.
    • Faça melhor uso de seu tempo de prática escolhendo uma ou duas habilidades específicas para trabalhar. Você pode treinar off-drives em uma sessão e, na seguinte, concentrar-se em hooks ou sweeps.
    • Balançar um taco de críquete pesado repetidamente pode sobrecarregar muito os ombros, portanto, não deixe de tirar um dia de folga para descansar quando começar a sentir dor ou desconforto.
  2. Etapa 2 Tente fazer levantamento de peso ou treinamento de resistência para aumentar a força total de seu corpo.2Experimente o levantamento de peso ou o treinamento de resistência para aumentar a força total de seu corpo. Comece a levantar pesos ou a fazer algum tipo de treinamento de resistência de 3 a 4 vezes por semana para complementar sua prática de rebatidas. Concentre-se em movimentos como supinopressões nos ombros, remadas e rosca bíceps que visam os principais grupos musculares usados na rebatida. Quanto mais forte você for, mais força poderá canalizar em seu swing.
    • Se você não tiver acesso a pesos livres, ainda assim poderá fazer um treino eficaz com exercícios de peso corporal, como flexões, pull ups, dipse abdominais.
    • O rebatimento não é feito apenas com a parte superior do corpo. Para colocar toda a sua força em uma tacada, você também precisa de uma base estável e um núcleo forte, portanto, não deixe de incorporar alguns exercícios para a parte inferior do corpo e abdominais, como agachamentos, lunges, abdominaise pranchas.
  3. Etapa 3 Aprimore seu estilo de rebatida preferido.3Aperfeiçoe seu estilo de rebatida preferido. Se você for incomparável como batedor com o pé dianteiro, por exemplo, não faz sentido se obrigar a jogar com o pé traseiro, a menos que seja absolutamente necessário. Da mesma forma, se você tiver dificuldade em acertar os cortes, mantenha-se fiel às rebatidas que consegue fazer vez após vez para aumentar suas chances de sucesso.
    • A prática regular ajudará a melhorar as partes fracas de seu jogo, mas é igualmente crucial usar aquilo em que você é bom. Continue aprimorando suas habilidades mais fortes até conseguir executá-las de forma consistente sob pressão.
    • Os batedores mais capazes geralmente são aqueles que sabem como tirar proveito das habilidades que lhes são mais naturais.
  4. Etapa 4 Aprenda a se concentrar em rajadas curtas e intensas.4Aprenda a se concentrar em rajadas curtas e intensas. Bater exige uma concentração incrível. Para ter o melhor desempenho possível, você precisa ser capaz de ignorar o barulho da multidão, as provocações da equipe adversária e a sensação de decepção que vem quando se perde uma rebatida. Mantenha sua mente concentrada em sua técnica e no acompanhamento da bola à medida que ela se move para o campo de ataque.
    • Tente não deixar que um ou dois turnos ruins abalem sua confiança. Quando estiver saindo de uma jogada decepcionante, respire lenta e profundamente algumas vezes para se acalmar e se concentrar.
    • Não se esqueça de se divertir! Afinal de contas, você não estaria jogando críquete se não gostasse.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaNão consigo jogar drives retos. O que devo fazer? Coloque uma bola no chão e pratique a tacada de drive ou coloque a bola em um tee de rebatida. Quanto mais você praticar o drive, melhor será
  • PerguntaComo faço para jogar uma bola Yorker? Para jogar uma Yorker, você pode ajustar sua postura para transformar a bola em um arremesso total
  • PerguntaQual é a maneira mais eficaz de bloquear? Mantenha o taco perto da almofada quando fizer um chute defensivo e jogue com mãos suaves.

Vídeo

Dicas

  • Se transferir seu peso para a frente, você baterá no chão. Se transferir o peso para trás, você acertará a bola no ar.
  • Quando não estiver praticando, assista a jogos com batedores conhecidos e estude a maneira como eles manejam o taco.
  • Considere entrar para uma equipe de críquete, caso ainda não faça parte de uma. Praticar sob a orientação de um técnico qualificado pode ajudá-lo a melhorar muito suas habilidades de rebatida.